Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Todos burros!

Ainda hei de ver, ouvir ou ler um comentarista de futebol indicando as melhores escalação e tática antes dos jogos. Dizendo aberta e claramente o que precisa ser feito, quem deve ser escalado, porquê e como a vitória do time virá, em função do que ele determina. Sim, porque do jeito que é, a profissão mais fácil do mundo é ser comentarista, onde não se erra nunca. Basta dizer: se tivesse feito isso, aquilo, escalado fulano e beltrano no lugar de cicrano, a vitória seria certa.

Em determinados momentos também tenho vontade de dizer que Celso Roth, Adilson Batista ou qualquer treinador é um “burro”, que não sabe nada de futebol e essas coisas tão comuns na boca de torcedores e “analistas” da bola. Mas antes de fazê-lo, coloco-me no lugar do sujeito e penso o óbvio: é preciso vencer e serão adotadas a melhor escalação e a melhor estratégia. É o técnico quem sabe da situação de cada jogador. Se está treinando bem, se está bem em casa, com a mulher, com os filhos ou se está no mundo da lua, todo atrapalhado, enchendo a cara, mal condicionado. São seres humanos e como tais, sujeitos a bons e maus momentos. Por essas e outras é que zebras ocorrem nos campos de futebol. Um ou dois não estão bem naquele dia e todo o time se complica.

Momentos

O trabalho de um treinador não pode ser julgado pelo resultado de um, dois ou três jogos. Os bons também erram, e muito, mas estes erros são evidentes, ali dentro das quatro linhas, aos olhos de todos enquanto a bola está rolando. Quando o time tem jogadores acima da média estes erros quase não são lembrados porque as vitórias vem e provocam uma amnésia geral.

Os nossos

Digo isso porque estamos numa fase de questionamentos à competência dos treinadores em todo o Brasil, se deve ou não haver mudanças visando 2010. Celso Roth e Adilson Batista nunca tiveram trégua em Belo Horizonte e basta uma sequência de resultados ruins para que sejam colocados contra a parede. Descontadas as devidas falhas, considero os dois, bons de serviço.

Futuro

Roth já está com o contrato renovado há dois meses, e é bem mais contestado que o Adilson. Enfrentou, este ano, condições muito mais adversas que o colega cruzeirense. Com a melhoria da situação administrativa alvinegra, tem tudo para montar um time bem mais competitivo para 2010. No Cruzeiro vale a campanha “fica Adilson”.

A contento

Adilson tem suas falhas, mas não cometeu nenhum erro sábado no empate com o Grêmio, ao contrário do Celso Roth, que para mim errou ao tirar o Ricardinho para a entrada do Tchô. Isso acontece. O importante é que são bons treinadores e estão levando seus times a campanha possíveis, dentro das limitações de cada elenco. Para ser campeão é preciso ter elenco melhor.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
9
  • vladimir,

    a zaga do Fla é tão fraca que ficou 6 partidas sem levar gols e é uma das defesas menos vazadas da competição; o lateral esquerdo Juan voltando de contusão e o atletico não conseguiu nada contra o Flamengo.
    bons são tiago feltri, jorge luiz, werlei e welton felipe.
    não vou discordar do freguês.

  • Leandro Alves disse:

    Alisson vc tem que olhar o elenco das equipes a jogadores que por mais vontade que tenham serão ruims mesmo, agora o elenco do cruzeiro é muito bom falta alguém para chegar e fala que vai sair do time, que vai pedira para o presidente atrasar os salario enquanto não ouver raça dentro de campo, pegar os videos das partidas e mostrar quem estava andando em campo.

  • Vladimir disse:

    Chico,

    Acho q o problema do Roth é no momento de decisão ele vacila, não escala m time ofensivo. Deficiencia todos os 6 pimeiros tem, veja a lateral esq. e a zaga do fla?! Mas podem ser compensadas com gols de escanteio e de falta, mas nem isso o galo faz. Acho o São Paulo uma baba, ganham sempre de 1 a 0 e com um futebol feio q doi, mas compensam de outra forma.

  • Alisson Sol disse:

    Até concordo que o problema do Cruzeiro é “marcar de longe”. Mas dizer que Felipão e Luxemburgo resolveriam este problema da zaga do Cruzeiro é ter memória curta. Será que já esqueceram como o Cruzeiro, como Felipão no banco, foi eliminado da mal-fadada Copa João Havelange? Será que ninguém seguiu a carreira de Luxemburgo recentemente?

    Porém, eu discordo do Chico em relação ao Adílson neste jogo contra o Grêmio, pois creio que ocorreram dois erros do técnico, ou ao menos uma incoerência e uma inexperiência. Se o jogador Soares estava vindo de contusão, por que entrou em jogo tão importante? Não era o potencial risco devido a retorno de contusão a desculpa para não colocar o Sorín na final da Libertadores? O Cruzeiro perdeu o jogo por falta de concentração quando era para ter 11 contra 9 em campo, e perdeu um jogador que saiu de campo machucado. Desculpe-me, mas isto é muita falta de experiência ou um erro grave do treinador. Faltam cinco minutos. O jogador pode literalmente sentar em uma lateral no ataque e lá ficar, prendendo um jogador da defesa adversária. Isto ao menos tira a concentração do time adversário, ao invés de tirar a concentração do seu próprio time, preocupado com um colega que saiu.

    Por fim, haveria algum torcedor do Cruzeiro chamado Jesus que possa transmitir ao Fábio uma mensagem: NÃO SAIA DO GOL. As saídas de gol do Fábio são tão ridículas que é melhor correr o risco com ele debaixo do gol. Por exemplo, se não tivesse saído do gol contra o Grêmio, para mais uma vez deixar a bola passar, teria a chance de tirar a bola quando o Herrera errou no primeiro chute após o cruzamento.

  • Joao Chiabi Duarte disse:

    Chicao,
    Voce esta de brincadeira não ?
    Celso Roth comecou fazendo milagres ganhando os jogos e foi guindado a condicao de lider pela cronica de Minas… Tanto assim que kalil antecipou a renocao do contrato dele ate o fim de 2010.
    Ao elenco que tinha no comeco somaram-se Benitez, Jorge Luiz, Wellington Saci, Alessandro bobalhao, Ricardinho, Carini, Renteria, Pedro Oldoni e Correia entre outros… Mas, na hora da onca beber agua Roth fraquejou… Escalou mal o Renan Indio contra o Flamengo tirando covardemente o Marcio Araujo do time.
    E pagou alto preco com a derrota em casa para um rival direto.
    Ja Adilson vem comendo o pao que o diabo amssou porque eliminou alguns privilegios de certos orgaos de imprensa. Bateu de frente com Jr. Brasil, Lelio Gustavo, Aqui Esportes, Alterosa, Estado de Minas e mais especificamente com o Arthur Morais que passou a criar crises no elenco (casos Jadilson, Andre Beraldo, Leandro Domingues, etc).
    E pior não podendo atacar o treinador passaram a perseguir os jogadores referencia do time.
    Pardilson, Inventor… Ganhou por sorte…
    Uma perseguicao NOJENTA que ele teve que superar e esta muito bem.
    Para mim acertou mais que errou…
    Mas, esteve sob fogo muito mais cerrado.
    Agora estamos ambos fora do G4… A proxima rodada sera decisiva.
    Att. Joao Duarte

  • Alessandro Oliveira disse:

    Chico , concordo plenamente com sua opinião . Com raras exceções (Chico Maia , Flávio Anselmo , Mário Marra ) os comentários da turma de `analistas da bola ´ se baseiam nas regras que constam num manual , O Livro Sagrado dos Comentarista Que Só Jogam Para a Torcida . São elas :

    Regra 1) Se o treinador errou na escalação , substituiu mal , não colocou o jogador que você queria , carimbo nele : BURRO .

    Regra 2) Se o treinador acertou na escalação e na substituição , colocou todo mundo que você queria ver , aí é fácil , carimba ele : É Deus .

    Regra 3) Se o que aconteceu no jogo não se encaixa nas regras 1 e 2 e você não sabe o que comentar ou não entendeu nada , é mais fácil ainda : Fale do tempo , se tava calor ou frio , fale da torcida que compareceu e jogou com o time , mande abraços para seus amigos , diga se aquela falta existiu ou não , enrole meu amigo , enrole .

  • Leandro Alves disse:

    Como já venho dizendo falta esperiência ao treinador e agora vou falar falta pulso o cruzeiro marca de longe se o jogador adversário estiver perto eles são bons mas se estiverem longe os comem e dorme da toca não tem raça, não correm atrás, não tem gana, falta felipão, falta vanderley que cobra isso dos jogadores. agora o Adilson muito trabalhador joga com os jogadores mas não esta conseguindo arrancar vontade dos jogadores.

  • Eujácio disse:

    Chico, não consigo entender é a incoerência do Roth. Disse em entrevista que: o momento do Júnior não o habilita a ficar nem no banco. E que momento vive o Tchô, Evandro, Reinteria, Renan Oliveira, Alessandro, Feltri, Carlos Alberto e outros? O Júnior entrou num jogo contra o Goiás (sulamericana) e fez um gol na raça. Os outros estão sempre entrando e não acrescenta nada. Será que o Júnior tá brigado com a diretoria ou o Roth?
    _ Percebí que nas últimas partidas o futebol do Corrêa caiu muito, ele vinha fazendo a diferença.

  • Confira a lista do site Foot Mercato

    *Nome do atleta / Idade, nacionalidade e clube / Valor de mercado (em milhões de euros)

    1) Sergio Aguero (21 anos, ARG, Atlético de Madrid) – 45
    2) Gonzalo Higuain (21 anos, ARG, Real Madrid) – 35
    3) Karim Benzema (21 anos, FRA, Real Madrid) – 35
    4) Mario Balotelli (19 anos, ITA, Inter de Milão) – 25
    5) Alexandre Pato (20 anos, BRA, Milan) – 25
    6) Stevan Jovetic (20 anos, MON, Fiorentina) – 20
    7) Miralem Sulejmani (20 anos, SER, Ajax) – 17,5
    8) Bojan Krkic (19 anos, ESP, Barcelona) – 17
    9) Keirrison (20 anos, BRA, Benfica) – 15
    10) Guilherme (20 anos, BRA, CSKA Moscou) – 15