Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A carta do Sana e a frase do Vanderlei Luxemburgo

Recebi do José Sana, fundador e diretor da Revista De Fato e do portal DeFatoOnline, excelentes veículos de comunicação da região de Itabira, a seguinte carta:

 Itabira, 16 de novembro de 2009.

 Prezado amigo Chico Maia

A respeito de sua bem lida coluna de hoje, na DeFato Online — “Todos burros!” —, venho, de plena disposição, concordar com o nobre amigo em gênero, número e grau. A minha opinião sobre o momento do Galo é a seguinte: o Atlético precisava de um presidente como o Kalil, o único que enfrenta o seu concorrente Zezé Perrela de peito aberto. Mas tem hora que o Alexandre, bem diferente do saudoso pai, Elias, profere ingenuidades. Por exemplo, acaba de convocar a torcida do Galo para lotar o Mineirão para o jogo de domingo contra o Internacional.

Ora, todo mundo sabe que os torcedores atleticanos são os únicos traídos nessa história dos últimos acontecimentos. Essa legião de fieis nunca faltou com o dever e faz até o clube tornar-se líder absoluto de público em 2009, sinal de que nunca se exaspera, apesar de tudo.

Então, é ambiguidade a convocação do presidente e, ao mesmo tempo, ressurgem dúvidas na cabeça de quem lota o Mineirão ou acompanha pela televisão os jogos de um time que, a trancos e barrancos, se manteve sempre na frente neste Brasileirão.

Neste momento, o que cabe ao presidente é reunir o grupo de jogadores, tendo à frente o treinador Celso Roth, e cobrar o seguinte: atitude. Repito: atitude. Digo pela  terceira vez para que reflitam bem: ATITUDE.

É exatamente o que falta nesse time que não corre mais, parece estar com algum problema de relacionamento interno, ou ressaca, ou de pernas amarradas.

Como se não bastasse a falta de atitude, iniciativa, firmeza, o Galo vai mais longe e se transforma num time medroso. Apenas para ilustrar, fica aqui uma fase famosa de Vanderlei Luxemburgo, que merece reflexão: “Quem tem medo de perder, perde a vontade de vencer”. 

Um abraço. 

José Sana


» Comentar

Comentários:
10
  • daniel disse:

    acho e tenho certeza que devia contratar osvaldo do ceara

  • arbex tadeu disse:

    Prezado Julio,

    Com relação a sua lista torço muito para que o ingrato Eder, possa ser vendido visto que o mesmo vem apresentando um futebol sem vontade….o jogador que no inicio de carreira era identificado pelas sua arrancadas e sua vontade hoje faz um jogo burocratico e preguiçoso. Com relação ao tecnico, ta mais que provado que o Sr. celso Roth nõ passa de um bom tecnico, ou seja, para atingirmos objetivos mais altos precisamos de um tecnico que possa realmente passar aos jogadores um pensamento campeão e guerreiro.O celso não é esse cara. Pra mim treinadores como Abel Braga e Ney Franco poderiam preencher esses requisitos.falando de time, abaixo minha proposta ja com os reforços.

    1 – Carini
    2 – Nei(atletico-Pr)
    3 – Werley
    4 – benitez
    5 – Leandro Guerreiro(Botafogo)
    6 – Marcio azevedo(Atletico-PR)
    7 – Correia
    8 – Ricardinho
    9 – Tardelli
    10 – Thiago humberto(Barueri)
    11 – Nunes(Santo Andre)

    Um time no minimo muito competitivo e sem grandes investimentos.

    Lembro que tem alguns jogadores voltando de emprestimo( rafael Miranda, Fabiano, Eduardo)mas espero que não voltem pro galo!

  • no dia que a FIFA permitir que lances do futebol sejam decididos por cameras, o futebol deixará de ser o mais querido esporte do mundo!

  • Renato Paiva disse:

    Quanto à barca do Galo, concordo com a lista inicial e as que acrescentaram mais alguns. E fico por entender por que o Eder Luis não tá nessa barca. Acrescento ele também!
    Concordo com quase tudo que o amigo falou sobre o Fluminense, mas dizer que Diguinho joga bola já é demais! Ele é o “péssimo dos péssimos”!!!

  • Prezado Chico Maia,
    Sou cruzeirense e não sou portanto a pessoa para dar pitaco nas coisas do seu time.
    Mas, sinto que tanto o Cruzeiro quanto o Atlético-MG venham padecendo do mesmo mal há bastante tempo.
    Jogador de fora tem valor e os pratas-da-casa sempre são renegados a um 2° plano. Torcedor gosta de jogador ETIQUETINHA.
    Pois, ao ler e-mails como o do Sana ou mesmo do Júlio César, Tonhão ou do Maurício, tive vontade de mostrar para vocês o exemplo desta tentativa de ressurreição do Fluminense.
    O que fez o Cuca ?
    Tirou do time Edcarlos, Luiz Alberto (um bom zagueiro, mas, em visível má fase e que era o capitão do time), Fernando Henrique (outro que sempre foi regular, mas, confessou nos momentos decisivos), Fabinho e Wellington Monteiro (2 volantes erradores de passe e arrancadores de minhoca), tirou também o beque Cássio (que não é nem sombra do jogador do Avaí na segundona de 2008), tirou ainda Rony e Leandro Amaral (outros que vinham jogando com o nome), mandou o Eduardo Ratinho (contratado do Corinthians a peso de ouro) para o Santo André e começou a reformulação do time para 2010 (àquela altura todos já tinham jogado a toalha) e lançou no time a garotada do Xerém e botou o Fred em campo.
    O novo líder foi escolhido e dos ombros dos caras foi tirada toda a pressão com o uso do jargão :o que vier é lucro.
    Pois bem Chicão.
    Gum chegou contestado às Laranjeiras, mas, vinha de ótimas competições na Ponte (ano passado cansei de indicá-lo para o Cruzeiro). Teve um início difícil, pois, os outros erravam e a batata quente estourava nele. Cuca percebeu e lhe deu novos companheiros. Dalton e Digão são jovens, raçudos, identificados com a causa tricolor e jogam bola (isto é muito importante… não adianta ser da base e ser pereba), mas, diz-se por aí que já foram negociados pelo todo poderoso da UNIMED com a tal TRAFFIC. Vou me ater só ao futebol dentro de campo. Cuca recuperou Diguinho a quem já conhecia bem e estava encostado no FLU porque era de fora e os 2 volantes antigos jogando mal, ele enterrava junto o seu futebol. Não dá para cobrir todos os espaços… nem sendo raçudo prá burro, coisa que o Diguinho tem de sobra (algo que ocorre com Jonílson no time atleticano… os outros cercam, ele marca). E colocou Diogo e Marquinhos que marcam e ajudam na construção. Deu mais liberdade a Conca.
    Pôs na lateral esquerda o Dieguinho ao invés do menino do Renato Gaúcho, João Paulo que acha bonito apoiar e marca muito mal.
    E na frente passou a usar Maicon e/ou Allan como companheiros do Fred, alternando o sistema de jogo com a entrada do Tartá no meio para dar ainda mais velocidade ao time.
    E me esqueci de dizer que fez o Mariano jogar a bola que jogou no Ipatinga e que ficou esquecida em suas passagens pelo Cruzeiro e pelo Atlético.
    E como o melhor fica por último deu a Fred a força, o moral que ele precisava e bancou o ídolo. Mais, fez dele o capitão e o futebol do Fred (que ficou um tempo sem falar com a imprensa e sendo criticado pelo presidente boquirroto e burro do FLU) reacendeu.
    Não me lembro de ter visto um cara fazer 10 gols em 10 jogos como o Fred tem feito.
    O time está invicto há 11 jogos e tem todo o direito de sonhar em fugir do descenso, embora, particularmente, eu ainda considere que a situação é muito complicada.
    Sem brincadeira Chicão… nossos dirigentes poderiam mudar o tom. Ao invés de manterem um monte de mais ou menos, não seria melhor apostar na base e trazer aqueles jogadores que dessem ao time a qualidade, a liderança e o futebol que os elencos precisam ?
    A palavra agora é sua.
    Um forte abraço – João Chiabi Duarte

  • mauricio jose de souza disse:

    Concordo com vc TONHÃO, werley, serginho, marcio araujo, renam oliveira, marques, o médico que deixou o marques assinar contrato, deixou o serginho voltar sem condições, nunca deixou o Pet jogar, e ele joga no mengo. Agora tem que contratar uns cara que saiba jogar, não ex-cruzeirenses, igual os que tem aí. Um abraço, Mauricio Souza BHTE.

  • Júlio César disse:

    Prezado Chico
    Acho que o Celso Roth erra muito sim, é medroso sim, não é arrojado e não é meu técnico de preferência e da maioria dos torcedores
    Mas a torcida debitar tudo de ruim neste momento na conta do Celso, aí também é judiar demais do cidadão….. Eu vejo da seguinte forma:
    1) Depender da boa vontade e do esforçado carlos alberto na lateral, do sempre péssimo thiago feltri, depender do instável Werley, aliado à queda brusca de produção do correa, do márcio araújo, que sequer é sombra do que jogou no primeiro turno e o ricardinho também nao se encaixou no meio campo,
    No sábado, o Carini salvando lá atrás e o jonilson corre feito louco, por isto pediu para sair, para a entrada do tosco do renan indio
    2) Quando o meio campo não rende, estoura tudo lá atrás, a defesa se enrola toda. Além da fragilidade técnica de nossa defesa, tomamos 9 gols nos últimos 4 jogos, isto é reflexo do mal rendimento do meio campo. e o celso roth escalou o melhor meio campo que temos, isto é a realidade
    3) Temos também que ter um pouco mais de humildade. O Kalil faz um trabalho fabuloso, gosto muito dele, sou fã dele, mas ele já disse hoje que “vamos passar por cima do inter” e “que um raio não cai no mesmo lugar duas vezes”. Isto é jogar muita pressão em alguns jogadores que podem entrar ansiosos em campo no domingo e acho também que é desmerecer o inter num jogo decisivo
    O tardelli deu entrevista semana passada de “que pretende permanecer no galo em 2010 para disputar a libertadores”. Disputar como ???? temos ainda que conquistar a vaga…….
    4) O flamengo (Doí dizer isto….), foi o time que melhor se comportou nas últimas 6, 7 rodadas. Consertou a zaga com o alvaro, na cabeca de área o maldonado fazendo trio com willians e airton , pegando forte na marcacao, o léo moura voando na lateral e liberdade para o pet, adriano e zé roberto. o time joga fechado, administra o jogo tocando bola no campo do adversário e sendo objetivo ao atacar
    Minha “Barca” para ir embora em 2010 (14 jogadores), devolvidos, vendidos e emprestados:
    1 – Bruno
    2- Marcos Rocha, coelho
    3- alex bruno
    4 – jorge luiz
    6 – feltri, saci
    5- renan indio
    8 – evandro
    10 – tcho, junior
    9 – pedro oldoni, renteria e pedro paulo
    Ficam para 2010
    1- carini, aranha e renan ribeiro
    2 – sheslon
    3- welton felipe, samuel
    4 – werley, benitez
    5 – jonilson
    8 – correa, serginho
    7 – marcio araujo, carlos alberto
    10 – ricardinho, renan oliveira
    9 – tardelli, alessandro
    11 – eder luiz
    contratar jogodores de qualidade para titular em 2010:
    * lateral direito
    * Lateral esquerdo
    * zagueiro
    * atacante
    Para compor grupo em 2010:
    * lateral esquerdo
    * volante
    * meia armador
    * atacante
    Um abraço
    Júlio Cesar
    Bairro Ouro Preto – BH

  • Glaydson Martins disse:

    Olá caro Chico Maia,

    Nos últimos anos o futebol brasileiro tem perdido o seu brilho principalmente pela falta de craques, escândalos envolvendo árbitros comprados e erros constantes e gritantes de arbitragem.

    E o pior de tudo isso é que a CBF que comanda o melhor futebol do mundo não faz nada para amenizar ou resolver estes problemas.

    No Brasil não existe árbitro de futebol, isso mesmo, não existe. Nós temos bancários, policiais, gerentes, autônomos e etc… que apitam jogos de futebol para complementar sua renda mensal.

    O futebol a cada dia que passa é mais dinâmico e competitivo, creio que seria muito difícil um time da década de 70, 80 ou até mesmo dos anos 90 vencer um time de futebol atual, visto o preparo físico dos atletas atuais, os gramados melhores e principalmente a velocidade dos jogadores. Claro que existem as exceções.

    É praticamente impossível uma pessoa trabalhar durante todo o dia, depois pegar um vôo e correr 90 minutos atrás de jogadores jovens e velocistas que são treinados e preparados para isso, ainda mais que os jogadores descansam o dia todo na concentração, sem contar alimentação, médicos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionista e massagistas.

    É covardia!!!

    Sugestões para profissionalizar a arbitragem brasileira.

    • Criação da Federação Brasileira de Árbitros Profissionais – entidade totalmente independente e fiscalizada pelo Ministério dos Esportes.
    • Criar o Curso de Formação de Árbitros Profissionais com duração mínima de 12 meses, com matérias como História do Futebol, História da Arbitragem, Regras do Futebol, Ética Profissional e Educação Física entre outras. Sendo 4 horas de aulas diárias e 4 horas de preparação física e técnica.
    • No final do curso o árbitro deverá passar por prova teórica e obter um aproveitamento mínimo de 80% para ser aprovado, além de fazer os testes físicos e apitar uma partida de futebol onde será avaliado para então ter o diploma em mãos e ser cadastrado no quadro de profissionais da federação.
    • O árbitros serão classificados por experiência, por exemplo, júnior (até 2 anos de experiência), sênior (2 à 4 anos de experiência), master ( 4 à 6 anos de experiência) e pleno (acima de 6 anos de experiência). Após atingir o período de 2 anos em determinada categoria o árbitro deverá fazer novas avaliações para obter a licença superior.
    • Todos os árbitros receberão um salário mensal, com 13º salário e INSS. As despesas de viagem e hospedagem serão pagas pela federação. Para manter o preparo físico todos os árbitros serão matriculados em academia de esportes e receberão um guia de nutrição elaborado especialmente para a atividade e pagos pela federação. Semestralmente todos os árbitros realizarão exames físicos para verificar o condicionamento físico, o quadro clínico e controlar o peso.
    • Criação de um ranking de pontos por atuação, onde os melhores serão premiados e os piores serão demitidos. Como acontece em qualquer empresa do mundo, para que os árbitros sejam profissionais e tenham comprometimento com o trabalho. A geladeira não pune e acaba privilegiando, de modo que o árbitro e punido no Brasil, mas apita jogos pela Federação Sulamericana e acabam recebendo em dólar.

    • O custeio de todas as despesas deverá ser feito pela Federação com dinheiro repassado pelo Ministério dos Esportes e pela CBF que arrecadam dinheiro com impostos gerados pelo futebol e com patrocínios.
    • Para participar do curso de formação os interessados deverão ter concluído o ensino médio e ter entre 18 e 22 anos. O objetivo é formar árbitros com potencial físico próximo ao dos atletas.

    Teste de Novas Regras

    Acabar com impedimento, visto que as duas equipes possuem o mesmo número de jogadores. Com isso eliminaríamos os auxiliares, erros de interpretação e a pressão de técnicos em cima do auxiliar.

    O jogo seria apitado por dois árbitros, cada um responsável por metade do campo e equipados com ponto eletrônico e microfone para se comunicarem dentro de campo e informar sobre atletas punidos, brigões e etc…

    O 3º árbitro trabalharia com um monitor de TV para acompanhar lances polêmicos e agressões entre jogadores, além do ponto eletrônico para receber ou passar informações aos árbitros.

    Conclusão

    Creio que dessa forma tornaríamos o futebol mais atraente e justo. Seria um absurdo uma equipe perder um campeonato por um erro de arbitragem como impedimento, gol mal anulado, gol de mão e atletas ficarem se agredindo durante as partidas. O futebol é muito caro, envolve milhões de reais todos os anos, patrocínios e a paixão de muita gente, portanto merece e deve ser profissionalizado para não prejudicar os investidores e torcedores que movimentam essa paixão.

    Sds,

    Glaydson Martins
    Barreiro – BH

  • Gustavo Andrade disse:

    Cidade: Charlotte NC USA

    Grande amigo Chico Maia,guerrero,nao podia evitar de passar somente p parabenisar pelo seu trabalho,mais uma vez,de tantas outras,muito tempo que nao nos falamos.parabens e sucesso .. 😉 abracox Gustavo (Bocao).

  • francisco carlos disse:

    Sua coluna é muito boa.Sou seu fã