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Patrocínio nos uniformes dos árbitros contraria normas da Fifa

Os uniformes dos árbitros de Minas, Rio e Rio Grande do Sul estão fazendo lembrar os dos pilotos de Fórmula 1, com tantos patrocinadores. Em São Paulo há uma pequena propaganda da Motorola, no braço da camisa, que permuta com a Federação Paulista o uso de seus aparelhos para se comunicar nos jogos.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo, do dia 15, segunda feira, mostrou que os apitadores mineiros, gaúchos e cariocas estão contrariando normas da Fifa:

“Duas normas da Fifa são desrespeitadas”

O patrocínio para a arbitragem no futebol brasileiro joga no lixo as regras da Fifa sobre o assunto.
Duas das normas da entidade que controla o futebol mundial são ignoradas por sindicatos e federações que vendem anúncios no uniforme da arbitragem.
A primeira salta aos olhos. De acordo com a Fifa, só é permitida a exibição de patrocínios nas mangas das camisas do trio e, ainda assim, com um limite de espaço. No Brasil, o espaço preferido dos anunciantes fica na frente da camisa ou nos calções.
Para justificar o desrespeito às regras da Fifa, os representantes dos árbitros declaram que as regras da federação internacional servem apenas para as competições organizadas pela Confederação Brasileira de Futebol.
Pela ótica deles, os Estaduais, por serem competições sob o comando das federações, não precisam respeitar o que a entidade mundial prega, apesar de as federações de cada Estado serem subordinadas à CBF.
Outro item do regulamento da Fifa que é ignorado no patrocínio dos árbitros brasileiros pode resultar em mais polêmica ainda.
Diz um artigo que a “publicidade nas camisas dos árbitros será permitida apenas se ela não criar conflito de interesses com a publicidade vestida pelos dois times”.
Se isso acontecer, estabelece a Fifa, o trio não pode ostentar essa marca. Assim, os juízes e auxiliares mineiros não poderiam usar em seus uniformes o logo do BMG, já que o banco patrocina vários clubes do Estado, incluindo os três grandes -América, Atlético-MG e Cruzeiro.
O regulamento da Fifa que dita as regras do patrocínio dos árbitros indica que sua violação será punida de acordo com o regulamento disciplinar da entidade, que pode variar de multa a suspensão.
O regulamento disciplinar afirma que ele deve ser aplicado a todas associações (no caso do Brasil, a CBF) e seus respectivos filiados.


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Comentários:
17
  • TIAGO RODRIGUES CUNHA disse:

    SOU ARBITRO DE FUTEBOL E ESTOU NO MOMENTO NA LIGA DE JUATUBA MG A PERGUNTA QUE DEIXO É A SEGUINTE PORQUE ESSAS EMPRESAS QUE FAZEM PROPAGANDA NO FUTEBOL PROFISSIONAL NÃO INVESTEM TAMBÉM NO FUTEBOL AMADOR

  • Sei! Essa paulistada do eixo tem mais é que cuidar dos problemas deles. Tenho certeza que se fosse algo ocorrendo no paulista ou carioca essa corja da imprensa nacional ficaria na miúda!

  • E o clássico de Patos de Minas Chico????
    Da moral pra nós…

    Abraço

  • Aldemário Filho disse:

    Marcelo, respeito sua opinião, mas se formos proibir tudo o que com planejamento e rigor da lei é resolvido, daqui a pouco toda atividade de lazer não vai ser permitida. Ainda mais aqui em Minas onde os donos dos morros e vales ditam as regras ao seu bel prazer.
    O bonito do clássico é a participação das duas torcidas. Podando isso, o espetáculo perde muito do seu brilho, principalmente nesse momento de raríssimos craques no futebol mineiro.

  • Renato Paiva disse:

    O público dos clássicos está ficando cada vez menor. O torcedores (torcedores de verdade) estão preferindo ficar em casa ou em bares, a se arriscarem e não mais voltarem pra própria casa.

  • sidecley lopes soares disse:

    tem que entrar com firmeza,este tal de carini,e obina no segundo tempo pra arrebentar descansado no jogo.

    – ipatinga mg

  • Alisson Sol disse:

    Outro dado interessante que li hoje sobre o jogo entre Botafogo e Flamento no Maracanã:
    Público: 32.729 (pagantes) e 40.439 (presentes)
    Renda: R$ 1.161.590,00

    O faturamento por pagante foi excelente (R$35,50/torcedor). Mas só entre os que foram contados, há 7.710 “não pagantes”. Isto corresponde a 24% do total de pagantes. Considerando a renda apurada, os não pagantes deixaram de gerar R$273.636,80. Isto além de dinheiro para os próprios clubes, é dinheiro de impostos que deixa de ser recolhido.

    Fica a questão: quem são os “não pagantes”? Há algum esquema de camarotes no Maracanã, e por isto esta gente toda entrou, ou são todos “convidados”?

  • Renato Paiva disse:

    Deve ser difícil achar alguma coisa que é feita dentro da FMF e que siga normas ou princípios éticos!
    Além de não cumprir o seu papel, que seria fomentar o futebol no estado, há sumiço de milhões, há compra de fazenda no Mato Grosso, há dívida de milhões com o INSS, há reeleições sucessivas de seus dirigentes e, agora, só pra completar, estão fazendo propaganda da FMF na Rede Globo. Aí, eu pergunto: porque uma federação precisa fazer propaganda de si mesma, se promovendo??
    É duro!

  • Alberto Castelli Muniz disse:

    Oi Chico, sou atleticano, moro em Londrina no Paraná, estou lhe escrevendo pq sei que como vc tem um acesso direto a diretoria do GALO, gostaria de lhe pedir que por favor cobre o nosso querido KALIL para contratar um GOLEIRO DO NÍVEL DO GALO, pq a massa nao merece continuar vendo esses FRANGUEIROS fazendo o time passar vergonha !! Grande abraço, Alberto.

    – Londrina – PR

  • Alisson Sol disse:

    Acho que as pessoas precisam escolher: ou querem ver o patrocínio, ou não querem. Porque ninguém se engane: “juiz patrocinado” já existe há muito tempo!

    Quando, daqui há alguns milhares de anos, alguém redividir as épocas históricas, o que hoje é chamado de “Idade Contemporânea” provavelmente será a “Idade da Hipocrisia”. Vá lá que hipocrisia sempre existiu, e sempre vai existir. Mas o “puritanismo falso” dos tempos atuais não tem equivalente histórico, e terá de ser claramente exposto e estudado, para não ser repetido continuamente.

    Visualmente, é irritante a mancha do banco laranja tanto nos uniformes dos árbitros, quanto nos uniformes dos clubes. Mas discutir isto é irrelevante, quando se pensa no fato: de onde vem o dinheiro do banco laranja?

    O Tonhão citou algo também muito importante, principalmente para aqueles que realmente torcem para seu clube há anos, desde o tempo em que o jogador sonhava desde criança em jogar em certo clube: E a questão do jogador patrocinado nos clubes de futebol?. Eu mesmo já citei que fica todo mundo preocupado com o dinheiro de “vendas” de jogadores para o exterior, mas ninguém pensa: será que os clubes estão mesmo tendo suas escalações de acordo com os melhores jogadores para cada posição? No caso do Cruzeiro, eu pessoalmente suspeito que não. Não acredito que a lateral esquerda do Cruzeiro não tenha possa ter ninguém no clube melhor do que aqueles que estão atuando. Adoraria que provassem que estou errado, principalmente dentro de campo!

  • Nilton Alves disse:

    Chico Maia bom dia, sou portador da cadeira cativa no democrata, mas algo me preocupa, até hoje não nos foi informado como será o procedimento para todos que possuem cadeira , pois segundo informações dia 15 de Março será inauguração do estádio pela metade e eu quero estar presente na minha cadeira é claro , afinal se eu pago eu devo usufruir mas e aí , será que vai rolar?Aguardamos informações da diretoria do clube porque até hoje não foi repassada essa informação nem para os portadores e nem para imprensa.

    – Sete Lagoas

  • nelson disse:

    E o famoso jeitinho brasileiro pra contrariar qualquer regra e beneficia-los. Viva o Brasil!

  • Ivanildo disse:

    Ai cabe a seguinte pergunta!!!!!

    Pra onde vai este dinheiro que eh irregular?
    Pq até onde eu sei as taxas de arbitragem, continuam as mesmas.

  • Frederico Dantas disse:

    Comentei sobre isso num post dias atrás que era, no mínimo, eticamente estranho, ter o árbitro o mesmo patrocinador que um dos times em campo.
    Da proibição de patrocínios, nem sabia.

  • Aldemário Filho disse:

    E o famigerado BMG do Ricardo Guimarães que tanto mal fez ao Galo, deita e rola com os patrocínios no futebol. Daqui a pouco estarão patrocinando gandulas, pomponetes e câmeras de TV. Haja apetite !

  • Hiane disse:

    ola,boa tarde!a nilza helena que escreve o texto mae cruzeirense escreve carta ao presidente do atletico,e a mesma que e escritora e escreveu o livro doa a quem doer?E um livro de cronicas do dia a dia,e fantastico e estou desesperada atras desse livro e não consigo encontrar,li na minha adolescencia,na cidade de almenara-mg,se puder me ajudar agradeço!Bjs

    – Contagem

  • é verdade Chico Maia, agora o pior é que os arbitros que anunciam os patrocinadores, alguns não ganham nada outros ganham uma mereca