Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

O perigo é achar que estão acima

* Preocupado com a letargia do Cruzeiro em contratar para 2011, o jornalista Carlos Alberto dos Santos recomenda que os jogadores e o técnico Cuca não entrem na onda plantada pela diretoria de que o elenco está montado desde o ano passado, e que pelo fato de ter sido vice-campeão brasileiro está acima da maioria dos clubes da Série A nacional.

É verdade! Não se precipitar em aquisições é uma coisa, querer iludir a si mesmo é outra.

Expectativa

É sabido que o Cruzeiro não nada mais em dinheiro como em outros tempos, mas os investimentos no time não podem parar. Há muita expectativa pela divulgação do balanço oficial do clube referente a 2010. Ano passado gerou uma polêmica danada quando informamos aqui que 2009 tinha dado prejuízo. Segunda-feira o jornal Lance! noticiou que o déficit subiu para mais de 50% do esperado pela diretoria no início da temporada passada, e que chega a R$ 47 milhões.

Apostas

Convenhamos, R$ 47 milhões não é um valor tão alto para assustar um clube do porte do Cruzeiro, que tem uma das melhores médias de público pagante do país. Pode ser que a diretoria esteja querendo apostar pra valer na prata da casa, mas é preciso lembrar que a antiga frase continua válida: “jovens ganham jogos; jogadores experientes ganham títulos”.

Por melhor que sejam os da base eles precisam de companheiros maduros e de qualidade para serem bem lançados.

Arbitragem 

Nos próximos dias o presidente da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino, vai anunciar o substituto de Jurandy Gama Filho no comando da arbitragem em Minas. O mais cotado é José Eugênio, ex-árbitro, que na prática já vem atuando há vários meses como titular dessa chefia.

* Estas e outras notas estarão em minha coluna de amanhã, no Super Notícia, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
20
  • Juliano Garcia Gonçalves disse:

    Quem falou que bicharada deve só 47 milhões???
    A oposição serelepe denunciou que a divida já passa dos 100 milhões…

    http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=18682

  • Frederico Dantas disse:

    Luciano.

    Veja o post do Chico do dia 6 intitulado Calma gente, onde ele fala exatamente da euforia dos torcedores atelticanos. Você, sensato que é, pode até estar escaldado e fora do oba-oba. Mas é minoria.

    Alisson.
    Tô calmo… rsrsrs. Quando disse que queriam que todos se lascassem me referia exclusivamente a dirigentes de futebol. Disse e repito. Não merecem meu respeito (como se isso mudasse algo na vida deles rsrsrs). Se de alguma forma pareceu que me dirigia a qualquer dos frequentadores do blog, desde já peço desculpas.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Chico,

    Se esse é o perigo… “achar que estão acima”… Estamos lascados de vez viu…

    Porque a Diretoria do Cruzeiro não acha, ela tem é certeza mesmo !

    Ô vontade de trabalhar no Cruzeiro viu… Onde eu não precisaria justificar meu emprego, bater metas, inovar, ser produtivo, cumprir com as minhas obrigações… E ao final do ano, ainda ouvir meu “chefe” dizer que não ia precisar mexer em nada, porque a “Empresa” tinha uma boa base…

  • Alisson Sol disse:

    Calma Frederico. Arrogância (no dicionário) é exatamente não querer escutar (ler no caso) a opinião alheia. Não precisa concordar. Mas o estranho neste blog é que quanto mais a pessoa acusa os outros de arrogante, mais acha que deve ser o único a expressar sua opinião.

    Continue reiterando os fatos e expressando suas opiniões, mas deixe os outros se expressarem também, sem baixar o nível…

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    Fred,

    o que disse é que não vi no blog ninguém eufórico com o time do Galo até agora. Na verdade, depois do ano passado todo mundo está escaldado.
    E vc relata que a euforia neste instante seria por acharmos que temos o melhor time do Brasil. Não temos.
    No papel há outros melhores. Mas o Fluminense também não tem e ganhou o Brasileiro, ou seja, temos que aguardar os jogos.
    De minha parte, desde aquela entrevista do Magrão estava com o Zezé entalado na garganta. Hoje estou de alma lavada com a falência do Cruzeiro e o sumiço dele.

  • Frederico Dantas disse:

    Luciano.

    Desviar foco de quê? Não entendi. Apenas comentei sobre a euforia atleticana de todo janeiro. E quando disse sobre ter melhor time, melhor técnico e melhor CT, veja no meu comentário que me referia ao ano passado, quando isso foi dito a torto e a direito.

    Arrogância de diretoria de time de futebol não se restringe a Perrelas. É generalizada. E, como regra, quanto mais na lama estão mais arrogantes se mostram. Por mim, que todos se lasquem. Futebol não é coisa pra gente séria.

  • Francisco Barbosa disse:

    Caros cruzeirenses, Apenas tenho a certeza que o Kalil pode errar por sua ação, por omissão nunca. Se vai dar certo ou errado é outra história.
    sds.

  • Luciano Nogueira - SL disse:

    Fred, realmente essa de desviar o foco do debate tá ficando cansativa. Ninguém disse até agora que o Galo tem o melhor time do Brasil, nem o melhor técnico (o melhor CT quem disse foi a Sportv).
    O que todos estão cornetando, com toda razão, é que acabou a arrogância da diretoria do Cruzeiro e parece que também o dinheiro. Isso levando em consideração que há menos de dois anos foi dito que sua relação com o Galo era a mesma Milan x Cruzeiro é um prato cheio.
    Não se esqueça que o próprio Fabrício reclamou das dispensas de jogadores sem reposição, em entrevista coletiva.
    Com relação a resultados no campo, temos que aguardar os jogos. Mas que está muito bom ver o Valdir Barbosa explicando dívidas com os jogadores, está.

  • Renato Paiva disse:

    Eu gostaria de ver os times se esforçarem pra pagar suas dívidas, especialmente com a Previdência Social e o FGTS, assim como se esforçam pra fazerem loucuras como essa da contratação do Ronaldinho Gaúcho.
    Cada vez mais atual a frase do saudoso Kafunga: “No Brasil o certo é errado e o errado é o certo!” ou coisa parecida com isso.
    Sds.

  • LEANDRO ALVES disse:

    Ernane, falou tudo e lembrou do caso certo também, me lembro bem que os perrelas tentaram jogar a torcida contra o Dida, que foi o responsavel pela maioria de titulos na decada de 90.

  • Fabrício Melo disse:

    Caro Frederico, nossa euforia momentânea não é por estar acima de ninguém nem cantar vitórias antes da hora não, é por estarmos contratando e disputando atletas com os grandes clubes brasileiros. Coisas que não acontecia a um bom tempo. O futuro a Deus pertence!

  • rodrigo assis disse:

    agora vão ficar iludindo a torcida do cruzeiro com nome de trezeguet, pra ganhar tempo, vão passando os dias e nada de reforços

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Bom, o Perrella está de volta. Vamos ver o que acontece no decorrer da semana. Contratações, vendas, o que a diretoria está pensando do Cruzeiro 2011, enfim, um esclarecimento geral.

    100 % confiantes devem estar todos os cruzeirenses, com mais uma Libertadores pela frente.

    Dá-lhe maior de MG.

    Saudações sempre celestes!!!

  • Frederico Dantas disse:

    Outro ponto é este papo de time quebrado financeiramente. Infelizmente, isso nunca quis dizer nada no Brasil. Parece que por aqui, quanto pior, melhor. Vejam o exemplo de um dos mais endividados e quebrados clubes brasileiros, por anos ajudado com patrocínio público. Começa o ano parecendo que nada em dinheiro. Neste meio é tutti buona gente.

  • Frederico Dantas disse:

    Alguém se achar acima de outro, sobretudo em futebol, é sempre um perigo. Mais vale, neste momento, pra eufórica torcida galista. Achar que está com o melhor time do Brasil sem jogar uma única partida é muito perigoso. Ano passado, até o terceiro trimestre, tinham o melhor time, melhor CT, melhor comissão técnica do Brasil. O final da história todos conhecem.

  • Klaillton Saraiva disse:

    O Crucru vai à justiça contra o Leo Silva, depois de dispensar o cara e não ter exigido que ele cumprisse o restante do contrato vem a chiadeira. Tão precisando de grana mesmo!
    Não entendo os Crucrus; temos uma base já formada e que jogam juntos a 4 anos… Mas nunca ganhou nada!

  • ernane motta disse:

    Chico depois que postei a mensagem sobre os Perrelas é que tomei noticia sobre o acionamento que o clube fez na justiça do trabalho contra o Leonardo silva. Ou seja, vem comprovar tudo aquilo que eu disse sobre essa família que quer tomar conta do clube. Acharam que podiam das às costas pro belo zagueiro, que ele iria correr atrás para renovar, mas deram com os burros n’gua. Incompetência total no caso. Agora estão correndo atrás da justiça do trabalho, deve ser por que estão morrendo de vergonha do papelão que fizeram com a torcida, agora estão tentando levar a coisa para outro lado como fizeram com o Dida.

  • ernane motta disse:

    Chico, o que esta acontecendo é que a diretoria celeste esta fazendo uma renovação total no time. Só que esqueceram dizer pros Perrelas que a diretoria também esta precisando de renovação. Falta oposição na toca. Os Perrelas acham que são dono do clube, e ninguém fala nada. Só para se ter uma idéia de como essa diretoria age, vamos lembrar-nos do caso do Adilson Batista: os Perrelas levaram três anos para enxergar uma realidade que o presidente do Corinthians levou apenas três meses. Acho que a vez dos Perrelas acabou. Mas infelizmente não acontece na toca o que se vê em outros clubes, oposição. É bom lembrarmos que se o clube esta passando por alguma dificuldade financeira, pode ser por causa da desvalorização de se elenco que não ganha títulos de expressão a um bom tempo. Comemorar vaga em libertadores para nos cruzeirense ultimamente é a mesma coisa que atleticano comemorar vaga em sul-americana, só serve para enganar trouxa.

  • J.B.CRUZ disse:

    Se o Presidente ZEZÉ PERRELLA diz que o CRUZEIRO não está nadando em dinheiro, mas, está em dia com todas as obrigações trabalhistas, fornecedores, salários e direitos de imagens dos jogadôres, porquê não acreditar?…Claro que prefiro crêr nas palavras do Presidente do clube do quê nas palavras de quem está fora dos problemas interno do cllube..
    AVANTE, CRUZEIRO!!! O MAIOR DAS AMÉRICAS!!!

  • Alisson Sol disse:

    Permita-me discordar. Em profissões “intelectuais”, a experiência, que é o aprendizado baseado nos eventos passados, pode até ser relevante. Não o é em esportes, onde executar as ações relevantes para a partida sendo jogada neste momento pouco depende das experiências anteriores. Principalmente no futebol, onde os jogadores tem pouco ou nenhum controle emocional, e qualquer “experiência” vai por água abaixo na primeira entrada dura do adversário (que o diga o senhor Felipe Melo!).

    Este negócio de “jogador experiente” é conversa de empresário. Depois de passarem pelas categorias de base, a maioria dos jogadores já tem todas as experiências necessárias para o sucesso profissional. Assim como foi conversa fiada ano passado o tal “árbitro na comissão técnica” para “reprisar as regras para os jogadores”. Assim como é conversa fiada o tal “peso da camisa”, e também as “estatísticas históricas”. Nada disto influi na partida sendo jogada naquele momento.

    A única frase que continua mesmo válida é a de que jogadores experientes contratam bons empresários, com boas conexões nos clubes, e vão ter melhores contratos! Aliás, ultimamente nem isto: como demonstrado no caso Ronaldinho Gaúcho e Flamengo, os clubes de futebol hoje pouco se importam com o futebol dentro de campo, e o importante é o “percentual dos contratos de marketing”. Vamos ver o Ronaldinho Gaúcho se arrastando em campo 89 minutos, e um ou dois lances que ele fizer por jogo reprisados 300 vezes na TV para valorizar a camisa e a imagem vendida para os anúncios de bebida, telefone, carros, etc.