Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

As verdadeiras heranças que queríamos e não teremos

São 570 quilômetros de excelentes rodovias de Johanesburgo a Durban, onde Brasil e Portugal decidem quem será o primeiro do Grupo G. Seis horas de viagem com absoluta segurança, apesar de quase 100 quilômetros de intensa neblina, e um acidente envolvendo duas carretas, com pelo menos dois mortos entre as ferragens.

Mas as quatro pistas de cada lado e a enorme área de escape do canteiro central, possibilitaram que o tráfego continuasse quase normal, apenas com velocidade mais baixa no trecho.

Quatro pedágios, que totalizam 152 rands (R$ 40), os mais prazerosos que qualquer motorista pode pagar. Em todo o percurso, radares e polícia rodoviária cuidam para que não haja abusos, além de balanças que são rigorosamente respeitadas pelos caminhoneiros. Nenhum buraco na pista de rolamento, sensação absoluta de segurança, mesmo quando se entusiasma e se esquece que a velocidade máxima permitida é de 120 km/h.

Parece mentira, mas estamos na África do Sul, cujas estradas, em sua quase totalidade, são assim há muitos anos, sem nada a ver com a Copa do Mundo.

Mas o assunto tem a ver com o Brasil, e é esse tipo de herança, ou “legado”, como gostam de dizer as nossas autoridades, que todo brasileiro gostaria de receber com a nossa Copa em 2014.

Fortunas serão gastas desnecessariamente em reforma ou construção de estádios, mas continuaremos correndo risco de morte e vendo pessoas morrendo em nossas péssimas estradas, em todos os aspectos.

Já sabemos que não teremos metrô, sonho antigo de todo belorizontino; temos certeza que não veremos a BR-040 duplicada até o Rio, ou a Fernando Dias melhorada até São Paulo, e dificilmente a assassina BH/Ipatinga, também duplicada, até 2014.


» Comentar

Comentários:
6
  • Márcio disse:

    Chico!
    É assunto para depois da Copa. Mas preocupa-me bastante o tráfego intenso entre BH e Sete Lagoas com a transferência dos jogos para lá. São muitos os motoristas irresponsáveis, os engraçadinhos, bebidas, excesso de velocidade, buracos. Futuro sinistro e preocupante!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Essas nossa “autoridades” estão como o Perrella… Só nas promessas… rsrs

    Prometeram mundos e fundos na época em que ainda se candidatavam a cidade-sede, mas depois que conseguiram o que queriam, não estão nem aí…

    O tal metrô tão falado, que interligaria a Savassi, passando pelo centro, até o Mineirão, nem depois da Copa nós vamos ver…

  • carlos queiroz disse:

    As partes mineiras da 040 são uma vergonha não são um lixo.

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Enquanto isso nas Minas Gerais, a BR-040 não consegue ver inaugurado um mísero viaduto. O “Vila Rica”, popular “Viaduto das Almas” está agonizando e a nova obra não é entregue de jeito nenhum.

    Na verdade, a BR-040 deveria ser totalmente reconstruída no trecho que liga o trevo de Ouro Preto à cidade de Barbacena. Aquilo está uma vergonha!

  • carlos queiroz disse:

    Fazer o que ne chico , tenho certeza que rio e são paulo receberão belas melhorias , ja bh ficara em terceiro plano como sempre ,quem manda sermos trouxas .

  • Allan Machado disse:

    Caro Chico.

    1- Primeiro era o Estádio do Cruzeiro a cada derrota do time.
    RESPOSTA: NEGATIVO, CADÊ?

    2- Depois que o Cruzeiro era um time sem dívidas e organizado
    RESPOSTA: NEGATIVO – Demissão (surpresa) do Maluf e posteriormente a ida dele para o Galo. Demissão (surpresa) do Antônio Claret.
    Caso Kléber.
    Proceso de 6 milhões sobre o Jussiê.

    3- Nos últimos três anos o Cruzeiro era (segundo seu presidente) o melhor elenco do Brasil
    RESPOSTA: NEGATIVO. De três anos pra cá, apenas o Campeonato Mineiro. E ganhar campeonato mineiro contra um time de Leandro Almeida, Marcus, Juninho no gol, Lopes, Rafael Miranda… É OBRIGAÇÃO.

    4- Somos um clube com a melhor estrutura do Brasil
    RESPOSTA: NEGATIVO. O estudo da universidade Viçosa mostrou que o melhor é do GALO e em segundo o Atlético Paranaense.

    Na última semana ouvimos o mais novo conto do Perrela: RIQUELME.
    O prazo se esgotou na terça feira, palavras do próprio Perrela.

    Agora ouvimos outro conto: VALDÍVIA.

    Chico! Até quando os cruzeirenses vao acreditar na CARTILHA PERRELA e “arrotar” que o Cruzeiro é melhor nisso, é melhor naquilo e todo aquele bla bla bla? É certo que nos últimos três anos as campanhas do Galo eram terríveis, impossibilitando o atléticano de discutir, mas e essa podridão toda estava escondida aonde?

    Será que quando o Perrela terminar seu mandato e sair fora de cena por alguns anos, o Cruzeiro irá desabar e finalmente a sujeira debaixo do tapete irá aparecer?

    Apesar de ser Atléticano, não sou iludo. O Galo não está as mil maravilhas, mas para quem tinha Jael, Vanderlei, Lopes… e hoje temos Ricardinho, Tardelli, Jairo Campos… as coisas estão mudando. Sabemos que reorganizar um clube na lama como o Galo estava leva tempo e somente com tempo o Galo voltará a brilhar.

    Mas o que me irrita é ver 90% da torcida do cruzeiro dizer coisas absurdas como essas que eu citei. E no final não dar em nada!

    Abraços
    OBS: Será que voce lê mesmo esses emails ou é assessoria?

    – Belo Horizonte