Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando a vida vale muito pouco ou nada

O Campeonato Mineiro começa domingo. Originalmente o futebol foi criado para promover a integração entre as pessoas, lazer e alegrias. Tornou-se um grande comércio, fonte de discórdia, violência e até batalhas campais.

Mas resiste na maioria que gosta do esporte mais popular do mundo a tolerância e respeito ao adversário. Gente de bom senso, ser humano normal.

Aos que não enxergam o futebol como diversão e congraçamento sugiro que leiam os relatos do jornalista Renato Alves, que desde segunda feira está no Haiti.

É quando a gente reforça pensamentos em torno da bobagem que é a vaidade exacerbada, a arrogância e a prepotência.

A vida vale muito pouco ou nada em determinadas situações.

Renato é mineiro, porém mora há muitos anos em Brasília, onde é repórter do Correio Braziliense, um dos melhores jornais do país. Destaco aqui algumas twittadas que ele postou, porém pode ser acessado no : http://www.twitter.com/renatoalvesdf

ou pelo portal do jornal: http://www.correiobraziliense.com.br

“Atrás das traves em que Ronaldinho Gaúcho fez um dos seus mais belos gols, pernas e braços são amputados sem anestesia. Leia no Correio.

Imagine uma fileira de bebês chorando, sangrando, com membros quebrados. Vi isso em um hospital ao ar livre.   

Avisaram que vamos acordar com crianças haitianas gritando do outro lado do muro: “Jornalista, me dá água”.

Não é brincadeira. Elas estão com sede. E não podemos dar nem jogar uma garrafinha de água. Senão virão milhares.

Abrigo na base militar: uma barraca para dois, saco de dormir e banho gelado. Os demais ficam em uma barraca gigante.

Nosso abrigo é a última coisa que existe na cidade da base. Ficamos colados a um muro altíssimo com cercas.

Há 10 metros da barraca, um soldado com fuzil faz a ronda. O resto é o breu.

Já vi muita gente tomando “banho” ou “lavando”os cabelos no esgoto que corre pelas ruas dos bairros mais miseráveis.

Acompanhem a cobertura da tragédia também no e uai.com.br, além dos jornais dos Diários Associados.”

renatoalvesdf


» Comentar

Comentários:
4
  • Alisson Sol disse:

    Por mais comovente que seja o relato da tragédia humana no Haiti, é o resultado de uma catástrofe natural. Há inúmeros sofrimentos muito piores ao redor do mundo, principalmente na África, ignorados pela mídia.

    Pior são as citadas brigas entre torcidas e casos como o citado pelo Fabio Silva Araujo. Engana-se quem pensa que isto só ocorre no Brasil. Nos EUA, uma mulher foi estrupada à luz do dia, e carros passando sequer pararam.

    Quando eu ainda tinha tempo para assistir TV, passava um programa interessante chamado “Mundo Animal”. Talvez seja só saudosismo da minha memória, mas os “animais selvagens” tinham comportamentos bem mais civilizados do que certos “humanos”…

  • Fabio Silva Araujo disse:

    Chico,

    E bom te-lo de volta com suas colunas e comentários bem feitos e imparciais. Hoje venho falar de algo que não é futebol e gostaria que você postasse.
    Quero comentar o assassinato de mais uma mulher mineira, e que o Brasil todo viu.
    Sabe chico estou cansado de ver jornais sejam os impressos seja os teles, porque cada vez que os vejo sinto profunda indignação e impotência diante do que ocorre no Brasil. Semana passada eu vi a reportagem dessa mulher do desespero dela e da família em relação ao perigo que ela corria. Bom nem assim a tragédia foi evitada por nossa Justiça que há anos anda caquética para atender as necessidades de cidadãos de bem. Ela fez oito ocorrencias, pediu proteção, e nada. Sempre a mesma história do flagrante.
    Bom sou contrário a justiça com as próprias mãos, mas não sou hipócrita em não ver que a indignação e sentimento de impunidade desperta a ira humana, que passa a não acreditar mais nas instituições.
    Porque o que é escancarado nesse país é que a proteção da justiça são para os Ratos de Brasília que nos assaltam diariamente.

    Um grande abraço Chico.

    – Belo Horizonte

  • João Carlos disse:

    Prezado Chico: O campeonato começa domingo? Achei que tinha começado quarta-feria próxima passada……