Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Por “culpa da imprensa” um grande time ficou esquecido

Possivelmente foi um dos grandes times da história do futebol de Minas, mas (a imprensa é sempre a culpada), nunca foi devidamente divulgado e valorizado. A “máquina” do Esporte Clube Conceição dos anos 1970: Tininho, Condonga e Arara, Ananias, Três Pau e Frajola, Kubu e Zebu, Adica, Cuié e Lebréia!

Imaginem o Caixa ou o Galvão Bueno transmitido um jogo com esses nomes!!!

FLORIPACONCEICAO 073

 

Essas e outras histórias são contadas em Conceição do Mato Dentro. Neste momento, aqui na Pousada Alto do Baú, cujo dono é irmão do atual “Rei”, João Bosco, que junto com a esposa (e Rainha) Betânia, farão a tradicionalíssima festa do Rosário no dia primeiro de janeiro, que tem “apenas” 281 anos de existência.


» Comentar

Comentários:
4
  • Chicão,
    Que me perdoem Cuié, Adica e Lebréia mas, os filhos de D. Alexina não passavam perto nem do banco do melhor Esporte Clube Conceição de todos os tempos;
    Uma escalação dos meus tempos, anos 70, mostraria :,br>
    Oscar no gol, Golô na lateral direita, Adão Soldado de beque central, Remílson de quarto zagueiro e Lobo na lateral esquerda.
    Jujuca, Zagallo, Adãozinho e Binha (Bigode) no meio-campo;
    Betinho do Adão e Zé da Olguita na ponta-esquerda.

    Contra este time rivalizava o melhor Maranhão da história que tinha :
    Salabin, Caparrato do João Valeiro (que ganhou do meu pai uma chuteira olé novinha em folha em 1970), Chico do Demerval, Nilo Sérgio e Lourival da Benfica; Kabutê, Robertinho do Zé Freire e Roberto Ferreira; Magno Tomé, Xiquinho do Deca e Tiú.

  • MARCIO MATA disse:

    Acabei de atualizar o blog com duas charges – Convido a todos para a uma breve visita – Olha o link http://www.dzai.com.br/marciomata/blog/charges – MARCIO MATA.

  • Olá Chico, é um prazer comentar em seu espaço.

    Posso dizer que não teria preço ou recompensa maior de ter o Caixa narrando uma partidas com nossos conterrâneos. Não só por Conceição, mas por todo o interior de Minas existem grandes atletas e grandes nomes ocultos que sem duvida, fariam grande diferença se a oportunidade não surgisse somente para poucos.
    Por isso, continue trazendo a tona estes nomes, de pessoas próxima e queridas de nossa terra amada, nossa Conceição do Mato Dentro.

    Abraços a todos,

    Coryntho Filho

  • Luiz Fernando disse:

    Realmente, Chico, O Esporte Clube Conceição, marcou época nos anos 70 aí em Conceição, era um time de respeito em toda região do médio espinhaço. Não tive a honra de ver estes jogadores que vc escalou atuando, mas os nomes deles são bem familiares.
    É triste ver uma das maiores atrações esportivas de CMD se acabar por má administração e imcompetência de seus dirigentes. Como era gostoso ir ao estádio Dr. Juvêncio da Silva Guimaraes (Juvenção) nas tardes de domingo para assistir ao jogo Esporte Clube Conceição, velhos e bons tempos…..D
    Discordo de vc quando diz que a “culpa” é da impresa que não divulgou e valorizou o time, acho que foram os próprios “cartolas” conceisionenses que não se deram o devido valor ao administrarem o clube, que diga-se de passagem, possuidor de um patrimônio considerável para um time amador do interior de MG, e por pura imcompetência e irresponsabilidade deixaram o clube na situação em que se encontra.
    Mais triste ainda é ver o estádio Juvenção (palco de grandes eventos esportivos e de lazer (forró do jubileu) ser interditado, pois foram encontrados diversos focos com dengue……é triste, Chico, se o nosso eterno médico e ex prefeito, o saudoso Dr. Juvêncio que nos perdoe, por toda a nossa imcompetência!!!!
    Feliz pascoa pra vc!!!!
    Acompanho diariamente, seui Blog, e não somente como torcedor do Cruzeiro, mas principalmente como Conceicionense, fico muito orgulhoso de ver suas matérias sobre nossa querida Conceição, parece que vc é mais conceicionense do que setelagoano. Me orgulha muito o carinho que vc tem por esta terra!!!
    E quanto ao João Bosco e Betânia, serão reis em jan/2010, e com certeza esta festa ficará para a história de CMD, haja vista a habilidade e identificação que ambos tem com Conceição!!!
    Por fim, Chico, lembrei que tive o prazer de conversar com vc pessoalmente por duas oportunidades, a primeira foi quando vc esteve na empresa onde trabalho, a Patrus Transportes Urgentes Ltda, acompanhada do nosso diretor Marcelo Patrus, e a segunda e mais marcante, foi aí mesmo em Conceição, lá na Praça da Saudade, no Bar do Kelé, e por coincidência, naquela ocasião, perguntei a vc, sobre crônica esportiva no Brasil, citei alguns nomes que eu gostava de ler nos jornais e escutar pelo rádio, e vc a medidad que eu os citava, sem perder sua ética e postura profissional emitia sua opinião, a propósito lembro que citei o Armando Nogueira, que infelizmente nos deixou, e vc contou um caso, entre vc, ele e o telê Santana, me lembro do fato, mas não estou me lembrando do caso completo…parece que ele havia lhe pedido alguma informação, e o Telê em tom brincadeira, falou algo de Sete Lagoas e logo emseguida o Armando retrucou dizendo que era de Xapuri no AC………posta esta história aí Chico……….

    Abraço forte;

    Luiz Fernando Simões dos Anjos