Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Morumbi excluido da Copa

Notícia publicada agora há pouco no site Abril.com:

* CBF oficializa exclusão do Morumbi do projeto da Copa de 2014

Entidade diz que não recebeu as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta quarta-feira que o Morumbi está fora do projeto para a Copa do Mundo de 2014. Em comunicado oficial divulgado no seu site, a entidade máxima do futebol brasileiro diz que não recebeu as garantias financeiras necessárias para o projeto.

A CBF ainda afirma que o Comitê Organizados Local da Copa do Mundo 2014, o COL, chegou a mandar um sexto projeto, mas que ele não será examinado pela entidade.

Confira o comunicado oficial:

“Não foram entregues ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo 2014 (COL), por parte do Comitê da Cidade de São Paulo, as garantias financeiras referentes ao projeto do Estádio do Morumbi aprovado pelo COL/FIFA no dia 14 de maio de 2010.

O Comitê da Cidade de São Paulo enviou ao COL um sexto projeto, que não será examinado.

Sendo assim, fica excluído do projeto da Copa do Mundo de 2014 o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, o Morumbi”


» Comentar

Comentários:
11
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Alisson,

    Vc tem razão… BH já teve sim uma boa estrutura Hoteleira. O Hotel de Luxo da época, ao qual vc se referiu próximo à Fernão Dias, era o antigo Hotel Brasilton, que ficou vários anos fechado, largado às traças. Porém, um grupo o assumiu há alguns anos, reformou ele totalmente, ele se chama agora Actual Hotel e só anda lotado !

    Com relação a esse “Boom” da Hotelaria em BH, isso vem desde o BID 2004. De lá pra cá, BH começou a investir mais no Turismo de Negócios e realmente deu resultado. E na verdade, não são mais dois ou três grandes Eventos por ano, são vários ! A taxa média de ocupação da Hotelaria de BH, saltou de 50% para 85%. E isso pra uma média, é um número astronômico, comparado com outros anos.

    Posso te garantir que, mesmo após a Copa de 2014, com a construção de pelo menos uns 05 Hotéis, quem investir em Hotelaria aqui em BH, terá sim um ótimo retorno de curto pra médio prazo.

    Como destino “Turístico”, BH é uma negação total mesmo. Mas para o “Turismo de Negócios”, mesmo antes de se falar em Copa do Mundo no Brasil, a cidade já vinha se destacando e atraindo grandes Eventos.

    Aqui… Investe em aposta em cavalos não sô… Investe em Hotel, me coloca pra trabalhar pra vc, que eu triplico seu retorno rapidinho… rsrs

    Abraços

  • Alisson Sol disse:

    Clayton, se bem me lembro, a ironia de tudo isto é que BH já teve mais e melhores hotéis do que tem hoje. No “boom” da época de abertura de Fiat, havia até hotel de luxo na entrada da cidade, se não me engano, perto ali do começo da Fernão Dias.

    O problema de qualquer cidade em relação à rede hoteleira é exatamente o fato de que, para “sobrar”, é preciso investir, e o retorno é a coisa mais duvidosa do mundo. Eu apostaria todo o meu dinheiro em qualquer corrida de cavalos antes de investir em hotel em Belo Horizonte. Depois de um evento como a Copa, o hotel vai ser sustentável como? Dois ou três eventos por ano não pagam funcionários bem-qualificados. A cidade é um terrível destino turístico, onde é difícil encontrar boa diversidade e qualidade de restaurantes, museus, etc. Não adianta muito tentar fazer as pessoas irem “conhecer a região”, pois o transporte é deficitário. Pior é que, ao chegar em cidades como Ouro Preto, para pagar com cartão de crédito na maioria dos restaurantes e lojas vão pedir ao visitante até a certidão de nascimento da avó. E os atendentes e taxistas falam pouco ou nada de inglês. Sendo realista: seria uma irresponsabilidade querer colocar mais de 10mil jornalistas internacionais em Belo Horizonte.

    As coisas têm até melhorado um pouco nos últimos anos, mas falta muito para Belo Horizonte chegar ao nível de suporte ao turista de Salvador ou Fortaleza, só para ficar em dois exemplos fora de RJ/SP. Se começassem um esforço concentrado hoje, talvez fosse possível. Mas já está errado o fato de quererem se “planejar para a Copa do Mundo”. A cidade tinha era de estar querendo mostrar que tem condições de sediar a abertura da Copa das Confederações. Tivessem a sapiência de comer o queijo pelas beiradas…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Galera, sobre a “possível” abertura da Copa de 2014 ser aqui em BH, podemos esquecer esta possibilidade…

    BH infelizmente não tem estrutura Hoteleira nem pra receber mais um simples Congresso Médico e vai querer fazer a abertura de uma Copa do Mundo ?? Faz-me rir… Quem trabalha com Turismo e Hotelaria, sabe muito bem do que eu tô falando…

    Os Hotéis aqui ( salvo um ou outro… ) estão decadentes e cada vez mais caros ! Já foi feito um estudo, onde foi constatado que BH precisaria de no mínimo mais 12 grandes Hotéis pra suportar o “Boom” atual”. Independente da Copa de 2014. No entanto, parece que não vai sair do papel. Haverá sim a construção de alguns grandes Hotéis, porém até agora pelo que sei, serão em Nova Lima, Betim, Contagem e na região do Aeroporto de Confins. Mas mesmo assim, pra comportar uma abertura de Copa do Mundo, não será suficiente.

    Pelo visto, abertura e encerramento serão mesmo no Maracanã !

  • Klailton Saraiva disse:

    O que um voto contrário não faz… São gente da mesma laia, daqui a pouco fazem as pazes e chegam a um acordo.

  • Aldemário Filho disse:

    Concordo com o Frederico, dificilmente BH sediará a abertura da Copa de 2014. Acho que construirão outro estádio em São Paulo. Porém acredito que a capital mineira pelo belo projeto que possui, tem tudo para abrigar pelo menos um jogo da seleção e uma das partidas semi-finais.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Sinto muito… duvido que esta decisão da CBF seja mantida até a Copa… deve ser apenas uma forma de pressionar…

  • Alisson Sol disse:

    Era o caso de uma ação popular caso entre qualquer centavo público, mesmo que seja via renúncia a impostos, para construir um novo estádio em São Paulo, que mal consegue utilizar os que já possui.

  • Frederico Dantas disse:

    Infelizmente não acredito, Daniel.

    Assim está aberto o projeto do novo estádio paulista, construído com dinheiro público, em tempo recorde, superfaturado.

    Fará a alegria de Ricardo Teixeira, que queria ver o Juvenal Juvêncio pelas costas na Copa 2014, do Corinthians e seu “ilibado” presidente que, coincidência ou não, é o honrado chefe da delegação do Ricardo Teixeira na África do Sul e, porque não, do presidente Lula, corintiano declarado que é, dando uma forcinha pro seu time com nossos impostos.

    Alguém acha que São Paulo não será sede da Copa? Isso não existe. E já que vão construir um estádio, ops arena nova, será feito pra abertura, tenham certeza.

  • Trapos disse:

    EMILIO

    E com profundo pesar (ironic) que tenho que te informar que nem a Arena do Jacaré vcs consiguirão encher.

    Desta forma a Arena é a casa o GALO cumpadi.

    Lamento (ironic).

  • Daniel Lanza disse:

    ARENA: Assim, Cruzeiro, Atlético, América e Democrata confirmados em Sete Lagoas, a nova capital mineira do futebol. Todos os torcedores serão bem vindos à cidade!

    MORUMBI: Assim, Belzonte na abertura da Copa de 2014?

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Por falar em Estadio CM,

    Cuca vem a Sete Lagoas hoje, 16/06/2010 para conhecer a nova casa do Cruzeiro..Arena do Jacare!!!

    A ideia do treinador é fazer pelo menos um jogo treino em Julho!!!

    Fonte: http://www.superesportes.com.br