Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Incompetência é coroada na reta final do “Avacalhadão 2010”

Perto por fim, não poderia faltar mais um exemplo de esculhambação no Campeonato Mineiro. Concordo totalmente com o texto do jornalista Marcelo Bechler Machado, em seu blog:

* Semifinal no sábado e as datas mal planejadas do campeonato mineiro

O presidente da federação mineira de futebol, Paulo Schettino, garantiu em entrevista à rádio Inconfidência onde e quando serão os confrontos das semifinais. A entrevista foi realizada enquanto Democrata e Villa Nova se enfrentavam e o presidente afirmou: passando o Democrata, o confronto com o Atlético acontece no sábado, às 18h30, em Ipatinga. Como o Ipatinga desclassificou o Tupi, com empate por 1 a 1, joga contra o Cruzeiro domingo às 16h, também no Vale do Aço.

Paulo Schettino explicou o porquê da Pantera ter que enfrentar o Atlético menos de 66 horas depois do final de seu jogo: o artigo 93 do regulamento geral de competições da CBF, em seu parágrafo segundo, reza que “no caso entre clubes de uma mesma cidade ou que distem entre si menos de 150km, o intervalo entre os jogos poderá ser de 44 horas”. Como o clube da capital mandará seu jogo em Ipatinga, a 105 quilômetros de Governador Valadares, ninguém está infringindo o regulamento da entidade nacional.

Imbróglios resolvidos – embora o Democrata se sinta lesado por jogar em um espaço de tempo tão curto – fica a discussão: o problema da falta de datas não seria facilmente evitável? Ora, a CBF reserva 23 datas para os torneios estaduais, o campeonato mineiro tem 17 rodadas. Eliminando as datas de 07 e 08 de abril e depois de 10 e 11 (uma vez que o Mineirão está alugado para um show de axé e é a casa de duas equipes que previsivelmente estariam entre as quatro primeiras), ainda sobrariam quatro datas ociosas para a competição.

Custa a clubes e principalmente federação pensar o campeonato com um pouco mais de cuidado antes que os problemas tomem as proporções que tomaram em 2010?
Acesse: www.blogdemarcelomachado.blogspot.com

http://www.dzai.com.br/marcelobm/blog/marcelobm

Marcelo Bechler.
Produtor/repórter – Jogada de Classe, TV Horizonte.


» Comentar

Comentários:
27
  • Gustavo disse:

    Danilo, desde quando a sede do galo é Ipatinga? Se é lá, então o primeiro jogo com mando do galo deve ser lá e o segundo com mando do Democrata deveria ser lá também.

    Tá na cara que tudo isso é feito de propósito para no final dar o de sempre.

    Bobeira mesmo é ficarmos discutindo e perder tempo com bandidagem.

  • Bertoldo disse:

    Não sei o motivo da choradeira, o Cruzeiro também faz isso todo ano.

  • Paulo Henrique disse:

    Seria razoável colocar na quarta dois jogos cujos vencedores se enfrentariam numa semifinal no sábado. E na quinta dois jogos cujos vencedores se enfrentariam no domingo.

    Um exemplo, considerando o problema falta de estádio, galo x américa e demo x vila na quarta para jogarem a semi no sábado; cruzeiro x uberaba e ipatinga x tupi na quinta para jogarem a semi no domingo.

    Se o Ipatinga fosse eliminado, ainda daria prá colocar os dois jogos no mesmo dia (com Cruzeiro e Galo em estádios e horários diferentes) ou no sábado e domingo, ambos no Ipatingão.

    Tão simples! Por que será que fizeram confusão? Seria pura incompetência da FMF ou interesses maiores (TV) por trás?

    Mais difícil que entender isto, só entender como o presidente do Democrata (falso, pois original é o Jacaré) assinou um acordo sujeitando seus atletas a isto.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Valeu Dudu GALOMAIO e Fabrício !

    Também peguei carona na dica… rsrs

    Abraços e bom fim de semana !

  • Dudu GALOMAIO disse:

    E pelo o visto o Clayton “boleiro” já aproveitou a dica tb… hehehe

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Valeu pela dica Fabrício! 😉

  • Macalé disse:

    E tem gente que defende com unhas e dentes o campeonato rural…

  • danilo disse:

    Então, meu caro Gustavo.

    De acordo com o que vc postou em seu comentário, no § 2° do Art. 93 do RGC, “…Clubes que distem entre si menos de 150Km, o intervalo entre os jogos poderá ser de 44 horas”, certo?

    Portanto, o Galo mandará o jogo em Ipatinga, distante de GV em 105Km, sábado, às 18h30, cerca de 46 horas após o termino de Democrata X Villa Nova, em GV.

    Entendo então que: Atlético – sede: Ipatinga X Democrata: sede Gov. valadares – 46hs de intervalo.

    Tudo dentro do regulamento.

    Fosse o jogo em BH, estaria contra o regulamento.

    A FMF está correta em marcar o jogo para sábado.

    Lembremos também que para a TV Globo (quem manda em tudo) está de ótimo tamanho. Pay-per-view vai faturar sabadão!!!

  • Gustavo disse:

    Eu gostaria de saber o porque do Paulo Schetino não ter usado o parágrafo 1o. do mesmo artigo para defender o América de Teófilo Otoni naquele jogo contra o Atlético? Naquela época o Kalil alegou que não jogaria na quinta-feira porque haveria menos de 66 horas para o próximo compromisso do Galo.

    Tá muito claro que está e esteve tudo armado para um Cruzeiro x Atlético na final. Até o Democrata/GV aceitou, mais uma vez, abrir mão do direito do mando de jogo da segunda partida contra o Galo. Até o Zezé Perrela tá calado. Estranho não?

    Pergunta1: Para que servem os clubes do Interior?
    Resposta: Para elegerem o Presidente da FMF e para entregarem de bandeja o campeonato para Atlético e Cruzeiro por uns trocados, para eles e seus dirigentes.

    Pergunta2: Para que servem as Federações?
    Resposta: Para elegerem o Presidente da CBF

    Regulamento Geral das Competições:
    Art. 93 – Nenhum clube e nenhum atleta profissional poderá disputar
    partidas sem o intervalo mínimo de 66 horas.

    § 1º – O disposto no presente artigo não se aplica aos casos de nova disputa
    de partidas suspensas e de partidas de desempate em certames oficiais.

    § 2º – No caso de partidas entre clubes de uma mesma cidade ou que distem
    entre si menos de 150km, o intervalo entre jogos poderá ser de 44 horas.

  • Fabrício disse:

    Dudu, o site do Chico deve usar um sistema chamado Gravatar. O Gravatar é um site onde você cadastra uma foto sua associada ao seu e-mail. Essa foto será exibida sempre que você deixar um comentário em qualquer blog que use o Gravatar.
    Blz, amigo!?

  • Carlos Arruda disse:

    Dudu frangomaio, Blz amigão?

    Você como sempre tentando tapar o sol com a peneira. O América é o time mais roubado desde os anos 30 antes de Cristo. Foi mais uma vez operado e você vem me falar em teatro?

    Poupe meus sais minerais, meu caro.

    Um abraço.

  • Mário César disse:

    Rodrigo Assis, em mais de 34 clássicos, num período de dez anos, é impossível não deixar de ter pelo menos uma ocasião de penalti.

    Penalti é uma falta, só que dentro da área. Vc acha mesmo que o América passou uma década sem ter pelo menos uma falta a seu favor no referido espaço? Isso é estatístico, impossível não ter tido.

    O América teve penalti marcado somente pelo Paulo Cesar de Oliveira, pela sul minas.

    Veja só:

    1999: decisão América e Atlético Mineiro. 3 partidas.
    primeira: árbitro de fora. América vence.
    segunda: árbitro de fora. EMPATE
    terceira: árbitro mineiro, Lincoln Bicalho. Atlético vence com penalti discutido até hoje.

    2000: árbitro de fora apitando a decisão: América campeão.

    2001; árbitro de fora apitando a decisão: América campeão.

    Coinscidência? Creio eu ser difícil.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Fabrício,
    eu já perguntei o Chico mas não obtive resposta… como se faz pra colocar a foto no comentário, como vc fez?

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    J.B Cruz. Os jogos serão no Ipatingão. Esse final de semana tem Axe Brasil no Mineirão!!! Ouseja, ao invés de marmanjos jogando bola, teremos muitas gatas, no chão ( gramado ) e nos camarotes, rsrs!

  • Adalton disse:

    Prezados,

    Tudo bem. Vocês falam sobre os da capital mas se esquecem do seguinte: quem jogou na quinta-feira? quem jogou na qurta-feira?

  • Luiz Antonio disse:

    Por não o Cruzeiro jogar no sábado? Porque senão quem pegará um adversário cansado será ele e não o Atletico-BH.

  • J.B.CRUZ disse:

    DATA E HORÁRIO DOS JOGOS:

    ATLÉTICO X DEMOCRATA —— SÁBADO-10/04–ÁS 18:30

    CRUZEIRO X IPATINGA ……. DOMINGO 11/04– ÁS 16:00.

    oBS: OS DOIS JOGOS NO MINEIRÃO…

  • Fabricio Melo disse:

    O que é determinado no regulamento os clubes tem que acatar e sem chiar, mas que a FMF toma algumas decisões desastrosas é fato. Foi por isso que o Kalil não quiz permanecer em T. Otoni para jogar o restante da partida na 5ª e ainda assim se houvesse condições, pois teria jogo no sábado. Depois marcou a data do jogo sem consultar o TJD. A FMF tirou os pontos do Cruzeiro antes do julgamento… O índice de erros é grande.

  • Alisson Sol disse:

    O futebol, no Brasil, é o negócio mais mal-administrado que já vi na vida (e olha que já vi bastante negócio mal-administrado!). Os clubes não tem a saudável rotatividade na administração. Consequentemente, a liga dos clubes é um clube do bolinha, onde as decisões são baseados no “não conta o que você sabe que eu não conto o que eu sei” ou no “você é parente de quem?”. Com uma administração profissional, creio que daria para o futebol brasileiro ter um valor de ao menos U$ 1 bilhão/ano.

    Pior é que parece que a má-administração é intencional, pois não “desvaloriza” o produto mas, ao contrário, torna-o caro e “some com a receita”. Quando alguém compara os valores pagos pelo “consumidor” (o torcedor), o futebol brasileiro ganha ares surreais.

    Um exemplo: o preço das camisas oficiais de clubes no Brasil é de R$150,00, o que dá algo em torno do umas 55 libras esterlinas. Enquanto isto, o preço de uma camisa oficial de clube inglês, na Inglaterra, é de 25 libras esterlinas. Ou seja: o torcedor brasileiro paga mais de 2 vezes mais para ter uma camisa oficial de seu clube, em valores absolutos. Em valores relativos seria bem pior, pois o torcedor brasileiro tem uma renda média 3 vezes menor. Para onde vai tanto dinheiro? (Não me venha com a desculpa de imposto, pois os impostos na Inglaterra são quase o dobro do Brasil!)

  • rodrigo assis disse:

    uai agora o américa tem de ter penaltis marcados nos clássicos obrigatoriamente? Se não teve é pq não existiu, já pensou nisso?

  • Mário César disse:

    A reclamação da diretoria do América não foi exclusivamente sobre a última partida. Foi um processo que foi minando desde o primeiro clássico, com erros visíveis. Creio que foi a cereja do bolo, o estopim da revolta que se arrasta a vários rodadas.

    O América tem mais de dez anos que não possui um único penalti marcado contra cruzeiro ou atletico, apitado por árbitro de Minas.

    O último penalti que o América teve foi marcado por Paulo César de Oliveira, árbitro de fora, paulista, em 2000, cobrado por Pintado contra o Cruzeiro.

    E desde então, com exceção de 2008, o América teve mais de um clássico em cada ano com as equipes de Atlético e Cruzeiro.

    Nos anos 40, o único ano em que houve árbitro de fora da referida década ápitando decisão foi em 1948. único título do América na década de 40: 1948.

    A força de Atlético e Cruzeiro é notória. Por isso á tão difícil algum time do interior ou o América chegar na frente. São raríssimas as exceções.

    Federação muito amadora, arbitragem sempre tendenciosa.

    Infelizmente, coronelismo no futebol mineiro é uma realidade.

  • Fabrício disse:

    Parabéns, Danilo!

    Análise perfeita da situação.

    As vezes os discursos que culpam A ou B são sempre muito bonitos, mas com um fundamento muito pobre e cheio de falta de informação. As pessoas precisam entender que os que mandam são: 1° – TV Globo e 2° Clubes. Fato!

    Emílio, o Cruzeiro preferiiu jogar Domingo.

  • francisco barbosa disse:

    A solução era o tal show de axé ir para o parque do sabiá.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    E por que nao o Cruzeiro jogar no Sabado. Ja que temos decisão no meio de semana que vem contra o Colo Colo, no Chile?!

  • Danilo disse:

    Sempre a culpa recai sobre a FMF… e os Clubes que assinam regulamento, confecção de tabela, datas, locais das partidas…

    Até o Luxemburgo, em entrevista, já disse que não discute isso pq o “Presidente dele” (Kalil) assinou e com isso concordou com tudo o que esta acontecendo.

    As vezes as “datas ociosas” não foram utilizadas pq a “dona do campeonato”, a TV Globo, não quis. Não era do interesse dela perder jogos nos finais de semana, como acontecerá nos dias 10 e 11/04, para jogos em uma quarta-feira, as 21h50, quando a audiência cai e muito.

    Falar e escrever as vezes se torna muito fácil perto do que é o Bastidor do futebol. A FMF tem sim sua culpa, claro, porém não podemos nos esquecer que existe uma TV Globo por trás de tudo isso, bancando com R$ 15 milhões e exigindo datas e horários que atendam seus interesses. E ela (a Globo) está certíssima. Pagou, levou!

    Como já disse uma vez o Alvimar Perrella, em um programa de TV daqui de BH, se algum dia a TV exigir portões fechados e pagar bem por isso, os clubes aceitam na hora.

    Vamos acordar para a realidade! Futebol hoje é negócio. A paixão fica por conta do torcedor… é preciso que os jornalistas também entendam isso. Não precisam concordar, mas devem entender…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    E quero deixar também meus parabéns à Diretoria do América. Não por sua (in)competência na gestão do futebol, mas pela excelente apresentação teatral que fizeram após o jogo de quarta.
    Quem for de fora e ver a matéria, pensa que o América teve uns 4 gols legítimos anulados, uns 3 pênaltis claros não marcados e o Galo fez uns 3 gols irregulares. Quanta cara-de-pau.
    O único argumento plausível seria o rigor do árbitro pra aplicar o primeiro cartão no zagueiro Preto. Curiosamente, isso aconteceu igualmente com o Jonílson no primeiro jogo do Campeonato e ficou por isso mesmo. Mas agora dói né?
    Contudo, não nos esqueçamos que há lances marcados errados a favor do América e ignorados por todos que estão lamentando a derrocada americana.
    Chega de teatro, minha gente!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    É Chico.. mas vc nao está levando em conta a preguiça que eles (FMF) têm de pensar… rsrsrs