Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Imagens que eu nunca tinha visto: apresentação de Belo Horizonte para o mundo

Recebi a indicação de um vídeo espetacular, emocionante, de imagens que eu nunca tinha visto antes de Belo Horizonte e algumas cidades de Minas Gerais. Foi o Cristiano Lamego do Sindbebidas/Fiemg, quem mandou. Belo Horizonte, Pampulha, Parque Municipal, Praça Raul Soares, Avenida Afonso Pena, Ouro Preto, Nova Lima, JK e a Itabira ainda de Carlos Drumond de Andrade, quando suas montanhas eram escavadas de forma braçal, através de picaretas, enxadas, pás, carroças e trilhos eram instalados de lá até a Estação da Rede Ferroviária de BH.

É mostrada a Feira de Amostras, que hoje não existe mais, onde ficavam expostas pedras preciosas e semi-preciosas do nosso estado. Até a minha Sete Lagoas aparece com uma pedra que não sei qual é. Possivelmente cristal.

Confira e se emocione também.

“Em 1949 o escritório de relações internacionais dos EUA fez um vídeo de apresentação de Belo Horizonte, seu surgimento planejado, sua expansão que poderia ser “sem limites” e tudo que movia aquela cidade de pouco mais de 200 mil habitantes. As imagens são sensacionais! Só as do Minas Tênis Clube, dos colégios e dos barcos velejando na Pampulha já valem os longos 17 minutos do filme.
Colaboração: Joaquim Coelho (a.k.a Joca)”

* http://e-relevante2009.blogspot.com/2010/04/apresentacao-de-belo-horizonte-para-o.html


» Comentar

Comentários:
4
  • J.B.CRUZ disse:

    Época encantada, tranquila, as pessoas se respeitavam, andava-se nas ruas a qualquer hora sem um mínimo de preocupação,violência zero,as pessoas eram mais felizes,alegrava-se com o sucesso das outras.
    CHICO, Obrigado!…voltei no tempo e relembrei aqueles belos finais de semana quando íamos a matneê n Cine São Cristovão e depois Estádio Independência assistir os jogos dos realmentes timaços da época..

  • Gilnei Fonseca disse:

    Muito bom o vídeo.Valeu,Chico.

  • Anderson Palestra disse:

    Muito bacana o vídeo.
    Bicicleta na porta do banco do Brasil sem ninguém roubar.
    Detentos em Neves TRABALHANDO.
    Ruas sem carros.
    Árvores na Afonso Pena.
    Sou novo, não vivi essa época, mas ao que parece era muito bom viver naqueles tempos.

  • mauricio jose de souza disse:

    Chico, muito obrigado pelos 17 minutos e 33 segundos de puro prazer.
    Um abraço