Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Cruzeiro domina a premiação nos 10 anos do Troféu Telê Santana

Segunda-feira será a entrega do Troféu Guará, ontem teve a festa do Troféu Telê Santana, onde o Cruzeiro também teve supremacia.

Confira os premiados de ontem e um resumo dos 10 anos da promoção, feito pelo Super Esportes:

“2010”
Fábio (Cru); Marcos Rocha (Ame), Réver (Atl), Caçapa (Cru), Diego Renan (Cru); Fabrício (Cru), Henrique (Cru), Montillo (Cru); Renan Oliveira (Atl); Obina (Atl) e Thiago Ribeiro (Cru)

O ‘Mestre’ nos deixou há quase cinco anos, mas ainda é fonte de inspiração para jogadores e técnicos de todo o Brasil. O troféu que leva o seu nome chegou à sua décima edição e mantém o compromisso de valorizar, em Minas, aquilo que Telê Santana tanto exigia: profissionalismo, persistência e qualidade.

Na seleção do Troféu Telê Santana de 2010 há casos de jogadores que não desanimaram com um fracasso inicial e acreditaram no sucesso dentro do futebol. Basta citar o lateral-direito Marcos Rocha, que foi destaque do América na Série B do Brasileiro depois de um início de carreira sem grandes oportunidades no Atlético, onde se revelou.

Certamente, Telê também gostaria de ter visto de perto a coragem de Dorival Júnior para assumir o Atlético num momento difícil no Campeonato Brasileiro e evitar o rebaixamento, dado como certo por muitos. Foi o Mestre que deu ao Galo o título nacional, em 1971.

Mas os grandes craques também se fizeram presentes na premiação de 2010, como Fábio, eleito pela terceira vez o melhor jogador do futebol mineiro. O goleiro do Cruzeiro e maior ídolo da torcida azul já havia recebido essa honraria em 2006 e 2008.

O Cruzeiro de Fábio é o clube que mais ergueu o Troféu Telê Santana, já incluindo os prêmios de 2010. Foram 81. Em segundo lugar está o Atlético, com 57 premiações, seguindo pelo Ipatinga, com dez, e o Minas Tênis Clube, com cinco.

A seguir, números e curiosidades de dez anos do Troféu Telê Santana:

Prêmios por clube:
Cruzeiro 81
Atlético 57
Ipatinga 10
Minas Tênis Clube: 5
América: 4
Tupi: 1
Villa Nova: 1
EC Democrata: 1
Uberaba: 1
Ituiutaba: 1
Montes Claros (Vôlei): 1
Cruzeiro Vôlei: 1

Craques do Ano, por clube:
Cruzeiro 7
Atlético 3
Ipatinga 1

Técnicos do ano, por clube:
Atlético: 4
Cruzeiro: 4
Ipatinga: 2

Técnicos vencedores:
Levir Culpi: 2001 e 2006, pelo Atlético
Marco Aurélio Moreira: 2002, pelo Cruzeiro
Vanderlei Luxemburgo: 2003, pelo Cruzeiro
Procópio: 2004, pelo Atlético
Ney Franco: 2005, pelo Ipatinga
Emerson Ávila: 2007, pelo Ipatinga
Adílson Batista: 2008 e 2009, pelo Cruzeiro
Dorival Júnior: em 2010, pelo Atlético

Craques ano a ano:

2001 – Marques (Atlético)
2002 – Fábio Júnior (Cruzeiro)
2003 – Alex (Cruzeiro)
2004 – Fred (Cruzeiro)
2005 – Marques (Atlético)
2006 – Fábio (Cruzeiro)
2007 – Alessandro (Ipatinga)
2008 – Fábio (Cruzeiro)
2009 – Diego Tardelli (Atlético)
2010 – Fábio (Cruzeiro)

Recordista de prêmios:
Fábio, do Cruzeiro
Craque em 2006, 2008 e 2010
Fair Play em 2007
Integrante da seleção em 2006, 2008, 2009 e 2010

Seleções, ano a ano:

2001
André (CRU), Cicinho (Atl), Álvaro (Atl), Cris (CRU) e Sorín (CRU); Gilberto Silva (Atl), Ricardinho (CRU), Jorge Wagner (CRU) e Ramon (Atl); Jussiê (CRU) e Marques (Atl).

2002
Gomes (CRU), Mancini (Atl), Luisão (CRU), Cris (CRU) e Leandro (CRU); Hélcio (Atl), Paulo Miranda (CRU), Alex (CRU) e Paulinho (Atl); Alessandro (CRU) e Fábio Júnior (CRU).

2003
Velloso (Atl), Maurinho (CRU), Thiago Gosling (CRU), Cris (CRU) e Leandro (CRU); Augusto Recife (CRU), Maldonado (CRU), Alex (CRU) e Paulinho (Atl); Aristizábal (CRU) e Mota (CRU).

2004
Danrlei (Atl), Maicon (CRU), André Luiz (Atl), Cris (CRU) e Leandro (CRU); Zé Antônio (Atl), Maldonado (CRU), Wagner (AME) e Renato (CAM); Alex Mineiro (Atl) e Alex (CRU).

2005
Bruno (Atl), Zé Antônio (Atl), Cáceres (Atl), William (IPA) e Wagner (CRU); Fábio Santos (CRU), Paulinho (Atl), Kelly (CRU) e Léo Medeiros (IPA); Fred (CRU) e Marques (Atl).

2006
Fábio (CRU), Luizinho (IPA), Edu Dracena (CRU), Lima (Atl) e Thiago Feltri (Atl); Márcio Araújo (Atl), Rafael Miranda (Atl), Wagner (CRU) e Marcinho (Atl); Roni (Atl) e Marinho (Atl)

2007
Diego (Atl), Coelho (Atl), Marcos (Atl), Leandro Almeida (Atl) e Fernandinho (CRU); Rafael Miranda (Atl), Ramires (CRU), Danilinho (Atl) e Wagner (CRU); Éder Luís (Atl) e Alessandro (IPA).

2008
Fábio (CRU), Jonathan (CRU), Leandro Almeida (Atl), Thiago Heleno (CRU) e Jadílson (CRU); Fabrício (CRU), Marquinhos Paraná (CRU), Ramires (CRU) e Wagner (CRU); Guilherme (CRU) e Renan Oliveira (Atl).

2009
Fábio (Cru), Jonathan (Cru), Leonardo Silva (Cru), Werley (Atle) e Diego Renan (Cru); Fabrício (Cru), Marquinhos Paraná (Cru), Ramires (Cru), Gilberto (Cru); Kleber (Cru) e Diego Tardelli (Atle)

* http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/trofeu-tele-santana/2011/01/24/noticia_galeria_trofeu_tele_santana,175275/balanco-de-dez-anos-do-trofeu.shtml


» Comentar

Comentários:
20
  • audisio disse:

    Premiação justa para uma década de supremacia do Cruzeiro.
    Vamos virar a página e partimos para a próxima década! É só dar uma olhada na década de oitenta! O Futebol é cíclico. Quem diria de sã consciência que o Internacional viria ganhar duas Libertadores nesta década? É só lembrarmos da imensa discrepância entre o Grêmio e o Inter na década de 90. O Internacional estava acabado e renasceu para a hegemonia. Isso é muito bom para o bem do futebol, afinal de contas é contra as leis da física a permanência eterna no topo. Como já dizia os antigos: “Tudo que sobe um dia tem que descer”.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    É Dudu…

    Mas não se esqueça que ele ganhou disparado aqui, óbvio, mas foi bola de prata também no Brasil todo… Onde concorreu com jogadores bem melhores do que os citados acima por vc…

    E vem me dizer que vc não “ama” fazer suas provocações ao rival também ?? Fala sério né… rsrs

    Sobre jogador que provoca o rival, eu já disse por aqui que não acho isso legal da parte dele, mas é claro que qualquer torcedor aproveita pra tirar sarro depois né ?? Ou vc nunca fez isso ?? Seiiii… rsrs

  • Dudu GALOMAIO - BH disse:

    Realmente Clayton…. se nós 2 fossemos olheiros, os times estariam muito mal.
    Eu por nao gostar e vc por “amar” provocações ao rival.
    Futebol mesmo ficaria em segundo plano.
    Que pena que a seleção ou nenhum outro grande clube estrangeiro enxergam taaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaanta qualidade no seu amado volante… só mesmo uma meia-dúzia que caem em qualquer conversa.
    Me diga quem deveria ser eleito pelo que fez em 2010?
    Serginho?:
    Ze Luiz?
    Dudu Pit bull?
    Tá mais pra falta de concorrência, meu caro…

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Já que voce comentou do Leopoldo Siqueira Clayton…

    Eu acho ele um péssimo apresentador. Pode ate ser que seja um bom jornalista, inteligente e informado.

    Mas na apresentação do Alterosa Esporte o cara se perde, dá pitacos errados, faz gestos para outros e a camera pega ele..muito amador ele..

    Tem que aprender com a mlhor apresentadora de programa esportivo do Brasil: Srta. Renata Fan!!!

  • Mário César disse:

    Grande Chico!

    Fábio Júnior fora, aí não….Tinha que compor o ataque ao lado do Thiago Ribeiro, pois o jogador de área concorrente ao Fábio Júnior era o Obina e não o Thiago. O Alessandro do ipatinga é que seria o concorrente do Thiago, pois jogam parecidos, saem da área, vem pela diagonal, pelas laterais de área, etc.

    O concorrente do Fábio Jr. era o Obina ( centroavantes de área). Fábio produziu mais e foi mais importante para o seu respectvo grupo.

    Esse trofeu acaba que fica desigual, pois tem voto do publico por telefone, e as massas rivais votam de maneira bairrista, defendendo as suas cores.

    E quanto à imprensa em geral:jogador do América tem de jogar muito, mas bem mais que os da duplinha rapogalo para ganhar alguma coisa.

  • J.B.CRUZ disse:

    Faço minhas as palavras de GABRILE MARCELINO DOS SANTOS ás 8:25, com apenas 2 ressalvas..FÁBIO JÚNIOR no lugar de Obina, ROGER nu lugar de renan Oliveira e MAURO FERNANDES no lugar de dorival Jr., ademais tudo bem!!!

  • Klaillton Saraiva disse:

    O Renan Oliveira só jogou no Brasileiro, assim mesmo as últimas partidas. Como bem, disse o Jair Bala no AE, o Alessandro do Ipatinga mereceu bem mais que o Renan, embora ele só jogue bem no Ipatinga.
    Mas que incoerência em? Caçapa titular do Trofeu Telê Santana foi dispensado pelo cru cru e já retornou à França.

  • rodrigo assis disse:

    fez-se justiça, pois Fábio Junior melhor atacante no troféu guará foi brincadeira de mal gosto.

    Porém, renan Oliveira tb não merecia nunca, vai ver avaliaram apenas a partida dele contra o flamengo

    A imprensa mineira insiste demais com o Renan Oliveira, porque será tanta proteção a um jogador que há três anos é promessa e nunca deslancha?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Agora, falando do evento em si…

    Que produção fraquinha hein ?? Muito amadora, desorganizada…

    E o “Stand Up” daquele pseudo-comediante da Praça é Nossa… Que coisa mais bizarra… Fraquinho demais coitado.

    O Leopoldo Siqueira como Mestre de Cerimônias, estava uma caricatura… Mais nervoso que um iniciante…

    O mestre Telê Santana merece coisa bem melhor…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Dudu GALOMAIO,

    O seu “amado” Fabrício levou mais um prêmio vc viu ?? rsrs

    Segundo vc, ele não passa de um jogador mediano né ?? É meu amigo, se vc fosse trabalhar de “olheiro” sei não viu… rsrs

    O Fabrício foi Bola de Prata em premiação Nacional e agora Troféu Telê Santana nesta premiação regional !

    Mas talvez tamém, todos que votaram nele possam tá errados né ?? rsrs

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Realmente, os números não mentém…

    Até no Troféu Telê Santana, o Cruzeiro é o maior !!!

    E como diz a Silvania, acima, o resto é Blá… Blá… Blá…

  • Frederico Dantas disse:

    Não há dúvida que futebol é momento.
    Vejam as listas dos anos anteriores.
    Como tem jogador medonho.

  • Thales disse:

    Retrato da hegemonia Azul no estado… 7×3 para o cruzeiro…
    Cade os craques que agitaram o atletico no inicio da temporada passada?? Lembrem disto e nao fiquem cantando vitoria pois ano passado foi a mesma coisa as manchetes eram +- assim: atletico tras jesus, deus e o espirito santo… cruzeiro tras o diabo..

    E deu nisto ai cruzeiro com 7 jogadores na seleção e o atletico com 3… vamos aguardar 2011….

    Saudacoes azuis…

  • VALCIR ALVES disse:

    so não concordo com o treinador o do america merecia subir com esse time do america bem inferior aos demais foi um feito dorival jr não fez nada demais.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Normal.

    Quem manda em MG é o Cruzeiro…

  • Paulo disse:

    Renan Oliveira também??? Minha nossa , o cara não jogou nada . Foi emprestado p/ o Vitória e lá ficou na reserva! Voltou e jogou as 3 ou 4 últimas partidas do brasileirão e está entre os melhores??? Pare o mundo que eu quero descer!

  • Paulo disse:

    O quê??? Caçapa ??? Meu Deus , esse jogador ficou quase o ano todo parado ou por contusão ou na reserva! Isso é substimar a nossa inteligência!!!

  • Silvania disse:

    Contra números não há argumentos!
    Por isso que eu digo que aqueles bla bla bla e ofensas de um contra o outro é dispensável.

  • O problema desses prêmios é que SEMPRE premiam os últimos meses em detrimento do que foi feito no início do ano.

    O América merecia os prêmios que o Cruzeiro conquistou para a zaga, para a lateral esquerda e para o ataque.

    Não vi homenagem ao único time da capital que levantou um troféu este ano. Tampouco uma homenagem devido à aposentaria de Marques.

    Pior foi o jeitinho que arrumaram para premiar o Cruzeiro em duas situações: no Vôlei e no Atletismo. O Montes Claros nem foi lembrado pelo Vice Campeonato na Super Liga de Vôlei. Já o Franck Caldeira não ganha nenhum campeonato cuja abrangência foge da capital mineira.

  • Gabriel Marcelino dos Santos disse:

    Bom dia. Tudo bem?

    Gostaria de dar minha opinião sobre o prêmio TELÊ SANTANA que aconteceu agora a noite e que acompanhei ao vivo com transmissão da tv Alterosa. A começar pelo goleiro:

    Fábio: não se tem muito a dizer não, melhor indiscutível. Atrás vem o Renan Ribeiro que tem muito o que amadurecer ainda junto com o Rafael.

    Marcos Rocha: por ter sido o mais regular da temporada e por Jonathan não jogar nem a metade do que foi em 2009.

    Rever: discutível. Em minha opinião o Werley foi melhor no galo, sem falar no Gabriel que comeu a bola no América.

    Cláudio Caçapa: experiente, ótimo jogador, pena que foi dispensado.

    Diego Renan: Temporada excelente, futuro promissor e nível de seleção apesar de pecar um pouco na marcação. O Leandro todo mundo espera aquele futebol de 2003 que não virá.

    Fabrício e Henrique: os dois posso falar juntos, indiscutíveis titulares em qualquer time brasileiro.

    Renan Oliveira: bom jogador e se o Dorival souber fazer que nem fez com Ganso pode se tornar diferenciado.

    Montillo: pouco tempo e mostrou a que veio.

    Tiago Ribeiro: sempre lutou em campo. Apesar de tentar servir mais esse ano se destacou por definir as partidas.

    Obina: alegria dos atleticanos, oportunista. Matador nato, porém acho que o Fábio Jr fez mais que ele esse ano afinal fazer gols com Tardeli e Diego Souza é fácil, quero ver fazer é com Thiago Silvy e Irênio apagado em muitas partidas.

    Dorival Jr.: pegou um time de otimos jogadores que na minha opinião nunca iria cair, já o que o Mauro Fernandes fez com o time do América é uma coisa no mínimo incrível. Daria a ele para técnico.

    Bom dia e obrigado.

    – Sete Lagoas