Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A política de empréstimo de ex-juniores

Um tema muito interessante, abordado pela Larissa Reis, no site Guerreiro dos Gramados, que afeta a todos os clubes. É sobre o empréstimo de jovens promessas para concorrentes menores para que eles ganhem experiência, enquanto não têm lugar no seu próprio clube.

Seria a prática ideal? No Atlético deu certo nos anos 1970 quando grande parte da geração Cerezzo, ele inclusive, foi emprestada para o Naci0nal de Manaus e voltou arrebentando.

Entendo que é uma boa política, porém, cada caso é especifico e que é importante observar para qual clube o jogador irá e quem vai comandá-lo.

O exemplo citado pela Larissa é dos melhores: Ney Franco comandava o Coritiba, para onde foi emprestado o Dudu ano passado.

Confira:

Sair para amadurecer

GDG – Por: Larissa Reis   

É um discurso comum por parte da diretoria celeste: Os meninos da base saem por empréstimo para amadurecer e ganhar experiência, antes de poder jogar no profissional do Cruzeiro. Funciona? O Guerreiros em Debate que vai ao ar essa semana pela TV Guerreiro dos Gramados  também aborda esse assunto. Para a temporada, perdemos o destaque do sub-20, o atacante e artilheiro Thiaguinho que foi emprestado ao Goiás. A ideia é fazer com que o jogador amadureça, ganhe experiência e volte preparado para compor o elenco estrelado.

Quando Bernardo saiu do Cruzeiro, a explicação foi a mesma. Assim como Thiaguinho, o meia Bernardo foi uma promessa da base celeste, mas chegou a ter oportunidades no time profissional e acabou deixando a desejar. Talvez por falta desse preparo para encarar a pressão do jogo e da torcida cruzeirense.

Com isso chega a pensar que a estratégia é interessante. Mas será que vale mesmo a pena deixar o bom futebol de Thiaguinho em um time rival? Acho que deveríamos ter dado uma chance para ele aqui. Além dos dois jogadores, Dudu, que está de volta ao elenco nessa temporada também já passou por um empréstimo e a situação é diferente da de Bernardo.
 
Dudu passou pelo Coritiba após ter problemas extra-campo no Cruzeiro. De volta, ele já declarou que se sente mais maduro e que a experiência foi importante: “Foi muito bom ter ido. Aprendi e cresci bastante. Até ganhar mais corpo eu ganhei. O Ney Franco me ajudou muito. Foi bom para colocar a cabeça no lugar e ver que tenho que me cuidar dentro e fora de campo”. O jogador até aperfeiçoou o futebol e já se considera um meia-atacante. Bernardo, porém, já foi, voltou e foi em empréstimo novamente. Quem é a exceção nessa estratégia celeste?

Resta ao torcedor esperar que a ida de Thiaguinho para o Goiás traga bons frutos para o Cruzeiro na próxima temporada. Ainda é cedo para dizer se o atacante terá um futuro brilhante, mas se tiver, que seja no Cruzeiro, na volta do empréstimo.

* http://www.guerreirodosgramados.com.br/colunistas-cruzeiro/larissa-reis/3318


» Comentar

Comentários:
20
  • Bruno disse:

    Cara eu odeio os time do estado de São Paulo mas adoro os Santos Pelo Trabalho na base e por revelar os Meninos Da VILLA .

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Gente, essa discussão é o mesmo caso do “cachorro tentanto morder o próprio rabo”…
    Há casos e casos. Não é um receita de bolo, que vc repete os passos e tudo sai certinho.
    Pra uns vai ajudar, pra outros vai piorar e pra outros ainda não vai alterar em nada…

  • Klaillton Saraiva disse:

    Quando o clube tá endividado estes garotos saem a título de empréstimo, mas na verdade parte de seu passe está sendo adquirido por alguém. O clube detentor dos direitos vive duas situações: se o cara estourar ele deixa de ganhar uma boa grana, porque fica com apenas uma pequena parte do passe, se for foguete molhado terá lucro ou mesmo reduzido os prejuízos.

  • Dirceu Lençois Paulista disse:

    Ronaldo saiu para amadurecer? Robinho saiu para amadurecer? Neymar saiu para amadurecer? Ganso saiu para amadurecer? Essa “estratégia” é a maior furada! Ou o jogador é bom, ou não é. Se é para ganhar experiência, é preciso que um legítimo talento atue em um clube de ponta, disputando jogos importantes, decisões e clássicos.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Caro Alisson Sol,

    Ultimamente, tá meio que virando um modismo o cara jogar aqui no Brasil só com o nome mesmo, como vc salientou.

    Sobre as revelações, tem que ter um melhor critério de avaliação e acompanhamento. Como é esse caso do Dudu, que “parece” ter colocado a cabeça no lugar a tempo.

    Abraços

  • Emilio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Bem lembrado Anderson, valeu!

    Agora entre esses dois que voce mencionou, o Thiaguinho tem grandes chances. Já o Eliandro, pelas partidas que já vi dele, acredito muito pouco…

    Ohh Dudu. Vai secando, é seu papel. Eu vou secar seu time na Copa do Brasil tb, salvo se cruzar com Goias ou Botafogo, pois ai ja sei que nem preciso secar!! rsrs

  • Anderson Palestra disse:

    Emílio, o Charles que está no Santos foi emprestado ao Ipatinga antes de fazer sucesso no Cruzeiro.
    O Giovani, que acertou sua ida para o Vitória, foi emprestado ao Melequinha, voltou e fez sucesso.
    Destes agora eu acredito no Eliandro e Thiaguinho.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Leandro Alves

    Luiz Sveiter faltou nessa sua lista.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Leandro Alves disse:

    Mas o Corinthians entrou MUITO desfalcado. Sandro Meira Ricci, Heber Roberto Lopes e Carlos Eugênio Simon sequer foram relacionados.

  • Alisson Sol disse:

    Clayton,

    Concordo com você: o melhor time tem de ser sempre colocado em campo, independente da idade ou “nome” dos jogadores. Mas só no Brasil de hoje é que parecem preferir o “Ronaldo de 34 anos” ao “Ronaldo de 17 anos”. Pelé, Garrincha, e o próprio Ronaldo dificilmente entrariam em campo. Imagine quantos jogadores deste nível não estão tendo oportunidade de aparecer porque outros estão lá “jogando com o nome”.

    Agora, é preciso também reconhecer que, como escrito na própria matéria: “Dudu passou pelo Coritiba após ter problemas extra-campo no Cruzeiro“>. Ou seja: há jogadores “promessas” que estão já dando problema desde os 17 anos de idade. Voce apostar nestes “Neymares” é um risco muito grande. Alguns nada ficam a dever ao “Ronaldo de 34 anos”: é sair de campo e ir para boates, fumar, etc. O sujeito aguenta 1 ou 2 anos e depois haja preparo físico. Nem máquina consegue ficar 24 horas funcionando por anos a fio como estes jogadores estão tentando fazer.

    Veja, por exemplo, a vergonha que o Corinthians passou com “experientes” e jovens em campo, com o “desconhecido” Tolima tendo seus jogadores fazendo çírculos em torno dos jogadores do Corinthians. O irônico é que o Corinthians agora só precisa ler a “Carta aos Coríntios” para resolver os seus problemas atuais. Vamos ver se acham…

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Chico,
    Não concordo com nada disso, esses jogadores estão sendo emprestados, porque são de qualidade duvidosa. Todos foram muito obervados e não vão dar em nada mesmo, então é melhor emprestá-los para algum time menor, para servir de vitrine, quem sabe não aparece um desses empresários especialista em editar DVDs e vender foguete molhado.

  • paulo roberto de oliveira disse:

    chico boa tarde, assim como em outros areas o jornalismo também tem incompetenes, quando o galo estava com bens em eminência de ser penhorados, jogadores indo à justiça, a imprensa tendenciosa metia o pau e com razão, agora que a casa está em ordem vem um jornalista tendencioso, fazer uma matéria para desmerecer o trabalho do kalil que está dando um show de administração, porque ele não faz matéria com o flamengo, corinthians, fluminense que gasam dinheiro a rodo, cruzeiro que está sob o domínio dos perrelas e de um ano para o outro deixou de ser exemplo de administração, coisa que eles se gabavam. Estou crendo que até nos bastidores o galo incomoda.

    – governador valadares

  • LEANDRO ALVES disse:

    Ha algo de errado com relação a base, todo mundo está vendo o que está acontecendo com Neymar e com o santos, no cruzeiro não é só Thiaguinho não, vi muitos garotos lá que jogam muito melhor que a barca que o cruzeiro trouxe ai, será que vão sumir? ou será que alguém leva UM por fora QUANDO esses garotos vão para o exterior mais cedo.

  • J.B.CRUZ disse:

    Todos os anos o CRUZEIRO está inserido em todos os grandes eventos do futebol..Por exemplo este ano: LIBERETADÔRES,CAMPEONATO BRASILEIRO, com possibilidade até de título internacional no final da temporada..O CRUZEIRO não é mais time de se fazer experiências e sim grandes nomes e grandes craques..Os meninos formados no CRUZEIRO, para mostrarem que tem capacidade de envergar esta vitoriosa camisa, tem sim que roer o osso nos pequenos clubes e adquirir mais experiência para ai sim, chegar á ¨janela ¨da fama do ¨busão ¨ estrelado…Ponto para a diretoria!!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Caro Emílio… na verdade eu queria que o Corínthians passasse, mas não cheguei a torcer como vc disse. Apenas queria mesmo, mas pelo que tinha visto em um jogo recente do “Timão”, já imaginava que a paulistada ia dar com os burros n`água mesmo… não jogou nada, nem aqui nem na Colômbia.

    Infelizmente, tenho que admitir que o Cruzeiro não terá dificuldade alguma de alcançar a segunda fase.
    Guarani Paraguaio não oferece a mínima resistência. O Estudiantes está muito enfraquecido em relação àquele time que transformou em mar de lágrimas o Mineirão lotado. Incrivelmente, a julgar pelos jogos contra os gambás, quem pode complicar é justamente o Tolima. Mas de pensar que o Galo eliminou o líder do certame colombiano há poucos meses, jogando com time reserva, fica difícil crer nisso…
    Vamos esperar que um brasileiro (de preferência Santos ou Fluminense cruze logo o caminho do cru cru… haha)

    Saudações Alvinegras!!!

  • Anderson Palestra disse:

    A torcida do Cruzeiro é muito chata, não tem paciência com a base.
    Vibram com jogadores velhos e pegam no pé da garotada.
    Eu sou totalmente favorável ao empréstimo de jogadores.
    O Bernardo não deu certo porque tá mais para farrear do que para jogar bola, e já pegou a manha dos jogadores de futebol. Chegou no Vasco falando da torcida, fazendo aquela média.
    Tá parecendo o Abras quando chega algum jogador no Atlético.
    “Ê fulano, o que é jogar no Atlético com essa maravilhosa torcida?”
    “A massa do galo empurra o time, era difícil jogar contra ela quando você vinha ao mineirão?”
    “Deixa um recado aí para a massa do galo”
    Jogador: Vou mostrar o meu melhor futebol diante dessa massa, que é o décimo segundo jogador, a maior de MG.”

    Pronto, contrato garantido por cinco anos com o cabeça de bagre.

  • Gleider Satiro Vieira disse:

    No Brasil só o Caneco é que vale!

    Um erro imediatista que pode causar tristezas aos torcedores e prejuízos aos clubes é dar créditos somente as conquistas e deixar de lado a importância em chegar o mais perto possível do topo do campeão. Mas, culturalmente no Brasil só o caneco é que vale.
    E é claro, que a razão maior de qualquer esporte é competir e ser campeão. O elenco quer ganhar o título e levantar a taça, dar a volta olímpica, ser exaltado pelos torcedores apaixonados, deixar sua história e virar ídolo eterno das cores que eles representam. O planejamento é focado para este fim, mas realmente é só um que vence e consegue chegar ao lugar mais nobre da tabela… O topo.
    E acontece que muitos desprezam o restante do trabalho que foi feito. O Brasileirão é um dos campeonatos mais difíceis do planeta, quando inicia, teoricamente muitos times tem a chance de puxar o caneco, e ao decorrer do campeonato os objetivos vão sendo alterados, equipes perdem a vontade de vencer na medida em que não aspiram, nada importante na competição, mas ficam lições e detalhes.
    Em 2010 o Fluminense chegou lá, foi campeão com méritos, mas por ironia do destino este título começou em 2009 no Mineirão, o Fluminense na lanterna não podia perder mais nenhum jogo que cairia para segundona, o Cruzeiro deu um baile no primeiro tempo, ganhado de 2 X 0, perdendo gols incríveis , Wellington Paulista perdeu um pênalti com direito a bola na trave no finalzinho. O Fluminense volta pro segundo tempo vira o jogo com o Fred comandando o jogo ele fez dois últimos gols e (o zagueiro Gum fez o primeiro) virou para os cariocas, numa arrancada sensacional que só não tirou o time do rebaixamento, mas o levou a conquista do Brasileirão de 2010.
    Outra lição que fica é a ultima rodada do Brasileirão 2010, o Corinthians menosprezou o time reserva do já rebaixado Goiás. Jogando mal tomou um gol bizarro e não teve competência, de vencer este jogo e parecia que os jogadores pensavam — “tô nem aí” não vai dar pra ser campeão mesmo. O Fluminense era o franco favorito e jogava contra o Guarani no Engenhão e depois que o Fluminense fez seu gol, aí que os jogadores do Timão não interessaram mesmo em correr atrás para assegurar o vice-campeonato, faltou garra e coragem. Por azar da Fiel o Cruzeiro marca o seu gol aos 46 minutos do segundo tempo e vira seu jogo contra o Flamengo, deixando o Corinthians em Terceiro lugar na tabela. Conseqüentemente teve que jogar a pré-libertadores. Aí deu no que deu né? Gerando insatisfação para torcida, que deixa de disputar um titulo inédito e prejuízos ao clube, não só na Libertadores, e também no restante da temporada. Não disputa Copa do Brasil e nem Sul Americana. O “tõ nem aí” contra o Goiás no final do ano, virou, Toliminado da pré-libertadores de 2011.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Talvez sim, talvez não. Nessa prática ai dos Perrellas, até agora que eu me recordo, apenas o Dudu se deu bem. Aliás é até cedo para se falar…

    Mas o fato é o torcedor ( me inclua nessa ), não têm paciencia com jogador nenhum, e acaba numa dessas quimando bons jogadores das categorias de base.

  • Klaillton Saraiva disse:

    Os Crucrus morrem de medo do Corinthians, mas é bom respeitar o Tolima, porque no jogo do Pacaembú eles botaram o Curingão na rodinha, só não ganharam o jogo por causa de um erro de arbitragem. Eles tem um toque de bola envolvente. Cuidado, um arrogante já caiu ontem!
    Já pensou se diante das gozeiras dos palmeirenses, os corinthianos respondessem que já foram campeões do mundo, lá não aceitam derrota e põe pra quebrar mesmo. Aqui tem torcida que se contenta com vice e glórias passadas.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    É por essas e outras, que nunca vamos ouvir a expressão: “Os meninos da Toca”… Como não paramos de ouvir, justamente, “Os meninos da Vila”, referente ao Santos…

    Essa política do Cruzeiro tem que ser revista. Emprestar um ou outro, é natural e até necessário.

    Agora, quando o jogador ainda novo, já se mostra com um talento diferenciado, aí eu acho que ele deveria ganhar experiência no próprio clube.

    Esse Thiaguinho por exemplo. O cara foi o destaque do Camp. Brasileiro Sub-20 e como prêmio, vai amargar um ano num time todo desestruturado como o Goiás… Muito inteligente da parte da Diretoria do Cruzeiro.

    Se o cara é bom de bola, é diferenciado, tem que por pra jogar mesmo ! Independente da idade.