Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Sobre Ronaldo e hipotireoidismo

tireoide-2ba_Teatro

Muito bem orientado e ótimo ator, Ronaldo deixou de dar shows de campo para fazê-los fora, a partir de segunda-feira, quando assumiu a sua condição de ex-jogador. Agora vai cuidar do marketing, pessoal e de quem mais contratá-lo.

Como foi um jogador espetacular contou com o beneplácito da mídia, especialmente dos repórteres presentes à coletiva do anúncio do fim da linha.

Nada a ver

Interessante como nenhum repórter questionou o Ronaldo quando ele posou de vítima de quem o criticava por estar gordo. Contou a história do hipotireoidismo e mentiu ao dizer que jogador de futebol não pode tomar remédio para o problema porque seria apanhado pelo exame antidoping. E ainda tirou um sarro: “muita gente deve estar arrependida por ter zombado do meu peso”.

Jogou muito

Ronaldo merece todas as homenagens por tudo que fez pelo futebol e pela capacidade de superação. E foi muito bem recompensado financeiramente, com todos os méritos. Seu carisma faz lembrar o do ex-presidente Lula, que nenhum escândalo conseguiu abalar a imagem e saiu da presidência com índices recordes de popularidade.

Agora, “10 Coisas que Você Precisa Saber sobre Hipotireoidismo”,

do site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos – o chamado hipotireoidismo congênito. Confira, abaixo, as 10 coisas que você precisa saber sobre hipotireoidismo:

1. Em recém-nascidos, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado através da triagem neonatal, pelo “Teste do Pezinho”.

2. O Teste do Pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê. Em caso de resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, sob rigoroso controle médico, para evitar suas consequências, entre elas o retardo mental. Assim, o bebê poderá ficar curado e ter uma vida normal.

3. Cerca de um a cada 4 mil recém-nascidos possuem hipotireoidismo congênito.

4. Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto.

5. O tratamento do hipotireoidismo é feito com o uso diário de levotiroxina, na quantidade prescrita pelo médico. E os comprimidos são em microgramas, variando de 25 a 200, e não em miligramas como a maioria dos medicamentos. Por isso, a levotiroxina não
deve ser feita por manipulação, pois a chance de erro é grande.

6. Para reproduzir o funcionamento normal da tireoide, a levotiroxina deve ser tomada todos os dias, em jejum (no mínimo meia hora antes do café da manhã), para que a ingestão de alimentos não diminua a sua absorção pelo intestino.

7. Se estiver usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis de TSH dentro dos valores normais, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal.

8. Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

9. Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

10. Não se deve confundir hipotireoidismo com hipertireoidismo, pois as
disfunções são opostas: enquanto no “hipo” existe diminuição da produção de
hormônios; no “hiper”, há o aumento.

* http://www.endocrino.org.br/10-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-hipotireoidismo/


» Comentar

Comentários:
17
  • Josias disse:

    Discordo com você quando diz que o manipulado pode haver chances de erro, toda farmácia sabe o que é micrograma (MCG) que é uma coisa que fazem com muita frequência, o manipulado ele é segurança da dosagem correta e a dosagem que o paciente precisa. Existe balanças de precisão na hora do manipulado.

  • Misael disse:

    Melhor suplementar de Lugol do que tomar remédio a vida toda….

  • Fabrício Melo disse:

    Stefano, todos os presidentes de clubes estão rindo a toa, pois queriam isso, mas não tinham coragem de enfrentar a toda poderosa. E uma atitude boa do Kalil e para os cofres dos clubes, mas o que vai aparecer de marketing negativo para o Atlético nas rádios. Daqui uns dias a Globo renova o contrato e vem mais retaliações para o Galo.

  • Klang disse:

    Ronaldo nunca foi ídolo na saída de time nenhum. Sempre saiu pelas portas dos fundos de todo time que jogou. Na verdade, é um mercenário. Hoje é considerado ídolo por seus feitos pela seleção. Se fosse pelos times pelos quais jogou, ai ai ai…

  • J.B.CRUZ disse:

    CRUZEIRO 5 X 0 ESTUDIANTES.Sábado passado,fizemos jog-treino com o galinho e hoje(16) ensinamos argentino a jogar bola,…

  • J.B.CRUZ disse:

    O Ronaldo parou porquê ficou com medo da torcida do Corinthians…

  • Frederico Santos disse:

    Se não me engano no estado do Paraná já é assim, ou pelo menos foi durante um periodo, e é uma boa, as rádios lucram um absurdo em comercias na hora dos jogos e não repassam um centavo para os clubes que proporcionam esses lucros. Toda hora o Alberto, o Caixa, o Mario Henrique e demais radialistas da Itatiaia por exemplo, interrompem a narração p/ fazer um jabazinho.

    “fulano toca pra siclano, que corta o defensor chuta cruzado e goleiro espalma pra corner, em nome de tubos e conexões tigre” Pergunto: Quanto a Tigre paga a essa radio? e aos clubes?

    mais que justo!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro - Nova Vista/BH ) disse:

    Ronaldo é Ronaldo, um fenômeno !

    Podem falar o que quiser do cara, mas ele é um dos pouco que pode bater no peito e dizer que conquistou quase tudo que disputou.

    É um fenômeno, sim. Mas é ser humano como nós outros. Passível de falhas como qualquer um.

    Fenômeno que passou por MG e pelo Cruzeiro, só Ronaldo ! O resto, é resto !

  • Iraq disse:

    No caso de hipotireoidismo, há que se tomar iodo. Quando criança, tomei por anos as chamadas Gotas F.Y.A.T., para aumentar meu iodo, que não era produzido em escala normal. O que faz engordar prá carambas.

  • tom vital disse:

    Discordo que o Ronaldo tenha feito teatro na despedida…Depois do Reinaldo do Galo foi o melhor jogador que eu vi jogar.Pena que o Reinaldo não tenha ganho tantos títulos quanto o Ronaldo.Tivesse isso acontecido o nosso Reinaldo teria o seu lugar no panteão dos deuses ao lado de Garrincha,Pelé,Maradona e o Ronaldo Fenômeno.A copa dos Estados Unidos que todos dizem ter sido a copa do Romário com toda a certeza não acabaria nos pênaltis e teria sido a copa do Fenômeno,não fosse a covardia de Zagalo e Parreira,deixando o garoto no banco.Falo isso como Atleticano,que não esquece daqueles três gols que ele enfiou no Glorioso na final do Campeonato Mineiro…Se ele demonstra pouca gratidão ao Cruzeiro o que parece fazer com que parte da Imprensa Mineira tenha birra com ele.É porquê ele não jogou no Galo e não conheceu a força da Massa Atleticana.Assim sendo ele só podia se curvar diante daquele ” bando de locos ” corintianos.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Continuando sobre o hipotiroidismo, aconselho as pessoas a procurarem um endocrinologista, o médico me falou que devo ter essa sindrome desde a adolescência e nunca soube, a pessoa pode passar a vida toda sem saber que tem esse problema, cujo maior sinal é o aumento de peso, cansaço, insônia e perda de cabelos.

  • Diego disse:

    Ok! E onde fala que a levotiroxina é aceita no antidoping?

  • André Guimarães disse:

    Só completando meu 1º comentário.
    Conheço nadadores que usam bombinha de “Aerolin” para asma com autorização sem problema algum e a substância é proibida pela Wada.
    Não é possível que um atleta com patrimônio de mais de US$ 300 milhões como o Ronaldo não tenha tido uma orientação correta.
    Tem coelho nesse mato.

  • André Guimarães disse:

    Chico, tem coelho nesse mato, Eu sempre soube do problema dele desde quando foi dito no Milan, não sou jornalista mas tenho ótima memória. O que me espantou foi ver a imprensa geral dizer “Ohhh ele tem hipotireoidismo”, fala sério !! Não é possível que só eu sabia disso né!! Todo mundo sabia mas fingia que não acontecia nada pois ele , o Ronaldo, nunca falou sobre isso. E agora ele vem se fazer de vítima e falar que não podia tomar medicamentos, fala sério outra vez!!
    Fui atleta e sei que qualquer atleta pode tomar qualquer medicamento desde que prescrito pelo médico responsável e informado à federação do esporte e controle de doping das modalidade que pratica.
    Foi grande jogador, que fique claro minha admiração pela carreira dele, mas é um indivíduo que bebe, fuma, faz orgias, vive nas baladas e não tomou (se é que não tomou mesmo) T3 e T4 porque não quis.
    Está acima do peso porque além de ter esse distúrbio, ele tem uma vida cheia de excessos e o esporte de alta performance não permite isso.
    A pulga atrás da orelha está no fato dele ter evitado este assunto por tanto tempo e não ter tratado, se é que não tratou e está usando esta “desculpa” só para deixar os críticos de seu peso melindrados.
    Tem coelho nesse mato.

  • Márcio disse:

    Caro Chico!
    Vale para uma reflexão sobre a profissão dos jogadores.
    Considero a aposentadoria na idade do Ronaldo um castigo. Aos 34 anos, muitos cidadãos comuns (a maioria absoluta) ainda nem começaram a idade produtiva. Felizmente, ele ainda tem outras opções que não ficar vendo a vida – a parte mais importante dela – passar. Em relação ao jogador de futebol, causa-me espanto a frieza de torcedores. Durante 14/15 anos, que dura a vida útil dos atletas bem sucedidos, são endeusados, têm o nome gritado, são carregados em aeroportos, autógrafos e por aí vai. Termina a idade produtiva, viram lixo (o que aconteceu com ele após a eliminação da Libertadores). O que fizeram com o Euller outro dia aqui foi revoltante. E o passado não tem nenhum significado? Imaginem todo cidadão às portas da aposentadoria, recebendo tratamento tão desumano. Aliás, aposentado aqui no Brasil… Quanto ao homem do carisma: “quem poupa os lobos sacrifica os cordeiros”.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Eu tive que ouvir essa bobagem. O jogador Carlos Alberto do Vasco (ou ex?) tem hipotiroidismo e convive bem com esse problema. E eu tenho esse problema e tomo um comprimido de hormônio pela manhã, não sinto nada. Ronaldinho quis fazer um último gol e chutou a bandeirinha de corner. Horrível contar essa história da carochinha.

  • stefano venuto barbosa disse:

    Chico,

    Kalil mostrou de uma vez, que é um grande dirigente, olha o que acabo de ler na net, a fonte segue abaixo. Achei muito boa a idéia de cobrar direitos de transmissão das rádios, elas faturam muito com futebol.
    A Globo deu um ultimato ao Clube dos 13. Dizendo não ter a força da Igreja Universal, a emissora carioca não quer entrar em leilão com a Record pelo Campeonato Brasileiro e pode deixar a luta pelos direitos de transmissão da competição entre 2012 e 2014. Inflamados pelo presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, os dirigentes do Clube dos 13 decidiram abrir leilão com um lance mínimo de R$ 500 milhões pelo campeonato e esta novidade irritou a cúpula da Globo. A decisão oficial sobre quem vai ficar com os direitos do Nacional não deve passar do próximo mês.

    Rede TV – A Rede TV não tem poder de fogo para competir com Globo e Record, mas ofereceu ao Clube dos 13 boa parte de sua grade para a divulgação do futebol. A proposta foi considerada inovadora pelos cartolas, mas não deve pesar na hora de bater o martelo sobre o futuro do Brasileirão.

    Rádios – A jornalista Keila Jimenez, da Folha de São Paulo, publicou nota nesta semana informando que o Clube dos 13 pretende também vender os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro para emissoras de rádio. Atualmente, não existe nenhuma restrição ao trabalho dos radialistas na cobertura do Campeonato Nacional e a notícia está preocupando os diretores das empresas. O C13 também pretende abrir concorrência para a venda dos direitos para Internet, TV fechada e celular.
    FONTE: http://www.blogdovictormelo.com.br/

    – sete lagoas