Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

BH tem hotéis suficientes para a Copa? I

O assunto vem sendo discutido há algum tempo e esquenta cada dia mais. Alguns hoteleiros dizem que a cidade tem leitos suficientes e são acusados de não quererem concorrência.

O jornalista Gustavo Mendicino entrou no assunto em sua coluna “Pela Cidade”, no jornal Hoje em Dia, e a discussão ganhou novos ingredientes. Há argumentos muito interessantes das duas correntes. Confira:

“Ontem, destacamos no blog informação da presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira Seção Minas Gerais (ABIH/MG) que a hotelaria de Belo Horizonte e entorno está pronta para receber a Copa do Mundo desde já. Imediatamente, recebemos ligações de pessoas questionando a informação e dizendo que os hotéis da capital mineira estão sem vaga nenhuma neste final de semana, devido principalmente ao Congresso de Ginecologia, ao concurso do TRT e ao show de Roberto Carlos que estão marcados para a cidade. Em seguida, entramos em contato com a presidente da ABIH/MG, Silvânia Capanema, para que ela justificasse tal situação. Segundo ela, durante a Copa do Mundo, para atender às exigências da Fifa, necessariamente a hotelaria de Belo Horizonte terá de contar com o suporte de meios de hospedagem num raio de até 100 km da cidade, mas que para o dia-a-dia, a hotelaria da capital está mais do que suficiente para atender a demanda e que esses picos na ocupação, que geram esse transtorno de a cidade ficar sem vagas, é culpa de promotores e captadores de eventos, que não organizam datas. “Este fim de semana estamos vivendo o que chamamos de superposição de eventos, que gera esse esgotamento dos leitos em BH. É o que veremos novamente, por exemplo, na segunda semana de dezembro, quando estão agendadas a Convenção Nacional do PMDB, a Bienal do Automóvel e o Congresso Latino-Americano de Convention & Visitors Bureau na cidade. Tinha de existir uma preocupação maior com a hotelaria. O resto do mês todo de dezembro o setor ficará ocioso, ou funcionando dentro da normalidade, com vagas sobrando. É preciso haver uma sintonia entre os setores que fazem parte da cadeia do turismo”, define Capanema.”


» Comentar

Comentários:
0