Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mineirão hoje é melhor que o Ellis Park

* Fui ver Argentina 1 x 0 Nigéria, no Ellis Park, o mesmo estádio da abertura e final da Copa das Confederações ano passado, onde o Brasil foi campeão. Famoso pelos jogos de rugby, construído em 1928, foi palco da final do Mundial da modalidade em 1995, quando a África do Sul foi campeã. A história está no filme “Invictus”, de Clint Eastwood.

Reformado para a Copa, tem agora capacidade para 61 mil pagantes.

É o melhor exemplo do exagero nos gastos exigidos pela Fifa. Não que a sua reforma tenha custado milhões, muito pelo contrário. O governo sul-africano não cumpriu todas as exigências da entidade maior do futebol e ficou por isso mesmo. Simplesmente porque não havia necessidade. Assim como não haveria necessidade de tanto gasto em nossos estádio para a Copa de 2014 no Brasil.

Digo, com 100% de certeza, que hoje, o Mineirão, por exemplo, é melhor que o Ellis Park para receber um jogo, como o da estreia de Argentina e Nigéria ontem. Bastaria um “banho de loja”, como os que foram dados nas eliminatórias das Copas de 2006 e 2010, quando recebemos Brasil e Argentina.

O Ellis Park não tem estacionamento, o transporte coletivo para se chegar a ele é precaríssimo, quase inexistente e está localizado quase no centro de Johanesburgo, vizinho de uma das regiões mais violentas e perigosas da cidade, Hillbrow.

As fortunas que estão previstas para ser gastas em estádios para 2014, deveriam ser destinadas para o legado que verdadeiramente interessa às populações das cidades sedes, com um sistema público de transporte decente, por exemplo.

Mas, defender obras mais baratas no Brasil é virar chacota para os políticos!

* Esta e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
1
  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    E o principal Chico Maia,

    Ao invés de Vuvuzelas irritantes, teriamos batuque e muilher brasileira de fio dental!!!

    Brasil é Brasil!!!