Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Incompetência premiada: árbitro que pôs França na Copa vai à África do Sul

Injustamente o foco principal foi o atacante Henry, mas quem deveria ser punido era exatamente o árbitro e o bandeirinha, responsáveis pela lambança. Mas senso de justiça passa longe de quem comanda o futebol mundial.

Leia esta reportagem da Folha de S. Paulo de sábado passado, 6 de fevereiro:

“Martin Hansson, que validou gol com ajeitada na mão de Henry, contra a Irlanda, é escolhido pela Fifa para Mundial”

Brasil será representado por Carlos Eugênio Simon, um dos exemplos da falta de renovação do apito no principal evento do futebol

A Irlanda não vai à Copa da África do Sul, ao contrário do grande responsável por sua eliminação nas eliminatórias.
A Fifa anunciou ontem os 30 árbitros que vão trabalhar no Mundial. Na lista aparece o sueco Martin Hansson, 38.
Foi ele quem validou o escandaloso gol da França contra a Irlanda depois que Henry ajeitou a bola com a mão por duas vezes antes de tocar para Gallas marcar, na prorrogação.
Um dos bandeirinhas daquele jogo, outro sueco, Stefan Wittberg, também foi premiado com uma vaga na Copa.
Após seu erro, Hansson disse que cogitou encerrar a carreira de árbitro, mas depois reavaliou sua decisão por considerar que não teve culpa no lance.
O sueco goza de bastante prestígio na Fifa. Foi ele quem apitou, por exemplo, a decisão da última Copa das Confederações, na África do Sul, quando o Brasil venceu os EUA por 3 a 2.
Será, no entanto, a primeira Copa do Mundo de Hansson, que não é a única escolha polêmica do Comitê de Arbitragem da Fifa. O órgão tem como vice- -presidente Ricardo Teixeira, o presidente da CBF.
O suíço Massimo Busacca, que em 2009 foi suspenso após fazer gestos obscenos para a torcida em um jogo no seu país, vai ao Mundial. Na mesma temporada, ele urinou em campo durante um jogo no Qatar.
A lista do apito da Fifa também tem como marca a falta de renovação. Muitos dos escolhidos pela entidade estão perto do limite de idade para jogos internacionais, de 45 anos.
É o caso, por exemplo, do brasileiro Carlos Eugênio Simon, que vai para o seu terceiro Mundial e será o árbitro mais velho na África do Sul -ele completa 45 em setembro.
Outros sul-americanos são veteranos, como o paraguaio Carlos Amarilla, 39, o argentino Hector Baldassi, 44, o uruguaio Jorge Larrionda, 41, e o colombiano Oscar Ruiz, 40.
Simon cometeu erros grosseiros nos últimos tempos, a ponto de ter sido afastado das escalas no último Brasileiro.
No próximo mês, os escolhidos pela Fifa vão participar de um seminário da entidade.
Em maio, a federação vai anunciar quais serão os trios titulares durante o Mundial sul- -africano e quem ficará na “reserva”. Simon terá como parceiros dois compatriotas -os auxiliares Altemir Hausmann, 41, e Roberto Braatz, 42.


» Comentar

Comentários:
7
  • Mais que é um absurdo é: O arbitro que validou o gol que leva à França à copa do mundo, se o futebol fosse sério já mais poderia ser premiado.Foi o colega disse; importa que o cara tenha um nome de peso, por exemplo: O Simon só faz lambança mais é o arbítro que é mais premiado, coisa do nosso futebol, ou melhor! dos nossos dirigentes.
    Eu sinceramente, nem reclamo de juiz, porque eu sei que é assim, existe os clubes que são ajudado, no caso do meu time, ele tem que fazer time para ganhar dos juizes também.

  • J.B.CRUZ disse:

    É preciso lembrar que apesar de semelhantes, somos únicos..Cada um tem sua luz própria, sua sorte..O que separa uns dos outros é o carisma pessoal que todos nós temos, uns mais, outros menos…Símon é igual massa de bolo, quanto mais bate, mais ele ¨cresce¨ em sua profissão..

  • valcir Alves disse:

    essa fifa e pior que a cbf.

  • Leandro Alves disse:

    Quanto ao arbitro sempre são figurinhas reptidas, eles não colocam nimguém para ver as atuações dos arbitros só olham o curriculum.

  • Leandro Alves disse:

    Chico a seleção convocou seis volantes para o meio de campo? na minha opnião só Kaka não é, e mesmo assim não cadencia o jogo arruma muita correria, mas fazer o que? era a pocisão do Dunga ele gosta

  • mauricio jose de souza disse:

    A maioria destes arbitros trabalha para a Globo. Que o diga Marcio Resende de Freitas.

  • mauricio jose de souza disse:

    Depois voces vem me dizer que futebol é coisa séria