Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No fio da navalha

Com apenas uma rodada dois treinadores já caíram e um árbitro e dois auxiliares foram afastados temporariamente por causa de erros. Paulo Roberto Santos foi demitido pelo Ituiutaba por causa da derrota em casa para o Uberaba. Flávio Lopes criticou a diretoria do Ipatinga por aceitar transferir o jogo contra o Cruzeiro para o Mineirão e foi dispensado ainda dentro do vestiário, após a derrota para o Tupi, em Juiz de Fora.

O auxiliar Helbert Costa Andrade errou ao marcar um impedimento do América contra o Atlético e ficará uma semana fora das escalas. O árbitro Emerson de Almeida Ferreira e seu auxiliar Marco Antônio da Silva erraram no 1 x 0 sofrido pelo Ipatinga em Juiz de Fora e também está suspensos.

O Campeonato caminha para ser um dos melhores dos últimos anos e a pressão geral por vitórias atinge a todos.

Neste contexto a situação mais delicada é a dos árbitros, que além da vigilância dos clubes envolvidos e suas respectivas torcidas, lutam também contra as dezenas de câmeras de TV espalhadas nos estádios. Cada vez mais modernos, estes olhos eletrônicos denunciam impedimentos que raramente podem ser detectados por olhos humanos, ou faltas impossíveis de serem vistas. Porém, lá está o “tira-teima”, em vários ângulos nas telas dos lares de um público cada vez mais cobrador e intolerante.

Evolução

Ainda bem que o comando da arbitragem da FMF, entregue ao professor Jurandy Gama Filho, está motivado e tem dado a melhor estrutura possível aos seus filiados para que eles possam realizar bom trabalho nos jogos. Jurandy implantou uma novidade que pode ser muito util: assim como jogadores e técnicos, os árbitros também estão se concentrando 24 horas dos jogos.

Motivação

Jurandy Gama Filho tem sido um exemplo de como é importante a renovação do poder. Professor de Educação Física da UFMG, conceituado treinador de basquete, com passagens brilhantes por clubes tradicionais como Ginástico e outro, surpreendeu a todos ao aceitar o convite para assumir o comando da arbitragem mineira, num momento de uma das maiores crises da história da COAF-MG.

Atenção

É claro que a arbitragem passará por muitas polêmicas e acusações no decorrer do Campeonato, mas já existe um reconhecimento geral que a mudança na forma de comandar e preparar os apitadores teve uma mudança radical. E os efeitos positivos já estão sendo sentidos. No clássico América 1 x 1 Atlético, as falhas do árbitro Cleisson Veloso foram mínimas, mesmo num jogo tenso.

Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã no jornal O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
2
  • J.B.CRUZ disse:

    É uma covardia que se faz com os juízes (seres humanos)…Enquanto a t.v. com suas 17 câmeras esquadrinham o campo o coitado do juiz só o a[átimo de segundo para tomar a decisão..E ainda por cima fica os ürubús¨de plantão (que já foram juízes) nas cabines confortáveis vendo e revendo o lance para dar o veredicto…Hipocrisia pura…

  • Galvão neves disse:

    Não adianta punir juízes se a FMC digo FMF não tomar juízo.