Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Acusado de rachar o grupo em Minas, Roth é chamado de “pacificador” no Sul

No Atlético, a principal acusação ao Celso Roth pelo fracasso na reta de chegada do Brasileiro ano passado, é que ele perdeu o controle do grupo, que se rachou nos jogos decisivos.

No Inter ele é apontado como responsável por unir o grupo, que estava rachado sob comando do uruguaio Jorge Fossati, segundo esta reportagem da Folha:

O pacificador”

Em sua 3ª passagem pelo Inter, Celso Roth une elenco rachado e ganha o 1º título importante

DO ENVIADO A PORTO ALEGRE

Celso Roth nunca se importou em ser apenas a terceira opção do Internacional.
Quando o clube demitiu Jorge Fossati, no final de maio, imediatamente foi atrás de Luiz Felipe Scolari.
Falhou e tentou Adilson Batista. Depois de fracassar ao tentar contratar dois ex-gremistas, a diretoria colorada foi atrás de um velho conhecido. Roth, 52, deixou o Vasco para iniciar sua terceira passagem pelo Inter, o primeiro clube grande a lhe dar uma chance, em 1997.
O desafio era ganhar a Libertadores… Para tanto, precisava pacificar um vestiário rachado e vencer dois mata-matas.
Roth mudou radicalmente a rotina no Beira-Rio.
Ele trocou os treinos em apenas um período, geralmente no final da tarde, por duas sessões diárias.
Fossati e seus três auxiliares, todos uruguaios, tinham dificuldade para serem compreendidos pelos atletas.
Roth também mudou a forma de jogar do time. O 3-5-2 de Fossati foi aposentado de vez. O zagueiro Sorondo perdeu o lugar no time, que passou a ter três volantes. A nova forma de atuar mostrou-se mais ofensiva e eficiente.
Questionado sobre sua importância no título do Inter, Roth se esquivou. “Isso eu deixo para vocês [jornalistas] julgarem.”
Do Qatar, onde trabalha hoje, Fossati queixou-se de falta de reconhecimento, afinal deixou o time na semifinal da Libertadores. E declarou que o time atual joga igual ao que ele montava.
Roth trabalha há 13 anos em grandes clubes do futebol brasileiro. Nunca saiu do Brasil desde que começou, em 1997.
Seu currículo se resume a dois Campeonatos Gaúchos, uma Copa Sul e uma Copa do Nordeste com o Sport, em 2000. Foi essa a sua última volta olímpica. “Eu fui um campeão precoce, fui campeão gaúcho com 37, 38 anos”, observou ele…


» Comentar

Comentários:
42
  • Vladimir Rocha disse:

    Caros,

    Que o Roth sabe armar um time não há dúvidas, como também não há que os times dele sempre perdem gás ao final das competições, por isso, qualquer conjecturas em cima dele no comando do Inter ainda é cedo. Vamos esperar dezembro chegar…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    hahaha…. rsrsrsrsrs…. kkkkkkkkkkkkkkkk….
    um dia sequer sem comentários do JB e esse blog ao seria a mesma coisa… vai ser engraçado assim lá longe… valeu JB! rsrsrs

  • Ramon Menezes disse:

    O Celso Roth deu sorte! Caiu de pára-quedas no Inter e pegou um timaço.
    Como os times deles só vão bem no início do seu trabalho, então quem quer ser campeão deve contratar o Celso quando os campeonatos estiverem terminando hehehe
    Acho que ele nao tem competencia pra levar um time numa temporada inteira, ele se perde(exemplos Galo e Gremio(q tinha um elenco superior ao do Galo). Mas talvez teha aprendido com os erros.

  • lauro disse:

    Flávio concordo com você, eu respeito todas as opiniões mas quando são incoerentes como o caso que você citou que é um comentarista que muda de opinião com o passar dos minutos chega a ser cômico, eles deveriam ser comentarias do rockgol da mtv que é um programa de comédia.

  • engraçado é o camarada da radio que esculhambou o roth ano passado, agora fazer comentários que foi a torcida que não acreditou no treinador. é Chico, tem muito cara de pau na imprensa mineira!

  • J.B.CRUZ disse:

    Refrescando a memória dos colegas..
    No novo Século o CRUZEIRO contabiliza:
    2 Copas Sul-Minas ( 2001-2002).
    1 Super-Mineiro (2002)
    ! BRASILEIRÃO (2003)
    1Copa Brasil (2003)
    5 Campeonatos Mineiros.(2003,2004,2006,2008,2009)
    1 Torneio no Uruguai..
    2 Títulos Juniores em 2007,Taça São Paulo e Brasileiro no RGS.>.
    ————————————————————————–

    Enquanto isso nossos colegas galistas e coelhinos, colecionam o incrível numero de 3 títulos..1 do América (2oo1) e 2 do galinho (2007,2010)..
    Títulos de segunda e terceira divisão não vale…
    Clubes de Futebol, existem para comquistar títulos…O CRUZEIRO está fazendo a sua parte…

  • ivan disse:

    Como uma pessoa pode falar tanta asneira assim?!?!?! Deve passar dias a fio pensando (dentro de um WC de rodoviaria) o que escrever. Por isso so sai m….. Torcer para um time é uma coisa, mas falar idiotices é demais…..é ir além-fronteiras da insanidade.

  • J.B.CRUZ disse:

    CARO MARCOS. Muito bom o seu comentário com respeito ao INTER, mas quando você coloca galo e CRUZEIRO no mesmo ¨saco administrativo ¨ tenho que discordar..
    O CRUZEIRO ´mesmo com altos e baixos em sua tragetória nos últimos 10 anos, ainda está a frente do galo anos-luz em administração,planejamneto e conquistas…
    MINAS GERAIS só é lembrada futebolisticamente além-fronteiras, por que as glórias do CRUZEIRO se perpetua ao longo dos tempos…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Prezado Marcos, boa noite !

    Onde eu assino ?? rsrs

    Irretocável o seu comentário !

    A verdade nua e crua, é exatamente esta muita bem esplanada por vc !

    Abraços

  • Marcos disse:

    Realmente o Internacional fez jus ao nome que tem desde 2006, com a conquista da primeira Libertadores em cima do São Paulo. De lá pra cá, cinco títulos colorados(ops, internacionais), que fizeram o time gaúcho a praticamente dobrar de tamanho. Um exemplo maiúsculo que vem de fora do eixo Rio-São Paulo a Atlético e Cruzeiro, que quando fracassam em algum campeonato não fazem mea-culpa, e sim culpam juiz, condições de gramado e sobras e dinheiro concentrado nas mãos de times cariocas e paulistas. Sem contar a troca de picuinhas entre dirigentes e comemorações de um pelo fracasso do outro. Caso esta mentalidade continue, os times mineiros não conquistarão nada de importante fora de Minas nem daqui há 50 anos. Há tempos faltam ousadia, planejamento e investimento aos dois clubes. O futebol mineiro vai encolhendo, à medida que o futebol em SP, no RJ e no RS vão se agigantando mais e mais.

  • Adolfo disse:

    Dudu Galomaio, concordo contigo. O que chama a atenção é a incoerência das opiniões. No caso da imprensa então, é vergonhoso, pois o torcedor vive da paixão pelo time. Vejamos:
    – Ano passado o Roth assumiu o Galo em meio ao caos dos últimos resultados, e as opiniões eram: Imprensa: “treinador mediano, não é vencedor, mas faz bons trabalhos”, torcedor: “não é treinador para o Galo”, torcida adversária: “o Galo vai cair”,
    – Depois de um ótimo início de campeonato, onde exaltava os jogadores a disposição, e depois de tropeços no início do returno, o treinador repetia o discurso da imprensa e queixava-se do elenco para o fim do certame nacional;
    – após recuperação, o treinador veio a público em entrevista e disse que o CAM seria campeão. Resultado? Imprensa: “o Roth quer mudar a impressão que deixou no grêmio 2008, quando assumiu que o título era difícil e passou a imagem de que não era vencedor”, torcida: “o treinador tá querendo, agora vai”, torcida adversária: “o Galo vai “morrer na praia”, pois o treinador é pé frio se perde na reta de chegada” (muitos citaram o exemplo do grêmio no ano anterior);
    – Após o termino do campeonato, Roth dispensado. Imprensa: “a diretoria deveria ter o tirado antes, pois o treinador perdeu o comando da equipe. Ele não é um técnico vencedor” Torcida “Fez um bom trabalho, mas tinha que sair mesmo pois foi burro no final” Torcida adversária “eu te disse, eu te disse, campanha fica Celso Roth”.
    Minha opinião: O maior culpado pela campanha atual do Galo é o Luxemburgo, pois cismou de desmontar/remontar o time antes da parada da copa, não conseguiu condicionar os jogadores após e agora, com muitos reveses, vem com papo de manteiga e pão. O que acontecer com o time é fruto de seu desempenho. No entanto, isso não apaga o seu passado vencedor, pois ele é vencedor. Roth fez um bom trabalho no Galo, mas como sempre, arrumou briga com o elenco, tal qual em 2003, no Grêmio e no palmeiras. O fato de ter sido campeão não o torna o melhor treinador do Brasil, nem mesmo entre os três melhores. Mas é bom treinador e realiza bons trabalhos. Talvez agora tenha mais confiança e alavanque a carreira.
    Detalhe: de acordo com a imprensa, ano passado, após a derrota para o palmeira e já sem chances de conseguir ficar entre os quatro primeiros, Roth foi para Porto Alegre, de onde ligou e perguntou como tinha sido a recepção da equipe no aeroporto, e como estava o clima em BH. Depois que foi demitido, disse que se sentia magoado com o Kalil, a quem sempre chamou de amigo e responsável pela sua volta ao Galo.
    Parabéns ao Celso Roth pela conquista. Mas isso não apaga seu passado mediano, nem me faz sentir saudades de seu comando no GALO.
    Votos de Paz a todos.

  • miguel disse:

    Futebol é assim mesmo.Do céu ao inferno em uma noite como diz o filosofo Levir Culpi.O Roth é melhor que muito tecnico por ai mesmo,mas não é uma Brastemp não.Teve seus meritos sim em reorganizar o bom time do Inter,coisa que o Fossati,não estava dando conta.Ajeitou sim aquele time do galo,e por incompetencia dele sim,não conquistou nada,e estranhamente o luxa desmanchou quase todo aquele elenco.Vamos ver por quanto tempo o celso vai se manter sobre os louros da vitória.

  • Frederico Dantas disse:

    Depois de ver o Inter virar o jogo ontem, fico pensando, mais uma vez, como o Cruzeiro conseguiu perder este título ano passado.

    Tá certo que o Estudiantes era mais time que o Guadalajara, mas, mesmo assim, o Cruzeiro foi bafejado pela sorte com um gol no início do segundo tempo quando o time jogava muito mal. Teve a faca e queijo.

    Há diversas formas de se perder uma final. Aquela do ano passado foi f…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Dudu.

    Escalei meu time no cartola. Depois de uns 5 jogos ausentes. Time esta bom, tem 5 do Cruzeiro + o Cuca!!! haha!!!

  • lauro disse:

    Na minha opinião o Roth foi e é um técnico razoável que ano passado com um time limitado do atletico tirou agua de pedra e no final não teve elenco para terminar o campeonato melhor, ele errou lógico mas não podemos negar que com aquele time não tinha como fazer mais e eu acho que não foi respeitosa a sua dispensa independente da posição no campeonato, este ano pegou um time pronto e queria ou não ele teve merito de administrar o time na reta final e ganhou e para incomodar muitos de seus “desafetos ” seu nome já esta na história como campeão da libertadores, um título que é o desejo de todos mas poucos tem.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Clayton….
    não ter obsessão = uma coisa.
    não se importar = outra completamente diferente.

    Emílio, se o seu recado foi pra mim (dor-de-cotovelo) e creio que foi, digo-lhe que em nada me incomoda o fato do Roth ter sido campeão. Como está escrito em meu comentário acima, não o considero um mau técnico. E ele é 1.000.000 de vezes mais humilde que outros por aí (Luxemburgo, Arrogante Batista, Felipão, Murici, etc)… então este título está mais bem empregado na mão dele do que de outros.
    Agora só o que me incomoda são os “cínicos” do mundo da bola, que só agora o consideram essa Brastemp. E que daqui há alguns meses estarão descendo a lenha no mesmo, assim que os resultados mudarem. Ele não montou o elenco, não fez algo de espetacular. E realmente como foi dito pelo Cesar, ganhou em apenas 4 jogos, com o São Paulo realmente em má fase (qualquer um enxerga isso).
    Isso nao é novidade, de vez em quando um técnico pega tudo preparado e fica com os “louros” da fama.
    Mas só enxerga isso quem quer… com o desapego da paixão clubística.

  • Zé Antônio disse:

    Prediger é volante, não meia. A menos de um ano jogou pela seleção Argentina. Depois foi pro Porto e não se adaptou e acabou no Boca.

    Porém meses antes havia se declarado torcedor do River. Assim, sempre foi hostilizado pelos torcedores do Boca e teve poucas chances.

    Garanto uma coisa: é Bem melhor que o Fabinho. Quando se firmou no Colón era comparado ao Redondo.

  • Zé Antônio disse:

    Celso Roth saiu do Atlético achincalhado pela imprensa de minas, e agora: será que não existiu nenhum erro de análise por parte de alguns?

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Cruzeiro contrata meia do Boca Juniores!!!

    De onde o Perrella tirou isso gente??!!

    http://globoesporte.globo.com/futebol/times/cruzeiro/noticia/2010/08/meio-campo-sebastian-prediger-tambem-e-anunciado-pelo-cruzeiro.

    Ja tem na toca Roger, Montillo, Gilberto. o tal do Jones…

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Mas o cara foi competente sim. Assumiu o projeto, mudou algumas coisas no time, teve sorte aliada a um certa competencia sim. Mereceu! Concordo em parte scom o Dudu “dor de cotovelo”. Meritos nao sao todos dele, tambem nao chega a apenas 10%.

    Nao é facil. Tirar o Sao Paulo na semi final. Virar dois placares na final.

    Libertadores nao é campeonato mineiro, nem sul americana. Tem que ter um algo a mais para vencer.

    Coisa que o Cruzeiro nao teve ano passado. Competencia que o Sr Adilson Batista nao teve.

    Exemplo: Parar o Veron ( poderia ter colocado Sorin para isso ). Sacudir o time apos o empate do Estudiantes. E por ai vai. Mostrar pro Ramires que final a gente poem o pé, mas tambem joga bola. E por ai vai…

    Por essas e outras, parabens Celso Roth.

  • Cesar disse:

    Comentários no Futebol, e uma brincadeira mesmo, ganhou é o melhor, perdeu é o pior. Temos que obersvar alguns pontos: O Roth pegou um grande time para ganhar um título importante com apenas quatro jogos, pegando um Time Mexicano, e o São Paulo em péssima fase. De Acordo com os comentários acima chegaremos a conclusão que o maior técnico do Brasil hoje é disparado o PC Gusmão, pois o Roth estava perdendo todas no Vasco e o PC está ganhando todas. O Roth realomente é uma cara de sorte porque se perdesse mais uma no Vasco seria demitido. Outra obervação o Roth havia sido demitido de Todos os Times de ponta em que ele trabalhou, foi a primeira vez que ele pediu demissão para assumir outro. Outro ponto recentemente quando dirigiu o Gremio por um ano e meio em todos acham que ele foi injustiçado, ele não chegou na nem na final do Campeonato Gaucho, dos dois anos, 2008 e 2009, então gente parabens para ele, mas Gente nos elogios, menos bem menos.

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    Tem atleticano ai com uma dor de cotovelo pelom titulo do Celso Roth! Haha!!!

    Titulo da Libertadores??!! Ha temos 2!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Uai Dudu…

    Mas um verdadeiro torcedor é assim mesmo… Ama o seu time pra sempre. Ganhando ou não.

    A diferença é que uns podem comemorar mais que os outros… Alguns têm mais história que os outros… Alguns têm mais tradição que os outros…

    Claro que não estou satisfeito com a situação atual do meu Cruzeiro. Mas isso não vai apagar a história de grandes conquistas, as glórias já vividas…

    Quer dizer então que vc jura amor ao seu time, só na boa ?? Só quando conquista alguma coisa ??

    E essa mesma mentalidade que vc tem, de não se importar muito com a LIBERTADORES, que a diretoria do seu time também parece ter viu… Haja visto nunca ter conquistado umazinha que fosse… rsrs Continuem assim !!! rsrs O estranho é que vcs dizem não se importar, mas todo ano ficam doidinhos pra pelo menos conseguir disputá-la e nem isso conseguem… É duro… rsrs

  • Fabrício Melo disse:

    O Roth saiu do Galo porque naquele momento demonstrava fraqueza e não tinha o grupo nas mãos, se ele conseguiu isso no Inter parabéns, só que o time estava montado e convenhamos, excelente elenco.
    Por pouco quem seria o campeão era o Adilson Batista, que, com certeza ia entrar com esta mesma formação.
    Feio mesmo foi a última demissão do PC Gusmão no Cruzeiro. Ao cobrar os 40% da multa por ter sido demitido, foi jogado no meio da rua pelos seguranças do Avilmar.

  • rodrigo disse:

    até eu se pegasse esse time do inter nas semi finais, teria sido campeão ontem…. quero ver é classificar no brasileiro e iniciar a libertadores desde o começo

  • J.B.CRUZ disse:

    PARABÉNS CELSO ROTH, 1 dos 3 melhores técnicos do BRASIL atualmente ( os outros 2, MURICI e CUCA) , coincidentemente os 3 dirigindo os 3 melhores times do BRASILEIRÃO..
    CRUZEIRO,FLUMINENSE e INTERNACIONAl..
    ——————————————————————————
    E chora viola atleticana!!!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O mesmo cruzeirense que “zoa” o atleticano por torcer pra um time que há muito tempo não ganha um Brasileirão e não ganhou Libertadores, jura amar seu Cruzeiro pra sempre, mesmo que este segundo nunca mais ganhe nada. Quanta coerencia…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Clayton, estou calmo… meu jeito de me expressar é assim mesmo. Sou direto!
    Apenas me incomoda essa “mudança de lado”, por ocasião de uma conquista…
    Nunca achei o ROTH um técnico ruim, mesmo em sua primeira passagem pelo GALO. Agora, já é o melhor do mundo para alguns…

    Quanto a ganhar Libertadores, seria bom. Mas se não acontecer, não mudará em nada. Futebol se vive a cada ano. As conquistas são muito importantes, mas depois são apenas histórias pra se contar… tem que se continuar ganhando.
    Duvido e muito que vc esteja satisfeito com a situação atual do seu time “campeão da Libertadores”… 🙂
    Vc faz sempre essa gozação. Eu leva na boa, não me importo. Mas se engana se pensa que temos obsessão por isso. Sinceramente sonho primeiramente com o Brasileirão… Libertadores viria em segundo plano. Falo por mim, claro!

    Saudações!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Calma Dudu… rsrs

    Briga não sô… rsrs

    Vc não entende… Só quem já comemorou um título da LIBERTADORES, sabe o que é sô… rsrs

    Deus te dê vida longa ( e bota longa nisso… ), pra que vc possa “quem sabe”, sentir esse gostinho algum dia… rsrs

    Abraços

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Parabéns ao Internacional !

    Isto é fruto de uma Diretoria que trabalha sério e tem servido de exemplo pra vários clubes.

    Conquistou com méritos a LIBERTADORES !

    E ficou provado que o Cruzeiro realmente não teria chances nenhuma. O Cruzeiro foi, até onde o seu plantel limitado permitiu.

    E pelo visto, a continuar assim, o Internacional dando banho em como se monta um time e administra um clube e o Cruzeiro insistindo na sua política de espostas, nós Cruzeirenses podemos esquecer de outra LIBERTADORES pelo menos nos próximos 05 anos viu.

    Vejamos… O Internacional, é claro que não tem um craque pra cada posição. Sabe mesclar. Mas eles realmente investem em jogadores que têm identidade com o clube, que demonstram amor a camisa ( coisa rara hoje em dia… ). Repatriaram o Rafel Sobis e o Tinga. Tiraram o Kleber do Santos, o melhor lateral esquerdo do futebol Brasileiro há vários anos ( Bom, pelo menos na minha opinião ), buscaram o D’Alessando e o Guinhazu.

    Enquanto isso, o Cruzeiro continua fazendo suas apostas em Walysson, Jones, Léo, Pedro Ken, Gil… O único que realmente parece que o Cruzeiro acertou, foi o Montillo. Mas como dizem, uma andorinha só…

    Será que lá no International é sempre na base do “Grupo de Investidores” também ?? Porque é impressionante como o Cruzeiro além de não revelar ninguém da base, até pra trazer qualquer cabeça de bagre que seja, tem sempre que envolver algum tal “Grupo Investidor”… É por isso que se tornou Balcão de Negócios mesmo !!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Nada contra o Roth. Agora supervalorizá-lo apenas pelo título é falta de análise. O Inter é um time fortíssimo já faz uns 5 anos… Quando se tem um grande elenco e uma diretoria competente, o técnico que não “atrapalhar” o processo tem grandes possibilidades de sucesso.

    De toda forma, parabéns ao ROTH!
    Agora essa “ciumeira” pelo Luxemburgo no GALO já encheu a paciência, viu?

  • Dudu GALOMAIO disse:

    No meu comentário acima, não se lê LUXEMBURGO em nenhum momento, portanto, vc deve ser apenas mais um cruzeirense que não acreditava vê-lo um dia no GALO e morre de medo de que o mesmo consiga sucesso.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Ah… desculpa aí, Zé Antonio.
    Mas nao vou discutir isso nao. Quer ir na onda da imprensa, que vá… eu tenho opinião própria!

  • Zé Antônio disse:

    Outra coisa Dudu Galomaio, título = união do grupo + esquema tático + apoio da diretoria + foco dos jogadores. O Celso deu tudo isso ao Inter. Pegou um time em péssima fase duramente criticado pela imprensa local e torcedores. Colocou o Tayson para jogar e deu moral para Dalessandro, que reencontrou seu bom futebol.

    Realmente é isso, o mérito do Celso é 10%, nda mais.

  • Zé Antônio disse:

    Bom é o LUXA! Celso Roth não sabe nada de bola ne DUDU GALOMAIO!
    A verdade vai prevalecer sempre. Futebol é momento e o Luxemburgo já teve o seu. A competência do Celso, que foi achincalhado pelo Kalil, está aparecendo e sempre existiu, já que fez ótimos trabalhos com times horríveis.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    O cara foi campeão da Libertadores. Parabéns pra ele!
    Nada de espetacular nisso. Ou por acaso já não pegou o time montado e com excelentes jogadores???
    Agora ele é o “certo” e todos que o criticaram estão “errados”???
    O Roth tem méritos, mas poucos. Digamos que ele seja responsável por 10% deste título. Os outros 90% se devem ao trabalha competente de sua diretoria e qualidade do elenco.

  • Paulo Koller disse:

    Essa questão de “estilo de administração” (que engloba bons investimentos, comando, foco, etc., como citado em posts anteriores) é tão séria, que precisamos ser coerentes: o mesmo Celso Roth, que foi demitido do Galo no ano passado, “demitiu” o Vasco da Gama quando recebeu proposta mais intere$$ante do Inter.

    Se não houver seriedade e planejamento de parte a parte, qualquer projeto, por melhor que seja, não sai do papel.

  • Aldemário Filho disse:

    Esse fato só confirma o que já está amadurecido na mente de quem acompanha o futebol mineiro. O problema é o Atlético, um clube que ficou décadas sendo “dilapidado”, entregue a dirigentes fanfarrões que sem planejamento quase levaram o clube à falência.
    Espero que os dirigentes atuais implantem no galo uma mentalidade vencedora, pois se o clube ganhar títulos importantes obrigará até mesmo o rival que há um bom tempo está acomodado, a buscar esses mesmos títulos. Caso contrário o futebol mineiro, que raramente ganha títulos nacionais e internacionais sucumbirá de vez a força do eixo e não será nunca páreo para o futebol gaúcho, esse sim, o de melhor aproveitamento em todo o Brasil.

  • André Corrêa disse:

    SUCESSO = QUALIDADE TÉCNICA DA EQUIPE + OBJETIVO + UNIÃO DO GRUPO + COMANDO + ADMINISTRAÇÃO DECENTE.

  • Adalton disse:

    Na minha modesta opinião, penso que o sucesso e conquistas de um clube, só depende de ter um grande time; claro que a união do grupo e a boa administração , com salários em dia são coadjuvantes. No caso, acima citado do Flamengo, ele tinha um grande time.

  • Paulo Koller disse:

    Quando ele foi demitido do Galo, segundo o próprio, de uma forma nada elegante pelo Kalil, muita gente o criticou por não ter sido profissionalmente maduro para ver, POR EXEMPLO, a importãncia de jogadores como o Júnior (lateral, ala, meio de campo). Onde está o Júnior hoje?

    Desconfio que a melhor estratégia para os clubes seja investir em técnicos promissores, e reavaliar a contratação dos medalhões. Antes que os inflexíveis de plantão (que não toleram opinião alheia) me critiquem, apontando o Fluminense do Muricy, lembro que o campeonato brasileiro é longo, e no ano passado, o “renomadíssimo”, o “famosíssimo”, o “internacional” Andrade ganhou o Brasileiro tendo como coadjuvantes “grandes estrategistas”e “grandes campeões”, como Ricardo Gomes, Mário Sérgio (?!) e Adilson Batista.

    O que determina o sucesso ou insucesso de um clube é o estilo de administração e a estabilidade política (sem continuísmo) de comando.

  • Gleider Satiro Vieira disse:

    Ironias da Bola.

    Ironicamente tem algumas coisas que acontecem no mundo da bola que se assemelham a enredos de filmes americanos. O mocinho injustiçado que consegue seu objetivo e acaba tendo um final feliz. Não tenho a intenção de ser “o profeta do acontecido” só queria lembrar uma situação que merece ser refletida.
    Ano passado o meu Atlético aqui das Gerais, contratou um técnico altamente questionável, para continuar o trabalho do então badalado Emerson Leão, digo badalado não nacionalmente, mas o Leão tinha o aval de uma grande parte da torcida, mesmo perdendo o campeonato mineiro de forma vergonhosa e levando uma chibatada do Vitória na copa do Brasil. Ai vem o Celso Roth pega um time em migalhas consegue dar uma nova cara pro Galo, reverte o resultado contra o Vitória, mas acaba perdendo nas penalidades, entra no Brasileirão candidato a ser mediano na tabela, e faz uma campanha acima da expectativa, pois tinha um elenco medíocre e teve um resultado superior ao esperado. Durante a campanha do campeonato Brasileiro o Galo teve momentos de encher os olhos da torcida, e isto, criou uma esperança de erguer a taça novamente. Como não aconteceu o Celso foi dispensado logo após o jogo do Corinthians por telefone mesmo. Fato que o deixou magoado, pois tinha um projeto para 2010 e a pressão no futebol tem peso diferenciado para certas pessoas. É claro que perder a quinta partida consecutiva e a vaga da Libertadores foi crucial para sua demissão. E maior que isto a última vaga da Libertadores foi conquistada por nosso maior rival. Outro ponto a ser lembrado o Celso tinha feito a melhor campanha com o Galo na era dos pontos corridos, mas foi em 2003, ano no qual o Luxemburgo e Alex só não fizeram chover com o time da Toca da Raposa. E ficou a sensação de ter ido mal naquele ano. Então o Galo contrata o Luxemburgo que tem aval de torcida, diretoria e imprensa com a intenção de fazer um trabalho excelente para fazer jus ao seu salário.
    A vida é como uma roda gigante, às vezes por cima outras por baixo, e hoje dia 19 de agosto de 2010, o Celso está por cima, está no topo, pintou a América de vermelho e aquela vaga não conquistada na Libertadores que originou sua demissão, aposto que não lhe causa tanta mágoa. Pegou um time organizado e embalado e por merecimento levantou a taça mais importante da América. Com uma ponta de inveja, dou minhas congratulações ao Internacional e principalmente ao Celso Roth. E ansiosamente, espero que da próxima vez que tiver a oportunidade de liderar o Galo mais famoso do planeta, ele tenha a tranqüilidade, apoio da torcida, imprensa e diretoria. E quem sabe então teremos o nosso tão esperado final feliz.