Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Licões de uma derrota!

Uma crônica comedida de um cruzeirense que viu o jogo se exacerbações. Mauro Jr., no site Guerreiro dos Gramados.

CLASSICO

Sem drama, torcedor. Seu time foi bem, reconheça!

 

GDG – Por: Mauro Jr   
 

 

Findado o jogo, fui para minha casa com grande entusiasmo de escrever sobre ele. Claro que nunca é bom perder para o time do Atlético-MG, mas podemos olhar o jogo além disso. Se emoldurássemos o jogo desta tarde nasceria uma obra de arte.

É claro que a irritação de perder a segunda seguida para o Atlético-MG existe. Ainda mais se nos basearmos em um passado recente onde a vitória era conquistada em nossas cabeças antes mesmo do jogo começar. Mas pensemos pelo seguinte lado: o Cruzeiro jogou bem, apesar da derrota, e o jogo era válido pela primeira fase do quase cômico mineirinho. O que, em termos reais, essa derrota abala o time do Cruzeiro?

De uma coisa podemos ter certeza: não seremos mais campeões invictos.

O primeiro tempo, tanto quando o segundo, foi brilhante. Esse é um daqueles jogos que tem que agradecer a oportunidade de assistir. O Atlético-MG ganhou dessa vez não pela soberba do Cruzeiro, como no último jogo da década passada, em Uberlândia. Hoje a vitória do Atlético-MG veio porque o time evoluiu e as peças individuais melhoraram. O jogo de hoje colocou o Cruzeiro na velocidade ideal, já que para disputar o mineirinho contra falidos times do interior nem é preciso muito esforço.

Mas nem tudo é elogio e nem teria como. Se por um lado tivemos a maravilhosa exibição de Henrique, por outro tivemos algumas pérolas, sempre, a partir de agora, falando individualmente. Thiago Ribeiro é um bom jogador, mas hoje não fez um bom jogo; ficou devendo. Até Wellington Paulista foi melhor que o camisa 11, embora não tenha sido algo nada perto do que foi Tardelli. Tivemos também Pablo, que foi ótimo defensivamente, mas que nada fez no ataque e hoje o futebol não dá espaços para essas limitações. Montillo sentiu falta de um suporte maior pela direita, que seria justamente do lateral direito.

Gilberto também foi uma trapalhada só. Em tudo. E não foi só hoje, em 2011 mesmo o camisa 7 não fez questão de voltar a jogar. E isso me faz pensar na volta de três volantes, já que nem Gilberto e nem Roger vem justificando o esquema com dois meias.

O Atlético-MG teve bons nomes como Tardelli que “só” marcou três gols. Tudo bem que o terceiro ele poderia ter feito com um sopro de sustos nos dois zagueiros, Edcarlos e Gil. Como entrou mal Edcarlos. Ricardinho também teve boa participação e deu trabalho para Leandro Guerreiro e Henrique, que revezaram na marcação individual, que foi quase sempre com Henrique. Dorival vai mostrando quem manda nos clássicos de MG, e já passou da hora de Cuca mandar um basta para ele.

O jogo foi um bom teste para o início da grande batalha que iniciará quarta-feira, diante do Estudiantes. Hoje saí do local de onde assistir ao jogo com um sorriso no rosto, ao invés da truculenta face irritadiça. Eu gostei do que vi. Com alguns ajustes e algo a mais de alguns jogadores, esse time vai muito pra frente.

* http://www.guerreirodosgramados.com.br/cruzeiro-dentro-das-quatro-linhas/3356


» Comentar

Comentários:
19
  • Douglas disse:

    Acho que para ser publicado deveria ter mais respeito pelo Campeonato Mineiro e pelos times de Minas. Os Cruzerirenses são muito engraçados, quando perdem o jogo não vale nada, o campeonato não vale nada!!!Como dizem por ai ” macaco quando não pode pegar a banana fala que lea está podre!!!!”.

  • Hernando disse:

    Entrevista do Obina direto da China explicando como ensinou Tridelli a fazer 3 gols no zerin http://bit.ly/hG6N5Y !!!

  • Alisson Sol disse:

    Eu então vi os melhores momentos de algum outro jogo. No jogo que eu vi:
    O Cruzeiro fez um primeiro gol “na sorte”. O sujeito chuta para o gol, dá sorte de a bola encontrar outro atacante no meio do caminho e este não perder o gol cara a cara com o goleiro (muito bom por sinal).
    O time mostrou mais uma vez destempero. Vamos esquecer a famosa discussão de se foi penalidade ou não. O time está vencendo por 1×0, e tem uma penalidade contra. A reação de alguns jogadores era o bastante para umas 3 expulsões. Vão fazer isto na Libertadores?
    Fábio esta mal. Vou escrever pouco, pois já escrevi muito sobre isto no passado e fui mal-compreendido. Não é nada pessoal contra o Fábio, mas ele precisa urgentemente de um bom reserva.
    A defesa está horrível. Dos 4 gols, três foram cruzamentos no meio da defesa. Isto é absolutamente inacreditável. No último gol, o ponta direita ainda tenta ir para o fundo, e a defesa praticamente pede “Não faça isto. Faça um lançamento pelo meio da defesa, que é mais fácil“.
    O ataque está também horrível. Alguém ainda pode vir que o argumento de que o ataque fez 3 gols. Mas parece-me que o último foi de um defensor, e o primeiro, na minha opinião, foi na sorte. Ou seja, foi um golzinho “meio que pensado”, contra uma defesa que, tirando o goleiro, também parece fraca.

    O comentarista tem todo o direito à sua opinião. Mas escrever que “O primeiro tempo, tanto quando o segundo, foi brilhante” é o que dá suporte aos argumentos de que há mesmo lunáticos na torcida do Cruzeiro. Se acharam este jogo brilhante…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    olha o espelho gente… rsrs

  • Paulo Roberto disse:

    Chico,

    A profissão de comentarista é tranquila, só analisa depois do jogo. Antes da PArtida, a lei em cima do muro é a que prevalece.

    Eu gostaria de parabenizar uma jornalista da Band que no periodo de ferias falou tanto que o cruzeiro precisava de centro avante de area, e que Rafael Moura nao é a solução. Não é a solução para ela mas sim para qualquer time do brasil.

  • Álvaro disse:

    Clássico em Minas voltou a ser clássico… Bons jogos e vitórias de raça e por méritos… Mas eu quero que o Cruzeiro volte a vencer logo, pois os torcedores do galo são arrogantes… E falam que somos nós….

    Decadentes como nunca? Sem clubismo?

    Abraço à todos… e provocações desnecessárias… como chamar torcida de elas e maria não acrescenta em nada o futebol… Hora de inovar, essa balela de gayloucura e maria azul ja deveriam ser esquecida há muito tempo! – minha opnião!

  • Dudu GALOMAIO disse:

    Chico, apesar do cidadão que escreveu esse texto tentar se mostrar calmo e compreensivo, eu na verdade acho que é a mesma postura cruzeirense de sempre, beirando ao ridículo:
    mesmo elogiando e reconhecendo mérito no rival, fez o que pôde pra desmerecer o jogo em si, como se não tivesse nenhum valor, usando a pérola: “quase cômico mineirinho”…
    Arrogantes como sempre. Decadentes como nunca!

  • Márcio Luiz disse:

    Se placar moral valesse alguma coisa, o Galo e o Brasil teriam sido campeões brasileiro e mundial respectivamente em 1978.

  • audisio disse:

    Com o anuncio da aposentadoria do Ronaldo Nazário morre também um cíclo futebolístico para o Cruzeiro.
    Uma nova era de hegemonia em Minas nasce para o Galo!

  • Lucas disse:

    Esse negócio de jogar bem e perder é papo de maria rosa. Quem joga bem , ganha o jogo, a não ser com a ajuda de juiz, como foi o caso.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    A análise do JB Cruz é sempre parcial e alucinada. Olha o banco do Galo: Diego Souza, Jobson, Berola e ainda tem Daniel Carvalho e Mancine. O placar foi injusto mesmo, teve um lance de impedimento marcado erroneamente, o qual resultou numa falta, que tiraria Fábio de campo.
    O Tardelli explicou a gozação ontem, foi um recado para a filha, mas a Marias se sentiram ofendidas, porque a carapuça serviu, lembro a alguns aqui, se quiserem usar maquiagem, minha esposa é representante da Natura. kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Justino Luiz Ribeiro de Souza disse:

    Acho que o placar foi até injusto para o Cruzeiro,todavia nos ja perdemos,muitas vezes injustamente pra elas.O CHORO É LIVRE.E é muito melhor ganhar roubado de um time dirigido por um????

  • Lucas Viana disse:

    Prezado Chico,

    sou fã do seu blog, passo diariamente para ler a notícias e opniões sobre o futebol. Mas esse tópico ao qual deixo meu comentário chega ser ridículo. Demonstra apenas o quanto é arrogante e prepotente as marias azulinhas!!! E so ver as palavras desse camarada para notar isso!!! Pelo amor de Deus!! Ainda bem, como bem diz você, Chico, Toda arrogância será castigada!!!!

  • Gilmar disse:

    O dorival fez o óbvio do óbvio:Marcou o montillo.feito isso,acabou-se a articulação cruzeirense.é como quebrar uma das pernas de um cavalo de corrida.

    E mesmo assim,conseguimos tomar 3 gols.Mas isso pra mim,são coisas da arena do jacaré.como é campo pequeno,sempre tem uns jogos de 3×2,4×3,5×4.
    saudades do mineirão.

  • Carlito disse:

    Parabens por falar com a razão e não somente como torcedor.

  • J.B.CRUZ disse:

    Em clássico acontece de tudo, até jogador perna-de-pau sair como herói do jogo..Não se pode avaliar quem está melhor só pelo resultado de um jogo..Aguardemos o final do campeonato!..Remember, ano passado..Placar moral…4 x 4, resumindo: O juiz ganhou o jogo para o galo!!

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O texto é bem escrito, mas percebe-se que os olhos cruzeirenses não se acostumaram com a realidade, de que hoje, o time do Galo é muito melhor que o cruzeiro. Cuca olha pro banco e quem ele vê? Dorival vê Jobson, Diego Souza, Berola. Além disso Dorival é mais talentoso, que o limitado Cuca. Se o autor do texto saiu animado do campo no sábado, ele viu outro jogo, porque quarta o pesadelo pode ser igual ou pior, pela grandeza do título em disputa. Por outro lado desvalorizar o mineiro, porque perdeu o clássico é uma desculpa velha de cruzeirense. Se esse Vitorino não jogar tudo que andam dizendo por aí, o cruzeiro vai ter problemas sérios com a sua defesa. Se alguém saiu aliviado do estádio, foi o Kalil : Quando freguês é bom, até sem dinheiro a gente aceita.

  • Klang disse:

    A década passada terminou em 2009, assim como a década de 80 terminou em 1989. Ou alguém acha que a década de 80 terminou em 1990?

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Bela análise esta do Mauro Júnior !

    É por aí mesmo. O time perdeu sim, o que é péssimo. A meu ver essa derrota só serviu pra duas coisas: Não permitir que o Cruzeiro seja o Campeão invicto e alertar o time e a Diretoria pro “algo a mais”.

    Agora, já estamos na metade de Feveireiro, o Fabrício saiu de férias no dia 05/12/10 e até hoje está machucado ??

    E já que o Cruzeiro não deve contratar nenhum bom atacante finalizador, o Cuca podia parar de teimar com o WP9 e fazer um “rodízio de amebas” ali na frente entre o próprio WP9, Farias, Reis, André Dias e Orftigoza ( que juntando tudo não dá um Rafael Moura…) e aquele que se destacasse como o “menos ruim” continuaria.

    Então, com as voltas de Fabrício e Marquinhos Paraná, o ajuste da zaga, vai ficar faltando só o ataque se explicar…

    O momento é deles, o direito da gozação é deles, mas tem muita água pra jorrar ainda… No final a gente se reencontra e veremos quem é quem… rsrs