Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Este blog também é Cultura: hoje, um pouco de português!

Português é uma língua danada, que merece cuidados especiais. Escrevi que Ziza “intermedia” parceria, e imediatamente o Frederico Dantas e o Mauro Lúcio Dias corrigiram, com direito a uma pequena aula do Mauro, que é da cidade de Conselheiro Lafaiete.
Corrigi, agradeci a ambos e fiz uma ressalva: já já alguém vai escrever dizendo que “intermedeia” está errado!
Não deu outra. O primeiro foi o JC dos Pampas, que quis dar um puxão de orelhas dizendo: “Prezado Chico,

Ninguém “intermedeia” nada, mas sim intermedia.

Abraço.”

 

Aprendamos todos com o Mauro Lúcio Dias:

“O verbo intermediar, derivado de mediar, é irregular:

eu intermedeio, tu intermedeias, ele intermedeia;
que eu intermedeie, que ele intermedeie, que nós intermediemos, que eles intermedeiem, nós intermediamos, vós intermediais,eles intermedeiam

Cuidado com o presente do subjuntivo desses verbos. Tome como modelo odiar:

que eu odeie, que tu odeies, que ele odeie, que nós odiemos, que vós odieis, que eles odeiem;

Um forte abraço e parabéns pelo trabalho”.

Obrigado caro Mauro, em meu nome, do JC e da maioria dos leitores do blog, porque quase todo mundo ficaria na dúvida ou erraria nessa aí.

E você me poupou de incomodar meus queridos professores de português, a quem sempre recorro quando tenho dúvidas: Valeriana Alves Costa, Celina Almeida, Marcos Barbosa e Valdemar Carabina.

Interessante é que o Macalé, lá de Brasília, também jornalista, metido a saber de português mais que os simples mortais, ficou calado.

Chato como é, se não se manifestou é porque também não sabia!

E vida que segue!


» Comentar

Comentários:
10
  • Ronaldo Totoli disse:

    Grande Renatão! Com o maior prazer irei participar da reconstrução do nosso Jacaré caso tenha a oportunidade! Entrarei em contato com vc mais tarde pra colocarmos o papo em dia!

    Stefano e Chico! Mandei a msg pq ontem bateu um saudosismo doído pois ontem seria aniversário do Paé q, tenho certeza, olha por todos nós lá de cima!

    Grande abraço!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Um abraço pro Ronaldinho Tótoli, amigo de velhas datas, neto do grande amigo e colega Dr. José Costa, que detestava o doutor. E sobrinho do saudoso Paé, também colega e amigo de infância, quanta saudade dos dois.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico Maia,
    quando comentei, no caso do promtor de SP e a rainha da Inglaterra, que errar é humano, recebi um monte de críticas aqui. Nada como um dia depois do outro, para o próprio autor do Blog cair na armadilha da língua pátria. Quem lida diariamente com a língua, sabe que derrapar é fácil, por isso não podemos ficar querendo exigir a perfeição, porque nós somos vítimas diárias, das dificuldades do português. Parabéns a você Chico, por calçar as sandálias da humildade e se retratar. Faltou na sua lista aí o Prof. Valdemar Carabina, ou por canetadas vermelhas sobraram mágoas de um passado tão distante? abraços

    • Chico Maia disse:

      Puxa vida, bem lembrado!
      Como esquecer do Valdemar Carabina!? Um dos melhores professores que a cidade já teve e ótima pessoa. Mágoa nenhuma, de ninguém, principalmente de mestres que, com o seu rigor, me ajudaram tanto!
      Abraço,
      CM

  • Renato Paiva disse:

    Fala Totoli!! Quanto tempo?! Não sabia que era frequentador do blog do Chico. Que beleza!
    Escreve essa aí! Quando voltar pra nossa terrinha, vamos colocar você pra participar da administração de nosso Jacaré! Precisamos de gente nova e capaz como você aqui pra tocar essa bola pra frente!
    Forte abraço! Fique com Deus!
    Vamos manter contato!
    renato@mpaiva.com.br

  • J.B.CRUZ disse:

    Tem muito sabichão tirando uma de professor de português que é analfa beto de Pai e Mãe..O que interessa é o comentário em sí e não ficar corrigindo os outros..Se entendeu bem, se não, amém..E dá-lhe Chico…

  • Ronaldo Totoli disse:

    Mas que “intermedeia” é feio, ah isso é….

    Chico, só queria deixar registrado o prazer que é entrar no seu blog todos os dias e me inteirar dos diversos assuntos tratados aqui, sempre com seriedade, responsabilidade e algumas vezes com humor e até desabafo!

    A leitura obrigatória diária do blog me faz matar, e muito, a saudade que tenho da nossa Sete Lagoas, mesmo que indiretamente, e é sempre divertido e interessante ler os comentários de velhos amigos e conhecidos como o Renato Paiva, Stefano Venuto Barbosa, entre outros.

    No mais, volto a insistir, não esquece de colocar um link aqui no blog da sua participação no Redação! Queria muito ver!

    Grande abraço!

    • Chico Maia disse:

      Obrigado Ronaldo,
      o prazer é meu ter um conterrâneo gente boa como você fazendo sucesso na terra do Tio Sam e ainda por cima nosso leitor.
      Vou providenciar o link.
      Abraço,
      CM

  • Guilherme Guimarães disse:

    Chico, boa noite!

    Sou colaborador do site guerreiro dos gramados, que é direcionado para a torcida cruzeirense, e sei que você acompanha o trabalho produzido pela nossa equipe. É com muito prazer que agradeço pela ajuda que você nos dá.

    Este contato é justamente para pedir mais um auxílio seu. Estou escrevendo um texto sobre o jogador Eli Carlos e queria muito a sua opinião a respeito dele. Queria saber qual a sua opinião sobre o posicionamento do jogador em campo, quais são as qualidades e os defeitos do ELI. Queria saber também se você acha que ele sofre algum tipo de preconceito por parte da imprensa mineira.

    Espero poder contar com sua ajuda. Publicarei este texto no site!

    Abração!

    Obrigado!

    – BH