Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Estreia do Brasil e a má vontade com a Copa na África

* Apesar das reclamações por causa da não convocação de um ou outro jogador, o time do Dunga é bom e pode voltar com o hexa para o Brasil. A estreia contra a Coreia do Norte é esperada pela imprensa internacional aqui como a possível maior goleada da Copa até agora.

Pode até ser, mas os baixinhos correm muito, e entrarão em campo pressionados pelo fato dos arquirrivais deles, Coreia do Sul e Japão terem estreado com vitória.

 

Cheirando a naftalina

 

A Coreia do Norte é um dos poucos países comunistas à moda antiga que ainda existe, e lá os jogadores “jogam pela pátria”, ou melhor: para o ditador, o mesmo que apodrece no poder há anos, depois de suceder o pai. Conforme o desempenho, na volta para casa, levam porrada e cumprem cana, com direito a trabalhos forçados!

Mas nem por isso devem ameaçar o time canarinho.

 

Má vontade

 

Por tudo que tenho visto, ouvido e lido, não tenho a menor dúvida que há uma grande má vontade da imprensa internacional contra a realização da Copa na África. E boa parte dos colegas brasileiros entra no embalo. Querem comparar a África do Sul com a Alemanha de 2006, onde além das facilidades naturais de um dos países mais ricos do planeta, havia mordomias mil para a imprensa.

 

Exageros

 

É verdade que há incontáveis problemas aqui, mas nada assustador, principalmente para nós, brasileiros, acostumados com o nosso país. A segurança é o ponto mais falado, porém, não falam que a polícia daqui trabalha bem e com rapidez. Em menos de 48 horas, recuperaram tudo que foi roubado dos portugueses e espanhol, assaltados à mão armada, prenderam os bandidos, e o mais importante: devolveram todo o material e dinheiro roubado ás vítimas.

 

Estranho silêncio

 

A seleção uruguaia foi roubada no hotel na Cidade do Cabo. O chefe da delegação foi registrar queixa numa delegacia, mas quando viu a fita das câmeras da segurança do hotel, desistiu. Tudo indica que o ladrão era um próprio membro da delegação. A imprensa só falou do roubo. Nada sobre o recuo do comandante dos uruguaios.

 

E os atentados?

 

A imprensa dos Estados Unidos e Europa espalhou que havia risco de atentados da Al Qaeda, nos jogos Inglaterra x EUA, sábado, e Holanda x Dinamarca. Fiz questão de ir ao estádio Soccer City, onde os holandeses venceram por 2 x 0. Risco nenhum, porém, milhares de europeus e norte-americanos cancelaram suas viagens para a Copa.

 

Preparemo-nos

 

Não tenham dúvida que o Brasil vai enfrentar a mesma sacanagem da imprensa internacional, logo depois que a Copa aqui terminar. Vão nos detonar também. Porém, não tenho a menor dúvida que 2014 será um sucesso, que surpreenderá ao mundo. Além de saber receber e fazer festa, o Brasil tem uma estrutura geral melhor que a África do Sul, apesar da roubalheira pública que enfrentamos.

 

Meio time

 

Diz o velho e sempre atual ditado que “goleiro é meio time”, e não tem jeito. A Inglaterra deixou escapar a vitória sobre os Estados Unidos por causa do peru do goleiro; a Argélia pela mesma forma, com frango muito parecido, contra a Eslovênia, e hoje o Villar, capitão do Paraguai, errou um soco na bola, que caiu na canela do De Rossi, que empatou para a Itália.

Mas, faz parte!

 

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
13
  • Dudu GALOMAIO disse:

    Eu tb Maurício… só pra esses 2 times… rsrsrs…

  • Alisson Sol disse:

    Chico: talvez aí na África do Sul exista mesmo esta impressão de que há muitas reclamações. Mas isto é a maneira de operar de europeu e americanos. Reclamam aí, com quem tem como resolver o problema, ao invés de não reclamarem, dar a impressão de que está tudo bem, e depois saírem dizendo que nada funcionava. Há ainda muita Copa pela frente, e uma reclamação agora pode transformar um problema que ia durar 30 dias em um problema que durou 1 ou 2 dias.

    Ao menos na BBC, há realmente especiais mostrando dificuldades de pessoas originalmente da África do Sul, e de imigrantes. Mas há também muitos especiais mostrando coisas boas, indo dos estádios à incrível infra-estrutura de Informática montada para esta Copa, onde há mais gente assistindo online do que já houve em qualquer outro evento, jogos transmitidos em 3D, etc. E há muita preocupação de mostrar o legado que será deixado pela Copa, e muitas críticas quando as coisas são feitas “para Inglês ver” e não vão depois beneficiar a população local. Críticas em relação ao legado não são feitas apenas quando eventos ocorrem em outros países, como você pode ver nestas críticas feitas na Alemanha ao legado da Feira Mundial de Hannover.

    Stefano, venha rápido, antes que o governo aqui crie a faixa de imposto de 55%…

  • Daniel Lanza disse:

    A Copa ajuda no desenvolvimento do paía. Não falo em estádio maravilhosos e sim em um Soweto urbanizado, em transporte urbano de qualidade, em ruas em boas condições, em hospitais modernizados. Quando isso tudo chegaria à África sem a ajuda da Copa do Mundo?

    Porém, os países ricos não se preocupam com isso. Querem mordomias, fazer turismo ao invés de trabalhar (imprensa). Preferem uma boa foto do que abrir os olhos para os problemas do mundo.

    Será a mesma coisa no Brasil, teremos desenvolvimento mas acharão algo para nos criticar! Foda-se!

    Que a FIFA realize as demais Copas em países de Terceiro Mundo!!!

    CHICO, COLOQUE CONTINUE COLOCANDO FOTOS CURIOSAS NO BLOG!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Bom dia a todos!
    Como eu já escrevi aqui antes, não ligo para a seleção do Brasil, por entender que a mesma não existe (é minha opinião apenas). Entendo sim, que há uma seleção da CBF, super bairrista, que valoriza exageradamente jogadores com histórias nos grandes clubes cariocas e paulistas e que atende, antes de mais nada, a interesses comerciais. Portanto, consigo perfeitamente assistir a um jogo da seleção nacional com indiferença, esperando apenas ver bom futebol, independente do vencedor. Isso não implica dizer que eu esteja certo e os demais errados ou vice-versa.
    Quanto à Copa do Mundo, gosto muito de assistir e acompanhar. Trata-se de um evento que mexe e empolga as pessoas.
    Eu concordo com a opinião do Chico, de que mesmo bastante contestado, esse grupo do Dunga pode sagrar-se campeão. Muito mais pela fraqueza dos adversário do que pelo poderio da seleção de Kaká e Cia.
    Itália e França já mostraram que não irão impressionar. Na minha opinião, apenas 4 seleções podem atrapalhar os planos de Dunga: a Argentina de Messi e Verón, a Holanda, a Espanha e a Alemanha. Mas mesmo assim, acho difícil… mais provável seria o Brasil perder pra si mesmo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Um dia vou a Inglaterra tomar uma cerveja num daqueles pubs bacanas de Londres, e vou chamar o amigo Alisson Sol para um papo de bola. Apesar de ele ter nascido torcendo para o time errado, os comentários do cara são muito equilibrados. A saída de Kleber foi um alívio geral para diretoria do Cruzeiro, trouxe mais prejuízos que lucro. Atrapalhou um time certinho, que desmoronou juntp com o Adilson, deixou o elenco dos azulzinhos sob suspeita e não produziu nada nos momentos cruciais. De lembrança ficou a imitação de galinha no jogo contra o Galo, e a devida resposta de Welton Filipe. Concordo com Alisson temos chorado muito por defunto feio, no futebol brasileiro tem muito pouco insubstituível, a maioria mercenários beijoqueiros de escudo.
    Abraços amigos do blog: Palpite Brasil 5×0 Coréia do Norte, Robinho estrela do mundial.

  • Fabrício Melo disse:

    Chico, você tem razão, este preconceito é histórico. Ele ainda existe e pode se estender ao Brasil sim. Afinal, estão frente a frente colonizadores e colonizados.
    Se por um lado é um fator ruim, quem sabe, isto reacenda o Nacionalismo – tão fora de moda- e seja um atrativo a mais, pois, tá um futebol muito feio. E como seria bom se o título ficasse na África (tá difícil) ou na América do Sul.
    Por aqui no nosso continente, o Ibope fez uma pesquisa e pasmem; a cidade que existe mais fanáticos por futebol é Lima no Peru. Lá é onde as pessoas mais assistem programas esportivos, mais frequentam estádios e jogam peladas pelo menos duas vezes ao mês. Deu no SBT Manhã na voz de Hermano Hening.

  • Copa 2010, a Copa da Inclusão! Não existe espaço no mundo para os preconceituosos!

  • Chico,

    Claro que existem pessoas da imprensa dos paises ditos desenvolvidos que boicotam qualquer evento que aconteça fora do hemisfério norte,porém a cada dia que passa mais e mais países se estruturam melhor e com suas virtudes e defeitos vão aprendendo a realizar grandes eventos.
    A Copa na África mesmo com seus problemas pode ser considerada um sucesso, o que falta melhorar mesmo é a qualidade do futebol apresemtado pela maioria das seleções, o que foge do controle da organização do evento.
    Espero que no Brasil aconteça a mesma alegria, mas com muito samba no lugar das vuvuzelas e com um futebol mais solto e bonito.
    Mil vivas para a África, o Brasil e o novo mundo que nasce nesse novo século, sem bi ou uno polaridade, e sim com muitos protagonistas, entre eles o nosso amado Brasil.

  • Guilherme Amaral disse:

    Chico, a matéria foi ótima.

  • Alisson Sol disse:

    Clayton: se fosse ainda um Nelinho, Joãozinho, Piazza, Dirceu Lopes, Dida, etc., vá lá. Mas você está no grupo das viúvas de um sujeito que veio de troco na venda do Guilherme?!

    Acho que você está misturando as coisas. Uma coisa é um jogador “teleguiado pelo empresário” ficar falando estas coisas aí. Deixa ele falar. Em um mês todo mundo já esqueceu.

    Já investigar se há benefícios a conselheiros, viagens, etc., isto tem de ser investigado mesmo. Mas é algo totalmente independente da venda do jogador. Misturar os assuntos só ajuda a que tudo fique no campo da fofoca pois, como você disse, é a palavra de um contra a do outro.

  • denerclaudio disse:

    O pior jogo da copa 2010 até agora foi Japão x Camarões, deu calo nas vistas, jogadores de série C no Brasil não jogam tão feio.

    Seleção brasileira: Creio que o Felipe Melo tá conversando demais, vamos ver em campo se ele joga bem mesmo.

  • Clayton Batista Coelho ( "Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH" ) disse:

    Kleber explica os verdadeiros motivos pela sua saída do Cruzeiro…

    Alguns poderão dizer que ele tá mentindo… Mas entre a palavra dele próprio e do Perrella, em quem devemos acreditar ??

    E agora Perrella ?? E agora José ??

    Um grande Atacadista, conselheiro do clube, está fazendo uns levantamos de mais coisas do Cruzeiro, que infelizmente a Imprensa não tem acesso, muito menos nós pobres torcedores… E se a coisa sair mesmo, o “Império Perrella” pode se desmoronar de vez… Coisas do tipo “benefícios” pra Conselheiros como carros importados, viagens internacionais, empregos, dinheiro em espécie mesmo… Vamos aguardar…

    Quem quiser conferir a entrevista do Kleber na íntegra, é só clicar no Link abaixo:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2010/06/14/noticia_cruzeiro,157702/video-kleber-explica-motivos-de-sua-saida.shtml

  • Anderson Palestra disse:

    Bom, no comparativo acredito que a imprensa não irá detonar o Brasil em 2014. Se eles estão comparando a África com a Alemanha, o nosso paradigma vai ser um país subdesenvolvido, logo, as chances de levar notícias boas são grandes. Coitada é da África que sucedeu a Alemanha.