Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Gastança com a Copa no Brasil será muito maior que na Africa do Sul

Quem lê este blog ou minhas colunas no O Tempo e Super Notícias, desde a Copa das Confederações, ano passado, na África do Sul, vai se lembrar o que falei sobre os preparativos do país para a Copa do Mundo deste ano: eles ignoraram muitas exigências do tal caderno de encargos da Fifa e a entidade teve de engolir. Há exageros realmente inaceitáveis neste tal caderno. Como os sul-africanos viram que a “dona Fifa” não era tão durona como fingia ser, deram uma boa relaxada em muitos aspectos.

Os arquitetos brasileiros que estão lá visitando os estádios da Copa estão constatando isso e voltarão ao Brasil com a certeza que aqui não há necessidade de se gastar tanto dinheiro com os nossos.

Só que aqui há uma diferença: a maioria absoluta dos envolvidos quer que se gaste sim, com muitas e muitas obras em nossos estádios, quanto mais caras melhor, para eles.

É comissão demais em jogo!

Veja a nota que saiu na coluna Painel, da Folha de S. Paulo de hoje:

“Teoria da evolução”

Em visita recente às arenas sul-africanas que serão usadas na Copa do Mundo deste ano, o grupo de arquitetos brasileiros envolvidos nos projetos de reforma e construção dos estádios para o Mundial de 2014 chegou à conclusão de que a Fifa usa “dois pesos e duas medidas” em relação às exigências feitas para cada país. Ao constatarem as condições dos estádios da próxima Copa, alguns ainda inacabados e outros antigos, os arquitetos avaliam que a cobrança feita ao Brasil é muito mais rígida do que a dirigida aos africanos.


» Comentar

Comentários:
2
  • Paulo Torres disse:

    Vale lembrar também da Copa de 2006, que teve estádios deslumbrantes como o Allianz Arena em Munique e o HSV Nordbank em Hamburgo, mas chegou a ter uma semifinal disputada no antiquado Westfallenstadion, em Dortmund. Um estádio enorme, muito bonito, com uma torcida fanática, mas sem área de circulação interna, com entrada complicada para os torcedores e com a sala de imprensa improvisada em um centro de convenções vizinho, a uns bons 500 metros de caminhada.

  • lúcio vieira disse:

    Detalhe foram gastos 400 milhões com o maracanã para o pan para que ele ficassa padrão internacional e não devendo nada em modernidade para qualquer estádio do mundo, dois anos depois vem o anuncio da copa e ele ja ficou obsoleto e ja precisam de 500 milhões para atualiza-lo, vale lembrar que com 600mihões é um orçamento padrão para construir um estádio de ponta com capacidade de 60 mil espectadores, isto é, a cara de pau do carioca é de madeira nobre, agora vem com esta chantagem dos royalties que não conseguirão fazer a copa, se acontecer outras cidades agradecem pois o Brasil poderá ter outra sede e quem sabe teremos uma final de copa aqui em Belo Horizonte.
    abraços Chico