Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Mico do Presidente e os candidatos do esporte

O leitor Luiz Fernando escreveu:

Olá Chico!

Apenas para completar alguns dos nomes do esporte que hoje disputam vagas na política, segue abaixo:

Acelino Popó Freitas (PRB-BA)- O boxeador concorre a deputado estadual
Fabiano (PMDB-RS) – Ex-atacante do Inter, é candidato a deputado estadual
Danrlei (PTB-RS) – Ex-goleiro do Grêmio, concorre a deputado federal
Robgol (PTB-PA) – Ex-goleador do Paysandu, concorre a reeleiçãoa deputado estadual

Abraço Chico e Viva Conceição do Mato Dentro!!!!

Luiz Fernando

 

Política não é uma área fácil.

Em todo o país há candidatos a algum cargo em 3 de outubro, ligados ao esporte, principalmente futebol.

Atuais e ex-jogadores, treinadores, dirigentes, atletas em geral, radialistas e jornalistas.

Em Minas, só esta semana tomei conhecimento que o Procópio Cardozo é candidato a federal.

Outro dia fiquei sabendo que o Reinaldo também é candidato a federal, Belmiro, massagista do Galo, é candidato a estadual.

João Leite vai para o seu quinto mandato como estadual. Alencar da Silveira, vice-presidente do América, também tenta mais uma reeleição.

Dos novatos, as candidaturas mais conhecidas são do Mário Henrique o “Caixa”, João Vitor Xavier do “Bastidores” (que já é vereador), o ex-atacante Marques, Gustavo Perrella, filho do Zezé (que é candidato a suplente de Senador do Itamar Franco).

Todos a estadual e correndo o Estado em busca de votos.

Quem souber de mais nomes ligados ao esporte que, por favor, mande a informação pro blog.

Em todos os Estados há gente famosa tentando entrar na seara política, como Romário e Bebeto no Rio, Marcelinho Carioca e Maguila em São Paulo, Rebeca Gusmão em Brasília e por aí vai.

 

Às vezes situações constrangedoras acontecem, como é o caso do presidente Lula, que está pagando mico com um candidato dele a Senador.

A mesma gravação que o Lula fez para seus candidatos em cada Estado, como aqui em Minas, fez para o ex-governador do Amapá, preso hoje pela Polícia Federal, junto com o atual governador e mais 17.

Tudo na cadeia!

O portal Uol mostrou a reportagem e a gravação do Presidente.

Confira essa e outra reportagem sobre os desportistas candidatos:

 

http://www1.folha.uol.com.br/poder/796719-pf-prende-governador-do-amapa-e-mais-17-por-desvio-de-recursos-publicos.shtml

 

nanicos

Apenas 23 dos quase 20 mil candidatos destas eleições se colocaram na categoria de atleta profissional e técnico em desportos

LUCAS REIS
MARTÍN FERNANDEZ
DE SÃO PAULO

Há mais artesãos do que atletas candidatos nas eleições de 3 de outubro. Há também mais fotógrafos, farmacêuticos e agrônomos. A categoria “atleta profissional e técnico em desportos” é apenas a 83ª em quantidade de candidatos aptos a serem votados no próximo pleito.
São somente 23, dentro de um universo de 19.879 candidatos. Ou seja: o número de esportistas, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não passa de 0,1% do total.
Todos esses 23 são candidatos a deputado -estadual, distrital ou federal. Não há atletas entre os candidatos a senador e governador nem entre vices e suplentes.
O número até cresceu em relação às eleições de 2006, quando apenas 17 atletas ou técnicos foram candidatos. Mas, com a proximidade da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016, era de se esperar que mais gente do ramo tentasse a política.
“Esse dado é surpreendente”, afirmou o sociólogo Maurício Murad, da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e da Universo. “Fala-se muito que há interferência da política no futebol, no esporte, mas isso prova que não é bem assim.”
Segundo Murad, apenas o sucesso como atleta ou treinador não garante uma votação suficiente para eleger um candidato. “Basta dizer que o Bebeto [candidato a deputado estadual] não está bem nas pesquisas aqui no Rio. Parece que política e esporte são níveis diferentes mesmo”, disse o sociólogo.
Para Rui Tavares Maluf, doutor em ciência política pela USP, “a base de dados do TSE é falha” no quesito ocupação. O que explica o fato de alguns ex-atletas, como Romário, identificarem-se com outra profissão. Empresário, no caso dele.
O partido mais comum entre os atletas é o PTB, com quatro candidatos, um em cada Estado diferente.
São Paulo é o Estado onde há mais esportistas candidatos, com seis. Em seguida aparece o Rio, com cinco.
Entre os 23, há dois atletas em atividade: a maratonista Maria Zeferina Baldaia e Harlei, goleiro do Goiás. Ambos candidatos a deputado estadual pelo PSDB; ela em São Paulo, ele em Goiás.
A ex-nadadora Rebeca Gusmão, banida da natação por uso de doping há menos de um ano, tenta ser deputada distrital pelo PC do B.
“Tenho saudade das piscinas, mas não abandonei o esporte. Continuo competindo no levantamento de peso”, declarou Rebeca.

Só 6 esportistas passaram pela universidade

DE SÃO PAULO

O grau de instrução dos candidatos a deputado federal, estadual e distrital ligados ao esporte é baixo até mesmo para os parâmetros eleitorais brasileiros.
Dos quase 20 mil candidatos aptos do país -o número engloba absolutamente todos os cargos-, mais de 11 mil possuem diploma de ensino superior ou pelo menos frequentaram uma universidade, o equivalente a 58,3%.
No caso dos esportistas, apenas seis dos 23 candidatos (26% do total) possuem tal grau de instrução, de acordo com o TSE.
Ter o ensino médio completo é o mais comum: oito candidatos atingiram tal nível. E cinco deles declararam ter o ensino fundamental completo. (LR E MF)


» Comentar

Comentários:
11
  • Izabel disse:

    Chico, não estou jogando praga, mas com 80 anos nas costas você acha que o Itamar Franco consegue cumprir 8 anos de mandato como Senador? Muito esperto esse Zezé Perrela. E o pior: aposto que a maioria dos eleitores do Itamar não fazem idéia de quem seja o suplente.

  • -PREZADO CHICO MAIA, BOM DIA!SEU EU NÃO ESTOU ENGANADO O GOLEIRÃO HARLEY DO GOIAS (EX CRUZEIRO EX COMERCIAL DE RIBEIRÃO PRETO E EX VILA NOVA DE GOIAS)É CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL POR GOIAS,COM REAIS CONDIÇÕES DE SE ELEGER.HARLEY É MINEIRO DE BELO HORIZONTE,

  • Aurélio Miguel disse:

    Haha..post perfeito Chico! mais uma vez parabéns!

    Moro em Ipatinga-Mg e ao sair de casa rumo a faculdade me deparei com um carro com placa de São Paulo – Sp e propaganda política do VAMPETA,rs
    achei super estranho…mas depois descobri que ele realmente eh candidato…

    anota ai mais um para sua lista!

  • J.B.CRUZ disse:

    Nunca votei nulo nem branco e também não associo esporte com política na hora do voto..Já tenho os meus candidatos de preferência..
    Deputado Federal,Deputado Estadual,Senador,Governador e Presidente da República..Na minha opinião todos com capacidade para exercer com competência seus cargos..

  • roberto gontijo disse:

    ai amigo parabens pelos belos textos e boas materias d noticias abracos rg

    – belo horizonte

  • Márcio Amorim disse:

    Chico!
    Política é assunto muito complicado. Você acha que “ele” está rodeado só de gente fina? Esperar o quê dessas eleições? Só gente dessa laia. Se a moda pegar, para colocar todos esse patifes na cadeia, terão de soltar todos os criminosos comuns, para que os políticos tenham morada nova.
    O eleitor tem mesmo cara de palhaço. Ouvi, hoje, a propaganda de um candidato a Governador, que dizia que o mineiro não pode pagar tão caro pela telefonia. O que como Governador ele vai conseguir fazer para que isto aconteça/não aconteça, se, como Ministro das Comunicações, não conseguiu ou nem tentou. Será que ele quer insinuar que a culpa é de outro, senão ele próprio? Acho-me um acabado idiota, até ouvindo isto. E há gente que gosta.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Esse pessoal do esporte, quer mesmo é engrossar o salário. Duvido que tenham ideiais patrióticos, são aproveitadores, como a maioria dos políticos.

  • Bruno Miranda disse:

    “Quem se souber de mais nomes ligados ao esporte que, por favor, mande a informação pro blog.”

    Em Minas tem ainda Deputado Alencar, presidente do mequinha e o Gustavo Perrela.

    CRUZEIRENSE NÃO VOTA EM GUSTAVO E ITAMAR-PERRELA$$ http://tinyurl.com/2ck3u6d

  • lauro disse:

    Chico com todo o respeito que todos citados acima merecem , principalmente pelo que fazem e ou fizeram pelo esporte eles não vão para a politica por uma vocação e ou ideal mas na “minha opinião” vão para política por oportunismo graça a fama e popularidade que conseguem em suas profissões.

  • Mário Marra disse:

    Fala, grande Chico!!!
    Tô sempre aqui dando aquela lida.
    Realmente a turma do esporte está louca pra entrar na política.
    No Rio o Eurico Miranda também está na parada.
    Em São Paulo, além dos citados tem o Dinei – com uma propaganda horrível.
    Abração

  • Miguel Bedeschi disse:

    Prezado Chico, boa tarde.
    Você como bom Setelagoano poderia sugerir a ADEMG a troca das redes das traves da Arena do Jacaré, parece rede de futebol de várzea. Muito escura e a noite fica difícil enxergar se a bola entrou ou não. Poderia ser branquinha e tipo colméia igual a do Mineirão.
    Abraços

    – Belo Horizonte-MG