Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A emoção da Taça não conquistada

Escrevi este texto do espaço cultural do Memorial da América Latina, em São Paulo, onde eu e outros jornalistas de Minas estamos, a convite da Coca-Cola, que promove o Tour da Taça, evento que leva o troféu da Copa do Mundo que será disputada na África do Sul em junho. Primeiro foi no Rio, segunda e hoje em São Paulo, daqui para o Chile e segue viajando.

A tão cobiçada Taça fica no ponto final de uma visita por este verdadeiro museu móvel que conta a história de todas as edições da maior competição esportiva do planeta. Desde a primeira, até a última, na Alemanha em 2006.

Éder

Conosco, Éder, um dos maiores pontas que o mundo conheceu, a “bomba de Vespasiano”, como era chamado pelos locutores. Diante de um enorme telão onde eram mostrados lances da Copa de 1982, na Espanha, ele olhava, como se ainda não acreditasse que aquela seleção espetacular do Telê, Zico, Sócrates, Júnior, Cerezo, ele e outros craques tivesse perdido aquele jogo para a Itália no estádio Sarriá. Inevitável perguntar a ele, o que sentia ao ver tudo aquilo de novo, e ele respondeu: “é emocionante lembrar que tive o prazer de fazer parte dessa história, mas também frustrante por não termos conseguido levantar essa taça”.

Se houvesse uma câmera da Globo por perto, certamente ela ficaria no rosto dele até que uma lágrima saísse, mas não saiu. Vida que segue!

Mais Minas

Para qualquer mineiro o telão que mostrava a conquista da Copa de 1970 no México, era muito especial. Imagens de gênios da bola como Piaza e Tostão, o artilheiro Dario “Peito de Aço”, e o maior de todos, Pelé!

Ele

Uma frase em letras gigantes abria este espaço com os dizeres: “Eu pensei: ele é de carne e osso, como eu! Eu me enganei!” Foi dita pelo zagueiro da seleção Italiana, Tarciso Burgnich, encarregado de marcar Pelé na final de 1970.

Sabe fazer

Todo jornalista que cobriu Copas do Mundo antes de 2002 sente saudade dos tempos em que a Coca-Cola patrocinava a seleção brasileira, exatamente devido a competência do seu departamento de marketing em ações como essas. Montava centros de imprensa especiais, só para a imprensa brasileira, próximos aos locais de treinos da seleção. Além de toda a estrutura, comparável às melhores redações, dava uma assistência básica com cafezinho, refrigerante, água e lanches. Todo famoso que ia assistir treinos dava uma passada lá depois para “filar” um pouco dessas “mordomias” da imprensa, e concedia ótimas entrevistas.

A última vez foi em 1998, em Ozoir la Ferriére, perto de Paris. Era Chico Buarque, Regina Duarte, Fernanda Abreu, políticos e muita gente boa. Aí saiu a Coca-Cola, entrou Ambev e fim da moleza.

Lateral?

Neste ambiente, inevitável também falar sobre a convocação da seleção pelo Dunga ontem. O nome do Gilberto para lateral esquerda surpreendeu a todos. Não por ser o Gilberto, mas por ter sido para essa posição onde ele já não joga há muito tempo. Se Dunga está batendo cabeça para encontrar o lateral certo, que chamasse então o Diego Renan, que seria mais coerente.

Desse jeito vai acabar funcionando a campanha principalmente dos paulistas para Roberto Carlos dispute mais uma Copa do Mundo.

 


» Comentar

Comentários:
22
  • Jorge Marrento disse:

    Eu acho que uma imagem do Dario na copa de 70 é mais rara que platina e urânio juntos……

  • Frederico Dantas disse:

    Caro Bessas.

    Concordo que é uma viagem do Rômulo. Das grandes.
    Mas, ele omitiu a Copa de 82 porque o Brasil não a ganhou. Mesma coisa em 78.
    Segundo a “teoria” dele o Brasil só foi CAMPEÃO depois de 70 com um jogador do Cruzeiro no grupo.

  • Bessas disse:

    Rômulo,

    1º Tardelli não é da posição do Gilberto.
    2º E a copa de 1982, porque vc omitiu?? Éder, Cerezo, Luizinho, Paulo Isidoro e nenhum do Cruzeiro.

    Ah na copa de 1978 ainda tinha Reinaldo.
    Nessa fiii cê viajo na maionesa.

  • Alexandre disse:

    Agora falarem que o Gilberto roubou a vaga do Tardelli me surpreende pois não sabia que o Tardelli jogava no meio de campo podendo ser utilizado na lateral esquerda.

    Agora se fosse o Kléber ou Wellington Paulista os convocados ai sim talvez o argumento teria validade.

    No mais, é tão somente o que sempre acontece: torcedor do Cruzeiro em cada 10 comentários que faz 09 citam o Galo!

    No mais abraços!

  • Alberto Aguiar disse:

    Contratualmente o Edilson era do Cruzeiro, mas teve jornalista na época, que levantou a hipótese do Edilson ter saído antes da copa, porque assim que ela terminou ele não retornou ao Cruzeiro.

  • Alexandre disse:

    Que bom! Pelos comentários acima dá pra ver que os jogadores do Cruxeiro são como talismã para a seleção brasileira. Tá parecendo o Zagalo, cheio de supertições. Tão parecendo também o jornalismo da globo e outros da imprensa quando citam tabus. Tipo: A seleção nunca perdeu para a Argentina em Minas tendo um torcedor usando meias vermelhas no anel superior do mineirão. Ou até mesmo o Brasil nunca perdeu um jogo em que os reservas estivessem todos sentados no momento do gol. Coisa estranha!

  • Bruno Silva disse:

    Este Rômulo deve ser doente ou coisa assim…
    Que cruzeirense não acompanha e não entende nada de futebol, todo mundo sabe, agora não saber que o Gilberto, é meio campo ou lateral, e o Tardelli é atacante, já é demais. Depois nõ gostam qdo são chamados de simpatizantes, ou “quase torcedores”, mas não sabem nem o beabá do futebol.

  • Romulo Mendes Arnaut disse:

    Klailton, tinha o Edílson.

    70 – Tostão e Piazza (Cruzeiro) e Dario (Atlético);
    94 – Ronaldo (Cruzeiro) e nenhum do Atlético;
    2002- Edílson (Cruzeiro) e Gilberto Silva (Atlético);
    2010 – Gilberto (Cruzeiro) e nenhum do Atlético.

    GALO guarda vaga do Cruzeiro na Libertadores. Tardelli a do Gilberto na COPA.

  • Frederico Dantas disse:

    Vá saber o que passa na cabeça do Dunga. Mas vai aí um palpite. Assim como ele convoca sempre o Júlio Baptista porque pode jogar em mais de uma posição, talvez ele tenha convocado o Gilberto pelo mesmo motivo. Pode ser lateral esquerdo (que o Brasil não tem nenhum mesmo) e pode armar um jogo, em caso de necessidade.
    Concordo que em Copa do Mundo você precisa de pelo menos dois jogadores polivalentes, para eventualidades. Não sei se um deles seria o Gilberto.
    Mas a convocação da Copa será ainda outra. Algo certamente mudará.

  • Frederico Dantas disse:

    Klailton.
    Tinha o Edilson.

  • Bruno Silva disse:

    Caro Chico, eu, como a maioria dos brasileiros vê o trabalho do Dunga com muita desconfiança. Mas uma coisa temos que admitir: Ele dificilmente cede a pressões, principalmente da mídia paulista e carioca, que estão tentando de toda forma, convocar R. Carlos, Fred, Vagner Love, e o totalmente fora de forma Ronaldo. É ridiculo ver os paulistas da ESPN e os cariocas do SPORTV (tão carioca que este ano foi capaz de transmitir a 2ª divisão daquele estado), pedir descaradamente a convocação destes jogadores. No entanto, certo ou não o Dunga vem mantendo sua base, apesar de toda esta histeria do eixo Rio-SP. O Tardelli fez quase 50 gols ano passado, teve uma boa regularidade, e os caras insistem em falar em Fred, que fez apenas um bom final de campeonato, e até o baladeiro V. Love. Chega a ser ridículo.

  • Fabricio Melo disse:

    Chico, não acreditava neste resultado do julgamento do Cruzeiro, pois, certa feita o Cruzeiro lançou o Augusto Recife com 3 Amarelos no Brasileirão. Se perdesse os 6 pontos (punição da época para quem cometia este tipo de infração), corria o risco até de rebaixamento, mas conseguiu se safar.
    Lamento muito o Brasil não ter sido campeão de 82. Telê, Éder, Zico e cia. bem que mereciam.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Na seleção de 2002 tinha jogador que jogava no Cruzeiro e disputou a Copa?
    Sou atleticano, mas não vou deixar de torcer para o Brasil só por que lá há um jogador do Cruzeiro. Desde que tenha sido convocado por merecimento. No momento atual, não concordo com a convocação do Gilberto para a lateral esquerda. No próprio Cruzeiro tem gente melhor que ele.

  • Eujácio Prates disse:

    Sou igual São Tomé, só acredito na perca dos pontos depois de consumado. Depois que recorrer tudo volta como antes…
    Em minha opinião, Tostão e Éder, que na oportunidade disputaram a copa num momento em que jogavam por times mineiros, foram os que mais brilharam em copas. o Éder não foi campeão, assim como o carioca Zico, mas nos proporcionaram lindos lances.
    Será que algum dia um argentino irá torcer para o Brasil? Definitivamente falta-nos muito patriotismo. Talvez seja por isso tenhamos uma sociedade tão desigual economicamente.

  • Galvão Neves disse:

    Quem torce pra Argentina torce pro Estudiantes também. É o cúmulo, deixar de ser brasileiro por causa do Atlético…

  • Galvão Neves disse:

    Os bastidores convocaram o Gilberto…Vai ser expulso de novo!

  • J.B.CRUZ disse:

    Torci para a Seleção Brasileira como nunca nas copas de 1.958,1.962,l.966,1.970(a maior de todos os tempos), l.974,1.978 e finalmente retirei meu apoio á Seleção a partir de 1.982 quando Telê Santana assumiu a direção técnica..Motivo: Ao assumir a Seleção Telê descovocou os 2 jogadôres do CRUZEIRO (Joãozinho e Nelinho) e convocou 7 jogad^res do Atlético…João Leite,Orlando,Luizinho,Cerezo,Paulo Izidoro e Eder..Neste momento mandei ás favas a Seleção e fiquei só com o meu CRUZEIRO..Agora toda época de Copa eu sou torcedor compulsório, as vezes torço,as vezes não……Tenho sido Ärgentino de 82 para cá..

  • O Brasil é o país do futebol, não se duvida disso. Por isso acho que a FIFA e a CBF poderiam levar esse evento a outras regiões do país além do eixo. BH, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife, Fortaleza, Belém e Manaus mereciam recebe-lo.

  • Romulo Mendes Arnaut disse:

    Desde 70, toda vez que o Brasil foi campeão do mundo havia um jogador do Cruzeiro. Dunga resolve não brincar com a tradição.

    Galo guardou a vaga do Cruzeiro na Libertadores. Tardelli “flanelou” para o Gilberto na seleção brasileira.

    Conclusão: COM TRADIÇÃO NÃO SE BRINCA!

  • Rucardo douglas de freitas disse:

    meu caro amigo chico maia,gostaria que vc pedisse ao nosso presidente kalil para contratar o volante moises do america,fabricio ex america ,que pode jogar na lateral e no meio,valencia do atletico do parana volante,wagner diniz laderal do sao paulo,ferreira meia colombiano ex atletico do parana,tinga da ponte preta,flavinho do barueri meia,frança que esta no japao,magno alves tambem no japao,pq com esse monte de veio no galo nao da,chega de coelho,de ricardinho,fabiano,esses fora do galo.

    – contagem

  • rubens marins da silva disse:

    fique de olho no meia Bernard que subiu este ano para o junior do galo, um talento nato que voçe com certeza ficará muito surpreso com sua qualidade tecnica e fisica, busque informaçao com carlos cruz que o conhece bem. um abraço sou seu fã

    – bh

  • belmiro sampaio disse:

    o chico sou seu fa. por favor, mande um alo pro meu pai, ele e atleticano doente,apesar de se chamar raimundo sampaio, que e o nome do estadio indepemdencia. um abraco

    – belo horizonte