Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Entre os treinadores, Carpegiani brigaria em cima; Luxa contra degola

Interessante levantamento da Gazeta Esportiva:

* No duelo dos técnicos, Carpegiani brigaria em cima e Luxa contra degola

Leandro Sarhan e Tomás Rosolino São Paulo (SP)

Muito badalados e ganhando cada vez mais importância no futebol mundial, os técnicos hoje em dia são contratados como grife pelos clubes brasileiros. Nomes como o de Vanderlei Luxemburgo, por exemplo, dão força aos chamados ‘projetos’ das equipes na temporada. Porém, nem sempre um treinador de peso é garantia de sucesso, assim como um nome pouco conhecido pode se sagrar campeão.

Um exemplo é o rendimento dos treinadores que comandaram mais de uma equipe neste Campeonato Brasileiro. Juntando seu aproveitamento dirigindo Atlético-PR e São Paulo, Paulo César Carpegiani estaria brigando pela liderança do torneio, enquanto o badalado Luxa, atualmente no Flamengo e cinco vezes campeão nacional, estaria praticamente rebaixado.

O Flamengo, inclusive, pode ser considerado o time que pior contratou técnicos no torneio nacional. O Rubro Negro teve como técnicos Rogério Lourenço, Silas e Luxemburgo. Silas também treinou o Grêmio neste Brasileirão e, no total, soma apenas 30,4% de aproveitamento, melhor apenas que o Grêmio-SP, único clube já rebaixado no torneio. Luxa, por sua vez, tem 32,2% e também estaria na zona de rebaixamento.

O primeiro técnico do Grêmio-SP na competição também não tem um grande aproveitamento, mas conseguiria salvar a equipe da degola. Toninho Cecílio (que também treinou o Vitória) ganhou 40% dos pontos que disputou e estaria à frente do Atlético-GO na tabela.

Alguns dos técnicos prestigiados do futebol nacional estariam em posições intermediárias na tabela, como Adílson Batista, que tem 49,2% de aproveitamento dos pontos. Os dois clubes que ele treinou, Cruzeiro e Corinthians, porém, estão muito acima e brigam pelo título.

Celso Roth, atual técnico do Inter e que teve passagem rápida pelo Vasco, é o único técnico que comandou mais de um time que estaria na mesma posição em que está agora. Roth tem 48,4% de aproveitamento no total, apenas 0,1% a menos que o Internacional.

Há três treinadores que estariam em posições muito mais cômodas do que estão com seus atuais clubes. Dorival Júnior, ex-Santos e atualmente no Atlético-MG, somou mais de 50% de aproveitamento durante todo o Campeonato, o que o deixaria brigando por uma vaga na Libertadores. O Galo, porém, está apenas na 15ª posição com 37,1% de aproveitamento.

PC Gusmão, do Vasco, treinou o Ceará no início do torneio e foi muito bem. No total, Gusmão soma 57,1% dos pontos que disputou e estaria empatado com o terceiro colocado do Brasileirão, o Cruzeiro, se somente seu aproveitamento fosse levado em consideração, enquanto o Vasco tem apenas 43,8% e é o 11º colocado.

O que se saiu melhor entre os técnicos que treinaram mais de uma equipe, porém, foi Paulo César Carpegiani, do São Paulo. Com uma passagem positiva pelo Atlético-PR, o treinador soma 60% dos pontos durante todo o campeonato e, com isso, estaria dividindo a liderança com o Corinthians. O Tricolor é apenas o nono colocado, com 48,6% dos pontos e o Furacão é o quarto, com 53,3%.

Confira o comparativo do desempenho dos treinadores que comandaram mais de uma equipe em relação aos clubes do Brasileirão:

1 – Corinthians – 60% de aproveitamento
2 – Paulo César Carpegiani (Atlético-PR/São Paulo) – 60%
3 – Fluminense – 59%
4 – Cruzeiro – 57,1 %
5 – PC Gusmão (Ceará/Vasco) – 57,1%
6 – Atlético-PR – 53,3%
7 – Botafogo – 53,3%
8 – Dorival Júnior (Santos/Atlético-MG) – 51,5%
9 – Grêmio – 51,4%
10 – Santos – 49,5%
11 – Adilson Batista (Cruzeiro/Corinthians) – 49,2%
12 – Inter – 48.6%
13 – São Paulo – 48,6%
14 – Celso Roth (Vasco/Inter) – 48,4%
15 – Palmeiras – 47,6%
16 – Vasco – 43,8%
17 – Ceará – 42,9%
18 – Toninho Cecílio (Grêmio-SP/Vitória) – 40%
19 – Atlético-GO – 38,1%
20 – Flamengo – 38,1%
21 – Atlético-MG – 37,1%
22 – Vitória – 37,1%
23 – Avaí – 35,2%
24 – Guarani – 35,2%
25 – Vanderlei Luxemburgo (Atlético-MG/Flamengo) – 32,2%
26 – Goiás – 30,5%
27 – Silas (Grêmio/Flamengo) – 30,4%
28 – Grêmio-SP – 28,6%

* http://www.gazetaesportiva.net/noticia/2010/11


» Comentar

Comentários:
7
  • marcelo Bueno disse:

    Qual a colocação do Cuca?

  • Schubert disse:

    Tem um video rodando por ae, do jogo Brasil x Argentinha, na hora que o Douglas perde a bola no meio de campo que começou a jogada do gol dá para ouvir a voz marcante do Mano Menezes ” Vai Tomar no C* Douglas” lembrei do pofexô.

  • rodrigo pinheiro disse:

    boa noite chico
    Olhe com a coluna do tostão de hoje.
    Abraços
    Rodrigo

  • Harilton Avelar disse:

    Boa Noite Chico,
    sou leitor assíduo da sua coluna e queria que você divulgasse qual aeroporto o Galo vai embarcar pra pegar o palmeiras amanhã as 15:30 hs. Queria ir lá dar um incentivo pros caras!!! Abração e mais sucesso!!
    Harilton Avelar

    – Belo Horizonte

  • Claudio disse:

    Bem lembrado.

  • audisio disse:

    Desde os tempos do Cruzeiro que o Dorival vem se destacando no futebol brasileiro. Só não foi campeão pelos azuis por causa de um racha entre o Roni e o Guilherme, aquele que foi para a Russia e sumiu. Fez um primeiro turno espetacular! Acho que o melhor até hoje na era dos pontos corridos! Têm caráter, personalidade, princípios. Lembra muito em sua metodologia, leia-se, coletivos e repetições nos treinos, o grande Telê! Acho que é o treinador que mais se aproximou do estilo Tele Santana no futebol brasileiro nos últimos 20 anos!
    O Kalil foi abençoado pela seqüência dos acontencimentos que o trouxeram para o Galo. Se fosse um outro qualquer: Segunda divisão!
    Dá para imaginar, por exemplo, um Toninho Cerezo com aquela sua “malandragem”, segurando a barra? Marcelo Oliveira com a sua insegurança? Mário Sérgio com a sua insensatez? Procópio com sua visão limitada? Zetti com a sua inconstância, Lori Sandri com o seu medo? Celso Roth com seu excesso defensivista? Ou um Adilson Batista com suas invenções? Um Felipão com suas retrancas? Paulo Bonamigo e suas desculpas?
    Que o Galo o mantenha para o ano que vem independente do que acontecer neste!

  • Rodrigo disse:

    Fiz um levantamento rápido e, se não estou enganado, o Renato Gaúcho tem um aproveitamento de 63,6% à frente do Grêmio.