Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

América, 98 anos!

Um pouco da histópria da fundação do América.

Muito interessante, e mostra como as rivalidades e divergências já existiam no futebol e entre crianças, com idas e vindas que proporcionaram o surgimento de um grande clube.

Vale a pena ler. A íntegra está no site do América.

30 de abril de 1912

NASCE O AMÉRICA FUTEBOL CLUBE

O Clube foi fundado por garotos da elite minera, em sua quase totalidade estudantes do “Gymnasium Anglo-Mineiro”, onde as aulas eram dadas em inglês, por professores norte-americanos na maioria. O nome do clube foi escolhido por sorteio. Entre os nomes estava “América Foot-ball Club”, em homenagem aos Estados Unidos da América, dos quais os meninos eram fans, pelas histórias contadas por seus professores, apesar de vários deles, inclusive Afonso Silviano Brandão (sobrinho do “Presidente” de Minas Gerais, Bueno Brandão – os Estados possuiam Presidentes e não Governadortes na época) serem torcedores do América FBC do Rio de Janeiro. 

O clube foi fundado em 30 de abril de 1912, mas o time de futebol já havia sido criado um ano antes na mesma data, mas este time, que não tinha nome, teve que ser desfeito por causa dos estudos intensos do segundo semestre, tendo durado pouco menos de seis meses. Porém os garotos se reuniram novamente e decidiram recriar o clube na mesma data, um ano depois.

A reunião de escolha do nome foi feita em maio, nos porões da casa de Adhemar de Meira. Foi usado o chapéu pertencente a Aureliano Lopes Magalhães, e o nome foi retirado pela pequena Alda Meira, que depois se tornaria uma das damas de nossa sociedade. As cores verde-branca foram escolhidas também por sorteio.

Sua diretoria já havia sido escolhida em uma reunião anterior na casa do senhor José Gonçalves, pai de um dos meninos, Secretário de Estado da Agricultura, além de ser um dos fundadores e o Primeiro Secretário do Sport Club (primeiro clube de futebol de Minas Gerais).

A primeira diretoria ficou assim:

Presidente: Afonso Silviano Brandão
Vice-presidente: Aureliano Lopes de Magalhães (o primeiro a falecer)
Secretário: Adhemar de Meira
Tesoureiro e Zelador: Oscar Gonçalves [por ser pão duro]

O clube foi fundado por crianças de 13/ 14 anos e disputava jogos com garotos de sua idade. Em setembro 1913 o Minas Geraes, fundado na mesma data se extinguiu, e o presidente de honra dos dois clubes, que era o Prefeito de Belo Horizonte resolveu ceder para o América o Patrimônio do Minas Geraes, um campo de futebol, com suas traves. Na mesma época, devido a uma desinteligência acontecida no Atlético Mineiro, todos os seus presidentes até aquela data, e três de seus fundadores, além de meio time se afastaram, e pediram sua inscrição no América. Os meninos que torciam por aqueles atletas fizeram uma reunião para que os estatutos fossem mudados, houve discordância e vários dos fundadores americanos sairam, mas o clube se tornou time de adultos, somando os atletas de Atlético e Minas Geraes, e os meninos americanos formaram o segundo time. Em homenagem aos seus novos membros, o América decidiu substituir os calções brancos por calções negros, se tornando tricolor desde 1913.

Fonte: Enciclopédia do América (Autor: Carlos Paiva)

http://www.americamineiro.com.br/club


» Comentar

Comentários:
12
  • alexandre ramos gloria (tuchê - Diamantina-mg) disse:

    Alguém me instrui como conseguir a enciclopédia do américa. Já rodei todas as livrarias de BH e não consegui. Alguém que conheça Carlos Paiva pergunte a ele para mim. Chico Maia, quando você voltará em Diamantina? Quando voltar procure o DE LA TUCHA BAR.

  • alexandre ramos gloria (tuchê - Diamantina-mg) disse:

    Alguém me instrui como conseguir a enciclopédia do américa. Já rodei todas as livrarias de BH e não consegui. Alguém que conheça Carlos Paiva pergunte a ele para mim. Chico Maia, quendo você voltará em Diamantina? Quando voltar procure o DE LA TUCHA BAR.

  • Nelson Henrique disse:

    J B CRUZ,

    Até para dizer que homenageia o América você tem que citar o Galo.
    Como alguém já disse neste blog, mas não me lembro quem, o paixão recolhida!
    Quanto a ser freguês é verdade. De 1916 a 1923, ano em que o Atlético perdeu o último campeonato consecutivo para o América, raramente conseguiamos ganhar um partida do América. Depois de 1926 até a data de hoje 2010, temos:
    Atllético 37 Títulos Mineiros. Prestes a chegar no 38º, mas isto apenas depois do jogo, já que quem morre de véspera é peru e mesmo tendo vantagens não menosprezamos o Ipatinga.
    América 4 Títulos. 48, 71, 93 e 2001.
    Os de 48 e 2001, ganhos em disputas diretas contra o meu Galo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Mergulho na história do América..
    Em 23 de setembro de 1.923 o PALESTRA ITÁLIA inaugurou o seu Estádio..O Flamengo foi a equipe convidada e o PALESTRA ITÁLIA DE SÃO PAULO-Hoje PALMEIRAS-Mandou seus campeões Sul-Americanos para reforçar o quadro Mineiro como homenagem aos Italianos de belo Horizonte…assim vieram os zagueiros Bianco e Gasparini, o médio Severino e o atacante Heitor..Antes do Jogo principal ( Palestra 3 x 3 Flamengo ) Houve uma preliminar entre AMÉRICA E ATLÉTICO, com os AMERICANOS jogando com a camisa do Flamengo em homenagem ao clube carioca..Vitória do AMÉRICA por 3 x 0..O galo foi freguês do AMÉRICA por muitos anos, depois….

  • João disse:

    Parabéns Mecão! Estaremos com vc sempre, contra tudo e contra todos!

  • cliente? deve ser piada! somos DECACAMPEÕES e o time alvinegro saiu correndo de campo cansado de apanhar. Isto está escrito na história e ninguém apagará.

    DECACAMPEÃO!

  • Mário César disse:

    A resistência fica chata num ambiente de coerção social.
    Daí o fato do nobre colega achar que os americanos são chatos, pois somos a resistência de MG, lutando conta tudo e contra todos diante dos imperialismos, das roubalheiras, das pressões, das cotas absurdas de tv dada somente aos chamados grandes, os coronéis da dupla raposa e galo.

    Somos minoria sim, mas a minoria mais apaixonada, a de personalidade, que não muda de time nem na décima divisão, a minoria que não é “maria vai com as outras”, as vezes somos somente no ambiente de trabalho, na universidade, etc., mas sempre na vanguarda, com a eterna postura em amar esse clube quase centenário.

    Parabéns América, obrigado simplesmente por existir.

  • Nelson Henrique disse:

    Chico Maia,

    a tal enciclopédia do América parece cabeça de bacalhau, todo mundo acha que existe mas ninguém nunca viu!
    Já entrei em contato como o Carlos Paiva e toda vez ele diz que irá publica-la. Espero que nas comemorações do centenário ele consiga publica-la. Sou Atleticano, mas me interesso pela história do futebol Mineiro e sei que o Carlos Paiva possui boas informações.
    Felicidades para o América e toda a família Americana, apesar de às vezes serem muito chatos.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    América = pedra no sapato do Cruzeiro. Abre as pernas pro Atletico! rsrs..

    Parabéns América!!!

  • Ricardo disse:

    America 98 anos de freguesia para o Galo, nosso mais antigo cliente.

  • lúcio Vieira disse:

    Parabéns ao América!

  • audisio disse:

    O América só voltará a ser grande quando retornar às suas cores de origem. Alvi verde! Na década de setenta inventaram de “roubar” o negro dos atleticanos e deu no que deu!