Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dorival Júnior subiu de um para seis jogadores da base no time titular

Dorival Júnior está devolvendo o Atlético à sua tradição de apostar na prata da casa, maior responsável pelos grandes times da história do clube.

Tornou-se comum na imprensa dizer que o trabalho das categorias de base do Galo é ruim. Um erro absurdo de informação.

O problema é que para este trabalho aparecer é preciso que os técnicos do profissional lancem os rapazes.

Os antecessores do Dorival optavam por pedir a contratação de jogadores do mesmo nível e muitas vezes de nível muito inferior aos que o clube tinha na base.

Dois exemplos: o principal jogador do Náutico, o meia Giovane, é do Atlético, liberado pelo Luxemburgo, que pediu a contratação do Jackson.

E o melhor exemplo de todos: quem se lembra do tal Marcelo? O frangueiro ex-Corinthians, que o Luxa mandou buscar no Bahia, e ainda disse que era do mesmo nível de um Fábio!

E o Renan Ribeiro nem no banco porque a torcida e a imprensa pediam o tempo todo e o treinador ficava tiririca da vida com isso.

Este assunto é destaque hoje no portal paulista Uol:renan-ribeiro* Dorival Júnior aumenta a participação da base no time do Atlético-MG

Do UOL Esporte

No último jogo sob o comando de Vanderley Luxemburgo, quando foi goleado por 5 a 1, o Atlético-MG teve apenas um titular revelado nas divisões de base do clube: o volante Serginho. Na derrota para o Internacional, por 1 a 0, quinto jogo do alvinegro mineiro na ‘era Dorival Júnior’, esse número subiu para seis.

No Beira-Rio, começaram a partida contra o Inter, o goleiro Renan Ribeiro, os zagueiros Lima e Werley, o lateral-esquerdo Eron, o meia Renan Oliveira, que havia sido liberado por Luxemburgo para se transferir para o Vitória e que voltou a pedido de Dorival Júnior, a Serginho.

Além do volante, somente Werley e Eron vinham sendo aproveitados por Luxemburgo. Lima teve chances, mas nos últimos jogos com o antigo treinador não estava atuando. Já o goleiro Renan Ribeiro, cuja presença era sempre pedida pela torcida atleticana, nunca teve sua chance e estava atuando pelo time Sub 23, no Brasileiro da categoria, antes da troca de treinador.

A entrada do jovem goleiro no time titular aconteceu logo na estreia de Dorival Júnior pelo Atlético-MG, na derrota para o Grêmio, por 2 a 0. Mas não é apenas numericamente que se percebe uma valorização dos jogadores da base atleticana.

Desde que assumiu o time alvinegro, Dorival Júnior tem buscado atletas da base para tentar fortalecer o grupo, combalido não apenas pela má campanha – há 20 rodadas seguidas ocupa lugar na zona de rebaixamento –mas também por contusões e suspensões constantes.

No empate com o Ceará e na vitória sobre o Atlético-GO, por 3 a 2, no segundo e terceiro jogos com Dorival, o volante Fillipe Soutto atuou no meio-campo e na lateral esquerda, respectivamente. O meia Nikão, não revelado pelo clube, mas contratado para o time júnior, entrou em campo durante o jogo com o Inter, e o também meia Diney foi inscrito na Sul-Americana e atuou como titular nos 2 a 0 sobre o Independiente Santa Fé.

O técnico Dorival Júnior não esconde que a utilização de atletas da base não se deve apenas a uma opção, mas também à necessidade. “É um pouco de tudo”, admitiu o treinador, que tem procurado encontrar tempo na apertada rotina atleticana de jogos e viagens para conhecer melhor os jogadores da base.

Na própria quarta-feira, quando o Atlético fez à noite o jogo de ida pela Sul-Americana, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, mais cedo houve mais um treinamento com jogadores da base. “Estamos tentando conhecer alguns jogadores”, observou. “Aos poucos um ou outro vai se revelando e sentindo a possibilidade estaremos os utilizando no que sentirmos necessário”, acrescentou. 

* http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2010/10/15/dorival-junior-aumenta-a-participacao-da-base-no-time-do-atletico-mg.jhtm


» Comentar

Comentários:
28
  • avelino disse:

    o kalil, e o maluf são homems inteligentes fazem o melhor para o atlético, so não entendo eles ficarem com ricardinho,prejudicou muito o atlético no ano passado,ele foi um grande jogador, meus respeitos a este ex. grande jogador, gostaria que o grande colunista tostão comentase sobre o futibol dele no jornal o tempo. grande mestre kalil meus parabem o senhor esta entre os melhores presidentes que o atlético ja teve, são estes–o kakil 1 seu pai, dr.fabio fonseca e o grande alexandre kalil,obrigado amigo por dirigir este glorioso clube atlético mineiro, abraços de avelino alexandre,.

  • Gilberto disse:

    Já passou a era ruim,a era luxemburgo.Agora é a era Dorival junior, vamos esquecer o passado e pensar só nas vitórias futuramente.

  • Fernando JF disse:

    Eu acho que quem boicotava o Galo Era o proprio vandeco, que deixava o Renan Ribeiro no Banco para por aqueles fragueiros no gol do Galo, se o Renan estivesse jogando desde o campeonato mineiro e Copa do Brasil o Galo não estaria neste sufoco, teriamos ganhado mais uns 2 jogos e empatado uns 3, perdemos muitos pontos por falhas de goleiros. o Luxa tava e fazendo corpo mole escalando mal o time, vide o jogo contra o Flamengo que ele segurou o Neto no banco para não ganhar do time do coração dele. No Santos foi a mesma coisa, barrou aquela meninada toda em prol dos jogadores dele, e o Dorival chegou la, foi campeão paulista e da copa do Brasil com o time que o Luxeburgo deixava no banco. o Santos so não esta melhor na tabela ou brigando pelo titulo por causa daquela picuinha do Neymar que cuminou com a Saida do Dorival, para mim o Luxa e que não queria ficar no Galo, queria ir para o SP, mas como o presidente do SP não e Mané que nem o nosso Kalil trouxe o Carpegiani que e muito mais tecnico e tirou leite de pedra daquele time do Atletico PR, o que o Roth fez com o Galo ano passado e que o nosso presidente, “profundo conhecerdor de futebol” jogou fora pq o Vandendo mandou em pleno inicio de campeonato Brasileiro,e convenhamos, aquele Luxemburgo e deve ser um chato de Galocha com aqueles palestrinhas dele motivacionais. o Flamengo so não esta pior que o Galo por causa do apito amigo. longa vida ao vandeco no flamengo e longe do Galo. ele esta no time que mais se parece com a persoalidade dele. chato, embusteiro, almofadinha!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Bruno Silva, tranquilo ??

    É… Tentei secar o Atlético, mas não deu… Mas também, esperar o que de um Avaí né ?? rsrs

    Já a derrota do Cruzeiro, de certa forma não mudou muita coisa não…

    O Cuca não é depressivo não cara e nem pé frio… Ele só não tinha ainda trabalhado com um elenco de qualidade e uma estrutura como a do Cruzeiro.

    Agora, as coisas vão começar a voltar ao normal mesmo, é no próximo domingo… Vamos aguardar… rsrs

    Abraços e boa semana !

  • Andre Luiz Pelli disse:

    O Dorival Junior está dando uma chance para os meninos da base ja deu chance pro Renan Ribeiro exelente goleiro , e para mais um povo ai agora queremos que ele da uma chance para o Wendel ,ele é muito experiente tipo o Ricardinho mais ou menos rápido igual o Obina .

  • Bruno Silva disse:

    Bom, é pagar para ver meu caro Clayton…

    Eu já acho que neste domingo as coisas, vão começar voltar ao normal… Com o timeco azul acordando do sonho do título e o maior de minas acordando do pesadelo da série B.

    Mas futebol tem suas surpresas e vamor aguardar, afinal quem esperava este timeco do Cruzeiro com um técnico depressivo e pé frio ?

  • Basilio disse:

    É paixão mal resolvida mesmo!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    O circo tá todo armado pra esse jogo do Atlético x Avaí…

    Torcida empolgada… Imprensa ajudando a levantar o moral dos jogadores… O caráter de “desespero” do jogo…

    Já vi esse filme antes… E em várias oportunidades, mesmo com o apoio de tudo e todos, o Atlético fez feio e decepcionou seus torcedores. Sei não… Tô desconfiado que amanhã será a mesma coisa…

    De qual bom time de fato o Atlético ganhou até agora ?? NENHUM !!! O Dorival chegou, eles empataram com o Ceará ( time brigando pra não cair… ) lá em Fortaleza, ganharam do Atlético-GO ( time brigando pra não cair… ) e ganharam do Corinthians ( time despencando… ) e todo mundo passou a falar que o Atlético era outro time… Aí foram enfrentar o Internacional ( todo desfalcado… ) e perderam novamente.

    Agora, tem o Avaí na Arena do Jacaré, que está longe de ser a “Casa do Galo” como foi falado antes da sua reinauguração…

    E se não conseguir a vitória amanhã contra o Avaí, o Cruzeiro vai se encarregar de fechar a tampa do caixão no próximo domingo. Antes de mais nada, não tô falando em goleada, mas o Cruzeiro num tá nem aí pra vida ruim do Atlético e vai com tudo pra cima deles no clássico !!!

  • Adalton disse:

    Prezados,
    Penso que não se pode ficar tão agarrado a idéia de quase totalidade de jogadores da base em qualquer time; vejam os exemplos: Cruzeiro, tem quantos jogadores de base ou utilizou nos últimos anos? e sempre tem tido boas participações nos campeonatos…
    O que o Atlético precisa é aprender a mesclar alguns garotos da base(desde que sejam bons) com jogadores de grande porte técnico(mas precisa também sa ber contratar: olhar as condiçoes físicas e técnicas dos que pretende contratar). Não acho que contratou jogadores ruins não: são bons jogadores e alguns acima da média, o que acoanteceu foi que muitos vieram com problemas físicos e entrosar um time em campeonato como o Brasileiro, é muito difícil.

    OBS: MAS ÓBVIO, QUE SE QUALQUER CLUBE CONSEGUIR FORMAR QUANTOS MAIS JOGADORES DE GRANDE PODER TÉCNICO NA BASE, MUITO MELHOR PARA ELE EM TODOS OS ASPECTOS.

  • Bruno Silva disse:

    Concordo com quem disse que o Wendell do Júnior já faz por merecer uma oportunidade. Ou alguem vai dizer que o gelado do Renan Oliveira é melhor?

    Ainda estou aguardando uma explicação do Sr. Kalil, a respeito da declaração do Ex-técnico do Galo, qdo disse que só “treinava” o time de fato na sexta-feira, e restante era por conta de seus “competentes” auxiliares. Esta aí mais um motivo desta situação ridícula que estamos passando.

    Cd vc Kalil?

  • Evandro disse:

    Finalmente um técnico que valoriza a base. Em tempos de crise e dinheiro escasso, é melhor investir em poucos jogadores experientes e deixar a base fornecer a matéria-prima do time. Foi assim que o Galo montou grandes times como os de Reinaldo, Cerezo, dentre outros. Celso Roth e Luxa sequer conheciam ou tinham interesse em lançar a meninada da base. Sempre o discurso era de que era muito cedo, prematuro e inoportuno.

    Claro que um veterano tem mais experiência, principalmente nas decisões, mas não é impossível a um jovem entrar no jogo e fazer bonito. Basta motivá-lo e prepará-lo para tal que as chances disto ocorrer aumentem. Como é a cabeça dos técnicos que ficam em risco em caso de insucesso, acabam deixando os juniores em segundo plano. Apesar de pouco conhecer de renovação de elenco, de reposição de peças, é válido ter gente que quer mostrar, tá cheio de vontade e gás, como é o caso dos mais jovens. Um dia quem sabe isto muda?

  • Luiz Renato disse:

    Pelo amor de Deus, só peço uma coisa.

    Deixem o Wendel jogar uma partidinha qualquer, umazinha só tá bom demais.

    Ele é o melhor júnior do Galo, mas disparado. Todo mundo teve chance, menos ele. E o motivo parece ser porque ele tem personalidade forte, ao contrário dos “Renan Oliveira” da vida.

    Ter personalidade no Galo incomoida muita gente, é sinônimo de “máscara”. Por isso formamos perdedores nas categorias de base, excelentes meninos, bons filhos, religiosos, boas notas, mas que não jogam nada e nem têm personalidade pra encarar um estádio lotado.

    Assim, termino implorando: por favor, Dorival, deixa o Wendel jogar, você não vai se arrepender.

  • Finalmente chegou um treinador que procura reconhecer, valorizar e oportunizar os “talentos” revelados na base!
    – Parabéns, Dorival Jr!
    – Avante, Galo, prá sempre…

  • Bruno disse:

    E o Wendel que é o MELHOR DISPARADO nada né? Piada! Acorda Dorival! Wendel humilha Diney e Nikão!

  • Alexandre Lacerda disse:

    Vão precisar muito dele na segundona ano que vem. Ah, ia me esquecendo, o Serginho foi revelado nas categorias de base do VILLA NOVA. UM ABRAÇO!

  • audisio disse:

    Acho que o Cruzeiro está certo em levar o jogo para o Parque do Sabiá!
    Vai ganhar mais dinheiro com o estádio de capacidade maior. O mando do jogo é dele e pode fazer o que quizer. Só tenho minhas dúvidas sobre a vantagem técnica desta decisão! Como todo comentárista esportivo esperto vou esperar o resultado para emitir minha opinião se foi ou não uma boa escolha! Se ganhar foi uma excelente escolha se perder foi uma má escolha. No meolhor estilo Bob Faria!

  • lauro disse:

    Se o dorival tivesse vindo no lugar do luxemburgo com certeza o atletico estaria brigando pela libertadores.

  • Lucas disse:

    O kalil nãoqueria jogo em uberlandia, por causa dos desgaste dos jogadores, por estarem jogandosul-amer.
    LEMBRETE: Quando o Cruzeiro disputou Libert, o KALIL NÃO ACEITOU MUDAR O DIA DO JOGO DO CRUZEIRO x atl..
    Toma,falastrão.

  • Paulo Koller disse:

    Stefano, concordo plenamente com você. Chega de técnicos-estrelinha no futebol. Técnico que se preze precisa, além de saber posicionar taticamente o time e escalá-lo, saber garimpar e lançar jogadores.

    Se o Galo não tivesse abdicado desta política nos últimos 12 anos, talvez o endividamento do clube fosse bem menor, a queda à Série B não tivesse acontecido, e a escassez de títulos não acontecesse.

  • Alexandre disse:

    Essa do Marcelo foi dose mesmo!

    E o Macedo e Rafael Cruz?
    O Sheslon (junto com o Leandro Almeida) fechou 2008 sendo um dos destaques do time. Acabou sendo dispensado…

    Pq o Kalil aceitava isso?

  • Paulo disse:

    Chico vou comentar um outro assunto que e o classico Cruzeiro x Atletico MG que sera no dia 24/10. acompanhei as declaracoes do supervisor valdir barbosa falando um monte de abobrinha. tomara que eu esteja errado mas CERTAMENTE NO ESTADIO TERÁ ATLETICANO para ver o jogo. e isso em um possivel Gol podera gerar problemas. concordo do cruzeiro jogar com torcida unica ate porque regra e regra. so lamento pelo fato dessa regiao praticamente nao torcer para o futebol mineiro. os 42 mil ingressos nao sera vendidos e tambem teremos no estadio: atleticanos, flamenguistas, palmeirenses, santistas, corintianos, sao paulinos, vascainos obviamente apaisana

  • Ronaldo Totoli disse:

    Concordo. Até o traseiro do Diego Souza diminuiu. Será o efeito de treinar em dois períodos? Coisa que nem em sonho acontecia na era do “Profexô”, pois a parte da manhã era pra ele e sua gangue descansarem da jogatina do jogo anterior…

  • Junior Gam disse:

    A marcas deixadas pelo Ex-tecnico vão ser sentidas por muito tempo pelo Clube Atletico Mineiro, a principal delas, o rebaixamento quase inevitável, deste ano.

  • audisio disse:

    Acho que os cruzeirenses não deveriam cantar vitória de goleada em Uberlândia antes da hora!
    O time do Atlético está em péssima fase? Está. É óbvio! Aos poucos, porém, algumas coisas começam a acontecer lentamente que são desapercebidas do grande público acompanha o dia a dia do futebol!
    Por exemplo, é notória a subida de de produção do Diego Souza nas últimas partidas. A contusão do Daniel Carvalho não foi grave, dando-lhe condições para entrar em campo, a medida que vai entrando em forma começa a demonstrar se tratar de um jogador muito acima da média. Diego Tardelli, apesar de estar num ano apagadíssimo, estará habilitado para a tal partida. Por pior que estaja jogando, é um artilheiro e de seleção e pode desequilibrar. Edson Mendez finalmente estará a disposição do Dorival assim como o zagueiro Rever.
    É inegável o fato que qualquer um deles pode desequilibrar uma partida, se estiver no dia e motivação certa!
    Como podem ver, pode até ser que o Cruzeiro inflija uma goleada no rival mencionando goleada história, segunda divisão etc e tal. O favorito é o Cruzeiro, pelo momento no campeonato, principalmente por causa de Montillo e Tiago Ribeiro e Fábio, no mais, é um time bem ajustado e bem treinado mas será que é tão fovarito assim a ponto de falaram em goleada?

  • PABLO DE OLIVEIRA disse:

    Chico!

    O SERGINHO ta errando passe demais E ISSO É PERIGOSO POIS MATA NOSSO ATAQUE E DA O CONTRA-ATAQUE PARA O ADVERSÁRIO, e como não temos LATERAIS ele poderia ser uma boa na lateral direita o que vc acha? ele foi bem melhor que MACEDO E R.CRUZ JUNTOS quando jogou por lá.
    Colocaria o MENDES no lugar dele no meio e ficariamos com um time bem mais competitivo!!

    RENAN RIBEIRO
    SERGINHO
    RÉVER
    WERLEY ( SEJAMOS JUSTOS MELHOROU) OU LIMA
    FERNANDINHO ( PQ NÃO TEM OUTRO O ERON TEM QUE SER MELHOR TRABALHADO)
    ZÉ LUIZ
    ALÊ
    MENDES
    DIEGO SOUZA
    DANIEL CARVALHO
    OBINA ( QUANDO TARDELLI VOLTAR OBINATION VAI PARA O BANCO)

    Na minha opinião esse é o melhor que temos para o momento e se trabalhar e entrosar esse time acho que da para nos livrarmos do rebaixamento e brigar de igual por igual com o PALMEIRAS NA SULA, e quem ganhar esse confronto com certeza vai ser campeão!
    Imagina ficamos na primeira divisão ano que vem, e campeão da SULAMERICANA COM VAGA GARANTIDA NA SULAMERICANA, é um sonho mas eu ainda ACREDITO, O TRABALHO SÉRIO DO DORIVAL RENOVOL MINHAS ESPERANÇAS!
    AGORA SÓ FALTA COLOCAR O SERGINHO NA LATERAL DIREITA, CHICO DA UMA MORAL AÍ E CORNETA ESSA POSSIBILIDADE VAI!!

    Saudações Atléticanas!!

  • Se o Galo sair dessa situação,continuar na serie A do ano q vem,nós teremos um grande time,com os craques q temos…Tardelli,DS,Daniel C e etc…contratando um centro avante goleador e com os meninos da base a coisa vai da certo…agora penso,Danilo do America(melhor lateral do mineiro) foi pro Santos e o D Macedo (melhor do paulista) veio pro Galo…Danilo é bom Macedo ja demonstrou q nao vale nada…Eita nós! Dorival conhece!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    O Dorival é um grande técnico e uma grande pessoa.

    No entanto, essas oportunidades que ele está dando pros meninos da base, tirando o goleiro Renan claro, eu acho que é mais pela baixa qualidade técnica do time principal, do que propriamente por querer prestigiar a base.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Dorival tem que ter o contrato ampliado, fechando com ele por mais tempo, teremos um grande técnico, sem os chiliques dos outros.