Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A triste agonia de um grande clube: “Salvem o Valério ou afundem Itabira!”

Texto dramático do José Sana, jornalista e diretor da Revista De Fato, de Itabira, sobre a situação do Valeriodoce Esporte Clube:

* Salvem o Valério ou afundem Itabira!

Amigos, não quero saber quem tem razão, se a Vale é culpada ou não; se a Prefeitura tem a sua parcela de má vontade ou não; se a comunidade está omissa ou não e se a diretoria do clube é incompetente ou não. Seja qualquer for a verdade, com voz ou entalado, dou meu grito particular, que registro para a história: salvem o Valério ou afundem Itabira!

A mãe do Valério todos conhecem: é a Vale, ninguém mais. Durante o governo de Olímpio Pires Guerra (1993-1996), a empresa doou à Prefeitura esse presente de grego e nós, da revista DeFato, noticiamos e denunciamos a entrega do futuro elefante branco. Por que presente de grego? Porque a doadora não deu condições para manutenção do clube. Minto. Ela chegou a planejar, estudar e criar o Valério S.A., mas tudo, como muitos projetos que vemos por aí, no Brasil e no mundo, ficou apenas no papel.

A comunidade não gostava, com desraigado amor, do Valério nos tempos em que a mineradora impunha, com dedo de ditadora, os seus presidentes. A torcida vaiava os jogadores, os chamava de “come-quieto”, porque os via receber da empresa um salário de supervisor, ficar por conta da bola, e nem sempre retribuir a confiança depositada com vitórias ou vontade de vencer. Quando o Valério começou a andar com as próprias pernas, aí, sim, os seus apaixonados adeptos cresceram e somaram-se a Ceomar Santos, Joaquim Cinédia, André de Caux, Joaquim Matheus, entre outras centenas de fiéis valerianos. É um paradoxo que poderia ser a justificativa do afastamento da mãe, que abandonou o filho e o deixou à mingua.

A Prefeitura é a dona das instalações do Centro Esportivo Israel Pinheiro. Também a municipalidade tem o dever de zelar pelo nome da instituição. Aliás, Prefeitura e Vale andaram subvencionando jogos do clube durante algum tempo, enquanto o barco afundava por falta de planejamento estratégico, sequer a médio prazo. É verdade que, de inadimplência em inadimplência, caminhou a proibição do poder público de manter as ajudas ou esmolas. Esta a saída para que não chegue ao clube um socorro financeiro direcionado à sua manutenção.

O secretário de Governo, Oldeni José dos Santos, teve e tem uma explicação inquestionável: todo o dinheiro que a Prefeitura depositar na conta do Valeriodoce Esporte Clube seria ilegal e, mesmo se fosse permitido, os valores seriam abocanhados pela Justiça, que já penhorou até as cuecas e os telhados do tradicional clube itabirano. Reginaldo Sá, em contraposição à palavra de Oldeni, diz que falta vontade política. Sem entrar no mérito da questão, não sabendo com profundidade até aonde vai o buraco, tenho o dever cristão e humano de concordar com o Nanaldo. Falta, sim, vontade política. Ou falta amor. Ou falta consciência. Ou sempre falta alguma coisa.

Abro um parênteses para dizer que o secretário de Esportes, Geraldo Martins da Costa, o Lado de Dona Dudu, não estava presente à coletiva desta terça-feira. Por quê? Qual o problema? Quando se trata de resolver as questões ligadas ao Sada/Cruzeiro, sempre o Lado caminha na frente. E por que não quando o abacaxi é duro de ser descascado?

Fecho o parênteses. Alguém está na UTI e esse alguém é importante para nós. É nosso irmão, patrimônio itabirano e a hora é esta de salvar a sua vida. O doente sofre de uma infinidade de males, está atacado de dores em todas as partes do corpo, os médicos dizem que somente um milagre pode salvá-lo. Mas nós, ao enfermo ligados, que o amamos fervorosamente, acreditamos no milagre porque o quase defunto ainda respira e respira forte.

Ao fazer as minhas colocações neste espaço em que posso exprimir o meu próprio pensamento independentemente até do conselho de meu pai que há 21 anos se foi, quero reafirmar que, pelo que sinto, a situação é grave. São dívidas acumuladas que estariam impedindo o clube de prosseguir a vida normal. Mas falta vontade política, concordo com Nanaldo, por culpa da falta de liderança à altura, falta alguém forte gritar com voz de trombone a necessidade de uma união geral em torno do objetivo único e inalienável: salvar o clube itabirano, tradicional, representativo de nossa vida, um símbolo da capital brasileira do minério de ferro.

Há quem pense, mas sem meditar e refletir convenientemente, que tanto faz o VEC resistir quanto ele morrer. Mas, eu digo não. E repito: não. Não, porque tudo reflete em nossa vida. A vida comunitária é um conjunto de lugares, objetos, pessoas, costumes, enfim, cultura, e ela permanece, continua, estabelece-se. Cria-se motivação ou o contrário, a paralisia e a depressão coletivas. O Valério faz parte de nosso sentimento, de nossa vida, de nossa respiração e precisamos tirá-lo dessa situação mesmo que seja morrendo por ele e com ele. Sem demagogia, porque não sou mais político e jamais voltarei a sê-lo: morro com ele porque amo Itabira. 

Alô, Vale, Prefeitura, entidades comunitárias, religiosas, filantrópicas, educacionais, clubes de serviço, o povo todo, incluindo da região: vamos salvar o Valério? Ou vamos afundar Itabira? Escolham já e urgente porque o oxigênio do doente está acabando.

P.S.: Minha definição exata de vontade política: todos juntos motivados em busca de um ideal, porque na democracia quem faz não são os representantes do poder público, mas a comunidade civil organizada. Um dia a Fachi estava acabando, mas a vontade política do povo de Itabira criou a Funcesi, hoje um exemplo para nós. Que assim seja feito com o Valeriodoce Esporte Clube.

* http://www.defatoonline.com.br/colunas/?IdColuna=2


» Comentar

Comentários:
11
  • luiz pereira da silva disse:

    gostaria de parabenizar o jornalista jose sana pelo brilhante comentario feito a respeito do valerio. fiquei muito emocionado quando o mesmo relatou da triste agonia que vive o nosso dragao vermelho.tenho hoje 51anos desde 1974 que eu me envolvi com o futebol e com a historia do valerio hoje moro em araxa /triangulo mineiro sou funcinario dos correios sou torcedor do araxa esporte clube que alias vive iqualmente a mesma historia do glorioso dragao. morei na cidade de itabira muitos anos tenho um carinho muito especial pelo povo desta cidade e especialmente pelo valerio espero que as autoridade juntamente com toda populaçao tire o dragao da uti.valeu cade a vale do rio doce gente, cade os politicos! obrigado luizpereira araxa/mg

  • luciano da silva disse:

    do Rio de janeiro e muito triste a cituação do valerio mais vai uma sugestão?
    procura saber o valor real da divida procure a diretoria do club caso ainda esista
    caso não esista procure se colocar como o tal e convoque a comunidade para um multirão financeiro para pagar a divida dando-lhes titulos de socio para os
    colaboradores

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Será que o SAMIS ainda joga lá??? rsrsrs Lembro que ele disputou uns 12 campeonatos mineiros seguidos, pelo Valério… rsrsrs

  • francisco barbosa disse:

    J.B.CRUZ belo comentário só que o Formiga tem feito boas campanhas no módulo II nos ultimos anos (qualquer hora volta a elite).

    Alisson Sol seus comentários são na verdade uma aula de administração,

    Para informar A PREFEITURA DE ITABIRA em janeiro e fevereiro /2010 arrecadou:
    R$ 12.740.377,38 de ICMS
    R$ 3.333.013,19 de Contribuição Financeira s/ Exploração Mineral ~
    essas informações consegui nos sites da Fundação João Pinheiro (icms) e Site do Banco do Brasil (cfem), portanto Itabiranos solicitem na Prefeitura relatórios ref. as despesas pagas com tais recursos (notas de empenho e respectivos comprovantes para fazer isso procurem a AMABAC- AMIGOS ASSOCIADOS DE BARÃO DE COCAIS e/ou visitem o site http://www.amarribo.org.br

  • Renato Paiva disse:

    Desejo dias melhores para o Valeriodoce. Espero que as pessoas se unam em torno do clube, assim como está sendo feito em Sete Lagoas para salvar o Democrata.

  • Alisson Sol disse:

    Senhoras e Senhores,

    Passados mais de 10 anos, pode-se discutir e investigar se houve ou não irregularidade na privatização da Vale do Rio Doce. Mas a empresa já foi privatizada. Não pode mais se dar ao luxo de ficar fazendo beneses com o dinheiro dos aposentados atuais ou futuros. Por exemplo, estima-se que 52% das ações com direito a voto na Vale pertencem a um fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil.

    Porque um funcionário do BB vai querer que o seu fundo de pensão gaste com publicidade? Por que eu, cliente do BB, vou querer que o banco possa vir no futuro a cobrir rombos do seu fundo de pensão ao invés de diminuir minhas taxas ou aumentar o retorno nos meus investimentos?

    Direito mineral no Brasil é da União. Temos que parar com este “incentivo à preguiça” de querer dar dinheiro a pessoas só por “estarem próximas” de onde se extrai algum mineral e, como no caso do “pré-sal”, às vezes até estarem “longe”.

  • J.B.CRUZ disse:

    Nas décadas de 60 a 80, VALERIO DOCE vinha oa Mineirão e ganhava de CRUZEIRO E Atlético sem fazer retranca…Eram outros tempos…

    Hoje sem Dinheiro não se faz nada….

    É uma pena, mas quantos clubes do interior já sucumbiram por falta de dinheiro..Metaluzina(Barão de Cocais),Meridional,(conselheiro Lafaiete),Formiga,(Formiga),Araxá(Araxá),fluminense de Araguari,Bela Vista Sete Lagoas, Nacional de Uberaba,Vila-do-Carmo Barbacena,nacional de Muriaé,Pedro Leopoldo,Siderúrgica de Sabará,Flamengo de varginha,Atlético Três Corações,Sport e tupinanbás de Juiz de Fora,Ateneu de Montes Claros e Independente de Uberaba…
    Times que naquele tempo davam dor de cabeça para CRUZEIRO,ATLÉTICO E AMÉRICA…Ficou na Lembrança…

  • Welison Araújo disse:

    O valério com seus 68 anos de história esta acabando e por falta de apoio dos politicos locais e principalmente da sua “Mae” a VALE que ignora o filho, vale que leva nosso minerio e nossa esperança… esperamos por uma luz no fim do tunel, pois se o valerio acabar itabira perde muito mais que um clube de futebol perde uma parte enorme de sua história.
    Obrigado Chico Maia por sempre lembrar do valério.

  • Severino Octavio Teixeira Fidelis disse:

    É lamentável a situação do Valério Esporte Clube,Chico Maia me lembro dos tempos de um Valério muito forte,de Maluf Supervisor,Diretor de Futebol e depois Presidente de Li de João Bosco Diretor de Futebol.Me lembro até de uma de suas vindas aqui em Itabira.Vc após a partida ficou tomando cerveja,nos arredores do Israel Pinheiro.Lembra? O VEC de Anderson,Julio Verne,Taú,Geraldinho,Claudinho,Jorge Nobre,Maneca,Zé Mauricio,Mauricinho,Dr.Aramis Silva,Jair Bala Treinador,Samir,João Batista,Marcus Vinicius,o VEC Bi Campeão Mineiro de Juniors,o VEC Campeão do Interior,Campeão da Taça Minas Gerais. Esse VEC infelizmente ACABOU.Vai cair para a TERCEIRA DIVISÃO DE MINAS GERAIS.

  • A VALE é a maior culpada não só pela situação do Valeriodoce, mas também pela feiura que se tornou o entorno de Itabira hoje.
    Além de investir no time, essa gigante do minério deveria recuperar áreas degradadas do município, investir no patrimônio cultural,histórico e artístico, além de pagar melhores salários na região.
    Há uma possibilidade da Vale construir uma siderurgica em Mnas, caso não vá para o Pará como quer uma candidata a presidente que se diz mineira. Se realmente essa siderúrgica vier a se instalar em Minas, que seja no município de Itabira, berço da companhia, que até agora recebeu muito pouco em troca do que já foi explorado alí.

  • POW,Q SALVEM O VALERIO,TIME Q JA GANHOU DO GALO E DA TURMA AZUL … TIME DE TRADIÇÃO…É TRISTE VER ISSO!!!