Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Atual arbitragem brasileira é das piores; a mineira é mais preocupante ainda

Vai mal demais a arbitragem brasileira, e a mineira no mesmo embalo, com um agravante: não temos nenhum nome emergente, que possa ser apontado como uma “promessa”.

O último que conseguiu chegar à “prateleira de cima”, foi o Alício Pena Júnior, mas durou pouco lá.

Márcio Resende de Freitas, apesar de tão contestado, foi o mineiro que mais sucesso fez, mas hoje não se vê ninguém que possa repetir a sua trajetória, de apitar até em uma Copa do Mundo.

Tenho visto jogos da terceira divisão mineira, onde a FMF escala “promessas”, mas a safra é também muito ruim.

Recebi um vídeo, enviado pelo Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro, que mostra bem como anda a nossa arbitragem.

Foi quarta-feira, em um clássico entre Atlético x América, pelo Campeonato Mineiro de juniores. O árbitro em questão é o Marcus Vinícius Sá dos Santos, que recebeu recentemente o escudo da CBF, ou seja, foi promovido.

Mas não está fazendo por merecer essa promoção. Já o vi apitar dois jogos do Democrata e ele foi muito mal. Bate boca demais com os jogadores, deixa de apitar faltas absurdas, apita outras inexistentes e se dirige aos atletas dos dois times, com grosseria.

Este vídeo o mostra acabando o jogo no exato momento em que o atacante do América chuta para marcar o gol.

Vale lembrar que a disputa pelo título de juniores é sempre acirrada e a partida terminou 0 x 0.

Lembro-me que na Copa de 1978, na Argentina, o árbitro fez a mesma coisa com um gol do Zico, contra a Suécia, e até hoje o assunto gera polêmica. Pode ser uma atenuante para ele, porém, raramente um árbitro age assim.

Confira:

“Caro Chico Maia,

 Será que se fosse o contrário, o árbitro teria  invalidado esse lance?

É muita covardia que fazem com o América desde as categorias de base.

Esse é somente mais um lance em que fomos prejudicados nos juniores.

Ano passado foi uma vergonha na decisão dos juniores contra o Cruzeiro. Jogadores caindo em campo para que o América não fizesse saldo de gols, mas não teve jeito.

Isso que faz com que o futebol mineiro não cresça, Querem de toda maneira ajudar a dupla mineira.

Uma vergonha

Olha o lance aí”

http://www.youtube.com/watch?v=f-QNYKrnBNs&feature=player_embedded

Abraços

O América nada teme

Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro

* Depois que postei este vídeo, meu conterrâneo Renato Paiva, viu e escreeu o seguinte comentário:

“Esse aí já foi “infeliz” em 3 ocasiões contra o Democrata de Sete Lagoas só esse ano. Numa delas, em uma partida do júnior em que o Cruzeiro não poderia perder porque estaria fora do hexagonal final do Mineiro, ele levou o jogo até os 52 do segundo tempo. Aí, o Cruzeiro fez 2 a 2, já que perdia por 2 a 1, e ele terminou a partida. Eu estava lá. Não foi ninguém que me contou. E não houve motivo algum pra acréscimos acima de 3 ou 4 minutos.
O futebol é isso aí, infelizmente! Os mais “poderosos” nos bastidores sempre levam a melhor.”

Interessante a coincidência: termina um jogo antes de uma bola decisiva entrar e dá tempo extra até que uma bola decisiva entre!


» Comentar

Comentários:
17
  • Dudu GALOMAIO disse:

    flavio azevedo.. beleza?
    não entendi direito… rsrs

  • rodrigo assis disse:

    Quanto a arbitragem só digo o seguinte, se Ricardo Marques Ribeiro apita primeira divisão, o que se esperar dessa arbitragem?

  • flavio azevedo disse:

    é Dudu,

    que legal q foi la onde estudo, na fundação helena antipoff e vi mais uma vez eles fazendo o serviço pro atletico mineiro. nao sabem pq so tem “foguete molhado” depois.

  • Marcus Vinicius Bragaglia de Montenegro disse:

    Saudações time de guerreiros,

    Mais uma batalha pela frente, e a mais importante para a nossa caminhada rumo a série A. Alias qual jogo que para nós não é uma guerra. Estamos cercados por malas brancas, juizes mal intencionados, mídia nacional jogando contra, mas estamos acostumados com isso.
    Voces levantaram o orgulho do torcedor americano. Sabemos dos problemas que o elenco passou nessa caminhada para a elite, mas voces honraram e continuarão honrando esse manto ameicano.
    Estamos a um passo do paraiso. Hora de mantermos o foco, a concentraçao, a união dentro de campo. Vamos encarar esse jogo contra o Bahia como se fosse o jogo final.
    Voces devem ter recebido os e-mails que enviamos para ver como a mídia de outros estados não consideram o América. Acham que estamos nessa posição por pura sorte, que não temos elenco, nem competência para isso.
    Se nem a mídia mineiro nos dá uma força, o que pensar então desses jornalistas parcias.
    Deixando tudo isso de lado, estamos juntos, com o coração em festa, porque sabemos qeu seremos muito mas muito bem representados por voces no jogo contra o Bahia.
    Sabemos que enfrentaremos um time de valor, mas confiamos e muito no time e estaremos presentes mais uma vez para comemorarmos a vitória. Que ela venha por qualquer placar. Se pudessemos ganhar de 0,5 a zero já seria um placar maravilhoso.
    Força Coelhão
    Falta muito, mas muito pouco para chegarmos no nosso lugar de merecimento.

    O América nada teme – By Ramon Hendrigo
    Torcer para o América ultrapassa qualquer raciocínio lógico. É algo maravilhoso e inexplicável. By Marcus Poetinha
    Torcer para o América transcende vitórias ou derrotas. É um estilo de vida. By Marinho Monteiro
    Que os anjos digam amém e saravá. Nessas horas toda ajuda é válida.
    Abraços Chico

  • J.B.CRUZ disse:

    O Professor SARRAFO DE OLIVEIRA, um dos mais consagrados astrólogos da atualidade em sua mais recente previsão, crava os 4 do G-4 e os 4 do Z-4: Pela ordem: G-4- CRUZEIRO — CORINTHIANS –FLUMINENSE — GRÊMIO——–Z-4- VITÓRIA-GUARANI-GOIÁS – GRÊMIO PRUDENTE…
    Vendo esta previsão, pergunto: e o galo???Na minha opinião acho que o galo corre sérios riscos até na última partida…Veremos…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Emílio… calma aí… rsrsrs
    Eu nao escrevi isso… escrevi?
    Fica bem claro pra mim, que pra ter esses 60 pontos que seu time conquistou, a sorte também fez sua parte… ou não?

    Foi tudo na base da COMPETÊNCIA???
    É isso que deveria ter entendido, meu caro.

    Abraço!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Quanto à arbitragem…Dificil ate de comentar…Quando pensamos ser ruindade dos árbitros, surge a Máfia do Apito…Ontem, contra o Vasco, o Fluminense fez cera de 2,5 minutos que eu contei. Isso depois de o juiz anunciar acrescimo de 4 minutos. O certo era ele dar mais 2 ou 3 minutos, alem dos 4. Ai ele nao deu, e ainda sim, no ultimo lance, a falta, bola ainda em disputa na area, o jogador do Vasco iria cabecear, o juiz encerra o jogo..FLU na Liderança…

    Falar o que?!

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    O Dudu é muito engraçado…

    Me explica como um time consegue chegar à luta pelo título, com 60 pontos ( aliás, 24 pontos na frente do 2° time de MG ), na base da sorte?!

    Acho que isso já é uma maneira de querer dimnuir uma possível conquista celeste!!!

    Melhor nem render assunto…

    O Cruzeiro tá na briga…

    Mas vejo um Fluminense mais forte e com camimnho menos árduo…

  • Alisson Sol disse:

    fato é que o goleiro do Atlético-MG dá uma entrada criminosa no atacante do América-MG. Independente do gol ou não (e o apito é fácil de ouvir até no vídeo, o que portanto termina o jogo), o juiz podia muito bem expulsar o goleiro e colocar o motivo na súmula do jogo, já que ele pode sim tomar medidas disciplinares após a partida. Se aquele lance não vale mais pela partida de futebol, é simplesmente agressão e caso de polícia…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Tomáz, eu gozo de plena sanidade mental, graças ao bom Pai.
    Vc é americano, portanto, sua opinião, assim como a minha (atleticano) sempre será suspeita. O q vc tem a dizer sobre seu atleta (do América) ignorando totalmente o lance? Frieza de um serial killer, não acha? rsrsrs

    Saudações!!!

  • mauricio souza disse:

    O que eu gostaria que a torcida do galo prestasse atenção é na qualidade da saida do goleiro e o zagueiro que perdeu o tempo da bola. Viva as categorias de base do galo

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Fico pasmo sempre que lembro do nosso colega JB dizendo que o Cruzeiro do Cuca estava “encantando os estádios no Brasil”. Um time que praticamente só ganha de 1×0. Quando sai atrás no placar difcilmente consegue reverter (vide Galo, SP, Vitória-BA em Ipatinga, Ceará em Fortaleza, Flu no RJ etc…)
    E o que é pior, com boa parte da torcida reclamando e muito da ruindade de muitos jogadores (Johnatan, Edcarlos, Robert, Farías, etc…).
    Isso é encantamento???
    O que estranha é que com tudo isso de negativo, o time está em 3 lugar, ainda na disputa pelo título.

    Ontem, ganhou com um gol contra do adversário. E o Vitória-BA não empatou devido a um milagre do Fábio e uma bola que explodiu no travessão. Mas sabem o nome disso?
    Segundo nosso amigo Clayton (um cara inteligente e que gosto das suas opiniões), é competência. Isso mesmo, COMPETÊNCIA.
    Competência pra tirar a bola com os olhos no travessão. Competência pra mirar a bola na cabeça do zagueiro adversário e conseguir um auto-gol favorável (rsrsrs).
    Tal como naquelas palestras sobre sucesso na carreira, estilo Bernardinho, sorte (ou azar) não existe. É desculpa pra incompetência.

    Que bom! Então o Galo, que entregou a rapadura na maior parte do campeonato, após esbarrar no Santos, teve competência no domingo pra “secar” Guarani, Avaí e Goiás.

    Um dia desses, estava saindo de minha casa e achei, em minha rua, uma nota de R$ 20,00 no chão, perto de um táxi que não tinha niguém dentro (nem o morotista). Fui muito competente de passar ali naquela hora, naquele lugar e ainda por cima observar o que tinha no chão… rsrsrs

  • Tomáz Almeida disse:

    Qualquer argumento contrário ao que se vê no video, é paixão desenfreada…loucura, loucura, loucura…

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Resta saber se há razão nas alegações. Tem o lado do América e tem o outro lado. Se tiver mesmo acontecido como quer fazer crer o Montenegro, então o jogador do América que aparece no canto do vídeo é muito “frio”, pois o mesmo está coçando a orelha e olhando pro lance como se nada estivesse acontecendo, dando a entender que nada mais valia. E o demais jogadores do CAM olham pra bola entrando sem a menor reação.

    Ou o juiz foi realmente mal intencionado ou o jogador do Coelho tem problemas de audição e continuou o lance após o apito, causando toda essa polêmica.

  • Renato Paiva - 7 Lagoas disse:

    Esse aí já foi “infeliz” em 3 ocasiões contra o Democrata de Sete Lagoas só esse ano. Numa delas, em uma partida do júnior em que o Cruzeiro não poderia perder porque estaria fora do hexagonal final do Mineiro, ele levou o jogo até os 52 do segundo tempo. Aí, o Cruzeiro fez 2 a 2, já que perdia por 2 a 1, e ele terminou a partida. Eu estava lá. Não foi ninguém que me contou. E não houve motivo algum pra acréscimos acima de 3 ou 4 minutos.
    O futebol é isso aí, infelizmente! Os mais “poderosos” nos bastidores sempre levam a melhor.

  • Angelo Moacir disse:

    Lamentavel.
    Mas o cara xingando o juiz, é hilário!!

  • gerald disse:

    ola chico, sou seu fa da epoca da radio inconfidencia bh, onde voce atua agora, e gostaria de saber como vao as obras do nosso independencia.
    um grande abraço ,agurdo retorno.

    – sao paulo