Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Dinheiro e poder

De Zurique:

No suntuoso Centro de Convenções de Zurique, algumas das mais importantes personalidades do mundo se cruzam nos salões e escadarias, antes e depois de defenderem no auditório as candidaturas dos seus respectivos países, para as Copas de 2018 e 2022.

Jornalistas não têm acesso ao plenário, mas todas essas figuras importantes vêem até nós, em bom número, quase mil, para as entrevistas coletivas.

Bill Clinton foi o centro das atenções ontem, como último orador na defesa das pretensões dos Estados Unidos. Ele que esteve na África do Sul, repetiu aqui na Suiça o mesmo carisma e simplicidade. Nem parece que trata-se de um dos melhores presidentes da história norte-americana. Dentre outras coisas, disse que o futebol é a maior fonte de união dos povos e resolução de diferenças; e que os EUA são o único país capaz de lotar qualquer estádio numa Copa, já que a sua população é composta por pessoas de todos os cantos do mundo. Depois, Clinton falou da fundação que ele criou ao deixar a presidência, e fez uma espécie de balanço do que conseguiu de ajuda a países que sofrem sem saneamento básico, educação, saúde e infra-estrutura. Sabe vender o peixe.

 

Obama

 

O presidente Barack Obama também discursou, porém, gravado. Ano passado ele foi a Copenhagem, defender a candidatura de Chicago aos Jogos Olímpicos de 2016, mas perdeu feio. A cidade dele foi eliminada na primeira fase da disputa. Deu Rio de Janeiro.

Aliás, pensei que a violência na Cidade Maravilhosa seria muito falada aqui, mas não. Nem parece que o problema seja tão grande.

 

2022

 

As apresentações deste primeiro dia de encontro da Fifa foram na disputa por 2022. A impressão que ficou é que os EUA apresentaram os melhor discurso e nem precisou entrar em questões de infra-estrutura. Neste aspecto, o Qatar deu show, e em tudo que se refere a “ter de construir”. Têm dinheiro sobrando.

Mas, o comentário geral é que deve dar Austrália.

 

Só palpites

 

Japão e Coreia do Sul defenderam suas candidaturas isoladas, mas já realizaram juntos, a Copa de 2002. Difícil levar essa. Hoje é a vez de Bélgica/Holanda, Espanha/Portugal, Inglaterra e Rússia.

A maioria que está aqui acha que a Inglaterra fez um trabalho melhor de bastidores, mas que a Rússia tem um bom discurso: o Leste europeu nunca sediou um Mundial de futebol.

 

Muito forte

 

As denúncias que o Ricardo Teixeira teria recebido propina repercutiram aqui mais que o tiroteio e queima de veículos no Rio de Janeiro. Não que a corrupção seja novidade no mundo do futebol, mas pelo fato de que ele pode vir a se tornar presidente da Fifa, na sucessão do Joseph Blatter. Ele terá concorrentes muito fortes, como o Michel Platini, por exemplo. E na política, todas as armas são válidas.


» Comentar

Comentários:
6
  • Francisco Barbosa disse:

    Saiu a tabela do Campeonato Mineiro de Estádios 2011:
    Ronaldão, ficando no módulo I tá bom.
    Uberabão, idem.
    Ipatingão, acha que é o melhor de todos.
    Mamudão, tem inveja do ipatingão.
    Arena do Dragão, trocou o gramado quer fazer bonito.
    Alçapão do Bomfim, vangloria-se de sua tradição.
    Farião, tá com medo da enchente.
    Mário Helênio, forte candidato.
    Campo do Cassimiro, franco atirador
    Arena do Jacaré, nunca esteve tão forte quer ser campeão e vice e o terceiro lugar também.

  • Alisson Sol disse:

    O único absurdo é que o esporte mais importante do mundo esteja na mãos de amadores, em quase todos os níveis.

    Os sujeitos não conseguem fazer um evento no horário. E isto na Suiça. Falta de relógio não deve ser. Depois, o Blatter vem tentar reescrever a História. Agora, estão divulgando esta lorota de que “o futebol teve origem na China, e foi organizado na Inglaterra e Escócia“. Se a Nasa anunciar hoje que achou 1 bilhão de marcianos dourados, vão começar a dizer que o futebol foi trazido para a terra por marcianos!

    Quanto às escolhas, tudo dentro do esperado. O “comitê eleitoral” não apenas é cheio de corruptos, mas também de narcisistas de língua solta. O jornal Marca da Espanha já havia anunciado os vencedores na web, e a cerimônia ficou como uma oficialização da notícia fria. Rússia e Qatar vão certamente dar conta do recado.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Ricardo Teixeira como diria o Silvio Santos é cosa nostra!

  • Joaquim Toia disse:

    Marcos Romão
    Soziologe&Freier Journalist (DJU-Hamburg)
    Membro do Conselho de Cidadãos Brasileiros de Hamburgo
    Interkulturelles Kommunikationszentrum Quilombo Brasil
    Tel:++49 0402209621
    Handy/Celular 01578 7925096

    Grande Chico!!Sempre ligado em suas pertinentes infomaçoes.D 1 alö no ROMAO, em hamburgo.Ligue pra ele.
    Sds mineiras,
    Joaquim

  • Tony disse:

    Interessante Chico fora do Brasil tenho escutado muito sobre a corrupcao do Ricardo Texeira, ja nos jornais brasileiros ainda nao vi nada a nao ser na sua coluna.????

  • elian thome disse:

    VC DEVERIA VIR P AQ USA.. PARA VER COMO SE FAZ NEGOCIOS.. E A ABRIR A CABECAS DOS NOSSOS(?) GOVERNANTES….FUTEBOL E PAISAO E RENDE LUCROS A TDOS (NAO E SO A CBF NAO)..NUNCA OUVI A CBF A FMF PROMOVER NADA ENTRE OS JOVENS CARENTES PELO BRASIL..NOS TEMOS A FERRAMENTA MAIS NAO TEMOS CEREBROS(OU SO ELES TEM.CBF E OS DEMAIS) AQ OPURTUNIDADES E PARA TDOS ACHO ESSA A MAIOR VIRTUDES DOS EUS AMERICANOS PERANTE OS BRASUCAS… E SOU CRUZEIRENSE ZEIROROOR OOOO

    – boca raton