Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Quando a honestidade assusta e incomoda

“Em qualquer clube grande, se o presidente não roubar e não deixar roubar, o dinheiro é suficiente para fazer tudo o que o clube precisa”. A frase é do Alexandre Kalil, que costuma repeti-la a quem o pergunta de onde está saindo o dinheiro para a manutenção das contas em dia e a contratação de jogadores.

Lembrei-me disso ao ler o comentário do Fernando Rocha, no Jornal do Vale do Aço,  a respeito de situação vivida pelo Inter de Porto Alegre:

“O presidente do Internacional, Vitório Piffero, foi chamado ao Comitê Organizador Local da Copa do Mundo para explicar o custo de R$ 155 milhões, considerado baixo para a reforma do Beira-Rio. Acostumados com cifras astronômicas dos gastos com reformas dos estádios neste país, o pessoal do COL-2014 quis se certificar de que a diretoria colorada não estaria equivocada e   avaliando para baixo os custos.

·        Mas, ao final, constatou que o dirigente do colorado  gaúcho estava falando a verdade. Em poucas palavras, Piffero resumiu a situação da reforma do Beira-Rio : – Negociei preços pessoalmente. É preciso correr atrás. Só isso”. À sua frente, uma platéia atônita, incrédula, pois neste país ser honesto passou a ser defeito.”


» Comentar

Comentários:
16
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Choram as rosaaaaaassss… rsrs

  • Ivan Junior disse:

    Novamente vemos os vigilantes azuis sempre preocupados com o CAM. Aconselho aos vigilantes de plantão que se preocupem com o proprio clube que não demorará muito para implodir devido à má administração financeira (para não dizer outra coisa) que os perrelas estão infrigindo no lado vaidoso da lagoa. Depois quando chamamos estes de marias elas ainda apelam. Que maldade…..

  • Pedro Luiz Rodrigues disse:

    E SE O PRESIDENTE DO INTERNACIONAL,FOSSE O ZEZE PERRELLLA, O CUSTO IRIA PARA 800 MILHÕES

  • Leonardo disse:

    Caros Paulo e Aurélio, obrigado pelas correções ao meu texto. Outro ponto importante a se observar é como os títulos acrescentaram pouco ao Cruzeiro, em termos de receita e de tamanho de torcida. Há pouco tempo, o globo.com apresentou um torcidômetro, dando as variações de torcida desde o início da década de 90. O que me intrigou foi ver que, em termos nacionais, o tamanho da torcida do galo e do Cruzeiro não se alterou (2 e 3%, respectivamente). Ou seja, mesmo considerando-se o período coincidente com a ascensão do Cruzeiro e decadência do galo (pós-Supercopa), o Cruzeiro não tirou proveito aumentando sua torcida em relação ao rival. E o mesmo pode-se dizer em relação à receita. O Cruzeiro não conseguiu cotas de tv ou patrocínios maiores do que os do galo, mesmo sendo um time mais vitorioso recentemente. Particularmente, acredito que o fanatismo da torcida do galo equilibra os dados com o Cruzeiro, em termos de consumo, fator preponderante para o anunciante da tv ou o empresário que quer visibilidade na camisa (o galo vende mais).

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Caros Bruno Silva e Klaillton,

    Mas nessa nossa rivalidade, não é sempre muito bom enaltecer o nosso time e zoar o rival ??

    Ou vcs não fazem exatamente a mesma coisa ??

    Eu, Graças a Deus, tenho muito o que enaltecer do meu time e ainda posso tirar sarro do Atlético… rsrs

    Vcs também podem zoar o Cruzeiro, como já o fazem sempre. Isso é Normal e natural. O duro, deve ser depender só disso né ??

    Ahhhh… Mas eu já ia me esquecendo… Como é que Atleticano diz mesmo ??? zzzz Ah, lembrei… “Quem gosta de título é cartório, Atleticano gosta mesmo é de sofrer com o Atlético”… rsrs

    Abraços

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Ganhar ou nao é consequencia??????????????????
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Premio de torcedor mais cara-de-pau do planeta pro nosso amigo Emilio… hahahaha
    Quando o time dele fracassa, ser campeao já nao é tao importante…

    Me ajuda aí Emílio, sangue bão! 🙂

  • Aurélio disse:

    Paulo, mas há a questão da arrecadação com bilheteria. Normalmente em Libertadores o estádio lota e os ingressos são 3 vezes mais caros.

  • Paulo Araujo disse:

    Leonardo, Bom Dia. Segundo o Kalil esta divida com o R G já esta auditada e a sua forma de pagamento já equacionada e efetivada. “Há uma carência para começar o pagamento”. A auditoria e renegociação foram feitas pelo conselho sem sua participação
    Quanto as cotas da Libertadores, o campeonato Mineiro paga mais. Para receber algo próximo disse a Equipe tem que ser Campeã, ou se ela tiver uma excepcional media de publico. No restante, o seu comentário esta muito bom.

    Quanto à honestidade é bom saber que existem pessoas preocupadas com isso, também no futebol.

    Na minha modesta opinião o que faz algum clube fazer de tudo para apenas participar de um torneio intencional é expor seu jogadores (mercadoria) para o mercado internacional.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    E o resultado se vê dentro de campo. O time está sempre chegando, ganhar ou não é consequencia!

  • Klaillton Saraiva disse:

    Caro Clayton, como você gosta de falar do Galo hem rsrsrs? Do Galo você cobra né? Depois você sempre comenta que nós atleticanos somos omissos e iludidos, mas não se esqueça, a Massa fez 3 presidentes renunciarem a bem pouco tempo.
    Enquanto isso, o caso Victorino tá ficando difícil (mais um) e o Valdir , cançado coitado, já veio a público dar mais uma descupinha para quebradeira.

  • Bruno Silva disse:

    Bom, talvez por esta transparência o Internacional hoje é o clube que mais arrecada no Brasil, com mais de 115 mil sócios. Só não entendo a imprensa nacional não dar o devido valor as administrações dos clubes do RS, e insistem em falar de medíocres como Fla e Corínthians.

    Qto ao sempre preucupado com o Galo, Clayton, acho que vc meu caro como um cruzeirense de verdade ( e olha que isto não são muitos), devia se preucupar como que um clube que mais vendeu jogadores nos últimos anos, está nesta dificuldade financeira em que está o Cruzeiro.

    Qto ao Galo, mesmo com tantos imprevistos de 2010, foi um dos poucos a terminar o ano sem ter prejuízos.

    Já o time azulzinho…

  • Eduardo Angelo disse:

    Chico,

    Como dizia o filósofo contemporâneo Bezerra da Silva: “Se malandro soubesse o quanto é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem.”
    Como a regra passou a ser exceção todo mundo desconfia. Dia desses fiz um cálculo de cabeça de quanto o Galo tirou de cabides e os famosos “por fora” na era pré-Kalil.. Se bem administrados os recursos (como o da TV por exemplo onde o Galo é um dos que não pediu adiantamento) dão e sobram para investir no futebol!
    Abraços

  • Flávio Azevedo disse:

    deveriam era acabar com os conselheiros de clubes: quando o Kalil era o Presidente do Conselho o clube não tinha grana, agora ele é Presidente e o clube tem grana! sou leigo no assunto queria saber se o Kalil mudou ou os conselheiros que acabam com os clubes? sempre pergunto qual a diferença do Kalil Presidente do Conselho e Kalil Presidente do Clube?

  • Leonardo disse:

    Dos tão falados 200 milhões que o galo deve, cerca de 100 milhões são dívidas tributárias e encontram-se parceladas, através da Timemania. A outra metade, cerca de 50% refere-se a dívidas trabalhistas e o TRT-3ª Região organizou uma junta para centralizá-las e penhorar, mensalment, um percentual sobre o faturamento do galo. As demais, cíveis, são do Ricardo Guimarães, mas, segundo a imprensa, pulverizadas em diversas pessoas físicas, necessitando de auditoria e não vem sendo cobrada. Ou seja, as dívidas estão equacionadas. Quanto às receitas, o galo tem a mesma cota de TV, o mesmo valor de patrocínio, maior receita de bilheteria (considerando-se os campeonatos comuns – ver http://www.cbfnews.com.br) e ainda tem o dinheiro do Diamond (10% da receita operacional líquida), que apenas não são suficientes para equiparar, até o momento, às receitas do Cruzeiro, em função de venda de jogadores e Libertadores. Ou seja, as coisas vão voltando ao normal em Minas e o galo reassumindo seu verdadeiro lugar.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Ahan pra não render… rsrs

    Bom, já elogiei o Kalil aqui, pelo seu empenho em pelo menos fazer a parte dele e tentar dar ao Atlético um grande título. Se há uma coisa que ele não poderá ser acusado depois, é de omisso.

    Agora, eu só quero ver é mais pra frente… Se depois de tanto investimento e o time não ganhar nada ( O que é de praxe… rsrs ), como as coisas vão ficar… Se os investidores vão perdoar os investimentos, se mesmo sem ganhar nada, continuarão a ter dinheiro pra investir…

    Sei não… Mas o buraco que se anuncia, parece ser bem maior do que o que eles já se encontram… rsrs

    E vcs sabem né ?? Se eu estiver errado, eu volto aqui eu reconheço que falei demais, pelos cotovelos… Mas se eu estiver certo, eu vou zoar demaisssss… rsrs

    O tempo dirá…

  • Rodrigo disse:

    enquanto isso, o Cabralzinho no Rio já fala em 1 bilhãio pro Maracanã com quase 1000 mortos na região serrana do Rio. E o pior: um desastre previsível, que sempre acontece. Roubo já é padrão no Brasil Essa do Inter é digna de aplausos. Mas uma grande diferença: não é dinheiro público. abraço, Chico