Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Higuaín marca, Argentina vence e coloca Alemanha ‘na roda’

A Argentina mostrou no amistoso de hoje contra a Alemanha que será osso duro de roer na África do Sul a partir de junho na Copa do Mundo.

Do site Abril.com

* Cercada de desconfiança pela sofrida classificação à Copa do Mundo, a Argentina demonstrou força na noite desta quarta-feira. Atuando fora de casa, no estádio Allianz-Arena, a equipe de Diego Armando Maradona derrotou a Alemanha, tricampeã do mundo, pelo placar de 1 a 0 e silenciou os torcedores presentes no estádio. Com uma atuação muito consistente, especialmente no setor de meio-campo, que esbanjou categoria ao deixar o rival sem tocar na bola por um minuto nos instantes finais de duelo, o time sul-americano chegou ao triunfo com um gol do atacante Gonazalo Higuaín, que vive excelente fase no Real Madrid.

Diferentemente do arquirrival Brasil, a Argentina ainda terá mais dois testes antes da Copa do Mundo. O primeiro será realizado em 24 de maio, quando a equipe de Maradona terá pela frente a seleção do Canadá. Quatro dias depois, a Albiceleste enfrenta Israel. Ambos adversários não conseguiram classificação para o torneio.

Por sua vez, a Alemanha volta a campo no dia 12 de maio contra o modesto time de Malta. Antes do Mundial da África do Sul, os comandados de Joachim Low encaram a Hungria, em 28 do mesmo mês, e a Bósnia-Herzegovina, em 2 de junho, apenas 11 dias antes da primeira partida na competição ante a Austrália.

O jogo – Contando com o apoio da torcida, a Alemanha iniciou a partida atuando pelas laterais, especialmente pela direita, onde o jovem Thomas Müller, do Bayern de Munique, fazia sua estreia com a camisa germânica. No entanto, a forte marcação argentina, principalmente no setor de meio-campo, local em que Mascherano, Verón e Gutiérrez entraram para segurar o sistema defensivo armado por Maradona.

O equilíbrio tomou grande parte da primeira etapa, mas o pragmatismo alemão sofreu nos minutos finais. Aos 37, Angel Di María fez grande jogada individual, driblou dois zagueiros adversários e carimbou a trave de René Adler. O susto nos donos da casa embalou a equipe sul-americana, que seguiu dominando a partir de então.

Melhor no encontro, a Argentina conseguiu abrir o placar nos acréscimos. Depois de um chutão oriundo do campo defensivo, o atacante Gonzalo Higuaín, do Real Madrid, antecipou o goleiro Adler, que saiu precipitadamente da meta, e, de fora da área, tocou para as redes vazias. Festa de Maradona em Munique.

Na segunda etapa, Joachim Low mostrou-se disposto a armar a Alemanha de forma ofensiva. Pouco depois dos 20 minutos, o técnico da tricampeã mundial colocou em campo os meias Toni Kroos, do Bayer Leverkusen, e os atacantes Mario Gomez, do Bayern de Munique, e o brasileiro naturalizado Cacau, do Stuttgart, que fez sua primeira partida pela seleção nacional.

A grande pressão dos germânicos, contudo, não surtiu o resultado esperado. Enquanto a Argentina sofria com a fraca atuação de Lionel Messi, a Alemanha investia nas jogadas com Cacau, que entrou muito bem no duelo. Em arremates de fora da área, o jogador brasileiro exigiu grandes defesas de Romero. No entanto, o cansaço do forte ritmo atingiu os donos da casa nos minutos finais.

Dessa forma, a Argentina segurou o resultado e deixou a Alemanha confiante em uma excelente participação na Copa do Mundo da África do Sul. Nos instantes finais, a Albiceleste colocou o adversário ‘na roda’. Com toques envolventes no meio-campo, sob o comando de Juan Sebástian Verón, a equipe de Maradona não deixou o rival tocar na bola por praticamente um minuto. Assim, o triunfo acabou concretizado de forma categórica.

* http://www.abril.com.br/noticias/esportes/higuain-marca-argentina-vence-coloca-alemanha-roda-937949.shtml?utm_source=twitter&utm_medium=microblog&utm_campaign=twitter-abril


» Comentar

Comentários:
8
  • Adriana disse:

    Maradona é muito xato! :s

  • lúcio vieira disse:

    Chico Argentina tem de ser respeitada sempre, se faltar com respeito provavelmente perde, mesmo a Argentina tendo o Maradona como técnico.
    abraços

  • Thales Rosa disse:

    quem dera cara uma final em brasil e argentina.. seria o sonho de todos que gostam de futebol!!!!

  • Marcelo Silveira Fulgêncio disse:

    Caro Chico Maia:
    Gosto muito de ler sua coluna no Jornal Super.Parabéns pelo seu trabalho.Sou atleticano e venho observando que, nos jogos do Cruzeiro,quando o placar está apertado,acontece penalti para o Cruzeiro ou o time adversário tem algum jogador expulso e aí o Cruzeiro “deslancha”.Foi assim contra o Colo-colo e ontem contra o Uberaba.Quando não tem penalti e ninguém do time adversário expulso,o Cruzeiro “custa” a ganhar (foi assim contra o Ituiutaba, com um gol aos 44 do 2º tempo). É olhe que só mencionei os jogos recentes… Passe a observar a “COINCIDÊNCIA”!
    Grande abraço!

    – Belo Horizonte

  • Bruno Lage Biondo disse:

    Chico,
    Venho até aqui comunicar algo inaceitável para um time com tamanha tradição no futebol mineiro como é o VALERIODOCE. Time este que em números, só perdem para os grandes em MG. O Valeriodoce Esporte Clube está passando por uma das piores crises que já teve, e pode abandonar um torneio, antes mesmo de sua metade.

    Ajude-nos a dar outro fim a esta história, o VEC não merece acabar desta forma com tantos anos de garra e glória que teve até hoje. Nos ajude a divulgar isto, pois uma pessoa importante pro esporte mineiro como você não pode deixar isto passar.

    Obrigado pela atenção dada e continue assim, pois a sua qualidade e carisma sempre o levarão ao sucesso.

    – Belo Horizonte

  • J.B.CRUZ disse:

    Este ano o BRASIL vai ser Campeão e a Argentina vice….Não vejo outra seleção equivalente a essas duas, Espanha, talvez?!!.

  • Isael Souza disse:

    Chico sou seu fã, apesar da sua paixão cublistica ser contraria a minha, mais te respeito demais por sua militancia na crónica esportiva mineira, min da uma ajudinha ai, o meu Mequinha de T. Otoni ta sendo operado pela arbitragem, os grandes quando vem aT. O., O America mineiro reclamou do sol forte, o atletico ficou em Valadares criticando o gramado do Nassari Matarri, sem reconhece-lo, ai houve muita chuva, que pra min prejudicou o mequinha, eles empataram aqui fora as arbitragens. se vs que ter provas te enviarei. vc já viu bandeira dar penalty, ´so em cima do mequinha,grato sou seu fã

    – T. Otoni

  • Marcone Faria disse:

    Ao sr. Chico Maia
    Acabo de ver o jogo do Galo x América TO. Não quero falar sobre o óbvio da partida. Quero só lamentar que nosso futebol ainda não tem nem sombra do profissionalismo apresentado pelos norte americanos em eventos esportivos. Digo isso porque após o término do jogo pelo árbitro da partida o mesmo nem sequer tentou comunicar para a torcida presente no estadio a decisão de dar ponto final a partida. Nem mesmo aquele tradicional gesto com as mãos indicando o final. Vi que muitos, sem saber da decisão, ainda ficaram nas molhadas e frias arquibancadas. Isso mostra, e isso nem é novidade, que descaradamente o que importa no futebol é a TV e seus horários. Acredito que o dinheiro que os canais levam para os times é muito importante, mas seria educado e de bom tom se lembrar, ou ao menos fingir lembrar, dos torcedores de vez em quando.

    Um abraço em preto e branco,
    e longa vida a seu blog.

    – Belo Horizonte