Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Uma boa impressão inicial

Com o fim dos treinos e jogos todos os dias e a proximidade do fim de uma Copa do Mundo, a imprensa que sobra no país anfitrião sai em busca de assuntos para cobrir. Na África do Sul, chegou o tempo de ouvirmos abobrinhas e boas entrevistas coletivas de cartolas e políticos, do próprio país e do mundo.

Hoje foi dose tripla: às 11 horas, no Soccer City, Ricardo Teixeira e Romário, falando sobre o Brasil em 2014. Com a descortesia habitual o presidente da CBF disse que só falaria sobre 2014 e nada sobre a seleção. Romário, de terno e tudo, respondeu bem a duas perguntas: que vai se acostumar com a nova vestimenta e que ainda não sabe bem qual será a sua função no Comitê Organizador da Copa.

Pouco mais tarde, no Centro de Convenções de Johanesburgo era o momento de ouvir o presidente da Fifa, Joseph Blatter, fazendo um balanço altamente positivo de tudo que está acontecendo aqui, e que apoia a candidatura da África do Sul às Olimpíadas de 2010. Disse também que as 12 cidades-sedes do Brasil serão subdivididas regionalmente para que as seleções não façam deslocamentos muito longos.

Mais tarde o ritual imposto aos jornalistas foi até engraçado. A Fifa pediu que chegássemos às 14h30 para a entrega das credenciais da solenidade das 18h30, quando seria lançada oficialmente a Copa de 2014. Com a presença de um Chefe de Estado, o rigor é maior, e senti a sensação que um boi deve sentir num confinamento: dentro de uma sala do Centro de Convenções, junto com mais uns 100, comendo e bebendo, do bom e do melhor franqueado pela Fifa. Mas a espera por Lula e cia. parecia não ter fim!


» Comentar

Comentários:
0