Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

América terá dois da base em seleções diferentes na Copa

Do jornal O Tempo de ontem:

América. Gilberto Silva, no Brasil, e Nakasawa, no Japão, surgiram no clube

Coelho terá dois da base em seleções diferentes na Copa JAPA

É o terceiro Mundial seguido em que o time de BH é representado em duas delegações

DA REDAÇÃO

Pela terceira Copa do Mundo consecutiva, o América será um dos poucos clube do mundo a terem jogadores formados em suas categorias de base atuando por duas diferentes seleções. A lista dos 23 atletas da seleção brasileira inclui o volante Gilberto Silva, enquanto na relação dos jogadores da seleção japonesa aparece o zagueiro Yuri Nakazawa. Titulares em suas seleções, ambos foram revelados pelo América, pelo qual foram campeões mineiros júnior, em 1996.

Gilberto Silva e Nakazawa chegaram a se enfrentar na Copa de 2006, na Alemanha, no jogo vencido pelo Brasil por 4 a 1. Naquela Copa, a seleção brasileira também contou com outro jogador formado nas divisões do América, o atacante Fred, hoje no Fluminense. Enquanto Gilberto Silva, que atualmente joga pelo Panathinaikos, da Grécia, participará de sua terceira Copa do Mundo (atuou na Copa de 2002, na Coreia/Japão), Nakazawa estará no seu quarto Mundial, já que também disputou o de 1998, na França.

Nascido na província japonesa de Saitama, Yuri Nakazawa, 32, joga no Japão pelo Yokohama Marinos. Ele teve duas passagens pelo América. A primeira foi em 1995, quando, com 17 anos, integrou uma equipe de jovens japoneses que fez intercâmbio. Por causa de seu excelente desempenho, o América o convidou para atuar no seu time de juniores e em 1996 ele retornou a Belo Horizonte e disputou o Campeonato Mineiro de juniores pelo Coelho.

No final de 1996, Nakazawa retornou ao Japão, continuando sua carreira como jogador de futebol em sua terra natal. “Tentei convencê-lo a ficar, oferecendo-lhe um contrato como profissional e a possibilidade de disputar a Copa de São Paulo de Futebol de 1997. Mas ele não aceitou, dizendo que não aguentava mais de saudades do Japão”, conta Luiz Grego, que era o diretor do departamento internacional do América. “Em novembro do ano passado, uma emissora de televisão do Japão esteve em Minas exclusivamente para fazer uma matéria sobre a passagem Yuri Nakazawa pelo América. Entrevistaram o Hamilton (técnico dele em 96) e a reportagem foi veiculada em dezembro”, conta Grego.

“O fato de o América ser um dos únicos times do mundo a ter atletas formados em suas categorias de base convocados para duas diferentes seleções atesta a excelência do trabalho do clube na formação de jogadores”, diz Marcus Salum, integrante do Conselho de Administração do clube.

Bastos quase foi contratado
Convocado pelo técnico Dunga para a Copa da África, o lateral-esquerdo Michel Bastos também teve uma passagem pela categoria de base do América. Revelado no Pelotas-RS, o jogador chegou ao júnior do Coelho em 2001. Depois de um torneio na Holanda, ele acabou contratado pelo Feyenoord. “Infelizmente, o América não assinou contrato com o jogador. Após o torneio, o empresário do atleta acabou acertando a transferência para o clube holandês”, afirmou Luiz Grego, que na época era diretor do departamento internacional do América. (AA)

* http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=1673&IdCanal=3&IdSubCanal=&IdNoticia=142118&IdTipoNoticia=1

GILBERTO


» Comentar

Comentários:
11
  • ana maria olympio disse:

    Gostaria de uma força,para mostrar o futebol de meu filho como oatacante.Aos que entendem de futebol,e o viram jogando,dizem que ele é bom de bola.Gostariamos de uma oprtunidade,se puder descobrir este garoto,ficariamos gratos pelo resto da vida.Ele é neto do ex.craque do America Futebo Clube,vulgo Charuto,da epoca do Yustric.Bjs.

  • de quebra, o michel bastos teve como ultimo clube antes de profissionalizar-se, o Coelhão!!! na verdade são 3 Americanos na copa da África.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Viu só Dudu GALOMAIO ??

    Se o Chico maia me cobrar pelo “jabá”, estou lascado… rsrs

    Abraços

  • Márcio disse:

    Primeira linha:Éder, Palhinha, Ronaldo Luís, Fred, Wagner, Euller, Evanilson, Gilberto Silva, Vou deixar por último o Eduardo Gonçalves de Andrade, Dirceu Alves, Jair Bala, com certeza o Danilo, Alex Mineiro, agora, sim, o Tostão…

    Segunda linha: Rui, Somália, Lelei, Fabrício, Álvaro (atacante), Fael, Douglas, Cândido, Claudinei, Rinaldo, Alessandro, Francismar,o Leo que foi embora, tendo feito uma única partida entre os profissionais…

    Terceira linha: Não são revelados aqui, mas que só saíram para o “mundo”, depois que defenderam o América: Álvaro, zagueiro hoje no Flamengo, Bruno Mineiro, Paulo Baier, Dimba, Índio (no Inter), Zé Eduardo (hoje no Santos)…

    Devo ter-me esquecido de muitos, mas aonde quero chegar com isto? Como segurar? De jeito nenhum! Poucos jogadores foram de um time só. Em atividade, talvez, só o Rogério Ceni e não sei se o Marcos do Palmeiras. Acontece que penso que poderiam nos dar pelo menos um título, antes de ganhar vários por putros clubes. Volto aqui a criticar o público médio, alvo de chacota de outros torcedores, algo entre 400 espartanos e 2.000. E há torcedores que só querem dinheiro alvi-verde no estádio nos jogos do América… Queria vê-los administrando, como um clube grande, só com a renda de sua torcida. Dá nisso: lamentável.

  • Alisson Sol disse:

    Sugestão: fazer uma reunião dos amigos do blog durante um jogo do América-MG em BH. Além de atuarem de olheiros, os participantes da reunião duplicariam a torcida do time…

    Brincadeira…

  • Antonio Carlos Martins disse:

    Que maravilha!
    Mas, o que o América lucra com isso?
    Como sempre…NADA!

  • H. ALMEIDA disse:

    caro rodrigo.
    o negócio é que eses clubes estão colhendo nas ultimas décadas e ainda nos dias de hoje os frutos das adinistrações visando somente os objetivos pessoais, e pra mudar este quadro é necessário o dobro de anos de investimento e trabalho sério.coisa que só começou no galo e no américa a bem pouco tempo.
    acho que o turma do lado alegre da lagoa tem que se preocupar muito
    pois a cada dia a verdadeira admnistração perrela vem as claras, então pode se imaginar o futuro que se aproxima para elas.

  • Stefano Venuto disse:

    vereadores denunciados por corrupção, Alberto Rodrigues e Reinaldo José Lima, VERGONHA:
    http://www.uai.com.br/htmls/app/noticia173/2010/05/28/noticia_politica,i=161667/MP+DENUNCIA+VEREADORES+DE+BH+POR+CORRUPCAO.shtml

  • rodrigo assis disse:

    isso me chama a seguinte reflexão. O coelho revela bons jogadores, o galo tem a melhor estrutura. Mas os dois não conseguem reverter isso em sucesso.
    Onde esta o erro?

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Cada dia aparece uma nova aqui no blog…
    Agora o Clayton tá sendo “acusado” de fazer jabá do Rancho Fundo… hahahahaha… A gente sofre, mas se diverte… rsrsrs

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O América sempre foi um bom formador de jogadores. Inclusive os atletas das categorias de base, não muito raro, teem as portas fechadas tanto no Atlético quanto no Cruzeiro, acabam sendo bem recebidos no Coelho e se revelando bons jogadores mais tarde.
    A lamentar, só o fato de diretorias anteriores que “entregavam de bandeja” as revelações mais recentes alviverdes para o Cruzeiro, a preço de banana…