Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Vanderlei Luxemburgo tenta renascer no Flamengo

* Em baixa na carreira, Luxemburgo tentará livrar o Flamengo do rebaixamento

por ESPN.com.br 

Como já vinha sendo especulado, o Flamengo, enfim, acertou o retorno de Vanderlei Luxemburgo ao comando do time rubro-negro. O ex-técnico do Atlético-MG, ex-jogador e torcedor assumido do time carioca, chega ao clube da Gávea para substituir Silas, demitido oficialmente na tarde desta segunda-feira.

Um dos técnicos mais vitoriosos da história do futebol brasileiro, Luxemburgo chega ao Flamengo em baixa na sua carreira e terá que enfrentar uma das piores crises do time rubro-negro nos últimos tempos. 

Treinador mais vitorioso da história do Campeonato Brasileiro (93, 94, 98, 2003 e 2004), Luxa não ganha um título expressivo desde que voltou da Europa após uma passagem inexpressiva pelo Real Madrid, em 2005. Desde então, o técnico não tem dado retorno aos altos investimentos que os clubes fazem com a sua presença, tendo vencido apenas títulos estaduais com Snatos (2006 e 2007), Palmeiras (2008) e Atlético-MG (2010). Recentemente, o novo comandante flamenguista foi demitido da equipe mineira, deixando o time em péssima situação na zona de rebaixamento da primeira divisão nacional.

No Flamengo, o técnico encontrará um ambiente conturbando também. Assim como o Atlético-MG, Luxemburgo também terá que lutar contra a queda para a segunda divisão no time carioca e inclusive abriu mão de exigências como a sua comissão técnica pessoal, que não o acompanhará durante seu período no clube carioca. 

O clube da Gávea tem vivido um inferno astral nos últimos dias. Além de estar na 15ª posição na tabela do Brasileiro, apenas quatro na frente do primeiro time na zona da degola, o Flamengo viu o maior ídolo de sua história, Zico, pedir demissão do cargo de Diretor de futebol depois de apenas quatro meses de exercício no cargo por conta de problemas com o Conselho Fiscal do clube carioca. Agravando a crise, o ex-presidente Márcio Braga publicou uma nota culpando o vice-presidente flamenguista, Hélio Ferraz, pela atual situação instalada na Gávea.

Reserva do ídolo rubro-negro Júnior na lateral esquerda do Fla durante a década de 70, Luxemburgo inicia agora sua terceira passagem como técnico de seu clube do coração. Entre 1991 e 1992, o técnico conquistou o Campeonato Carioca. Em 1995, Luxa retornou ao clube da Gávea para dirigir o time no ano de seu centenário. Mesmo contando com o “melhor ataque do mundo”, formado por Sávio, Romário e Edmundo, o Fla faturou apenas a Taça Guanabara.

* www.espn.com.br


» Comentar

Comentários:
19
  • LUIS disse:

    Se Deus quiser ele vai levar a Urubuzada para décima divisão…
    Luis

  • André Terra disse:

    O que todo Atleticano sonhava em ver um dia !! o FLAMENGO na segunda divisão !!! O Galo conseguiu rebaixar o Flamengo !! Nos vemos na segundona !!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Podem anotar!
    O Flamerda nao vai cair. Aí a gente vai ter que aguentar aqueles papos chatos tipo:
    -“Tá vendo? Ele tava querendo sacanear o Galo!”
    -“Ele só queria a grana do Galo!”
    ETC
    Como se o cara quisesse jogar contra sua própria carreira.
    Aguardem e constatem!

  • TGuedes disse:

    Acho que o galo (leia-se, diretoria) deve melhorar a análise de jogadores a serem contratados avaliando criteriosamente o “custo e benefício” e isso só é possível quando se tem em um clube uma diretoria composta principalmente de gente do ramo, incluindo-se aí presidente e diretor de futebol. O fato de contratarem tantos ex-jogadores do Cruzeiro é um exemplo. Um jogador dar certo em um time não quer dizer que vá dar certo em outro e a maioria dos jogadores que vieram do time azul para o alvinegro saíram de lá por lesões ou não apresentarem um bom futebol. Isso o atlético parece que não observa, o que mostra o quanto amadora é a sua diretoria (leia-se, presidência).

  • mauricio souza disse:

    Paulo e Fabricio, concordo com voces, mas voces há de convir que eu tenho falado aqui há muito tempo que:
    ex-treinadores + ex-jogadores + filho de ex-presidente = incompentencia total.

    Só para se ter uma idéia de quem o Kalil já contratou para o Galo, vou dar uma amostra:

    Fabio Junior, Alex Alves, Marcelo Djean, Dejair, Valdo, Cleison, Alessandro Cambalhota, Alessandro que está no Ipatinga, Fernandinho, Leandro, Juninho, Tigrão, Jonilson, Renan, repare que todos eles vieram do outro lado da lagoa. Só uma pergunta: O Kalil tem moral para falar de Nilson Sergipano. E olhe que quem o apoia não são torcedores profissionais, é quase toda a torcida. Um abraço para voces

  • Mauro (Cons. Lafaiete) disse:

    Chico,

    Que me desculpe a ESPN, que eu admiro muito. Mas a matéria diz em certo ponto que “o técnico encontrará um ambiente conturbando também. Assim como o Atlético-MG, Luxemburgo também terá que lutar contra a queda para a segunda divisão…”

    Ora, esse “também” foi muito mal colocado. O Luxemburgo é que colocou o Atlético nesta situação, ele não foi vítima.

    Afinal, o ambiente aqui era dos melhores, antes de sua chegada.

    Ele que seja feliz e siga sua vida. De preferência longe do Galo.

    PS: Ao sair daqui ele dizia que precisava se reciclar…
    Pelo jeito, e pelo tempo que levou, deve ter feito supletivo.

    E ainda continua falando em projeto…

  • Sérgio Moreira disse:

    Torço para uqe ele deixe o Urubu Fla na segundona

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O Luxa já chegou no Flamengo, falando em “projeto”… rsrs

    Agora, se ele conseguir fazer com que o Flamengo escape da degola e o Atlético realmente cair, estará comprovado de vez, que não houve nada de complor contra ele no Atlético… O time que ele montou que é ruim mesmo.

    Vamos aguardar…

  • impressionante como as pessoas não tem vergonha na cara, outrora o Luxemburgo por eles mesmos, era considerado um DEUS! comentar o que sobre o treinador Luxemburgo, o curriculo dele diz quem ele é! coincidencia ou não, renato gaucho, neto, vanderlei luxemburgo, danrlei, amaral, e tantos outros só não ganharam nada no atletico mineiro. que o Luxa é mercenário e narciso, todos sabemos mas falar que ele é ruim é HIPOCRISIA demais.

  • Ulisses disse:

    Que diminua o numero de times que nunca visitaram a segundona, kkkkk. Só ficaremos nós (Cruzeiro) e o Inter, he he he. Já imaginou o clássico FlaGalo na segundona às terças. É só esperar.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Bem que o Luxemburgo disse que o Galo não ia cair, ele vai derrubar o Flamengo pra nos salvar, Luxa é rei.

  • Fabrício Melo disse:

    Maurício, toda torcida já teve suas desilusões com contratações. No início tudo é esperança, infelizmente não deu certo. Minha revolta foi com a demora quanto a demissão do Luxa e mudanças no elenco.
    Se o Luxa fracassar no Fla, vai ficar recebendo multas rescisórias parceladas de Santos, Palmeiras, Atlético e Fla. O cara é esperto!
    Não se iludam com o descenso do Flamengo. Há interesses da Globo em mantê-lo na 1ª. O maior desafeto do teixeira, o Zico já se foi. Os árbitros já voltaram a apitar penalty para o Flamengo. O Corinthians caiu porque estava sob investigação do MP e Polícia Federal e a oposição era amiga da cbf. Há um ódio implacável do teixeira aos não votantes no K. Leite.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Não tenho dó do Flamengo, volta pro mar oferenda!

  • Paulo disse:

    Mauricio, só um pequeno detalhe: ao falar sobre “a torcida” buscar jogador x, y ou z no aeroporto, pondere que 95% dos ditos “torcedores” são de “organizadas”, e sinceramente, se forem “incentivado$” ou “convocado$” iriam ao aeroporto até para buscar o cracaço Nilson Sergipano. São os chamados torcedores profissionais. E não são só do Galo. Todo time grande tem estas figuras, cara.

  • mauricio souza disse:

    Prieto,
    concordo com tudo que disse. Mas voce não há de esquecer que a torcida, buscou o luxa, o ricardinho, o carceres, o obina, o diego souza no aeroporto. Ela também tem uma pequena parcela de culpa. Gasta muita vela com defunto ruim. Um abraço

  • J.B.CRUZ disse:

    Em 2.o11, teremos 2 peixes grandes na segundona (galo e mengo) secundados por gremio prudente e avai..confiram!!

  • Frederico Dantas disse:

    Impressionante como este senhor consegue enganar dirigentes de futebol, que se dizem muito espertos, fazendo-os crer que ele ainda é melhor treinador do mundo e custear um séquito milionário que o acompanha.

    Como se há uma raça neste mundo que não tem bobo é a de dirigente de futebol, a cada negociata do Luxemburgo pode apostar que tem treta no meio. Como deveria ter aqui no CAM.

  • Paulo disse:

    Estou fazendo este alerta com várias rodadas de antecedência: o Flamengo briga com o Galo, o Vitória, o Goiás, o Ceará e o Avaí para escapar do rebaixamento. Na minha opinião, Atletico Goianiense (apesar dos 26 pontos) e Gremio Prudente (time itinerante, sem torcida, sem identidade, eleito o “patinho feio” deste ano na série A) já estão condenados.

    Na minha opinião, estes 6 times brigam para não cair em 2 vagas. Qual o time historicamente mais protegido? Disparado, o Flamengo. Mas, exceto no ano passado, esteve para ser rebaixado umas cinco vezes nos últimos oito anos, e sempre se recuperou. E justiça seja feita: na bola, na camisa, na tradição, e na sorte.

    Para que Minas tenha 3 times na série A em 2011, o ideal seria o Galo chegar ao derradeiro jogo contra o Flamengo com razoáveis chances de não cair (com uma boa pontuação). Porque, se precisar vencer este jogo como “vida ou morte” para ambos, já vi o filme passando: arbitragem ultra-tendenciosa, clima desfavorável ao time mineiro (apesar de jogar em casa) e, pior, a própria ansiedade para sobreviver tendo um rival tão poderoso politicamente.

  • Prietto disse:

    Agora temos a mistura perfeita: um clube em frangalhos, colhendo a safra de anos de ingerência e amadorismo, a ser comandado por um técnico decadente cujo único interesse nos clubes que dirige nos últimos anos é sugar as migalhas que ainda possuem. O resultado, se a justiça dos deuses permitir, será a queda para a segunda divisão, para onde ele quase levou o Galo com esse discursinho fajuto de “projeto”; que a mim me soa melhor como “pró-dejeto”. Espero que Kalil esteja atento para perceber do que se livrou, com um tardar tremendo. Só mesmo o “framengo” para não se valer da lição que o Galo ofertou a todos ao contratar esse embusteiro chamado Luxemburgo.