Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Funorte x Atlético: jogo de alto risco

Um resumo da entrevista feita pelo Christiano Jilvan, no blog De Veneta, de Montes Claros, com o Comandante do 50º Batalhão da PM, que vai cuidar da segurança antes, durante e depois de Funorte x Atlético no estádio José Maria Melo domingo, na estreia de ambos no Campeonato Mineiro

“A segurança já começou” – entrevista com o chefe do policiamento do estádio José Maria Melo

Há 12 anos Montes Claros e o Norte de Minas não têm um clube na elite do Estado. O acesso do Funorte em 2010, cujos direitos foram reconhecidos pelo Superior Tribunal de Justiça da CBF ao punir o Mamoré pelo uso de um jogador irregular e garantir a vaga ao Formigão, vem definitivamente recolocar a cidade frente a frente com os grandes de Minas, a começar pelo Atlético, atual campeão estadual e primeiro adversário na tabela, domingo que vem, no estádio José Maria Melo.

Não apenas pelas readequações do Estádio José Maria Melo, que exigiram diversas perícias e vistorias dos organismos competentes na área de segurança, o jogo contra o Galo é considerado de alto risco.

A perspectiva de lotação máxima é um dos primeiros itens na pauta de trabalho da Polícia Militar, mas o trabalho preventivo da corporação irá mais além por causa de uma triste coincidência. O cruzeirense Otávio Fernandes, assassinado por integrantes da Galoucura após um evento de lutas, ao final de novembro, na Savassi, em BH, nasceu em Montes Claros.

O fato culminou com a prisão dos acusados e a suspensão determinada pelo Ministério Público da torcida organizada por 120 dias, a contar de 4 de dezembro passado. Ou seja, a Galoucura, seja na forma de faixas, camisas e outros adereços, não terá acesso ao estádio. E quis o destino que o primeiro jogo oficial do Galo após o crime acontecesse justamente na terra do jovem assassinado.

Ainda haverá mais uma vistoria da PM no estádio José Maria Melo, terça-feira da próxima semana, para definição do “Modus operandi” no dia 30. Mas o que foi visto até agora atende as normas de segurança?
TEN.CEL. JORGE – “Tudo o que foi solicitado com relação à segurança está sendo feito. A troca dos alambrados, a melhoria dos portões de acessos, a melhoria dos banheiros para o torcedor… Dessa forma, com tudo o que está sendo feito, o evento acontecerá normalmente em termos de segurança”.

O senhor tem experiência no que se refere ao policiamento em estádios. Ainda na condição de capitão, comandou as operações do gênero nos jogos do Montes Claros Futebol Clube pelo Campeonato Mineiro, nos anos 90, com públicos de até seis mil pessoas. Mesmo em épocas diferentes, as normas seriam as mesmas?
TEN.CEL. JORGE – “Sem dúvida, as normas de hoje, com base no Estatuto do Torcedor, são bem mais exigentes. Colocam no foco, tanto da mídia como da população, a questão da segurança como prioridade, o que aumenta sobremaneira a responsabilidade é enorme. Por isso, estamos cumprindo uma série de vistorias para que no dia determinado não falte nenhuma condição para a não realização da partida”.

Muito se fala do uso de bebidas alcoólicas, que é terminantemente proibido no interior dos estádios em Minas Gerais e em seus entornos. Como será esse controle por parte da Polícia Militar no caso de Montes Claros?
TEN.CEL. JORGE – “Estaremos fiscalizando no entorno a venda de bebidas já orientando sobre esta proibição, conforme a norma, mas com a mesma atenção no interior do estádio”.

As crianças devem ser entendidas como “um público especial”. Qual a dica mais importante que a Polícia Militar dá aos pais ou responsáveis para o dia do jogo?
TEN.CEL. JORGE – “Normalmente o acesso delas merece um controle, mas há sim uma preparação especial dos militares para ação imediata em caso de sumiço ou qualquer outra ocorrência que seja necessária a nossa atuação”.

E a divisão das torcidas, começa como?
TEN.CEL. JORGE – “Já nas imediações do estádio! Policiamento será intenso a partir da avenida Sanitária e a 500 metros das entradas já haverá esta divisão. A torcida do Atlético terá acesso pelo portão do fundo, pela rua Coronel José Francisco Souto, enquanto a do Funorte entrará pela rua Santa Mônica. Já nas arquibancadas, o isolamento será permanente, com cordas e um efetivo proporcional ao público presente. Ninguém com camisa de um clube ficará na área reservada para a outra torcida. Isso é questão primordial na segurança”.

* http://devenetaonline.blogspot.com/


» Comentar

Comentários:
9
  • Flávio Azevedo disse:

    se as organizadas estiverem liberadas, coitada da cidade de montes claros, os arrastões serão grandes! quando o Ministerio Publico vai acabar com estas “torcidas organizadas”? chega de violência nos estádios de futebol!

  • Paulo Henrique disse:

    Conheço o estádio José Maria Melo.

    Já assisti jogo lá com 2.500 presentes e parecia estar lotado. Sinceramente, não sei que “mágica” fizeram para receber 5.000 na estreia.

    A distância entre o alambrado e a linha lateral de cerca de 70cm.

    Já vi rede do gol amarrada na tela do alambrado, justamente na área que reservaram para a torcida do Galo.

    Muito estranha a liberação do estádio. Já vi o MP, até então rígido com os estádios, obrigar o Ipatingão a receber menos de 2.000 presentes, vetar o “tobogã” da Arena do Jacaré por tanto tempo, proibir jogos da Segundona e Taça Minas em 9 estádios (inclusive o do Funorte), etc.

    Parece que deram uma relaxada geral com o estádio de MOC.

    Com certeza é jogo de risco, mas mesmo assim estarei lá.

  • Klaillton Saraiva disse:

    O Galo já precisava de outro centroavante de ofício, agora com a saída de Obina essa necessidade aumenta.
    Está na Folha, CBF não paga multas e está na lista de devedores do governo de São Paulo. Esse povo pode tudo, nada acontece. Quem é o protetor desse todo poderoso? Como fica a imagem dessa instituição?

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Como é a vida. nao é mesmo?
    Neste vídeo abaixo, o Caçapa chama todo o pessoal do Cruzeiro na responsa, após a vitória sobre o Fluminense. Fala o tempo todo da importância do Cruzeiro se sagrar campeão, com muita dedicação.
    Pois bem, o título não veio (ô beleza… hahaha) e ainda por cima o zagueiro levou um “pé-na-bunda”, com justificativas nada convincentes enquanto muitos sanguessugas continuam na Toca.

    http://www.youtube.com/watch?v=kvtGPhjyg70

  • Paulo disse:

    Boa tarde!
    Porque a imprensa não divulgou a quantidade de donativos arrecados no parque do sabiá , se é que arrecadou alguma coisa?
    Mas também com um Público: 1.243 torcedores pagantes.

    NO JOGO EM VARGINHA DO AMERKINHA X CUIABÁ TEVE MAIS GENTE:
    Pagantes: 3.889 pagantes (5.017 presentes)

    Cadê a china azul ?

  • VALCIR ALVES disse:

    chico montes claros merecia um estadio melhor

  • alex disse:

    Sim Chico!
    É um jogo de alto risco. Mas para o bolso do torcedor!
    Ingressos a R$ 50,00 ? Imagine o preço na mao de cambistas.
    Pois jogo do galo sempre tem cambistas.

    Quanto a violencia nos estadios isso tem que acabar!
    Torcida organizada é organizada só dentro dos estádios (na maioria das vezes, claro). Fora do estádio é um bando de marginal. Destroem ônibus, roubam pedestres, etc.

  • rodrigo assis disse:

    nada melhor para o funorte que estreiar na primeirona, apanhando do campeão em casa

    Isso deve ser encarado como uma honra pela torcida do funorte

  • Rodrigo Augusto da Silva Ferreira disse:

    Boa tarde Chico. Acompanho você desde menino, nos tempos do Minas Esporte na Band. Era chegar do Colégio e ligar a tv. Chico tenho um blog de textos que escrevo, e lá escrevi dois textos sobre futebol que gostaria que você desse uma lida. O blog é http://cronicasdavidaeoutras.blogspot.com/ Acompanho você via Twitter também abraços.

    – Belo Horizonte