Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

É Copa, mas a vida continua

Uma amiga de Belo Horizonte acabava de chegar a Johanesburgo para a sua primeira Copa do Mundo no país anfitrião. Comentou que achou interessantíssimo que os comissários de bordo da companhia Aérea South African, todos, usavam a camisa amarela e verde da seleção deles, e depois reclamou: “Não estou sentindo clima de Copa!”. Perguntei o que ela esperava e ela pensou, pensou e não soube responder. Estávamos na Mandela Square, ponto alto da confraternização de estrangeiros e sul-africanos aqui. Restaurantes e lojas lotadíssimos, decorados com temas da Copa, ruas embandeiradas e música para todos os gostos, em alto volume.

Perguntei também se ela tinha observado a estrada que liga o aeroporto internacional ao centro da cidade. Disse que sim e que gostou demais das bandeiras de todos os países que disputam a Copa, em formas de enormes estandartes, pendurados em todos os postes, nas laterais e canteiros centrais das pistas. Em seguida perguntei se ela achava que tudo isso que estava presenciando era normal no dia a dia de Johanesburgo, dos sul-africanos ou de qualquer país em época normal. Pensou, pensou e concluiu com ar de vitória: “Ué, é mesmo! Isso tudo é por causa da Copa, né!?”.

Pois é! Muita gente acha que “Clima de Copa” é um carnaval 24 horas, em todos os cantos do país que a promove. Nada a ver. O ritmo de carnaval acontece realmente, mas nas imediações dos estádios em dias de jogos e determinados pontos de encontro espalhados pelas cidades sedes e vários outros locais.

O ritmo muda muito, mas nem tanto, pois a vida continua e tudo tem que continuar funcionando.


» Comentar

Comentários:
6
  • quando ver Flávio Azevedo, leia-se Americano!

  • Já aqui no Brasil tenho minhas dúvidas se não será carnaval 24h por dia……rsrsrsrs…..

  • de repente a grana que entrou n o time celeste, eles construiram um CT. o CT do time alvinegro é do dono do BMG…de repente ajuda ou responde esta dúvida.

  • H. ALMEIDA disse:

    prezado chico!
    o fato se resume somente ao seguite:

    “Um tem dinheiro, pagou e levou…. o outro não tem dinheiro e não consegue contratar”

    hoje em dia o que acontece é que o cruzeiro só tem condições (por enquanto) de pagar bons salários, pois sua capacidade de investimento praticamente não existe mais.
    outro coisa que podemos comparar é que o kalil vendeu o kleber e usou o dinheiro pra trazer o diego souza.Acho que os trocedores cruzeirenses deviam questionar a turma do açougue sobre os milhoes das vendas de vários jogadores.
    Parabens Kalil, que Deus lhe abençõe e que este time consiga as vitorias para comtemplar com sucesso todo seu esforço!!!!

    da-lhe galoooo!!!

  • Eduardo disse:

    É loura. Acertei?

  • wanderley ramazzotti melo disse:

    apreceu algum torcedor do coelhao ai?

    – contagem