Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Preço da seriedade

Uma das notícias mais lamentáveis do ano para mim foi essa da saída de cena do Rio Branco de Andradas. Fiquei mais chateado com isso do que com a queda do nosso Democrata para a terceira divisão, por um motivo simples: o Jacaré caiu dentro de campo, seguindo as regras do campeonato e da vida: pagou pela incompetência. Fazer o quê?

O Rio Branco não! Um clube organizado, diretoria séria, que não aceita nenhum tipo de esquema escuso. Conheço o presidente Cláudio Turatti desde quando comecei a minha carreira de repórter na saudosa Rádio Capital. Não o vejo e não falo com ele há pelo menos uns 15 anos, e noto que não mudou em nada no seu comportamento.

É raro alguém do caráter dele no mundo do futebol. Mistura do sangue do que há de mais correto dos italianos, sua origem familiar, e dos similares mineiros. Na linguagem popular “sistemático”, desses que não precisam por no papel o que é tratado.

Chamado por muitos de “radical”, é sim: com a coisa certa. Recebi vários e-mail da cidade de Andradas, todos lamentando a situação, mas ressaltando que o Rio Branco perde a vaga na elite do nosso futebol, mas não perde a dignidade. Já pensou se o Brasil fosse assim? Seríamos o melhor país do mundo.

Vejam o e-mail que recebi do senhor Pedro Luiz Rodrigues: 

“Chico Maia bom dia!

Não poderia ter noticia pior do que essa.O Rio Branco é muito ENXUTO, para ter ficado de fora. Nosso Presidente vem lutando só a mais de 22 anos e está exaurido. Claudio já não tem mais paciência com Prefeito e não tolera Vereadores, que só pensam neles próprios. O Turatti é diferente e é radical ao extremo. A ICASA gasta no Rio Branco 1.200.000,00 por ano e o Rio Branco tem a cota da Globo de 480.000,00 e arrecada no Clube mais ou menos 100.000,00 mensais. Nunca descontou sequer 01 duplicata em Banco e nunca atrasou salários.”


» Comentar

Comentários:
3
  • eu vejo pelo lado bom: Téofilo Otoni também é uma cidade rica na história mineira e também vai acrescentar no campeonato mineiro; espero que na hora H não faça “parcerias” com a dupla rapogalo e entregue os jogos, como dizemos também lá em Peçanha, “não abram as pernas”.

  • Puxa eu fico super triste,estava feliz com 2 times do sul de minas na primeirona…rio branco e caldense…realmente apos a derrota do galo pro flamengo essa é a pior noticia do ano no futebol pois o rio branco tem uma estrutura das melhores do interior de minas,o parque do azulão é fantastico…e onde esta a verba federal ou estadual de incentivo ao esporte? puxa!! lamentavel!

  • Renato Paiva disse:

    Parabéns ao presidente do Rio Branco, que não se curvou diante de tanta sacanagem que existe no futebol! Se o exemplo dele fosse seguido poderíamos ter dois caminhos: expressiva melhora do nosso futebol sob administração de homens de bem, ou o seu fim com a saída dos poucos homens de bem que existem. Que sirva de exemplo para os demais clubes, especialmente do interior de Minas.