Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O acaso pôs em campo o carrasco do Cruzeiro

Vale a pena conhecer um pouco mais da história do atacante Danilo, autor de dois gols contra o Cruzeiro, e também de mais detalhes pouco falados em Belo Horizonte sobre o Ipatinga.

Na coluna de hoje, do Fernando Rocha, no Jornal do Vale do Aço:

“O decisivo”

O que mais me chamou a atenção nesta heróica classificação do Tigre no último domingo, ocorreu depois de encerrado o jogo no Mineirão. Foi a declaração do nome do Tigre e da partida, o atacante Danilo, autor de dois belos gols, que decidiram a classificação em favor da equipe ipatinguense.

Danilo, que só entrou no time por conta de uma sequência de contusões, fatalidades, coincidências, culminando com o afastamento de inúmeros titulares importantes nesta reta final, disse ao repórter Alfredo Sales da Vanguarda, ao deixar o gramado do Mineirão: – O professor me pediu para ser “decisivo” e eu procurei até no dicionário o que significa ser “decisivo”, então me concentrei nesse objetivo, e Deus abençou.

A simplicidade do artilheiro Danilo, autor dos gols que derrubaram o todo poderoso Cruzeiro, reflete exatamente o que permeou este confronto, pois se de um lado haviam jogadores dedicados, esforçados, querendo um lugar ao sol, do outro esta um time, o Cruzeiro, cheio de marra, olhando a tudo e a todos com ar de superioridade, a começar pelo técnico-inventor, que do alto de sua habitual arrogância, subestimou e menosprezou o adversário, ao escalar um time reserva para iniciar a partida, julgando que a classificação era favas contadas.

· Danilo é cidadão honorário de Uberaba, título que lhe foi concedido pela Câmara Municipal, em razão de suas atuações pelo “zebu”, que levaram a equipe do Triângulo de volta à divisão de elite do futebol mineiro em 2009. Quando marcou o segundo gol, fez questão de mandar um recado e citar o nome de Uberaba na comemoração. No vestiário, pediu e ouviu a narração de seus gols decisivos pelo “bate forte” Nelcy Romão.

· No mínimo, a Comissão de Arbitragem da Federação Mineira cometeu um equívoco, ao incluir no sorteio o árbitro Ricardo Marques Ribeiro, embora seja ele o melhorzinho de todos. Ribeiro está se formando em Direito e pediu licença para cuidar de uma monografia, portanto, não apitava há várias rodadas. Na parte física até que esteve bem, acompanhando os lances de perto, mas quanto à técnica de interpretação dos lances foi um fracasso total, sempre decidindo contra o mais fraco, Ipatinga, a favor do poderoso Cruzeiro.

· Temos dito aqui, também em outros órgãos onde trabalhamos, que o Ipatinga é o único time do interior, capaz de derrotar os dois grandes da capital em confrontos diretos neste Campeonato Mineiro. O Cruzeiro, que conhece a fundo a estrutura do Tigre e o trabalho desenvolvido no clube, com o qual mantém um estreito relacionamento de amizade e cooperação, nunca poderia ter agido com menosprezo, pelo contrário, deveria ter se precavido com vários antídotos contra o veneno da cobra que ele mesmo ajudou a criar.

· O presidente do Galo, Alexandre Kalil, condenou em seu twitter, até de forma exagerada, a arbitragem no jogo de domingo, usando expressões como “bandidos”, “bandidagem”, etc, coisa e tal. As palavras mais duras foram postadas no intervalo, quando o Cruzeiro tinha sido beneficiado em pelo menos três lances capitais, que influenciaram no resultado de 0 a 0.

· Kalil certamente não contava com a reação do Ipatinga na segunda etapa, superando o adversário, além da arbitragem. Se soubesse, não teria escrito nada, para não ficar agora com a obrigação de apoiar a diretoria do Tigre, na sua luta pela escalação de árbitros de outros estados nas finais, sobretudo porque nesse meio do futebol, pimenta nos olhos dos outros é refresco.


» Comentar

Comentários:
44
  • silas disse:

    o cruzeiro esta de parabenssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss.

  • FLÁVIO AZEVEDO: antes de afirmar que o CAM é o maior “beneficiado” na arbitragem mineira, sugiro que volte à linha do tempo e reveja o único encontro de João X Maria em 2010!
    – Agora, responda: QUEM é o beneficiado?
    – Reafirmo: – “A lingua fere mais que mil espadas” – ditado chinês que à anos sintetiza o vocabulário azul, time do Zezé Ruela e demais “testemunhas/simpatizantes”…

  • AUDÍSIO e LEANDOR ALVES: Não; AINDA não! Mas não é impossível, pois, até o CUzeiro ganhou duas vezes!
    Nenhum dos dois está em SEXTO (seria uma vergonha!), mas merecem o PRIMEIRO!
    – O Galo treina de rosa, mas o CUzeiro é que joga de salto alto!
    – “O campeonato mineiro é igual à história de João e Maria; esse ano, 2010, as Marias ficarão de fora” – Famoso comentarista esportivo.
    – “A lingua fere mais que mil espadas” – ditado chinês que à anos sintetiza o vocabulário azul, time do Zezé Ruela e demais “testemunhas/simpatizantes”…

  • Alberto Aguiar disse:

    Audísio, já que o Cruzeiro vai jogar em Boston, porque não completou a tournee jogando em Chicago?

  • audisio disse:

    Alguém aí me responda se algum destes times que vai disputar a final do mineiro já ganhou a libertadores? Está em sexto no ranking mundial?
    É a terceira força do Estado de Minas?

  • não deixemos passar em branco: contra o América a arbitragem entrou em campo e dilacerou a equipe Americana. Arbitragem Mineira trabalha pra atletico e cruzeiro. não esqueçamos que o maior beneficiado em campeonatos mineiros sempre foi o Atletico Mineiro! sao donos de radio, presidentes de federação, conselheiros atleticanos! não desviem o foco, campeonato mineiro a rede de tv trabalha pra atletico e cruzeiro. alias, em mg a rede de tv tem exclusividade de transmissão. em rj-sp sao duas emissoras detentoras….a band daqui passa jogos de SP. coronelismo e parnasianismo!

  • francisco barbosa disse:

    Pegaram pesado heim pessoal.

  • rodrigo assis disse:

    vão mostrar ao haiti que existem coisas piores que terremoto, fome, miséria

  • rodrigo assis disse:

    seleção do haiti, hahahha

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Credo audisio… só jogo horroroso!!!

  • audisio disse:

    Quem disse que o Cruzeiro irá terminar o ano sem títulos?
    Já está resolvida a questão: O papa títulos prepara a Re Re Re Copa

    Notícia extraída do Globo.com

    O Cruzeiro confirmou três amistosos nos Estados Unidos, em junho, durante a realização da Copa do Mundo. Oficialmente, o valor das cotas não foi divulgado. Porém, a especulação é de que o clube mineiro receberá cerca de 750 mil dólares.

    Veja os jogos, os locais e as datas dos jogos:

    Dia 10/6 – Seleção do Haiti – Fort Lauderdale
    Dia 13/6 – New England Revolution – Boston
    Dia 17/6 – Red Bull – New Jersey

    CRUZEIRO COM MAIS UM TÍTULO

  • J.B.CRUZ disse:

    O PROFESSOR PARDAL original das histórias em quadrinhos da DISNEY deve estar chateado por estar sendo comparado ao ADÍLSON BATISTA.
    Nas páginas de PATO DONALD e TIO PATINHAS, PROFESSOR PARDAL é um grande inventor, o trapalhão que deveria ser comparado a ADÍSON é o outro professor o GAVIÃO, este sim é que na ânsia de imitar o PARDAL, errava tudo…

  • francisco barbosa disse:

    Leandro Alves o Estudiantes é filiado a AFA e não a CBF/FMF.

  • mauricio jose de souza disse:

    RICARDO MARQUES RIBEIRO,
    o que este juiz fez no domingo, foi uma demonstração de amor ao clube que torce. Este sim é torcedor, e não simpatizante. Este sim, teria que ter uma placa na entrada da toca da raposa.

  • Leandro Alves disse:

    Alguém ai me diz se esses times que vão disputar a final do mineiro 2010 já ganharam a libertadores?

  • Leandro Alves disse:

    Outro,

    Bob farias é a vergonha do pai, comentarista de momento fala o que está caontecendo no jogo a todo instante muda de opnião, se um time está atacando mais esse time está jogando melhor, se esse mesmo time para de atacar o outo melhorou, assim fica facíl ô Osvaldo para mim o melhor de todos das rádios, incorpóra nele que estamos precisando.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Pior que é Leandro Alves…

    E ambos são de Curitiba/PR… Seria apenas uma coincidência ??

    Enquanto isso o Uchôa, muito melhor jogador e prata da casa, continua sendo preterido e nem relacionado pro banco é…

    Vai entender os interesses que existem…

    Falando sobre essa coisa chamada Pedro Ken… O Bob Farias, falou agora no Globo Esporte, que é porque ele ainda não encontrou o lugar dele no time… Então, vou dar uma dica pro Adilson… Pro Pedro Ken, enfim encontrar o lugar dele, é só mandar ele ficar o tempo todo marcando o Alan… “Alambrado”… E não sair de lá por nada nesse mundo…

    Abraços

  • Marco disse:

    Chico, so para corrigir, o Danilo fez os gols da vitoria do Uberaba que deu ao time no ano passado a Taça Minas. O Uberaba joga na elite do mineiro desde 2006! Abraços!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Pôxa Dudu GALOMAIO…

    “Pedro Ken continua no Cruzeiro pra minha alegria ??”

    Pensei que vc fosse mais meu amigo cara… rsrs

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Passado um pouco da minha raiva pela vergonhosa desclassificação no C. Mineiro, vou falar o que penso do Adilson:

    Ele não é totalmente burro. Tem as qualidades dele. É um dos técnicos emergentes com maior possibilidade de grandes conquistas. O problema que eu vejo no Adilson, é que ele tem a pretenção de ser adorado e admirado por todos, e ai daquele que criticar o seu trabalho. Ele não tem humildade pra assimilar críticas e aprender com os erros. E pessoas assim conseguem chegar a algum lugar ??

    O Adilson tem que aprender que, quem quer agradar a todos, acaba desagradando a muitos…

    Depois de tanta martelada que ele vem sofrendo, se ele reconhecer suas falhas e falar pra ele mesmo: ERREI ! Aí, ele pode sim evoluir. Mas, a continuar desse mesmo jeito dele, por mais que ele saiba alguma coisa de futebol, nunca conseguirá traduzir seus conhecimentos com grandes títulos.

    Outro problema gravíssimo do Adilson, é misturar a camaradagem, a amizade e a sociedade ( Fazenda de Gado ) que ele tem c/ o Perrella. Desta forma, ele acaba misturando as coisas e as vezes não tem peito pra solicitar esse ou aquele jogador. Ou recusar esse ou aquele jogador. Ele aceita tudo que o Perrella lhe impõe. Ele teria que chegar pro Perrella e falar assim: “Perrella, o que vc quer de fato ?? Faturar com jogadores ou conquistar grandes títulos ??” Pois, um grande técnico não se sujeita a todo e qualquer tipo de jogador que a Diretoria quer empurrar, porque ele sabe que depois, no caso de um fiasco, é o nome dele que estará em evidência.

    Ou seja, talvez o Adilson esteja sendo o bode expiatório disso tudo…

    E o que ele não entendeu ainda, principalmente nesse meio do futebol, é que, A MÃO QUE APEDREJA, É A MESMA QUE AFAGA… E vice-versa…

  • lúcio vieira disse:

    Lubarck prometo evitar a fazer alguma crítica ao kalil em algum próximo comentário ja que eu não sabia que você iria ficar tão nervoso e agressivo.
    eu não tenho que provar nada poque não estou acusando ninguem de nada ja na sua opinião é quem acusa e não prova nada é que ta certo, fazer o que.

  • clauber disse:

    Gente, essa historia do juiz ser funcionario de um vice do cru cru é antiga. ano passado o kalill ja o havia vetado e um dos motivos foi esse fato. tudo divulgado amplamente pela imprensa. infelizmente o cara continuou pois deram pra ele ate o trofeu guará e coisa ficou desse jeito. realmente ta tudo muito estranho. agora quero ver se o presidente do ipatinga mantem a palavra de nao entrar em campo caso coloquem o juiz de mg. Muita bravata junta.

  • Lubarck disse:

    Lúcio Vieira, voce sofre de obnubilação.
    Quem disse que precisamos de “provas” para sabermos que corrupção, favorecimentos e negócios escusos acontecem todos os dias, em vários setores, senão todos, da vida humana?
    Voce crê que com provas consegue-se esclarecer, mudar as coisas e punir alguém com poder e influências políticas?
    – Em que planeta voce está?
    Quando se tem poder político (cobertura), respaldo (conchaves), e livre acesso à vida pública, de nada vale por a boca no mundo ou apresentar provas circunstânciais.
    Ah, faça-nos um favorzão tembém: saia da moita, desça desse muro de onde acusa alguém de longe, e prove-nos voce também, que voce não passa de um biju amarelado!!!

  • audisio disse:

    Foi a arbitragem mais tendenciosa que vi nos últimos 30 anos. Só perde para Jose Roberto Right no Serra Dourada.
    Gostaria de parabenizar o Ipatinga, que neste momento é o Quinto time do Mundo e no mínimo a segunda força futebolística de Minas. Também não poderia de deixar parabenizar o Cruzeiro pela brilhante terceira colocação no terceiro maior campeonato do país. Com certeza a Libertadores virá, depois de tudo o que vimos, com atuações espetaculares de Eli Carlos, Diego Renan, Tiago Heleno, Roger, o maestro azul, Gilberto, o homem do Dunga na seleção, Pedro Quem?, e outras pérolas deste maravilhoso elenco, o sexto do mundo, comandados pelo estrategista Adilson. O título que este ano perdeu da taça Governador Aécio Neves para os reservas da Africa do Sul podererá ser compensado. A solução será chamar o Taça de Ouro do Bairro Planauto para um torneio. Quem sabe assim…

  • Carlos Mourthe disse:

    Os interesses do banco BMG estariam relacionados com a derrota do Cruzeiro para o Ipatinga?
    O descaso com a semifinal por parte do Cruzeiro estaria ancorado na confiança dos administradores em ações escusas do árbitro?
    São tantas coisas que ouço em momentos como esse, que sempre me volta um dilema. Envolvo-me emocional e visceralmente com o futebol como gosto, ou deixo-me assombrar por angústias e reticências provocadas pelo fato de estarmos imersos em uma cultura da corrupção?
    Não há como negar que o exercício do prazer de me envolver com o futebol é condicionado por minha incapacidade em quantificar o quão imerso na lama da corrupção se encontra esse esporte que suscita tantas emoções humanas. É por não saber a distância entre minha ilusão e percepção nesse universo esportivo – no qual, obviamente, há recorrentes exemplos de desonestidade – que me permito ainda, acreditar que o entrelaçar entre as habilidades técnicas dos jogadores, a co-construção do conjunto e uma boa dose de acaso sejam os determinantes dos resultados.
    É muito ruim pensar que há mais variáveis entre esses elementos. Possíveis acordos escusos que nos deixam solitários. Emocionados por ilusões. Rindo e chorando por resultados determinados para além da imprevisibilidade que marca inerentemente a vida.
    Se o que nos emociona é a imprevisibilidade, a arte da tramóia está em manter um caráter aparentemente imprevisível naquilo que recebe uma boa dose de previsibilidade na obscuridade.
    É nesse universo emocional que, o outrora genuíno contexto de câmbios entre alegrias e tristezas propiciados pelo futebol, ganha uma terceira e forte componente. A permanente e assombrosa desconfiança criada na cultura do desrespeito pelo legítimo outro em nossa sociedade.

  • Chico,

    Danilo, fisicamente, lembra outro craque: o Fred.

    Como disse um comentarista de sua coluna, ontem: enquanto o Zezé Pernetta preocupava-se em comprar jogador, era uma coisa; a partir do momento em que inventou de comprar juiz, deu no que deu…

  • André Souza disse:

    O Kfouri está certo, Ricardo Marques é estagiário no gabinete do Conselho Deliberativo do cruzeiro

  • Marcelo Silva Carvalho disse:

    Quanto à arbitragem, sempre achei que deve ser de fora, pois os juízes daqui sofrem muita pressão das equiper e dos torcedores. Agora, tem que ser juiz de qualidade…não adianta trazer, por exemplo, Carlos Eugênio Simon, Paulo César de Oliveira, Leonardo Gaciba, Evandro Rogério Roman, etc.
    Os mais indicados para essa final são: Heber Roberto Lopes e Leandro Vuaden.

  • Marcelo Silva Carvalho disse:

    Porque o Adilson se tornou uma pessoa amarga, rancorosa, mal educada? Pelo que eu me lembro, ele não era assim quando era jogador. Será que é a nova profissão de técnico que o corrói?
    Quando ele fala à imprensa só destila veneno…
    Isso é perigoso, pois pessoa rancorosa e amarga, já disse uma vez uma pesquisa, pode causa câncer

  • Stefano Venuto disse:

    Com relação à arbitragem. Um profissional deve se preparar para as dificuldades da profissão, será que o cara se prepara para ser juiz e não sabe que vai enfrentar pressões?
    Um pitaco no comentário do Alisson Sol, é uma vergonha um clube se tornar balcão de negócios, a ponto de comprometer sua história.

  • Fabricio Melo disse:

    É o mais sensato: arbitragem de fora!
    Gostei do texto. O Ipatinga está com um toque de bola envolvente, toques rápidos e jogadores leves que correm muito.
    Por outro lado, o time do Galo marca pouco e se der espaço e perder tantos gols, vai ser presa fácil.

  • Renato Paiva disse:

    Também acho que a arbitragem deve ser de fora. Preferencialmente, de outra galáxia! Quem sabe assim não dá certo…

  • francisco barbosa disse:

    Na modesta opinião a arbitragem para as finais deve ser estrangeira.

  • LEANDRO Alves disse:

    Clayton,
    Adilson e pedro ken são os mais entrosados do cruzeiro vão fazer besteira assim lá no galo.

  • LEANDRO Alves disse:

    Ao contrário do que todos acham, achei a eliminação do cruzeiro ótima
    para o time, para Adilson pardal, zéze pão duro ficarem espertos que a batata está assando essa eliminação foi a melhor contratação para a libertadores.

  • rodrigo assis disse:

    eu tb concordo com arbitragem de outro estado, a pressão que se formou aqui em minas impede qq um daqui de apitar tranquilamente.

    Podiam convidar o paulo césar para apitar as duas partidas das finais

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Bom dia Nação Alvinegra finalista do RURAL!
    Bom dia torcedores do 3º melhor time de MG!

    Esse Danilo já havia mostrado que é bom jogador em jogo Galo X Uberaba ano passado, quando fez o gol de honra do Zebu. E além de bom jogador é humilde também. Sorte pra ele (só depois dos jogos finais, claro!)!

    Essa semana conheceremos a verdadeira torcida arco-íris. Numa possível eliminação alvinegra na Copa do Brasil, ouvir-se-ão estourar de foguetes guardados, resultado de frustração (alguns ainda restantes da final da Libertadores de 2009).

    As notícias são razoáveis para a massa alvinegra:
    – Maluf e Perrella não se entendem quanto a reforços.
    – Fábio Santos “bandidão” pode voltar, mesmo bichado.
    – Roger FLORES abandonou a concentração para ir ao dentista em SP numa sexta à noite (Belo Horizonte não deve ter dentista) antes da semi-final.
    – ‘Pardal’ Batista está em “TOTAL” sintonia com o torcedor celeste.
    – ‘Gladiador” joga uma partida e fica 3 fora.
    – Ipatinga agora é o 5º melhor ranking do Mundo.
    – Pedro Ken continua no Cruzeiro (para “alegria” do Claytinho… rsrs)

    É isso aí, moçada!!!

    Curiosidade: nosso colega Arruda (será o de Brasília? rsrs) me mandou o seguinte recado: “cuidado com a arrogância”.

    Bom, pelo que me lembro colega, não fui arrogante em momento algum. Tenho brincado muito com nossos colegas cruzeirenses, mas sempre reconhecendo as limitações do time para o qual eu torço e respeitando a pessoa de cada um. O Galo ainda não ganhou nada… mas perder uma oportunidade dessas como a de domingo… não iria perder nunca!

    Saudações Alvinegras!!!

  • Carlos Arruda disse:

    ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA…

    Finalmente um jornalista falou o que devia sobre o Técnico e a Direção do Cruzeiro.

    Chico, o posicionamento do apresentador dos Bastidores João Vitor Xavier no programa de ontem foi espetacular. Disse o que devia aos Perrelas, Maluf e Adilson. Foi uma aula de independência jornalistica e bom senso. Colocou o dedo na ferida. O colega de vocês, esse jornalista, ainda garoto, mostrou que sabe tudo da profissão. Mostrou a muitos veteranos daqui, como ser independente na opinião. Finalmente tenho o prazer de dizer a jornalista mineiro: PARABÉNS!

  • Fritz disse:

    O que aconteceu no domingo foi muito simples,só que desta vez deu errado.Chegou no ouvido do Pardilson que “o juiz é nosso”,sendo assim ele decidiu poupar alguns jogadores para o primeiro jogo da decisão,já que o Galo iria entrar em campo mais cansado(jogo quarta-feira contra o Sport em Recife).Só que esqueceram de combinar com os jogadores do Ipatinga(que tambem estava desfalcado) e eles entraram “comendo grama”.
    Ao final o Cruzeiro virou chacota nacional,sendo ridicularizado em rede nacional no domingo a noite.Acho que chegou a hora de trocar de nome novamente,que tal voltar para Palestra ou talvez Ypiranga…

  • Alisson Sol disse:

    Péssima coluna, na minha opinião. A pior que já li em muito tempo, e olha que leio bastante sobre esporte, como distração.

    Os piores erros desta coluna (novamente, na minha opinião):
    A César o que é de César…: O Presidente do Atlético-MG não condenou de forma exagerada os erros de arbitragem. Os erros é que foram exagerados. E o fato de que o Ipatinga acabou vencendo não apaga o absurdo desta arbitragem, algo que devia ser investigado a todo custo.

    O Cruzeiro perdeu por incompetência de sua administração: Vou repetir aqui algo que já escrevi antes, pois muita gente no blog só lê os comentários do último “post”: a escalação do Cruzeiro não é técnica, mas uma combinação de técnica e vitrine.

    Repito os comentários sobre certo jogador do Cruzeiro:
    “Como é que pode um jogador como ele ainda persistir no erro, entrar em campo ou ainda ser escalado para o banco? Será que ele não se tocou que por aqui não rende mais e que muitos torcedores já viram isso? JOGADOR, tome uma dose de SITOCOL e desaparece. O time não te aguenta mais, seja você da base ou não. Está mais do que comprovado que o seu interesse pelo CLUBE se foi faz tempo, logo faça-nos um favor: vaze.”

    Seria cômico, não fosse trágico o fato de que este é um comentário sobre Pedro Ken feito ano passado por torcedores do Coritiba. Mas, depois disto Pedro Ken tem seu passe comprado em parte pela Traffic, e aparece no Cruzeiro. Há uma enorme esperança de que Pedro Ken seja negociado com um clube europeu, como já ocorreu com Henrique e Keirrison. Alguém desconfia dos motivos de se escalar Pedro Ken?

  • denerclaudio disse:

    O itair vai depidr o carlos simon, josé roberto rato, marcio resende, dacildo mourão, alicio pena jr, wilson de souza mendonça…

  • lúcio vieira disse:

    O kalil poderia fazer um favor a sociedade mostrando provas de suas graves acusações, assim colocaríamos todos na cadeia mas se ficar que nem biscoisto de polvilho fazendo so brarulho não adianta , apresente as provas e a sociedade vai agradecer.

  • pedro disse:

    Chico, ontem na ESPN, o Juca Kfouri disse que o juíz de cruzeiro X ipatinga é estagiário do escritório que defende o cruzeiro, esta informação procede? Se for verdade, os “erros” que ele cometeu contra o Ipatinga começam a tomar jeito de terem sido o maior estelionato desde o jogo de José Roberto Wright em 81. Não é possível que a coisa continue a ser tratada com acaso. Investigação já!

  • Alberto Ivan Zakidalski disse:

    Gostariamos de um e-mail para podermos lhe enviar, conforme divulgação , nota oficial de esclarecimento do programa RP2

    – curitiba