Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Bom começo

Foi muito boa a primeira rodada do Campeonato Mineiro. O Cruzeiro goleou o Uberlândia como se não estivesse voltando das férias, e se tivesse forçado a barra teria feito mais que 6 x 0.

Era previsível que o América começasse melhor fisicamente, porque começou a treinar um mês antes dos concorrentes, porém, a superioridade sobre o Atlético, no primeiro tempo, foi enorme, em todos os aspectos.

Mas surpreendente mesmo foi a vitória do Uberaba sobre o Ituiutaba, por 3 x 0. Na casa do rival, superando todos os problemas pelos quais vem passando. O Zebu não tem nem local definido para treinar, já que perdeu o seu centro de treinamento para quitar dívidas.

Como diz o jargão, o Tupi fez o “dever de casa”, vencendo o Ipatinga por 1 x 0, missão não cumprida pela Caldense (em sua volta à elite depois de dois anos), que não saiu do 0 x 0, em casa com o Democrata-GV. O Vila Nova em crise política e administrativa, empatou com o estreante na primeira divisão América de Teófilo Otoni, 1 x 1.

No apito, o árbitro Cleisson Veloso Pereira que dirigiu o clássico, provocou reclamações do Atlético no primeiro tempo e do América no segundo, pelo exagero nos cartões amarelos. Mas tecnicamente foi bem. É uma das promessas da nova safra mineira.

Destaques

No clássico, destaque principalmente para Moisés, o meia atacante americano que jogou muito. O também meia Luciano e o capitão Wellington Paulo foram outros destaques do Coelho. No Atlético os estreantes foram os melhores: o zagueiro Jairo Campos e o atacante Muriqui. O lateral Leandro teve alguns momentos brilhantes, especialmente nos cruzamentos, no segundo tempo.

Altitude

O Cruzeiro deve anunciar o meia Roger e mais um nome de destaque nos próximos dias. Aguarda apenas a confirmação de sua passagem para a fase de grupos da Libertadores da América, para medir o tamanho do investimento na aquisição desses reforços. Tecnicamente o Real Potosi não incomoda tanto, mas os 4 mil metros de altitude são preocupantes sempre e todo cuidado é pouco.

Preparação

Os especialistas garantem que o ideal é uma aclimatação de no mínimo 15 dias antes do jogo, na cidade, porém essa fórmula adotada para quarta feira pode funcionar bem. O Palmeiras viajou uma semana antes ano passado e venceu lá, com a mesma estratégia adotada agora pelo Cruzeiro. Com escala em Sucre, que fica a 2.800 metros.

Jogão

Também não parecia que América e Atlético faziam o primeiro jogo deles no Campeonato. Se tecnicamente os atleticanos erraram muitos passes e cruzamentos, em termos físicos correram muito, principalmente no segundo tempo. O América esteve mais perto da vitória, errando menos passes, mas desperdiçando oportunidades incríveis, como quando o Danilo passou pelo Aranha e demorou chutar.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo


» Comentar

Comentários:
14
  • denerclaudio disse:

    Começamos mal em 2010:

    Aranha: inseguro, sai mal do gol nos escanteios, joga adiantado e não tem velocidade pra correr atrás da bola

    Coelho: até apoia bem mas não acerta um cruzamento

    Jairo Campos: jogou bem parece que vai dar certo

    Werley: horrivel, não tem velocidade, não sabe antecipar ao atacante

    Leandro: não conseguiu apoiar como se esperava

    Jonilson: faz muitas faltas e sempre é expulso ( Wagner Tardelli vai ter trabalho com ele )

    Correa: falta qualidade técnica corre muito em vão e se desgasta, não acerta um passe, da as costas pra bola quando um atacante ameaça a chutar

    Evandro: não fez nada no jogo nem ouvi falar o nome dele na narração, como foi o que aconteceu no ano passado

    Ricardinho: marcha-lenta mata todos os contra-ataques do time, pensa demais, e sempre volta a bola pra trás

    Muriqui: agradou por ser a estréia parece que vai dar certo

    Tardelli: No primeiro tempo tava jogando de lateral esquerdo, ele tem que ficar mais próximo da aréa adversária

    Substituições:
    Fabiano:tem lugar no time mas na posição do Correa

    Júnior: Não fez nada

    Marques: deveria jogar na ponta direita, pois aquela jogada de ficar na esquerda chegar na linha de fundo parar e cruzar com a perna direita é a mesma deste 1997, já esta manjadissima pelos adversários

    Ao presidente Kalil, treinador já temos agora precisamos de jogadores não da mais pra errar em contratações e em renovações de jogadores que não fizeram nada no ano passado.

    Sem mais abraçõs.

  • Flávio Paiva disse:

    Chico só um adendo, o Moisés “O PROFETA”(batizado assim pelo Ênio Lima),é volante.

  • Alisson Sol disse:

    Será que assistiram ao mesmo jogo Milan x Inter que eu assisti ontem?

    Podem até implicar com o Ronaldinho Gaúcho, mas não por ontem. Ontem, ele deixou inúmeras vezes seus companheiros em boas colocações, que é o papel dele. Errou uma penalidade, que infelizmente não ia alterar nada na partida. Mas o que se mostrou ontem foi que a Milan tem um técnico ainda inexperiente (Leonardo) e defensores de dar dó, além de um meio de campo que não sabe fazer passes. O primeiro gol da Inter foi absurdo: o defensor do Milan dá o passe para o atacante da Inter. Depois, a Inter tem um jogador expulso, e fica o segundo tempo inteiro com 10 jogadores. Com a entrada de Seedorf o time melhorou muito, mas mesmo assim ainda deixou muito a desejar. A defesa era tão fraca, que 2 atacantes da Inter contra 4 defensores do Milan era certeza de que haveria chute a gol. Aí, vem a falta, e um autêntico frango de Dida. A penalidade, já aos 45 minutos do segundo tempo, não ia alterar nada.

    Júlio César podia sair de campo e ir comprar uma pipoca, pois os jogadores do Milan simplesmente não chutavam a gol. Parecia o Cruzeiro na final da Libertadores em 2009: o atacante da Inter recebia uma bola na entrada da grande área, e tocava de lado ou para trás. Coisa inacreditável. Ronaldinho Gaúcho até fez o que pôde, deslocado pela esquerda e raramente recebendo a bola. Beckham na direita então fez milagres: começava a correr, e alguém lhe passava a bola atrás de onde ele estava! O coitado voltava, pegava a bola, e fazia um daquele lançamentos para a frente onde a bola faz uma curva e volta na entrada da pequena área. Mas os atacantes do Milan, além na não saber chutar, também não sabem cabecear. O Milan pode até ter conseguido sucesso contra algumas defesas fracas com esta tática de ir tocando até um jogador entrar no gol com a bola. Mas ontem, contra um time treinado por Mourinho, esta técnica não ia dar certo!

    Fica o mesmo aviso para o Cruzeiro, que tem também a mesma mania: favor diversificar, alternando a tática de ir tocando até um jogador entrar com a bola com uma outra tática chamada “chute para o gol”!

  • Renato Paiva disse:

    Perguntar não ofende: Será que o Evandro renovou porque pertence à Traffic??
    Outro motivo não pode haver, já que ele nunca fez uma boa partida pelo Galo.

  • “Agüentar” Werley e Evandro é demais prá uma sã consciência. E pior, TITULARES…
    – Werley: não marca, não ataca, não defende, é lento, não recupera jogada, não sabe dar passe e os passes que dá são em sua maioria para os atacantes adversários, ou seja, é um verdadeiro zero à esquerda!
    – E o Evandro? Ruim demais, e ainda renovaram seu contrato!
    – Werley e Evandro: verdadeiros mocorongos do futebol…
    – Com esses dois, tá danado mesmo!

  • Só gostaria se saber se o regulamento do campeonato é o mesmo do ano passado. Porque se for, o Atlético já largou mau, o Cruzeiro coloca frente e depois é difícil tirar a vantagem.
    ABRA O OLHO GALO.
    Abraço:
    Zenir.

  • Adalton disse:

    Prezados Chico Maia e visitantes do blog,
    Como sempre respeito todas as opiniões, mesmo aquelas com as quais não concordo; no meu modesto modo de ver ,e por tudo que já vi na minha vida(e olha que são mais de 40 anos), anotem o que vai acontecer: sou atleticano, porém o Cruzeiro vai ser campeão de novo, e até com facilidade (isso, se o Galo continuar com esse modo de jogar, que já vem de há muitos anos); time que não marca no meio-campo, deixa o adversário jogar e tem uma defesa fraca…vejam que o América, que não é um time da prateleira de cima do futebol brasileiro teve, no mínimo ,umas 4 chances claras de gol. No Atlético para mim, só se salvaram o Jairo Campos, o Leandro(sabe jogar) e um pouco do MUriqui. Não é só pre-temporada não…o Atlético ainda precisa fazer umas 3 contratações (senão será eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, no máximo). Um goleiro, um zagueiro, um médio-volante e um meia-armador (PORÉM DE GRANDE QUALIDADE)…tem que tomar cuidado para não inchar o plantel de novo, e não resolver o problema. A torcida de BH tem que ser mais exigente na qualidade do time; nós , do interior, só podemos torcer. Não resta dúvida, que a atual diretoria vem fazendo um bom trabalho, mas precisa ficar atenta e não cometer os erros grosseiros nas montagens de times fracos, pelas diretorias anteriores. SENÃO GASTA MUITO COM VÁRIOS JOGADORES E NÃO RESOLVE O PROBLEMA.

  • Valcir Alves: quem se “dessepiciona” o clube para quem torcem (ops!, “testemunham”) são os do outro lado da lagoa, meu amigo!

  • valcir alves disse:

    chico o america foi muito bem se continuar com esse futebol sobe para a elite do brasileiro. quanto ao patetico mineiro esse nunca dessepiciona entra ano e sai ano so alegria.

  • Renato Paiva disse:

    Pra mim, quem jogou muito ontem foi o Jairo Campos. Se tiver essa bola mesmo, vai ser o melhor reforço do Galo depois do Tardelli.
    Quanto ao Ronaldinho Gaúcho, concordo com o Frederico. Tomara que a imprensa caia na real. Só falta agora verem que o Robinho também não joga desde que saiu do Santos.

  • Frederico Dantas disse:

    O assunto não é dest post, mas como dias atrás o Ronaldinho Gaúcho foi destaque neste blog, não resisti em comentar.

    Ontem ele voltou a ser o que sempre é em jogos decisivos. Não fez nada. É impressionante como sua capacidade de jogar diminui de forma proporcional à envergadura da partida. Além de não jogar nada, errou uma cobrança de pênalti, que era a única coisa que ele vinha fazendo bem ultimamente.

    Tirando aquele Brasil x Inglaterra, em 2002, e um Barcelona x Real Madrid, no Bernabeu, quando ele acabou com o jogo, o RG é o foguete molhado dos grandes jogos, como diria o Chico Maia.

  • Bruno Silva disse:

    Éh Chico, não é possível que vamos ter que aguentar o Evandro e Werley mais uma temporada. Eles são realmente muito fracos. Qto ao Aranha, mostrou mais uma vez ser muito inseguro. Fez ao contrário do que estão dizendo, apenas uma boa defesa, o resto foi em cima dele. Mais uma vez a massa “rebaixa” as pesquisas de simpatizantes. Enquanto o time-perrela levou 13 mil em sua estréia, ontem foram 40 mil. Se o time ajudar, é outro massacre em 2010. No geral achei que para o primeiro jogo, ficou de bom tamanho.

  • J.B.CRUZ disse:

    Ocampeonato de 2.010 começou muito bem, parece-me que o América este ano vai dar mais trabalho, o Atlético ainda é uma incógnita e o Cruzeiro está muito b em preparado…dá para arriscar: cruzeiro novamente Campeão, virou rotina.

  • Nelson Oliveira disse:

    Mineiro, Libertadores e Brasileiro, esses são os nossos objetivos este ano, e não tenho dúvida que se nenhum jogador for vendido e ainda vier 01 ou 02 jogadores de peso, iremos conquistar a AMÉRICA e o MUNDO.
    Ai meu amigo, podem vender dos jogadores ao ropeiro, que eu e 8 milhões de cruzeirenses espalhados por este BRASIL estaremos satisfeitos.

    E coitado do CAM, entra ano, sai ano, e é sempre o mesmo, é como dizem: “Podem ter saido da 2ªdivisão, mas ela sempre estará em você”

    Tô vendo que vou ganhar mais cervejas este ano.

    Abraço