Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A primeira mulher treinadora do nosso futebol

Falei de bons sites e blogs que dão ótimas informações de clubes e competições pouco ou nada divulgados pela grande imprensa e sugiro outro da melhor qualidade, também do Sul de Minas: http://esportepousoalegre.blogspot.com

 Do jornalista Carlos Manoel, “Jornalista no diploma e na alma. Trabalhou nos principais jornais do Sul de Minas, é editor da Revista Regional e comentarista esportivo da Rádio Clube de Pouso Alegre.”, conforme definição dele mesmo.

Ele postou uma notícia que eu não sabia, da primeira mulher treinadora de time profissional masculino do nosso futebol.

Confira: 

“Com uma mulher no comando, a ex-seleção brasileira Janaína Alexandrino, a equipe do Guarani FC fez uma boa preparação para o campeonato, com treinos em dois períodos e disputa de amistosos. “Nossa meta é o acesso. Estamos trabalhando há meses para que isso aconteça”, afirma a treinadora, que será a primeira mulher a treinar um time masculino em uma competição oficial em Minas Gerais.”


» Comentar

Comentários:
9
  • Leonardo disse:

    Olá, ela não é a primeira mulher a treinar um time profissional masculino. Tivemos outras pioneiras, a primeira de fato foi em 1979 e tivemos outros, raros, exemplos depois.

  • ANTONIO LUIZ ROSA disse:

    Na verdade a primeira mulher a comandar como treinadora uma categoria masculina foi Luiza Erna Gomes da Rosa, nos anos 60 comandou o mirim do Esporte Clube Floriano, em Novo Hamburgo-RS consagrando-se vice-campeã mirim do Estado. Posteriormente infanto e juvenil lancando no futebol profissional gaúcho os atacantes Nene e Cica. Participou daquele clube de todas as formas até o final dos anos 70. Deu entrevista esportiva na TV Gaucha para o então Comentarista Mendes Ribeiro no programa Jornal do Almoço. É um pouco da historia de uma mulher que viveu no esporte de seu Estado.

  • Olá, estou fazendo uma matéria sobre técnicas de futebol. Gostaria do contato (e-mail) de algumas. Obrigada!

  • Monize Monteiro Gomes disse:

    Me chamo Monize e tenho 14 anos. Sou muito fanática pelo Flu e o meu maior sonho é ser treinadora do meu time do coraçao. Agora vejo que isso pode ser possível. Fico contente de saber que as coisas estão melhorando em relaçao as mulheres no futebol.
    Imagino que daqui uns dez anos isso vai ser bem mais comum e espero estar comandando o Fluminense algum dia!

  • Boa tarde.Meu nome é Maristela, sou natural do Rio de Janeiro e sou a primeira mulher a dirigir uma categoria de futebol masculina.Sou treinadora da Categoria Infantil do Esporte Clube Tigres do Brasil.Consegui classificar a equipe para a semifinal pela primeira vez na história do clube.Iremos disputar uma das vagas com o Fluminense no dia 6 de novembro de 20010.
    Estou muito feliz em saber q também existe outras treinadoras no Brasil.Gostaria muito de manter contato com elas pra trocarmos informações.
    Janaína, vá em frente.
    Um abraço
    Maristela

  • J.B.CRUZ disse:

    Há um bom tempo que tenho reparado nas idas e vindas de jogadôres e técnicos que vão do CRUZEIRO para o ATLÉTICO e vice-versa..E nesse troca-troca o ATLÉTICO sempre tem levado desvantagem, senão vejamos alguns casos nos últimos 30 anos..
    Coincidentemente o primeiro jogador que trocou de lado (1.982) NELINHO, foi o único que deu certo nos 2 times..Mas a seguir uma pequena lista de jogadôres e técnicos que trocaram de lado..
    1-Do galo par o CRUZEIRO..REINALDO(não deu certo),ÉDER,LUIZINHO,TONINHO CEREZZO,levir culpi(técnico só a primeira vêz) deu certo….2-Do CRUZEIRO PARA O GALO: renato gaúcho,paulinho makilaren,belleti,cleisson,fernandinho,paulo cézar borges(goleiro),vanderlri luxemburgo e equipe técnica + Maluf, não deram certo…

  • Basílio disse:

    Com certeza essa mulher é melhor do que o Luxemburgo. O Luxemburgo está escalando o time errado e fazendo de tudo pra ser dispensado e ir para o São Paulo. Vai receber lá e continuar recebendo do Atlético como fez no Santos e no Palmeiras. Eu nunca ví projeto sem base!
    O Atlético não sabe lhe dar com craques. É eterna essa falta de disciplina no clube. Os caras jogam tudo em outros clubes e aqui batem um bolão na Savassi. Vide o Neto e Renato Gaúcho.
    Eu que sempre critiquei atletas e técnicos em má fase no Galo, hoje estou com saudades de Roth, Levir Culpi, Éder Luís, do goleiro Diego Silva, Jonilson, Júnior e até do Bilú.
    Até quando vamos aguentar ver nosso time sendo achincalhado em programas esportivos, nas transmissões somos sempre preteridos, nos tratam sempre de forma irônica e somos persona non grata na elite conservadora do futebol. Estou estranhando, posso estar enganado, mas os últimos colocados são os que votaram no Fábio Koff, só o Flamengo não é prejudicado por ser a maior força social do nosso futebol. Antigamente a imprensa costumava dizer que os do Z4 não tem plantel, veja os elencos do Galo, do Grêmio, time presidido pelo Koff e do São Paulo. Os árbitros não hesitam em dar cartões amarelos ou prejudicar o Galo, pois não temos força política.
    Aí eu pergunto, o que tem haver o Galo com briga de Kalil x Teixeira, Luxemburgo x Corrêa? Por que o Luxa não exerce nenhuma liderança sobre o elenco? Não há coletividade e parece haver rachas no time. Vendo o jogo Corinthians x São Paulo, fiquei impressionado com a atuação do Juscilei, Elias e Bruno César. Defendem, atacam, vão a linha de fundo e cruzam melhor que os lateriais do Galo. E como chutam bem de fora da Área. Por outro lado vi o Serginho e o Jataí chutarem duas bolas de fora da área longe do gol e fraquíssimo, quase que a bola não saía à linha de fundo. São fundamentos que qualquer leigo sabe, só o Luxa não. É por isso que os treinos não podem ser filmados, porque deve tá todo mundo cossando o saco em Vespasiano.
    Luxemburgo, se você tem caráter, pede pra ir ao banheiro e sôme do Atlético com sua trupe de come e dorme!