Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A Copa da gratidão e do perdão!

A Copa começou sexta passada mas ainda é tempo de prestar uma justa homenagem ao continente anfitrião, que tanto tem a ver conosco.

E faço-o através de texto que recebi do Juiz de Direito da Vara Criminal de Sete Lagoas, Dr. Edilson Rumbelsperger Rodrigues, que nas horas vagas, também é um grande colaborador da imprensa esportiva da cidade:

 “COMEÇOU A COPA DO AMOR, DA GRATIDÃO E DO PERDÃO!”

                    Digo isso para registrar clima de amor e de alegria pelo qual o mundo se sentiu invadido com as transmissões dos jogos da Copa da África do Sul-2010.

                    Um povo alegre, feliz, simpático, afável. Marcadamente contagiante.

                    As suas “vumvumzelas” __ que não param nunca __ são símbolos de um povo que nunca desiste, que luta e que grita, dizendo, com a sua zuada ininterrupta, que estão aqui, vivos, orgulhosos, apesar de todas as injustiças históricas que sofreram.

                    É vendo, desfilando em nossa tela, este lindo povo africano, percebemos o quanto temos __ nós brasileiros __ em comum com ele. E nos sentimos orgulhosos disso. Antes, o preconceito macabro, hoje o orgulho, a satisfação e a honra de termos __ cada brasileiro, em nossas veias e no nosso DNA __ um pouco do sangue desse povo altivo e generoso.

                    Por isso, esta Copa do Mundo é também a Copa da Gratidão, a Copa do Agradecimento, porque somos por eles eternamente gratos __ agradecidos pela influência que deles recebemos e que faz de nós todos brasileiros, um povo de uma cultura rica e diversificada. Um povo com um profundo sentimento religioso.

                    Mas principalmente é a Copa do Perdão. Perdão pelo tráfico escravista, perdão pela arrogância, perdão pelo desrespeito e pela afronta cometida com os seus costumes; perdão pelo fomento da divisão de suas terras, transformando numa colcha de retalhos um continente todo de uma cultura só, de um povo só, de uma nação só.

                    Perdão pelo irremediável e imprescritível crime de termos separados famílias inteiras, levados nos porões do inferno para lugares distantes, sem direito sequer de chorar, trazidos de longe para nos servir. Só porque eram (e são) negros. Apenas por causa da cor de sua pele.

                    Quanto ignorância nossa, meu Deus!

                     Tudo portanto que investíssemos em África seria pouco para nos resgatar e nos redimir da crueldade incurável.

                    África __ África do Sul __ em teu coração bom e generoso é que reside a esperança nossa de um pedido sincero de perdão.

                     Que Deus abençoe Mandela, redimido, depois de tudo, ao ver o seu País filmado pelo mundo __ e encantando o mundo __ sede de uma Copa do Mundo.

                    Mãe África, querida! O mundo hoje te reverencia, te admira, vive o seu amor, e te pede perdão, humildemente.

 Dr. Edilson Rumbelsperger


» Comentar

Comentários:
3