Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Ano Novo; história antiga, e ruim! Mas dois aniversários importantíssimos!

Antes de qualquer coisa, parabéns à minha mãe, Dona Terezinha, pelos 81 anos comemorados hoje, e ao Cruzeiro, pelos 90, também hoje! 049* Vi esta manhã, no canal Sportv, uma ótima reportagem sobre os estádios onde foram jogadas as partidas da Copa do Mundo da África do Sul’2010.

Apenas três ainda estão sem destino definido, mas têm boas opções de projetos para não se tornarem “elefantes brancos”. O maior de todos, com capacidade para 90 mil torcedores de futebol ou rugby, está garantido. É o Soccer City, palco da abertura e encerramento, que terá neste início de 2011, um show da banda U2 para 120 mil fãs, já que o estádio é multiuso, devidamente projetado para tal.

 

O poderoso

 

Danny Jordan, chefe do Comitê Organizador Sul-Africano, concedeu entrevista e deu sugestões ao Brasil para 2014. Lembrou um fato importante que precisa ser levado em consideração: alguns anos atrás o país gastou 4 bilhões de rands ( US$ 1 bi) com publicidade mundo afora, visando melhorar a imagem e atrair turistas estrangeiros. O resultado foi pífio, e não houve melhoria significativa nos índices do turismo. Com a Copa foram gastos 16 bilhões de rands (US$ 16 bi), porém, a África do Sul passou a ter uma imagem muito mais positiva, os índices do turismo já aumentaram de forma sensível e a população ficou com ótimas estradas, aeroportos, hospitais, comunicações e o primeiro trem-bala entre os países em desenvolvimento.

 

O perigo

 

Ou seja: é vantajoso para um país organizar a Copa do Mundo, desde que a população ganhe em infra-estrutura e o resultado final do evento seja positivo, a ponto de fazer os estrangeiros ter uma outra visão do anfitrião.

Aí é que mora o perigo: teremos sim bons estádios, porém, a tendência é que o nosso sistema de transportes continue deficiente e a infra em geral cause a pior das impressões naqueles que virão nos visitar em 2013 e 2014.

 

História de sempre

 

A corrupção verde e amarela, já mundialmente famosa, tende a ocupar manchetes dos principais jornais e TVs do mundo nestes três anos que faltam, e a inoperância dos governantes seja mais realçada interna e externamente.

O Ministério da dona Dilma Roussef não provocou nenhuma esperança de melhoria e nos Estados, o secretariado político dos senhores governadores segue a tendência de sempre: acomodar aliados políticos, especialmente caciques derrotados em pastas fundamentais para grandes eventos como uma Copa.

 

Complicado

 

A gravidade do problema no Brasil começa pelo Comitê Organizador nacional, presidido por Ricardo Teixeira, que também é o presidente da CBF há mais de duas décadas. As acusações sobre ele, de uso do cargo para lucros financeiros pessoais, feitas pelo jornal Lance!, em novembro, continuam sem respostas, dele e dos órgãos governamentais.

Os países que antecederam o Brasil na organização da Copa do Mundo tinham à frente de seus Comitês Organizadores executivos ou políticos independentes, acima de qualquer suspeita.

 

Boas novas

 

Para não dizer que fiquei só em assuntos negativos nesta primeira coluna do ano, algumas notas positivas: Neymar está realmente empenhado em melhorar a sua imagem: demonstra total humildade na seleção brasileira sub-20, comandada pelo Ney Franco; foi um dos jogadores mais simpáticos para dar autógrafos e tirar fotos com os fãs no jogo da solidariedade na Arena do Jacaré, em dezembro.

Douglas, bravo volante do Cruzeiro nos anos 1980, está iniciando sua caminhada como treinador e é o auxiliar do José Ângelo, no Guarani de Divinópolis, na volta do Bugre à nossa primeira divisão.

Com Jairo Gomes na presidência, dá para acreditar na recuperação do Villa Nova. Nova Lima merece!

Um ótimo 2011 a todos.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícia.

065

O Soccer City, por dentro e por fora. Estádio bonito, prático e sem risco de se tornar “elefante branco”.

076


» Comentar

Comentários:
19
  • stainy disse:

    Queria muito ser um jogador profissional , queria jogar no flamengo tenho 11anos moro em manaus Am meu sonho e ser jogador …..

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Tahles,
    é dificil argumentar com torcedor apaixonado demais que nao consegue dar lugar a razao, ao invés da emoção…

    E quantos jogos o Montillo disputou, meu filho??????????????????
    A questão é meramente técnica. O melhor.

    E desde quando Copa do Brasil é título expressivo???????????????????

    É muito mais importante pela vaga na Libertadores do que pela conquista em si.
    Se for contar títulos “nacionais”, tem a Copa dos Campeões Brasileiros em 1978 e série B de 2006, afinal de contas, vc tem a capacidade de dizer que não são títulos nacionais?
    Agora, claro que não são títulos expressivos, como Libertadores e Brasileiro…
    Se for olhar do ponto de vista dos exagerados e iludidos cruzeirenses, Juventude (4 divisao), Criciuma, Paulista (4 divisao) e Santo Andre (3 divisao) sao grandes clubes do Brasil, pois ja venceram a Copa do Brasil. Menos, meu caro!

    Exagerada essa sua paixão e falta de critério, viu?

    Abraço!

  • Thales disse:

    1 titulo?? esqueceu das 2 copas do brasil?? foram 3 titulos nacionais em 10 anos… e o galo que tem 1 nacional em 40 anos?

    Como o cara pode ser o melhor da posicao com dois 7 jogos?? isto so mostra o nivel dos jogadores que o atletico contrata.

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Me desculpe Thales… nao sabia que sua provocação não poderia ser criticada.
    Vc precisou até de advogado (Clayton…) rsrsrs

    É o seguinte, meu caro: se vc não entendeu, a seleção visa eleger os melhores e não os que jogaram mais tempo e nem os que ganharama mais títulos, compreende?
    Tecnicamente o Felipe foi o lateral esquerdo de melhor qualidade que passou por ali nos últimos anos.

    Vc escancara sua cegueira futebolística ao menosprezar jogadores com sucesso internacional e convocações para seleções apenas porque não jogaram no seu grande(???) time. Diego, Mancini, Gilberto Silva, Réver, Cáceres, Felipe, Marques, etc são jogadores que não precisam provar nada… suas carreiras falam por si próprias… mas isso naõ quer dizer que os “cegos” poderão ver desta forma.
    Que pena que na tal “década de ouro” (invenção sua) apenas um título expressivo tenha sido conquistado né?

    Acordem Alices!!! rsrsrs

    E não é a opinião de rivais apaixonados (pelo rival) que determina o tamanho de um time…
    Pelo visto vc ta alienado com este Montillo. Da pra ver que vc é muito doente e pouco racional quando se trata de Cruzeiro. O cara jogou umas 15 partidas e já é considerado por vc o supra-sumo do futebol…

  • Thales disse:

    Dudu galomaio, vc quer comprar o desempenho do montilo com o do Rever? Com o do Felipe??

    Atleticano gosta de tapar o sol com a peneira por isto voces nunca vao chegar ao nivel de grande time no Brasil, o atletico vai ser sempre time mediano.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro J.B. CRUZ, blz ?

    É isso aí… Como vc bem disse: “Fatos e não boatos” !!!

    E tenho dito !

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Thales, blz ?

    Pertinente o seu comentário sobre “Seleção da Década”… rsrs

    Mas liga pros Atleticanos não… Nós Cruzeirenses não ganhamos nada desde 2003 e já estamos carentes… rsrs Como estarão os torcedores mono-título então hein ?? rsrs

    Ahhhh… Mas já ia me esquecendo… Eles dizem que quem gosta de Títulos é cartório… E que, Atleticano gosta mesmo é de sofrer com o Atlético… rsrs

    E tenho dito !

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Num post de aniversário do Cruzeiro, o “amor” pelo Galo fala mais alto,.
    Perdem tempo para falar do seu amor “enrustido”, o Clube Atlético Mineiro… santo Deus!!!
    A ainda conseguem criticar a escolha de alguns atletas da seleção alvinegra, pela quantidade de jogos, sendo de o Montillo chegou anteontem e já foi eleito… quanta cara-d-pau… rsrsrs
    Carência dos 2 lados meu filho (Thales)… ACORDA!”” 🙂

  • J.B.CRUZ disse:

    CLAYTON BATISTA COELHO, só você mesmo para encontrar este tesouro (link) com parte da história do CRUZEIRO onde os feitos maravilhosos deste super time mostra com fatos e não boatos, porquê o PALESTRA-CRUZEIRO sem dúvida é o melhor de Minas e entre os 5 do Brasil…
    Devemos sempre lembrar que o CRUZEIRO foi o melhor clube Brasileiro das Américas no séculoXX..

  • Renan Rodrigues disse:

    E tem gente, que pra aparecer, só escreve em blogs de atleticanos.

  • Pavão disse:

    Realmente Glayton , este material vai causar chilique no pessoal de ROSA.

  • Paulo Henrique disse:

    Nem boa, nem ruim – uma notícia muito engraçada.

    O famigerado ranking IFFHS (aquele que alguns aqui defendem com unhas e dentes) elegeu CELSO ROTH o OITAVO MELHOR TREINADOR DO MUNDO.

    Alguns dirão: ele ganhou a Libertadores! Ok, mas não nos esqueçamos que pegou o Inter montado e já classificado na semifinal. E o Fossati? Não teve mérito? O Roth foi o responsável exclusivo pela conquista?

    No mundial, já sob o efeito Roth, o Inter deu vexame. E ele ainda teve a arrogância de ir aos microfones, quando questionado sobre sua eventual culpa, dizer “não fui eu quem errei gols na cara do goleiro”, tirando o seu da reta.

    Depois dessa, a credibilidade do ranking IFFHS foi pro lixo.

    http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/noticia/2011/01/mourinho-e-eleito-o-melhor-tecnico-de-clubes-do-mundo-em-2010-roth-e-o-8.html

  • J.B.CRUZ disse:

    CRUZEIRO-PALESTRA, Parabéns por chegar aos 90 anos realmente de glórias..Coroado o melhor das Américas do século XX, finalmente a C.B.F. curvou-se e unificou a Taça Brasil (66) e Campeonato Brasileiro de pontos corridos ( o verdadeiro ) como o legítimo Bi-Campeão…

  • Thales disse:

    Ola caro Chico, feliz 2011, que seja um ano de ouro para o futebol em minas, principalmente para meu cruzeiro!!
    Chico nao pude deixar de rir muito com uma eleição do site superesportes, para a seleção da decada de cruzeiro e atletico. No cruzeiro nao houve surpresas uma vez que foi a decada de ouro para o cruzeiro. Mas no Atletico teve cada escolha horrosa, vai a lista de escolhidos pelos internautas:
    Diego Alves – 61 jogos +-
    Macini – 122 jogos (justo)
    Rever – 18 jogos ???? (com 18 jogos e o melhor da decada?)
    Caceres – 46 jogos (quando o galo caiu foi o 1° a pular do barco)
    Felipe – 7 jogos????? (eu nem sabia que este cara tinha jogado no galo)
    Gilberto Silva – 95 jogos (mais que justo)
    Serginho – 82 jogos (jogador da decada??)
    Marcinho – 83 jogos??? (os atleticanos estao carentes mesmo)
    Danilinho – 111 jogos (sem comentarios)
    Marques – 386 jogos (mais que justo)
    Guilherme – 205 jogos (tudo bem que o ano de ouro dele foi 1999)…

    os atleticanos estao carentes mesmo..
    Abracos..

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Parabéns ao maior clube de Minas Gerais!!!

    Zêroooooooooooooooo!!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    E parabéns também ao MAIOR de MG, que completa 90 anos hoje !

    CRUZEIRO ESPORTE CLUBE !!!

    Isso é que é história:

    http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2011/01/02/noticia_cruzeiro,173525/cruzeiro-completa-90-anos-de-paginas-heroicas-imortais-ao-redor-do-mundo.shtml

    De caçulinha do Estado, de terceira força de MG à MAIOR DE MINAS GERAIS !!! ( Quer confirmar ?? É só clicar no link acima… ).

    O link acima é recomendado somente aos Cruzeirenses e aos amantes do futebol. Aos invejosos de plantão, recomendo que não cliquem… Sob pena de aumentar ainda mais aquela incômoda dor de cotovelo… rsrs

    Feliz Aniversário Cruzeiro !!! 90 anos de história, tradição e conquistas !!!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Chico,

    Parabéns à Dona Terezinha ! Que Deus continue a abençoando sempre !

  • Paulo Torres disse:

    Assisti também essa reportagem do Sportv. Se na Africa do Sul são três os estádios que ainda não têm utilidade definida, no Brasil são seis (Brasília, Natal, Cuiabá, Recife e Manaus, e mais o recém-reconstruído Pituaçu, de Salvador, que se tornará obsoleto com a Nova Fonte Nova). Difícil acreditar nas boas intenções dos cabeças de uma Copa do Mundo que vai indo nessa direção.
    Pior ainda é ver que o Nuzman fez como o Ricardo Teixeira e nomeou a si próprio como presidente do Comitê Organizador das olimpíadas de 2016.

  • OLDAIR COSTA disse:

    Músico mineiro mostra como fazer capas de CDs de embalagens descartadas
    por Alexandre Spatuzza — última modificação Oct 09, 2010 08:28 AM
    Catalogado sob:Reciclagem upcycling
    Em tempos de concorrência em todos os campos, não basta ter talento, é necessário se reinventar. E foi isso que o músico mineiro Oldair Costa, de Poté, Minas Gerais, fez ao aliar seus conhecimentos de artes com ações positivas para com o meio ambiente.

    As capas dos seus CDs, todas criadas à mão pelo próprio artista, são feitas com materiais reaproveitados. Por isso, cada uma delas é única. O papelão, ele recolhe nas ruas. O cartão de visitas de Costa também é ecologicamente correto: cada um deles traz três sementes de pau Brasil.

    O músico independente – ou dependente de patrocínio, como ele mesmo diz – comercializa seus CDs por meio do seu site. Lá também há um vídeo onde ele mostra suas técnicas plásticas. Vale a pena conferir. http://WWW.OLDAIRCOSTA.COM

    – POTÉ