Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Menos ruim que os colarinhos brancos, Tiririca chegou lá!

Esta charge de hoje, do Quinho, no “Estado de Minas”, diz tudo. O país não consegue realizar o ENEM e ainda queriam barrar o Tiririca!

E ele vai entrar sem ter culpa nessa bandalheira de aumento de salários dos deputados, governadores, presidente da república, judiciário e de toda a estrutura municipal e estadual que tem seus vencimentos atrelados a essa cambada de Brasília.

Mal apuraram os votos e já meteram a mão no bolso de quem paga imposto! EMQuem assiste ao CQC, da Band, vê quase toda semana que tem gente muito pior no Congresso e que representa um mal muito maior que o Tiririca.

Quem conhece a política um pouco mais a fundo sabe que os vagabundos do colarinho branco é que realmente atrapalham o Brasil. Normalmente diplomados, doutores, mestres, laureados e tudo o mais.

Mas um bando de safados.

Que Tiririca seja um bom deputado, porque não!?

Notícia do Uol:

“Tiririca consegue ler e escrever em teste de alfabetização “

ALINE PELLEGRINI
DE SÃO PAULO

O deputado federal eleito Francisco Everardo Oliveira Silva (PR-SP), o palhaço Tiririca, conseguiu ler e escrever em teste de alfabetização feito nesta quinta-feira pela Justiça Eleitoral.

Segundo o presidente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de São Paulo, Walter de Almeida Guilherme, o deputado eleito fez um ditado tirado da página 52 do livro “Justiça Eleitoral, uma retrospectiva”, editado pelo tribunal.

Ele teve que escrever: “A promulgação do Código Eleitoral, em fevereiro de 1932, trazendo como grandes novidades a criação da Justiça Eleitoral”.

Tiririca também foi obrigado a ler o título e subtítulo de duas reportagens, uma sobre o Procon e outra sobre o filme de Ayrton Senna. Ele teve de fazer uma interpretação do que leu e escreveu.

O deputado eleito se recusou a fazer uma perícia do documento que apresentou ao registrar a candidatura para provar que era alfabetizado.

O presidente do tribunal lembrou que ninguém é obrigado a produzir uma prova contra si mesmo.

De acordo com Guilherme, o comediante será diplomado, qualquer que seja o resultado.

“Não se constatou nada que pudesse indeferir o registro de sua candidatura. Por isso, o seu registro foi considerado legítimo”, afirmou.

Na tarde de hoje, estão sendo ouvidas quatro testemunhas, duas de defesa e duas de acusação.

A decisão sobre o teste será do juiz Aloízio Silveira, que cuida do caso.

Recordista de votos nestas eleições, Tiririca chegou para a prova por volta das 9h ao lado do advogado e não falou com a imprensa.

Ele saiu para almoçar pouco depois das 12h e voltou cerca de duas horas depois. O sigilo do processo foi suspenso.

Tiririca foi acusado pelo Ministério Público de entregar à Justiça Eleitoral declarações falsas sobre sua alfabetização e seus bens.

A denúncia levou à abertura de uma ação penal sob a acusação da prática de falsidade ideológica contra o humorista, eleito no dia 3 de outubro, com 1,3 milhão de votos –o recorde deste ano para as vagas da Câmara dos Deputados.

A perícia levantou a suspeita de que a declaração de alfabetização não foi redigida pelo humorista.

* http://www1.folha.uol.com.br/poder/829195-tiririca-consegue-ler-e-escrever-em-teste-de-alfabetizacao.shtml


» Comentar

Comentários:
17
  • Dudu GALOMAIO disse:

    nao caro Clayton… sao palavras suas… nao acho que seu time tenha nem 10% das conquista que vc julga ter… hehe
    mas, são só opinioes…

    abraço!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E aí Dudu GALOMAIO… Tá começando a ficar mais felizinho né ?? rsrs

    Quando vc diz… “”Mas não quero ser igual a eles”… Sinto em dizer, mas vc o é ! Assim como eu sou e todos nós somos… “TORCEDORES” !!!

    Na nossa visão de Cruzeirense, vez ou outra o vimos como um lunático Atleticano também, apesar de não ser.

    Ou seja, reparamos os defeitos nos torcedores rivais, mas não podemos esquecer que somos vistos por eles da mesma forma…

    Mas eu entendo um pouco mais a sua “implicância”… É porque vc sabe que num debate com um Cruzeirense sobre as conquistas do futebol, vc vai sempre perder né ?? rsrs

    E quando me refiro a “Torcedor”, me refiro a “Torcedor” mesmo… E não a “Simpatizante”…

    Abraços

  • Dudú GALOMAIO disse:

    JB… deixa de viajar na MAIONESE… rsrsrs
    Sua opinião neste caso, queira me desculpar, mas é NULA…
    Lógico que vc vai concordar com qualquer cruzeirense no embate contra um atleticano. Tenha dó né?

    Caro, Clayton… nao vou “ter um troço” como vc brincou não… Aliás, eu nao disse que espero nada de torcedor nenhum… eu acho ridículo a postura de alguns, que insistem em nao enxergar a realidade… mas se eles quiserem continuar assim, que assim seja… haha

    Mas, assim como vc discorda da minha posição, eu discordo da sua, quando mostra inteligÊncia e bom senso em muitos dos seus comentários, mas sempre defende o comportamento idiota de alguns dizendo: “torcedor é assim mesmo…”

    Eu nao espero que mudem. Mas nao quero nunca ser igual a eles… a zoação, o sarro, fazem parte, claro…mas sempre com o mínimo de senso de ridículo…

  • J.B.CRUZ disse:

    ALISSON SOL, mais uma vez você deu a resposta certa aos colegas Audísio e DUDU…..10!!!!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Dudu GALOMAIO, gente boa !

    Menos meu nobre… Bem menos… rsrs

    Tudo que vc falou, vale pra qualquer torcedor ! Seja Cruzeirense ou Atleticano.

    Vc realmente tem esperança de algum dia, ver uma linha de conduta coerente de qualquer torcedor ?? Assim, vc vai ter um troço fiiii !!! rsrs

    Torcedor é assim mesmo, provocativo, empolgado, as vezes revoltado, as vezes iludido, super valoriza o que é seu, e claro, menospreza o que é do rival, hoje afaga, amanhã apedreja… Isso é coisa de “torcedor”.

    Mais coerência, imparcialidade e credibilidade, são coisas que devemos cobrar e observar, é nos “Profissionais” que trabalham cobrindo o futebol e são pagos para isso !

    Um Jornalista emitir a sua opinião hoje, e emitir outra opinião sobre o mesmo assunto amanhã, aí sim é prejuizo pra ele, abala sua credibilidade. Agora, “Torcedor” ?? Fala sério né… rsrs

    O que vc parece esperar da postura de um torcedor, nunca vai acontecer ! Então, das duas uma, ou vc acorda enquanto há tempo, ou vai viver sofrendo e incomodado pelos Cruzeirenses o resto da sua vida… E torço pra que seja longa viu ?? rsrs

    Prezado Audísio,

    Sua opinião realmente deve ser respeitada sempre. Agora se me permite um aparte… Esse tal “Complexo de Inferioridade” que vc citou, vc acha mesmo que tem mais a ver com o Cruzeiro ?? Qua é a torcida que fala sempre e aos quatro cantos que “Tudo pro Atlético é mais difícil” ?? ( Inclusive isso foi até tema de um tópico aqui mesmo no Blog ). Então meu nobre, apesar de respeitar a sua opinião e defender o seu direito de expressá-la, discordo totalmente ! Chega a ser incoerente… Como a torcida Cruzeirense vai ter “Complexo de Inferioridade” em relação ao Atlético ?? Se mesmo sendo o caçulinha do Estado, se tornou o time de maiores conquistas para MG !! Não preciso enumerar aqui a distância abismal que existe das conquistas do Cruzeiro e as do Atlético né ??

    O Atlético tem várias conquistas sim, Mineiros, Conmenbol, Torneios Internacionais. Mas o que vcs odeiam ter que admitir, é que as conquistas do Cruzeiro são muito maiores. O dia que vcs conseguirem comemorar pelo menos um Título da Copa do Brasil ou um Título da Liobertadores, talvez vcs consigam entender… Enquanto isso, só lhes resta morrer de raiva e de inveja mesmo… rsrs

    Isto posto, vamos levando… Cada um defendendo a sua opinião e o seu time !

    Abraços !

  • Alisson Sol disse:

    Audísio,

    Respeito sua opinião, mas você está exagerando fatos e misturando outros para suportar um argumento em que você “acredita”, mas precisa respeitar o fato de que outros podem discordar de você. Se os torcedores do Atlético-MG acham que o título de 1966 não é válido, tudo bem. Tem o direito à sua opinião (e, pessoalmente, eu até já citei aqui que concordo que “Campeonato Brasileiro” é apenas a partir de 1971). Mas daí a extrapolar isto para “complexo de inferioridade de irmão mais novo” foi extremamente infeliz.

    Por exemplo, você escreveu: “A repercursão foi tão grande que ultrapassou os limites da imprensa mineira da época recebendo a saudação dos jornais de todo o pais e Belo Horizonte literalmente parou para receber os herois, que ficaram conhecidos como os campeões do gelo, devido as condições dos gramados e das temperaturas enfrentadas no velho continente, sem falar nos inumeros trofeus. “.

    O problema é que os fatos documentados apontam o contrário. As datas da ida do Atlético-MG à Europa sequer coincidem com o inverno europeu (é só consultar as datas na Internet). O Atlético-MG foi à Europa em uma excursão organizada por um empresário que deu o cano no clube. Enfrentou clubes em países que tinham acabado de sair da segunda guerra mundial, alguns ainda racionando comida. O Atlético-MG perdeu toda vez que enfrentou um time profissional de segunda divisão para cima (à época), às vezes de goleada (3×0 para o Rapid Viena). Jogou contra “seleções” em países que nem sequer tinham campeonatos de futebol (Luxemburgo). Ao final, como muito bem documento até em sites de torcedores do Atlético-MG, o empresário que organizou a excursão lesou o clube, alguns jogos foram cancelados e um jornal de BH ajudou o clube a voltar para casa e deu-lhe o “título” de “Campeão do Gelo”.

    O seu segundo ponto mistura Olimpíadas, onde futebol tem critérios de inclusão na equipe e até regras do jogo diferentes (lembra do “gol de prata”?), com torneios organizados pela FIFA. Simplesmente ignora os fatos sobre as regras das competições.

    Ao contrário de empresas, que tem de ficar atentas à opinião do mercado sobre os “competidores”, times de futebol não competem por público fora do campo na forma convencional do marketing. O torcedor do Cruzeiro vai torcer pelo seu time, assim como o torcedor do Atlético-MG vai torcer pelo seu time, independente de títulos, segunda divisão, administrações irregulares, etc. Não conheço sequer um torcedor do Cruzeiro que deixou de torcer para o clube durante todos os anos em que o clube não havia ainda vencido o “Campeonato Brasileiro”. Da mesma forma, não conheço um torcedor do Atlético-MG que abandonou o clube quando este foi para a segunda divisão. Se você quer ver “pêlo em ôvo” e de desacordos sobre importância e validade de títulos extrapolar para “complexos de superioridade” ou “inferioridade”, sinta-se à vontade.

    Mas escrever coisas como “…Dizer que a Taça Brasil era o campeonato Brasileiro da época é a mesma coisa que dizer que o futebol foi inventados pelos Maias na penílsula de Yucatan e que São Domingos e Guatemala…” fica parecendo “compreensão de texto” feita pelo Tiririca!

  • tom vital disse:

    Tiririca ,tem razão.Do jeito que a coisa funciona…Com Tiririca ou com
    titica “Pior que tá não fica.” É puro preconceito.Tiririca foi eleito,então o
    melhor a se fazer é deixar ele assumir…

  • audisio disse:

    Dudu Galo Maio,
    Muito boa crônica! O Problema é o complexo de inferioridade dos irmãos mais novos! Como o Cruzeiro somente passou a existir depois de Felício Brandi, década de 60, sempre fica uma enorme necessidade de auto afirmação e justificação em tudo o que faz! Quando ainda era jovem, Chico Maia como testemunha, a torcida do Cruzeiro mal alcançava o placar à esquerda das cabines enquanto o Atlético já possuia uma tradição de mais 60 anos no Estado e se preocupava mais com rival América.
    Essa situação da Taça Brasil de 1966, por exemplo, o Cruzeio realizou 7 jogos entre eles dois contra o Americano de Campos. Sugiro o Cruzeiro acrescentar as quatro copas do Brasil, para poder ser Hexacampeão! Um dos maiores feitos esportivos realizados em Minas foi a conquista do primeiro torneiro oficial nacional de clubes reunindo os campeões estaduais em jogos de ida e volta em 1936 que foi heroicamente conquistado pelo Clube Atlético Mineiro, envolvendo inclusive uma sonora goleada no campeão carioca da época o Fluminense, nem por isso o clube e seus torcedores jamais pensaram em legalizar ou vestir esse título com outra roupagem ou interpretação. Simplesmente aceitam seu fato histórico, sua representatividade da época e o simbolismo desta conquista nacional. Claro, pelos relatos jornalísticos, foram partidas fantásticas com uma comemoração digna de uma Odisséia Grega. O mesmo podemos dizer de uma das páginas mais importantes do futebol Brasileiro, a excursão do Atlético pelas terras européias enfrentando os campeões nacionais e grandes clubes europeus. A repercursão foi tão grande que ultrapassou os limites da imprensa mineira da época recebendo a saudação dos jornais de todo o pais e Belo Horizonte literalmente parou para receber os herois, que ficaram conhecidos como os campeões do gelo, devido as condições dos gramados e das temperaturas enfrentadas no velho continente, sem falar nos inumeros trofeus. Comparar a Taça Brasil com o Campeonato Brasileiro é desmerecer a própria conquista do Cruzeiro de 2003, onde brilhatemente conquistou no campo. Dizer que a Taça Brasil era o campeonato Brasileiro da época é a mesma coisa que dizer que o futebol foi inventados pelos Maias na penílsula de Yucatan e que São Domingos e Guatemala deveriam ser considerados campeôes mundiais antes dos Uruguaios que por sua vez se dizem ser Penta Campeões Mundiais porque antes das copas do Mundo só existia o torneiro de futebol das Olimpiadas e daí o nome Celeste Olímpica! Nesta Lógica o maior ganhador das copas do mundo seria a Itália somando-se a era Olímpica mais as Copas do Mundo são Sete Títulos. Será que a FIFA ou a CBF reconheceria isso?

  • audisio disse:

    Não seria melhor pessoas mais preparadas honestas e visando o bem estar comum!
    Porque a equação lógica deve ser (Inteligente = desonesto) e (Analfabeto = Honesto)?
    Que tal (Bem qualificado + honesto) = solução para muitos problemas

  • Ronaldo Totoli disse:

    O que motivou a denúncia contra o Tiririca foi a falsificação do documento que cada candidato deve entregar ao TRE mostrando ser alfabetizado. Este documento deve ser escrito a mão e assinado pelo candidato. O do Tiririca não foi escrito por ele. Daí a denúncia.

    Apesar dele ter passado no “ditado e leitura”, ainda pode ser processado por falsificação, denúncia essa que ainda está pendente.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Vejo sempre aqui que os mais “apaixonados”, sempre “entortam” as coisas pelo pecado do exagero. A paixão é tanta, mas tanta, que tentam distorcer tudo a favor do time pelo qual torcem.

    Criou-se uma “onda” de superioridade que de repente Cruzeiro e Atlético não são mais tão somente clubes rivais de uma mesma grande cidade. Para aqueles mais entusiastas, há uma regra: o Cruzeiro jamais poderá ser ultrapassado pelo Atlético. Para isso, criou-se o discurso de que: “meu time é infinitamente superior ao seu, sempre”. Supõe-se que essa paixão pelo clube nem seja tanta, mas sim a paixão por contar vantagem, querer sempre provar sua grandeza, ainda que não haja uma forma definida de como se medir o tamanho e a representatividade de um clube esportivo, algo meramente sazonal (depende muito do momento).

    Aqueles mal informados devem ignorar a estiagem de títulos de gigantes do futebol brasileiro, como Corínthians (23 anos), Palmeiras (18 anos), Santos (15 anos), Botafogo (21 anos), etc… Eu me sentiria um idiota de classificá-los de times pequenos somente por esse momento mais difícil. E pensar que o Atlético-MG é chamado de “time pequeno” pelos mais afoitos, mesmo nunca tendo passado período similar sem uma conquista que fosse. Logo o Atlético, desde os primórdios do futebol mineiro lutando pelo 1º posto, ora com América, ora com Villa Nova, ora com Cruzeiro…

    Aí partirão para a premissa de que “o Galo já caiu para a série B”. Mas lugar este já frequentado por outros gigantes também, não sendo necessário citá-los. E ninguém garante que este não poderá ser o seu lugar futuramente.

    Afora os resultados semelhantes que são vaiados por cá e ovacionados por lá. Se o Atlético chega perto mas não ganha o Brasileiro é chacota, mas se o Cruzeiro faz o mesmo está de parabéns. Se o Atlético contrata um ex-atleta do Cruzeiro está reciclando lixo do Cruzeiro, mas se ocorre o contrário não tem nada de negativo. Títulos SULAMERICANOS secundários do Atlético são criticados, mas títulos secundários NACIONAIS do Cruzeiro são exaltados. Se o Atlético ganha o regional é um RURAL que o Cruzeiro não quis, mas se o Cruzeiro fatura é a supremacia celeste em MG. Falam durante anos sobre estrutura e quando o rival acorda e “arruma a casa”, ficam doentes. “Melhor CT nacional porque tem 2 torneiras a mais”.Isso tudo além de muitas outras atitudes megalomaníacas.

    Será que isso passa do campo social para o campo clínico??? rsrsrs
    Será que isso tem cura???
    Só o tempo dirá! 🙂

  • Dudu GALOMAIO disse:

    E a vida segue… hehe
    Depois do Clayton me questionar sobre comentar em cime dos comentários, lá vem o mesmo comentar os comentários do Chico e do Stefano… hahaha

    Torcedor é engraçado mesmo.
    Mais engraçado ainda é essa tentativa de distanciar o Cruzeiro do Galo. O Deus meu, quando irão acordar???????

    Vão ser iludidos assim lá na Conchinchina… rsrsrs

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Alisson tem razão,
    encaramos Maluf com sua corrupção explícita e outros reconhecidamente ladrões e o Tiririca foi pego pra Cristo. Talvez seja medo que essa onda pegue e de repente o povo descubra que o congresso sempre foi um circo, só que o palhaço é o povo.

  • ele sabe o mesmo tanto que o Marques sabe, politicamente falando. ainda falam que aqui não existe preconceito. pergunte ao grupo ppp sobre o preconceito que está em nosso país, é só ligarem nas novelas que agora temos em todos canais.

  • Fabrício Melo disse:

    O Tiririca como cidadão ou agora como deputado, poderia solicitar para que fossem feitos testes de honestidades e com detector de mentiras aos politiqueiros profissionais que moram em Brasília a muitos anos. Pena que Tiririca terá que se adaptar aos costumes de seu novo “habitat”.

  • Chico,

    Acredito que se um cidadão esteja livre para votar, também esteja livre para se candidatar.

  • Alisson Sol disse:

    O problema que vejo neste caso é que todo este trabaho não resiste a dois níveis de “Por que?”:
    – Por que estão avaliando o Tiririca? Porque alguém fez uma denúncia de que ele não sabia ler/escrever.
    – Por que se acreditou nesta pessoa? ???

    O que aconteceu com o princípio de que a pessoa é inocente de uma acusação até que se prove o contrário?
    Agora, quem fez a denúncia, irá pagar as “despesas do processo”?