Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

No ar, a Falha de S.Paulo!

Do portal Comunique-se.com.br :

* O site Falha de S.Paulo, que faz uma paródia do jornal Folha de S.Paulo, saiu do ar, mas isso não impede que seu conteúdo continue disponível na web. Um internauta, que não se identifica na página, criou no dia 01/10 o endereço http://falhadespaulo.tumblr.com, com os prints da tela do original www.falhadespaulo.com.br, que desde o dia 03/10 está totalmente fora do ar. O site foi retirado por decisão da 29ª Vara Cível de SP que no dia 30/9 atendeu pedido da Folha. A página estava no ar há apenas 20 dias.

“Criamos este endereço com printscreens do site para impedir que a Folha, com sua liminar absurda, tirasse do ar toda referência a ele; e pra mostrar pra quem não conhecia que a reação da Folha é completamente despropositada. E se deletarem esse, criaremos outro e outro e outro. Não à censura!!”, diz o post do site alternativo.

Lino Bocchini, um dos autores do site original, nega que ele ou o irmão, Mario, tenham envolvimento na criação da página alternativa.

Além da página hospedada no tumblr, plataforma de blog, o Boteco Sujo também traz prints do site original, e provoca com o título “Censura eu, Folha!”. O autor do blog ainda diz que a advogada do jornal “vai ter muito trabalho para conseguir censurar a todos”.

Para retirar o site do ar, a Folha alegou que os autores faziam “uso indevido da marca” do jornal. De acordo com Taís Gasparian, advogada do veículo, a Folha não questiona a sátira, nem o nome do site, mas o “uso da marca”.

Sobre a multa diária de R$ 1.000, caso Lino e Mario Bocchini descumpram a determinação, Taís acredita que o valor é baixo para este caso. “A Folha, como qualquer outra empresa, deve preservar a sua marca (…) Geralmente, nesses casos, o juiz aplica uma multa de R$ 100 mil”, afirmou ao Consultor Jurídico.

Leia também:
Paródia: Folha tira site “Falha de S.Paulo” do ar

* http://www.comunique-se.com.br/index.asp?p=Conteudo/NewsShow.asp&p2=idnot%3D57015%26Editoria%3D8%26Op2%3D1%26Op3%3D0%26pid%3D1217451664%26fnt%3Dfntnl


» Comentar

Comentários:
4
  • Frederico Dantas disse:

    Este fanstasma da censura anda rondando a cabeça de muita gente. Até quem reclama da mordaça tá querendo amordaçar. Faça o que eu digo não faço o que eu faço.

  • Aldemário Filho disse:

    Chico,

    Sou amplamente favorável a liberdade de imprensa, uma forma de garantir a democracia no país. Porém o que acontece hoje no Brasil é de se assustar. A velha mídia ancorada na revista Veja, no jornal Folha de São Paulo e na sempre perigosa rede Globo, há muito tempo deixou de fazer jornalismo e simplesmente usam o espaço que têm para bombardear o atual governo, omitindo tudo de bom que se conquistou e ampliando a cobertura negativa nas falhas do mesmo. É bom lembrar que esses grupos nasceram na época da ditadura e hoje posam como imprensa livre, mas na verdade são grupos que trabalham contra o desenvolvimento do país, pois é porta-voz de uma elite conservadora, opressora e repugnante, que para se manterem onde estão venderiam o país e matariam os sonhos e as realizações dos verdadeiros cidadãos brasileiros.
    Liberdade de imprensa com responsabilidade, sem monopólios e de acesso a todos, isso sim é democracia.

  • Paulo disse:

    E eu, assim como você, Chico, caí no golpe de assinar este pseudo-neutro-indepentende jornal por um tempo.

    Só para ficar no assunto mais relevante do blog, o futebol: o jornal se arroga no direito de se apresentar como “independente”, “imparcial”,
    “nacional” e “isonômico”.

    Pedir que a Folha dê mesmo espaço ao Galo e ao Cruzeiro que dá aos times de S. Paulo, é forçar a barra, eu sei. Mas eles são tão, digamos, indirefentes a tudo o que está fora do eixo RJ-SP, que, provavelmente sem notar, chamam os times de Minas e RS, SEMPRE como Atlético Mineiro, Grêmio, Inter e Cruzeiro. Ok, são os nomes dos clubes.

    Mas o Corínthians tem chamadas de Timáo, o Palmeiras de Verdão, o Santos de Peixe, o São Paulo de tricolor… e vocês pensarão: mas eles são paulistas.

    Ok, mas o Flamengo é Fla ou Mengão (acreditem); o Fluminense já foi Flu ou Fuzão, etc., etc.. Só a título de comparação: “O Globo” usualmente se refere (numa demonstração de respeito e proximidade) ao Atlético e Inter como Galo e Colorado. Ridícula esta Falha, digo, Folha de SP.

  • Alisson Sol disse:

    O Brasil está virando motivo de piada com esta abordagem da justiça do país de querer criar “liminares para a Internet”. Até certo ponto, vão conseguir “por medo” em pessoas residentes no Brasil (de perderem seus bens) e aqueles com menos recursos do que aquele que processou. Mas e quando forem lidar, por exemplo, com brasileiros no exterior, ou mesmo estrangeiros que tenham interesse no Brasil?

    Suponha que um Chinês crie um site “Falha de São Paulo”. O jornal vai fazer o que? Tentar processar alguém na China? (ainda mais com esta abordagem de “proteção da marca”!). Se o site ainda tentasse passar por sério, vá lá. Mas quando é claramente uma piada, fica ridículo a Folha vir com esta abordagem repressora. Até a ditadura do Brasil aceitava tablóides como Pasquim. Daqui há pouco alguém vai conseguir uma liminar proibindo as pessoas de rir de piadas politicamente incorretas…