Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A lamentar, só a impotência das autoridades, com requintes de falência do Estado de Direito

A diferença desse Atlético x Cruzeiro começa pelo local: numa cidade do interior. Os dois maiores times do Estado jogando em Sete Lagoas.

E imaginar que já tivemos o inverso: os dois maiores times da cidade jogando na Capital. A história registra um Democrata x Bela Vista no maior estádio de Minas na época, o Independência. Foi nos anos 1950, e os senhores vão me perdoar, mas vou ligar neste momento para ninguém para confirmar o resultado, mas creio que foi 1 x 0 para o Bela Vista.

Os mais velhos contam que a rivalidade era tanta que as forças policiais recomendaram que a partida não fosse em Sete Lagoas, onde os estádios de cada um ficavam a apenas um quarteirão de distância.

A história diz que eram grandes times. O Bela Vista era do povão, o Democrata dos endinheirados. O maior ícone do BV ou “Rela”, como era chamado, ficou famoso nacionalmente: o centroavante Genuíno “o homem do caminhão”, que jogou depois no Vasco. Exaltado por Armando Nogueira numa crônica no Jornal do Brasil, como um craque, que tenho guardada comigo.

O Democrata revelou o goleiro Careca (campeão brasileiro com o Galo), Vaguinho, ex-Galo, Corinhtians e seleção brasileira, nos anos 1960/1970, e mais recentemente o goleiro Gomes, ex-cruzeiro, atualmente na Inglaterra, e seleção na Copa da África do Sul; o zagueiro João Carlos, ex-Cruzeiro, Corinthians e também seleção brasileira.

O Bela Vista hoje tem um excelente trabalho nas categorias de base, comandado pelo ex-lateral Abelardo (ex-Atlético e Palmeiras) e pelo ex-goleiro Careca. Tem uma atividade social forte e a sua imponente sede, às margens da Lagoa Paulino, é alguns andares dela são alugados para o funcionamento da Câmara Municipal da cidade.

O Democrata está na terceira divisão mineira, que começa em agosto e faz amistoso terça feira contra o Villa Nova na Arena do Jacaré.

Mas o assunto aqui hoje é Atlético x Cruzeiro.

Assim como aquelas pessoas que aguardam a volta de Jesus Cristo à terra, os atleticanos esperam que o trabalho do Vanderlei Luxemburgo e alguns dos melhores jogadores do país apareça e se converta em bons resultados. E ninguém sabe quando essas coisas vão acontecer, e, se vão acontecer.

No caso do Galo, se vencer amanhã, pode ser, que o momento tão aguardado esteja chegando.

Os cruzeirenses esperam que Cuca faça mais que o antecessor Adilson Batista, que chegou à final da Libertadores, mas não teve competência para ganhar, em casa.

Por seu lado, o treinador também luta para acabar com o estigma de não conquistar os títulos importantes que disputa.

Tem ambiente e estrutura superiores aos times que dirigiu até então. Se o São Paulo, onde ele chegou perto, é mais forte financeiramente que o Cruzeiro, ele tem uma tranquilidade em Belo Horizonte que não tinha lá.

Uma vitória no clássico como este embala a campanha, e ele ganha definitivamente a confiança da torcida cruzeirense.

Um jogão. Como sempre, imperdível.

Continuo lamentando essa história de uma torcida só.

É o Estado e as autoridades do esporte assumindo que os bandidos estão vencendo a cidadania.


» Comentar

Comentários:
10
  • Frederico Dantas disse:

    E mais, o fato de os novaiorquinos não reclamarem disso não sela a questão. Ou sela?

  • Frederico Dantas disse:

    Mau caro Alisson.

    Não é muito drama por nada.
    Moro em Sete Lagoas. Não quis à orla da Lagoa ontem por causa deste jogo.
    Se isso é normal para você, tudo bem.

  • Alisson Sol disse:

    Muito drama por nada… Em jogos de times de beisebol de NY acontece praticamente o mesmo, e ninguém jamais disse que há falta do “estado de direito” nos EUA devido a isto.

    Nada melhor para quem quer levar a família a uma partida. Hoje, diversas famîlias de atleticanos irão à partida. Com certeza, alguns vão ter coragem de levar os filhos a uma partida destas pela primeira vez na vida. No segundo turno, vão as famílias dos cruzeirenses. Só para quem não presta atenção ao jogo e gosta mesmo é de discussāo de torcidas é que deve ser decepcionante…

  • Frederico Dantas disse:

    Concordo totalmente que estamos vivenciando um processo de morte lenta do Estado de Direito. Se nada for feito, em breve estaremos vivendo sob novo regime de exceção, se é que de alguma forma já não estamos sob ele.

    O Estado assumir sua incompetência em manter a ordem e a segurança num evento para 20 mil pessoas, evento este em que já estão cansados de atuar, é o fim da picada.

    A cada demonstração explícita de fraqueza como esta, os bandidos e desordeiros dão mais um passo rumo a um regime de exceção sob seus domínios.

  • Basílio disse:

    Também não concordo com jogo de uma torcida só, mas é bom as pessoas lembrarem que o Kalil sugeriu isto durante aquela pendência do túnel, quando o Zezé, acobertado pela polícia, não cedia o túnel por falta de segurança, já que o túnel fica embaixo da torcida do Cruzeiro.
    Antes, era o Atlético que tinha um direito ceceado no seu mando de campo, hoje é o torcedor, tolhido do seu direito de ir e vir, devido ao suposto argumento de que a Arena não oferece segurança para abrigar as duas torcidas. É lamentável!

  • Chico,

    a opinião do Marcus Bragajara e que reflete a opinião da maioria dos Americanos:

    “Estive um pouco afastado do América porque tirei férias e fiquei uns 30 dias sem acompanhar o time e as notícias americanas.
    Poderia tentar me dar as novidades?
    Pelo que fiquei sabendo, nosso independência vai sofrer um atraso de quase 5 meses e somente deverá ficar pronto em março. Isso procede??
    Outro assunto que gostaria de colocar em pauta. Qual é o pensamento da diretoria americana em relação ao que o América pretende na série B.
    O time não emplacou, não mostra ter vontade de buscar um resultado. Para se disputar uma série B, o time tem que estar mais focado. Noto nesses primeiros jogos, principalmente nos jogos fora de casa, que o América entra em campo como se fosse conseguir o resultado a qualquer momento e de repente, quando toma um gol não consegue buscar o resultado.
    Hoje contra o Asa, foi mais uma vez um time mororso, sem tesão. Será que é bronca da torcida ou o Mauro Fernandes não está conseguindo dar um padrão tático para o time? Como é que um centro avante consegue ficar como titular em todos os jogos, mesmo não conseguindo marcar nenhum gol em mais de 16 partidas.
    Será ruindade do Fábio Junior? Será que um atacante como ele, que sempre marcou gols de repente esqueceu como fazer, ou será que o time está mal treinado e o esquema totalmente errado.
    Acho que a diretoria tem que acender a luz vermelha. Se o que pretendemos é subirmos a série A temos que mudar os rumos do time. O Mauro precisa ter um corretivo, porque do jeito que as coisas estão caminhando, poderemos em poucas rodadas estar afastados dos primeiros lugares da classificação.
    Temos várias opções para o meio de campo e não acredito que Leandro Ferreira e Dudu sejam as melhores opções.

    Alguma coisa tem que ser feita. Muitos estão iludidos com a campanha americana. Pra se classificar na série B temos que buscar pelo menos 3 ou 4 resultados fora de casa e do jeito que estamos indo, ganhando jogos em casa e perdendo os outros fora não estaremos entre os 4 colocados para a série A. Já perdemos para Náutico em casa e empatamos contra o Bragantino. Temos verdadeiras pedreiras pela frente, como Sport, Bahia, Ponte Preta, Paraná.
    Ainda está em tempo de uma mudança de rumos. estamos somente a 2 pontos do G4, mas que estamos correndo risco, isso estamos.
    Só um lembrete. Léo voltou da Coreia. Não sei o por que? Será que foi tão mal assim nesse emprestimo. Não consegui saber nenhuma notícia dele por aquelas bandas. De qualquer maneira, um jogador como ele, que marcou mais de 24 gols na temporada de juniores, deveria ser olhado com mais atenção.
    Outra coisa que gostaria de saber. Porque o Euller não está sendo aproveitado nem no banco de reservas? pelo amor de Deus, mesmo com 37 anos e fora de forma, o Euller é bem melhor que os nosso satacantes.
    Temos informações de que o Mauro Fernandes não gosta dele e por isso não o aproveita. se for realmente esse o caso, acho que a diretoria deveria preservar esse atleta que já nos deu muitas alegrias e que ainda pode ajudar e muito o time.
    Não podemos aceitar esse tipo de postura, se é que isso está mesmo acontecendo. Onde a fumaça tem fogo e o boato é bem quente.
    Conto com seu apoio para encaminhar esse e-mail para o Teodomiro Braga e demais participantes do conselho gestor do América, já que os contatos que temos no site do América, nunca são recebidos ou respondidos.

    Abraços e mais uma vez te parabenizo pela excelente cobertura na copa do mundo.”

    eu encerro, dizendo:

    VOLTA GIVANILDO!!!!!!!!

  • anotem a data e horário: nunca passeremos vergonha tão grande. cadê o dinheiro dos impostos que pagamos pela segurança??? é lamentável isto! incrível como o Presidente, Governador, Prefeito, deputados, senadores, vereadores deixam acontecer um abseurdo deste em nosso estado! transformaram o nosso futebol numa tragédia. copiando aquele preconceituoso, ISTO É UMA VERGONHA SEM PRECEDENTES! era a hora da união entre as torcidas e ninguém comprar nenhum ingresso. CONTINUAREMOS TERCEIRO MUNDO ASSIM!

    sem mais.

  • J.B.CRUZ disse:

    FICA A IMPRESSÃO QUE OS BADERNEIROS VENCERAM…
    Nem no regime Militar tivemos tanto cerceamento de direitos..
    Estamos vivendo uma pseudo-democracia..
    E o direito de ir e vir.

  • Anderson Palestra disse:

    Fico imaginando o tanto que era bom o futebol antigamente.
    Me fez lembrar da rivalidade de Santo Antônio do Monte, o Flamengo, dos endinheirados, e o Nacional, ou NAÇA para os íntimos, era dos pobres “pessoal dos texas”. Hoje, nada mais há.

    Com relação ao Cruzeiro X Atlético, você disse uma frase que um amigo meu fala “Os atleticanos ficam esperando o retorno do Messias”.

    Para o lado negro da Lagoa, ha sempre esperanca (meu teclado agora ficou sem acento), o proximo ano sera sempre melhor que o anteiror.

    Ppara o lado azul sempre ha cobrancas, nunca o time esta bom, o time tem que estar bom como em 2003.

  • Renato disse:

    Esse Democrata e Bela Vista merece uma bela reportagem no Sete Dias. Aguardo, com direito a fotos der arquivo que devem estar guardadas na casa de algum ex-dirigente.