Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Telê 1988 e Luxemburgo em 2010

Recebi do leitor Flávio, a quem agradeço, e dou destaque ao que ele enviou, porque é totalmente pertinente.

Merece reflexão, pois envolve um nome, hoje, incontestável do futebol, que saiu quase escorraçado do Atlético: Telê Santana!

E o texto foi escrito por quem tem credibilidade e conhecimento.

Confira:

“Chico,

li esse post e achei muito bom postar aqui …

09 de Outubro de 1988

A data que intitula este artigo representa a nossa “Queda de Constantinopla”.

Explico: por convenção, considera-se que a queda de Constantinopla, ocorrida em 29 de maio de 1453, marca o fim do Império Romano do Oriente e também da Idade Média.

09 de Outubro de 1988 marca o fim de nossa era de prosperidade, de hegemonia incontestável e de nossa entrada por caminhos erráticos que nos conduziram ao inferno futebolístico; caminhos que a duras penas estamos tentando abandonar.

Dr. Lincoln Pinheiro Costa/ Juiz Federal
O que aconteceu naquela data?

Depois de uma derrota para o Criciúma pelo campeonato brasileiro, em uma tarde que o Mineirão recebeu pouco mais de seis mil torcedores, a diretoria do Atlético demitiu o técnico de Telê Santana, que saíra xingado do estádio.

O que nos diria hoje aquele torcedor que xingou o Mestre naquela tarde e o viu, pouco tempo depois, conquistar dois campeonatos mundiais por outro time?

Não é preciso consultar qualquer instituto de pesquisa para sabermos que Telê é considerado o melhor técnico brasileiro de todos os tempos.

Nós o tínhamos aqui e por pressão de torcedores de visão curta, que enxerga a árvore, mas não vê a floresta, o mandamos embora.

Quem tiver a curiosidade de pegar a ficha técnica daquele jogo verá que Telê estava trabalhando em uma renovação. Os grandes craques do início dos anos 80 já não jogavam mais. Estávamos em uma entressafra e não demos tempo ao Mestre.

Depois de 22 anos vagando no deserto, período em que fomos dirigidos por toda sorte de charlatão, temos novamente o melhor técnico brasileiro comandando o nosso time.

Mas alguns torcedores, com a mesma visão daqueles que xingaram o Mestre naquele domingo de outubro de 1988, já pedem a cabeça do nosso treinador.

Ao que tudo indica o nosso presidente não vai seguir os maus conselhos, não vai se deixar influenciar por vaias e xingamentos e o pesadelo daquela histórica data não vai se repetir.”

Lincoln Pinheiro Costa
http://www.twitter.com/lincolnpinheiro


» Comentar

Comentários:
35
  • ANTONIO MARCOS CRISTAIS-MG disse:

    FALTA O SEGUNDO TURNO, VAMO VIRAR ESSA SITUAÇÃO. SEM DESESPERO MOÇADA.

  • ivan disse:

    Eu tenho a sensaçao de que o Kalil ainda não dispensou o Luxemburgo para não ter de pagar a multa rescisória que é milionária. Mas eu creio que é melhor pagar uma multa milionária (mesmo que seja em parcelas a perder de vista) do que ver o time afundando novamente na segundona. Ou, como diria um amigo meu, senta com o Luxa na mesa e diz que se ele quiser receber a multa que entre na justiça….uma dívida a mais ou a menos não fechará as portas do clube.

  • J.B.CRUZ disse:

    Há momentos na vida(nos clubes, nas espresas e nos esportes) que tem que se dar um basta!!
    E começar (reciclar) tudo de novo!!

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    André.

    Deve ser o Procópio. Rs…

  • Andre disse:

    Caros torcedores , me digam uma coisa ! Sai o Luxa, quem assume o Atlético ??? O mesmo já declarou q vai até o fim !!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Olá Francisco Barbosa, boa tarde !

    Geralmente seus comentários são pequenos, mas dizem tudo !

    Abraços

  • Cesar disse:

    Incrível, as coisas começam a não dar certo vem os torcedores relembrarem o passado recente tentando passar a mensagem de que era melhor, com o Ziza não tinhamos time, não tinhamos esperança de melhora, os salários estavam sempre atrasados, portanto o Atlético estava sempre nas páginas policiais, era um prato cheio para as impressas do Rio e São Paulo, e o Marcos está com saudades do ZIZA, se tiver que voltar ao passado vamos comparar aos anos 70 e 80, vamos esquecer esses anos a partir de 2001, o último anos que não passamos tanta vergonha, e vamos sonhar com melhoras no futuro, e que seja bem próximo.

  • Francisco Barbosa disse:

    Na casa que falta pão (títulos) todos brigam e ninguém têm razão.

  • Bruno Silva disse:

    Pois é meus caros, eu, particularmente sou totalmente a favor da permanência do Luxa, porém em caso deste situação permanecer, até os meados do 2º turno, alguma coisa terá que ser feita.

    O Galo não pode cair novamente. Seria um golpe quase que irreversível para o clube e gde parte dos torcedores, que jogariam a toalha de vez.

  • Vladimir Rocha disse:

    Análise perfeita! Realmente seria um erro demitir o Luxemburgo. Sempre digo a amigos que em 2002, quando o Levir saiu do Galo após eliminação para o Brasiliense pela Copa do Brasil, o melhor treinador que o Galo trouxe foi o próprio Levir, em 2006, ano da subida da Série B, portanto, demitir só para aliviar a pressão é um erro!
    Prefiro cair e subir em 2011 com um time estruturado e campeão da Copa do Brasil ou Libertadores que ser iludido com um treinador metido a estrategista, tapa buraco, que depois se perde pelo caminho.

  • Luiz disse:

    Meu Deus, comparar uma situação com outra não tem nada haver…
    Telê não teve essa campanha vexatória, não teve respaldo daquela diretoria que ali começou a enterrar o Galo nisso que está hoje!
    Se fosse o Telê ou qualquer um tivesse hoje na cidade do galo, já estava demitido!
    É uma vergonha o respaldo que a impressa mineira dá ao Luxemburgo! Por muito menos Celso Roth sim foi escorraçado!

  • Marcos disse:

    Muitos atleticanos odiavam o Ziza Valadares, mas quando este senhor foi o presidente do Atlético mostrou algumas virtudes que o Kalil não possui: ciente da situação financeira do clube, ele não fazia contratações caríssimas e em dois anos em que presidiu o clube, o Atlético só visitou a Z-4 apenas DUAS vezes! Uma vez em 2007, outra vez em 2008. Já o Atlético atual, com jogadores e treinador “top de linha”, está há quase 10 rodadas na zona do terror, isso só em 2010! Faltou planejamento e cabeça no lugar para tanta gastança. O Luxemburgo está tendo O PIOR rendimento da sua carreira em um Campeonato Brasileiro. Ou o Galo reveja o investimento que fez ou voltará pra segundona, dsta vez pra NÃO SAIR DE LÁ TÃO CEDO!

  • Frederico Santos disse:

    a maior semelhança entre o Luxemburgo e o Telê, é que ambos morreram

  • J.B.CRUZ disse:

    O futebol tem sempre coisas extranhas pairando em volta..É o mais imprevisível de todos os esportes..Futebol não cabe ( SE, TALVEZ, PORQUÊ E ACHO)..Futebol é planejamento e entrosamento, o resto é baboseira..Futebol nimguém entende, não há especialistas em futebol..pode acontecer de tudo no futebol a qualquer momento, ou nada..Técnicos,jogadôres, diretôres e comisões técnicas podem fazer maravilhas em um clube e levar á derrocadas homéricas a outros clubes..Enfim, no futebol (principalmente o de hoje, mercenário) só existe uma verdade, O TORCEDOR….

  • Danilo Fonseca disse:

    Amigos, eu sou cruzeirense, mas, o que fizeram com o Marques (boa praça) não se faz com jogador de várzea. Como é que é, Chico? “Toda arrogância será castigada!!!” Fizeram chorar o cara que carregou o CAM no coração durante anos. Ligaram pra ele como se liga pra um mal funcionário pedindo pra ele passar no Departamento pessoal.

    Bíblia … “a quem honra … honra!” Desonraram a própria história.

    Olha pro Cruzeiro. Pegou o último grande idolo (penúltimo talvez por que tem o Alex Talento), que ficava apenas no banco até que ele mesmo pediu pra sair. O que o Cruzeiro fez? Honrou a quem honrou o clube, devolvendo o espírito raçudo pro Cruzeirão. Mais de 60 mil pessoas foram se despedir do Sorin, que nem embora da cidade foi. Ficou aqui por que sabe que é respeitado.

    Olha, a torcida do Cruzeiro respeita mais ao Marques do que a própria diretoria atleticana. Agora estão sendo castigados. Arrogante Kalil (a tampa) e Luxemburgo (a panela).

    Saudações cruzeirenses!!!

  • Flávio,

    Com todo respeito, vamos parar de nos iludir, já sofremos demais, não é bom viver só de esperança. Só vitórias, títulos e conquistas nos interessa agora, já chegamos no limite das falsas promessas e do oba-oba.

  • Paulo Koller disse:

    Só para mantermos a coerência: Telê fez um ótimo trabalho em 1987, levando o Galo à semifinal da Copa União (perdendo para o Flamengo em 2 jogos – um deles, no Mineirão, com o Renato Gaúcho “mandando” a torcida se calar). Foi campeão mineiro também em 1987 ou 1988 (não me lembro bem deste detalhe). Entretanto…

    Entretanto, no ano de 1988, o campeoníssimo e brilhante Telê não conseguiu manter o mesmo aproveitamento do ano anterior. O Atletico estava se desfazendo de vários jogadores .Lembro-me que o falecido Nelson Campos à época, era acusado por parte da torcida de, em 2 anos de administração, desmontar 2 times inteiros, vendendo os principais jogadores. Houve até uma reportagem da Placar sobre este “desmonte”.

    E o Telê? Foi taxado de, no mínimo, conivente. Só para ficarmos em um exemplo: o Galo vendeu o Sérgio Araújo ao Flamengo e, semanas depois, quem estava no banco de reservas do mesmo Flamengo? Mestre Telê.

    Ele foi vencedor, campeoníssimo onde passou, teve fama injusta de pé-frio, mas a história da sua saída do Galo foi um pouco mais complexa. Como o blog valoriza demais a serenidade e a coerência, resolvi fazer este registro.

    Abs.

  • Basilio disse:

    Caro Chico e caro Flávio, lamento mas não concordo com a comparação do texto. Se mestre Telê estivesse hoje no Galo, já teria mudado tudo, mesmo não tendo promessas na base, enquanto o Luxa não nos oferece perspectiva nenhuma. Veja quanta desculpa o Luxa vem falando desde quando assumiu. E suas péssimas indicações. Acho que sua saida é boa para o clube e para ele.

  • Flávio disse:

    Tem um monte de atleticano virando cruzeiresse aqui !!!! credo

  • H. ALMEIDA disse:

    que dureza amigos!
    que falta faz uma boa interpretação de texto não é mesmo?
    o lúcido colega que escreve tal texto, em momento algum quer comparar o telê ao luxa.
    o que se questiona aqui são as decisões e o momento do time,o fato é que desde 1988 não engrenamos mais que 1 ano e meio de bons resultados e tranquilidade no futebol quisá boas campanhas duradouras.
    acho que devemos refletir sim sobre a saída do luxa,esse cara realmente não acertou o time e errou em muitas escolhas,
    só que tá apanhando muito, todos os desafetos querem agora tirar uma casquinha dele.
    acredito que estão cutucando demais a onça, quando as coisas se acertarem(se ele tiver tempo) ele vai voltar e cobrar tudo isso de todos
    e se Deus quiser o galo vai junto….
    não há mau que dure para sempre !
    o sabor da gloria é proporcional ao sofrimento!!!

    sou galo contra tudo e contra todos !

    acho mesmo é que tem muita gente aliviada com esta situação atual
    e volto a falar se o galo ganhar tres seguidas e boa campanha na sulamericana muita gente aí se preocupará pois afinal em minas
    quem tem dirigiente corrupto e politiqueiro não é o galo!
    quem tem um treinador mediano no momento não é o galo!
    eu confio!
    cansei de perder campeonato com o curê jogando final de brasileiro
    cansei de ver o moisés … o marcio araujo…. e o marco aurelio no banco dirigindo o galo!
    chega de mediocridade !
    toca o barco kalil…. temos hoje no plantel 5 a seis jogadores de seleções
    treinador de primeira linha….. jogadores que de base que realmente darão lucro.
    toda mudança é sofrida, e nada no galo é facil

    eu confio!

  • Hugo disse:

    O ATLÉTICO NUNCA SE DEU BEM FAZENDO “SELEGALO”, DAQUÍ A POUCO SERÁ OS MENINOS DA BASE E UM TREINADOR TAMBÉM DA BASE QUE SERÃO OS SALVADORES DA PÁTRIA…! QUEM VIVER VERÁ!

  • Hugo disse:

    QUERER COMPARAR O TELÊ COM O LUXA É UMA ERESIA…! VALE LEMBRAR QUE O TELÊ FOI O ÚNICO TREINADOR QUE DEU UM TÍTULO IMPORTANTE NA HISTÓRIA CENTENÁRIA DO ATLÉTICO

  • Emílio Melo Figueiredo disse:

    To sentindo certo desespero dos rivais.

    E o Kalil? Time que valia R$ 40,00 pra ver, desvalorizou bastante. Estão pagando até R$ 5,00!!!

    hahahaha..

  • Alias,foram 5 vitorias e 2 derrotas….Em 7 jogos eram 5 vitorias mais do q o Luxa conseguiu ate agora ^^

  • Em 88 contra o criciuma foi a primeira derrota no campeonato do Galo…olhem:

    1ª Rodada
    02/09/1988 – Sexta-feira
    Bahia 1×1 Bangu (Nos pênaltis: 6×5)
    Vitória 0x0 América (Nos pênaltis: 5×3)
    04/09/1988 – Domingo
    Santa Cruz 0x1 Sport
    Goiás 0x1 Guarani
    Palmeiras 1×1 Santos (Nos pênaltis: 4×3)
    Cruzeiro 0x0 Atlético-MG (Nos pênaltis: 4×5)
    Botafogo 1×1 Fluminense (Nos pênaltis: 4×5)
    Vasco 1×0 Flamengo
    Corinthians 0x1 São Paulo
    Grêmio 1×0 Internacional
    Coritiba 1×0 Atlético-PR
    Criciúma 1×1 Portuguesa (Nos pênaltis: 4×5)

    2ª Rodada
    07/09/1988 – Quarta-feira
    Goiás 0x2 Vasco
    Sport 0x0 Cruzeiro (Nos pênaltis: 5×4)
    Grêmio 3×0 São Paulo
    Corinthians 0x0 Fluminense (Nos pênaltis: 3×2)
    Portuguesa 3×1 Coritiba
    Palmeiras 2×1 Santa Cruz
    América 1×2 Flamengo
    Bahia 1×0 Vitória
    Atlético-MG 1×0 Botafogo
    Criciúma 1×3 Internacional
    Atlético-PR 1×1 Santos (Nos pênaltis: 1×4)

    3ª Rodada
    11/09/1988 – Domingo
    Flamengo 1×0 Corinthians
    Guarani 1×0 Atlético-MG
    Fluminense 3×0 Bahia
    Internacional 0x0 Santos (Nos pênaltis: 5×3)
    Cruzeiro 0x0 Atlético-PR (Nos pênaltis: 9×10)
    Vitória 2×0 Santa Cruz
    Vasco 4×2 Portuguesa
    Sport 0x0 Grêmio (Nos pênaltis: 3×2)
    São Paulo 1×0 Botafogo
    Palmeiras 1×0 Criciúma
    Bangu 2×0 América
    Coritiba 0x0 Goiás (Nos pênaltis: 5×4)

    4ª Rodada
    17/09/1988 – Sábado
    Corinthians 2×1 Vitória
    Santos 2×0 Bangu
    Fluminense 2×0 Criciúma
    América 0x1 Portuguesa
    18/09/1988 – Domingo
    Bahia 1×0 Flamengo
    Santa Cruz 3×0 Goiás
    São Paulo 0x0 Coritiba (Nos pênaltis: 4×5)
    Atlético-PR 0x1 Vasco
    Internacional 2×2 Cruzeiro (Nos pênaltis: 4×3)
    Botafogo 1×1 Palmeiras (Nos pênaltis: 4×2)
    Guarani 0x0 Sport (Nos pênaltis: 5×4)
    Atlético-MG 1×0 Grêmio

    5ª Rodada
    24/09/1988 – Sábado
    Botafogo 0x0 Internacional (Nos pênaltis: 4×3)
    São Paulo 1×0 América
    25/09/1988 – Domingo
    Palmeiras 2×3 Vasco
    Grêmio 1×2 Fluminense
    Flamengo 2×2 Santa Cruz (Nos pênaltis: 4×5)
    Portuguesa 1×0 Santos
    Cruzeiro 1×0 Bangu
    Criciúma 0x1 Atlético-PR
    Goiás 2×2 Bahia (Nos pênaltis: 4×2)
    Sport 2×0 Corinthians
    Vitória 1×1 Guarani (Nos pênaltis: 4×2)
    Coritiba 1×2 Atlético-MG

    6ª Rodada
    01/10/1988 – Sábado
    Guarani 3×1 Palmeiras
    Fluminense 2×1 Santa Cruz
    Portuguesa 5×2 Cruzeiro
    02/10/1988 – Domingo
    Flamengo 2×2 Botafogo (Nos pênaltis: 5×4)
    Atlético-MG 1×1 Bahia (Nos pênaltis: 4×1)
    Bangu 0x2 Grêmio
    Internacional 2×1 Coritiba
    Vitória 1×0 Vasco
    Criciúma 1×1 Goiás (Nos pênaltis: 2×4)
    América 1×1 Sport (Nos pênaltis: 4×5)
    Atlético-PR 0x0 Corinthians (Nos pênaltis: 6×5)

    7ª Rodada
    08/10/1988 – Sábado
    Fluminense 1×0 Cruzeiro
    Santos 1×1 Vitória (Nos pênaltis: 2×4)
    América 0x0 Goiás (Nos pênaltis: 6×7)
    Atlético-PR 1×1 Guarani (Nos pênaltis: 3×4)
    09/10/1988 – Domingo
    Flamengo 0x0 Grêmio (Nos pênaltis: 4×2)
    Santa Cruz 1×0 São Paulo
    Vasco 1×2 Internacional
    Botafogo 0x1 Portuguesa
    Bangu 0x0 Coritiba (Nos pênaltis: 3×0)
    Atlético-MG 0x1 Criciúma
    Bahia 1×1 Sport (Nos pênaltis: 5×4)
    Corinthians 0x2 Palmeiras

    E o tele foi mandado embora!

  • Júnior disse:

    KKKKK, melhor treinador do Brasil…o pior cego é aquele que não quer enxergar…..já foi o tempo deste cara….ele tá acabado para o futebol, tá preocupado com outros interesses

  • dimas disse:

    concordo fielmente com o que esta dito no blog pelo e gostaria de acrescentar mais um detalhe ,parece que hoje o atletico contrata aquilo que sobra do mercado (ex medalhoes) falo ex devido ao diego souza estar encostado no palmeiras ,o obina sem clube,ricardinho queria voltar para o brasil etc.Porem o kalil conseguiu tirar da torcida a sindrome que tinha se instalado do nosso clube que era a sindrome do vira lata.ha algum tempo atras jogafores não queriam jogar no galo,os salarios eram atrasado e hoje. temos o melhor ct o melhor tecnico(que muitos se esquecem esta contribuindo para que bons profissionais venham)agora melhor fisoterapeuta, ou seja tudo caminhando para que de certo.acho que a torcida deveria ter mais um pouco de paciencia pois nosso caminho vai ser trilhado de maneira correta ,nao se faz em tao pouco tempo o que o kalil fez .Temos que fazer nossa parte que fazemos e muito bem feito ir ao estadio e torcer ,cantar nosso hino e isto posso dizer não estamos fazendo bem.Sorte ao Kalil e Luxemburgo

    – belo horizonte

  • Antonio disse:

    Naquela época havia rebaixamento ? Com a segundona à vista não pode haver complacência e esperar por uma renovação que virá tarde…Os tempos são outros e não se pode aguardar, é preciso agir pela mudança já.

  • Robson Jefferson disse:

    Caro Chico,achei muito apropriado o texto que se refere ao mestre TELÊ e LUXEMBURGO.O torcedor do GALO já nasce forte,pois outros por menos desistiriam.O torcedor é persistente e acredita sempre,quer que o time ganhe,mostre brio,suor,detrminação.Infelizmente este é o sentimento da torcida,não é nem de longe o dos jogadores.É o meu sentimento,eu quero ver o meu time ganhar,quem não quer ganhar é o meu time.Mas eu nasci torcendo pro GALO,não desisto nunca, jogadores (enganadores)passam ,o clube fica.Esperamos nós torcedores do GALO,que os jogadores que hoje nos representam,honrem a camisa alvinegra em campo como a torcida honra nas arquibancadas.Não vamos repetir o fatídico 1988 e ver de novo o melhor treinador do país, ir embora sem fazer a massa feliz.Um abraço.

    – Belo Horizonte

  • miguel disse:

    Alto lá Chico.O luxa desmosntou uma equipe que tinha se mostrado boa no ano passado.Comparar o mestre Telê pelo conjunto da obra,com o Luxa,que só trabalha com estrelas,é demais.Esta o mestre até deu uma revirada no caixão.O Telê errou sim,mas pergunte ao falvio,peça para buscar se o mestre Telê tinha estes argumentos nas derrotas.Pergunte a ele se o Telê teria o Ricardinho de hj,como titular,ou se o Fabiano seria jogador do Telê.Menos Flavio por favor.

  • Frederico Dantas disse:

    Sei que o ponto em questão aqui envolve a capacidade de um e outro, Telê e Luxemburgo, de mostrarem sua capacidade diferenciada como treinador de futebol. Neste quesito considero uma boa vantagem para o Telê que, a meu ver, era mais técnico e foi mais vitorioso.

    Entretanto, num mundo onde garotos cada vez mais novos se tornam profissionais do futebol, o papel do treinador se tornou ainda mais importante na formação do caráter destes meninos. Neste aspecto, Telê ganha de goleada e de zero do Luxemburgo. Não dá pra comparar um homem insuspeito, até onde eu saiba, com outro que vive metido me maracutaias de toda a sorte.

    Portanto, na minha cabeça oca, Telê e Luxemburgo não se comparam. É como comparar nave espacial com banana.

  • Humberto disse:

    Boa tarde,
    vou citar alguns pontos que acho importante:
    Luxemburgo nao é nem sera Telê Santana;
    Telê Santana sempre trabalhou com jovens promessas em sua carreira vitoriosa, Luxemburgo so trabalha com jogadores formados, basta olhar para o time do Galo ha somente 3 atletas formados na base se nao me engano (werley, serginho, eron);
    Celso Roth mesmo com toda sua “cabeça-dura” utilizava ano passado 6 jogadores da base quando veio para o galo e mesmo o galo estando sempre a frente no campeonato foi demitido apos 5 derrotas mesmo deixando o Galo em 7º colacação coisa que nao acontecia desde 2003.
    Nao quero aqui defender este ou aquele tecnico mas o Galo de agora é um “bando” me campo; nao ha esquema tatico definido.
    Diego souza nao sabe se ataca sou se marca, tardelli ou joga na area ou fora dela, o meio campo defensivo rouba a bola mas nao sabe o que fazer com ela, ai nao ha NOME que resista apenas o salario nesse caso; que por sinal nao é barato.
    Abraço
    Humberto oliveira

  • Pretto disse:

    A miopia que se revela nesse texto é de assustar. Telê Santana, além de ter sido um jogador diferenciado enquanto atuou, foi um técnico inigualável, sobretudo pela capacidade que cultivava de tratar com dignidade às pessoas e como profissionais aos jogadores. O único título que o galo tem foi conquistado quando Telê era técnico. O São Paulo se projetou para o futebol mundial sob o comando de Telê, que passou a dirigir o tricolor depois de sair do galo. De fato Luxemburgo já ganhou 5 títulos e já foi um técnico de ponta no Brasil. Mas sua fase já passou. Ele é arrogante, prepotente e há muito não ganha nada. Não dá para comparar Luxemburgo com Telê. Tenha paciência!!! Não force e barra. Desse mato aí não vair coelho, e nem galo. E por falar em paciência, a da massa atleticana acabou faz tempo. Só o Kalil ainda não desconfiou que Luxemburgo, atualmente, é só falácia!!!! Está vivendo de história, igual viúva.

  • mauricio souza disse:

    Resta saber se o Galo teria nas categorias de base, jogadores igual ao Muller que fez um gol de bunda na final, Silas, deixados por Cilinho, Palhinha e o restante do SP, quando Telê assumiu.
    Telê teve em mãos o melhor que o Brasil produziu na década de 80 e não ganhou nada. Insistia com Valdir Perez sendo que tinha Raul, Com Serginho Xulapa, com Paulo Isidoro. Foi para o flamengo e tambem não deu em nada. Já em 90 a coisa foi diferente. Depois que o São Paulo subiu da 2ª divisão do campeonato de SP aí sim ele fez um bom trabalho.

  • Flávio disse:

    Lembrando mais Chico:
    O Fluminense ano passado se restruturou no final do campeonato….

    Tomou embalo e saiu da segunda hj nao vejo time melhor do que o Flu !!! no atual campeonato

    Abraço