Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Desabafo, torcida e resignação!

Crimes violentos acontecem todos os dias no Brasil nas pequenas e grandes cidades. Aumentam diariamente em quantidade e intensidade, mas a sociedade em geral só se dá conta do tamanho do problema quando alguém famoso se torna vítima e o assunto ganha as manchetes. Ou então quando se trata de uma aberração contra crianças!

A morte do chargista Glauco é um exemplo disso, e serve para reforçar a lembrança que qualquer um de nós está sujeito a viver uma situação dessas ou morrer, como ele morreu.

A violência faz mais vítimas entre os pobres e pessoas comuns, que não tem as condições mínimas de segurança que gente conhecida ou com mais dinheiro tem.

A minha revolta contra corruptos e corruptores tem base nessa situação. Quando vejo um político como o José Roberto Arruda preso, vibro e me encho de esperança novamente. Mas aí me lembro que tem gente demais que deveria estar ali com ele, e que falta a outra ponta: os corruptores. Empresários que compram políticos e outros agentes públicos e privados para aumentar seus lucros e levar vantagem.

Aliás, o governador preso de Brasília deveria estar era na Penitenciária da Papuda, no DF, como manda a lei, e não numa sala especial da Polícia Federal. Quando eu era estudante de Direito, sempre questionei aos professores o por quê de graúdos (com curso superior ou endinheirados) terem direito a “prisão ou cela especial”. São justamente os sujeitos que deveriam ser os mais penalizados, porque tiveram acesso a escola, ao dinheiro e ao poder, coisa que os bandidos ladrões de galinha não tem.

O Brasil é um dos países que mais arrecadam em tributos no mundo. O governo esfola os cidadãos e principalmente as empresas cobrando impostos absurdos. O dinheiro arrecadado daria para gerar escola de qualidade em todos os níveis para todos os brasileiros, saúde, infra-estrutura, enfim, tudo para que a vida de todos fosse melhor e houvesse menos criminalidade.

Mas não tem jeito: grande parte do dinheiro vai para a corrupção e os “pedágios” para transações envolvendo os três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário.

A maioria dos políticos faz discurso moralista antes de se eleger ao primeiro cargo e depois muda completamente quando chega ao poder, alegando que a “governabilidade” exige.

Quando o país parecia que ia tomar um rumo, aproveitando o embalo de JK, veio Jânio Quadros, que assumiu dizendo: “em campanha eu fazia o que o povo pedia; no poder, faço o que o povo precisa”.

Depois de sete meses de loucuras presidenciais, tentou um golpe nas instituições, renunciou e deu no que deu: João Goulart “o frouxo” foi posto pra correr, e aconteceu tudo o que não podia: uma quartelada que durou 21 anos e voltou o país à estaca zero.

Tancredo morreu antes de assumir; Sarney “o desprezível” acabou de ficar rico, sem se esquecer da família e amigos!

Collor foi reduzido a “malandro Coca-Coca” pelo que veio depois do Itamar, o único que fez algo realmente diferente na nossa recente democracia, ao criar o Real. Ridicularizado e sacaneado pela grande imprensa nacional, de forma orquestrada, porque contrariou os interesses dos tubarões da mídia e seus patrocinadores.

São os famosos “interesses inconfessáveis” aos quais se referia Leonel Brizola, outro reduzido a pó pela grande mídia, por contrariar aos interesses dela.

Fernando Henrique Cardoso, presidente, pediu que esquecessem o que ele escreveu quando era aluno da Sorbonne e professor.

Lula “nunca soube” o que os seus “aloprados” andaram aprontando, e bom de lábia, está entrando para a história como aquele que melhorou um pouco a qualidade de vida do povão…

E vida que segue e vamos levando a vida porque este é o nosso país! Para entendê-lo melhor e porque somos assim, vale ler “1808”, a história da vinda de Dom João VI e a corte portuguesa para cá, de autoria do Laurentino Gomes.

Se o simpático, porém feroz gordinho não tivesse vindo, poderíamos estar em situação bem pior!

Por isso temos que agradecer a Napoleão Bonaparte eternamente, por tê-lo botado pra correr de Lisboa!

Como não inventariam ainda melhor regime político que a democracia, só através do voto, podemos mudar. Vamos tentar votar melhor em outubro!

Reitero que não sou e não serei candidato a absolutamente a nada! Nem a síndico de onde moro!

Estou apenas desabafando, torcendo para que não aconteça comigo ou com você que me lê neste momento, o mesmo que aconteceu com o Glauco e está acontecendo com milhares de anônimos neste instante, Brasil afora!


» Comentar

Comentários:
8
  • Crys Mello disse:

    Mandou bem CM!
    Tudo de bom, hoje e sempre.
    Crystina

  • Bruno Silva disse:

    Caro Chico, parabéns pela boa coluna. O que me deixa mais triste, é que nada vai melhorar, nunca vai mudar. O que “mata” o Brasil é a impunidade. Mas não podemos esperar nenhum tipo de melhora, já que os que tem o poder de endurecer as leis, não tem o mínimo interesse em faze-lo, afinal não querem dar um tiro no pé.
    Mas na verdade, a culpa é um pouco nossa também. Alguém tem dúvida que se o Arruda se candidatar a alguma coisa daqui um tempo, ele será novamente eleito? Eu não tenho. Os exemplos estão aí, Maluf, Collor, Sarney… O povo não gosta de política, por isto é “escurrassado” pelos que gostam. É só ver o numero de comentarios deste post, e comparar com os que falam de futebol.
    Há um certo tempo, o governo argentino confiscou o dinheiro do povo, no chamado “curralito”. Resultado: Milhares e milhares nas ruas, quebradeira geral nas ruas. O governo tremeu e deu seu jeito rápido. Por aqui, se aceita tudo calado, e os que resolvem protestar, são atropelados por cavalos como aconteceu em Brasília. Como já li em algum lugar, “a indignação do povo brasileiro, é um pássaro que não sai pela janela”, e é tudo que turma de Brasília quer.

  • Alisson Sol disse:

    Há violência e injustiça no Brasil, mas é preciso notar que este caso específico parece estar virando algo bem diferente de um crime comum, a partir da identificação do suspeito.

    O fato de alguém fundar uma igreja em que os frequentadores tomam bebidas como daime é bem correlacionado com “ser morto por alguém fora de si“. Acho que a violência que causou a morte de Glauco é bem diferente daquela que mata milhares de pessoas anonimamente no Brasil.

  • Frederico Dantas disse:

    Chico.

    Boas verdades.
    O mundo nos brinda com conforto e tecnologia, provenientes de boas cabeças, mas ao mesmo tempo nos dá uma senhora safra de pulhas.
    Como tem gente porqueira neste mundo. Isso não tem classe social, cor credo ou qualquer ou distintivo. É uma m…

  • Anderson Palestra disse:

    O nosso país me lembra aquela velha piada que Deus deu um tiquinho de minério pelo mundo e um tantão para o Brasil, deu um pouquinho de ouro para restante do mundo e um tantão para o Brasil, deu terras onde se plantando tudo dá ao Brasil e para o restante do mundo deu deserto, terremoto, ciclone, etc… Daí alguém questionou “Deus, você está sendo injusto” e Deus “Calma lá, você vai ver o povinho que eu vou botar lá.
    O povinho não é a população sofrida e miserável, são os governantes, são as compras e vendas de voto por um saco de arroz ou de feijão. São os endinheirados que oprimem o povo e os coloca cada vez mais pobres.
    Eike Batista.
    Me pergunto, porque tanta ganância? Dinheiro é bom, bom para poder realizar sonhos, ainda que sejam sonhos materialistas/capitalistas. Mas muito dinheiro serve para quê?
    Nosso país não terá solução enquanto não houver distribuição mais igualitária de dinheiro. Muitos odeiam Lula, mas ainda que tenha realizado programas assistencialistas, foi o presidente que mais olhou para a classe miserável, ainda que à custa da sofrida classe média.

  • EDUARDO BH disse:

    caro CM,
    Por causa ,principalmente da impunidade que reina no nosso País ,fui contra a vinda da copa do mundo . A violencia desenfreada e aparentemente sem solução a curto e médio prazo, corrupção, desrespeito com o dinheiro e patrimonio público , discursos mentirosos e enganosos dos políticos (cadê o metrô que prometeram para BH)etc… colaboram para que o Brasil não merecesse tal honraria.
    A poucos dias, o nosso Presidente desdenhou e minimizou o problema quando questionado sobre a promessa de acabar com a violencia que pode comprometer a realização da Copa por aqui.
    Ora…é muita hipocrisia. Vc tem muita razão quando lembra da importancia de votar melhor em outubro.
    saudações.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Chico, ao estudar o Império temos que ver o lado bom e o lado ruim da vinda da família imperial.
    D. João VI urbanizou e “favelizou” o Rio de Janeiro, pois, expulsou para o subúrbio ex moradores do centro do Rio, para dar lugar aos nobres português que para aquí vieram.
    Inaugurou Universidades, Jardim Botânico, o Banco do Rio, atual Banco Central, e inúmeras benfeitorias, porém, deu início à nossa Dívida Externa, ao efetuar inúmeros acordos com a Inglaterra, o fiel escudeiro que o protegeu diante das investidas de Napoleão. Quando foi embora limpou os cofres do Banco.
    Mas concordo com você que os grandes males, porque passamos, deriva sim da corrupção dos políticos, que fazem leis destituidos de qualquer conhecimento técnico e fazem uso de meios ilegais para locupletar-se.
    Aí eu te pergunto: para que tantos vereadores se já temos os presidentes de associações de bairros para cobrar do prefeito? Para que tantos deputados estaduais se já temos os prefeitos para cobrar do governador? Para que tantos deputados federais se ja temos os governadores para cobrar do presidente? Sem contar o Senado.
    Por isso é que penso, a corrupção e os gastos desnecessários com o erário público, fazem falta na hora de investir em segurança, saneamento básico, saúde e educação.

  • Lima disse:

    Chico assino embaixo do que você disse, e digo mais a democracia é o melhor regime que podemos ter, mas não funcionando como funciona no Brasil(xerox dos EUA), sinceramente não vejo nenhuma utilidade em termos senado e câmara a não ser tornar mais caro tudo o que necessita passar pelo legislativo nesse país, creio que apenas a câmara seria mais que o suficiente, e me digam caros colegas de blog que falta faria ao país se de hoje para amanhã cortassem pela metade as cadeiras de todas as casas legislativas desse país(câmara dos deputados, senado, assembléias legislativas e câmaras municipais)(Só faria falta a quem que se eleger e garantir logo uma teta), é muito dinheiro indo pelo ralo e não atendendo às reais necessidades do povo brasileiro. Mas esse é o preço que pagamos por ser um povo por demais pacato(eu me incluo nessa leva) e que não sabe e não respeita a importância do seu voto, troca votos por favores, votam em dirigentes de futebol de um clube mesmo sabendo que ele nada acrescentará a nossa nação e nem mesmo irá comparecer as assembléias para honrar o salário que recebe(em dia). Para sairmos dessa situação, só com educação, e como esse não é o interesse de quem nos governa, nos resta expressarmos em um blog na esperança de sermos lidos por alguém e de começar a plantar a semente que um dia pode salvar essa nação.