Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

Comemora-se o que deveria ser cobrado

* Foi triste ver a imprensa divulgando em tom de comemoração que os 4 mil ingressos para Guarani x Atlético no “Farião” foram todos vendidos em poucas horas. Isso é uma vergonha para o futebol mineiro e só realça a incompetência e omissão das autoridades municipais, estaduais, bem como dos dirigentes dos clubes e Federação Mineira de Futebol.

Divinópolis é uma das cidades polo do Estado, forte economicamente e com 206.867 habitantes, segundo o senso do IBGE ano passado.

 

Já era

 

Antigamente, estádios acanhados como o Farião, Castor Cifuentes ou o saudoso Duarte de Paiva, de Sete Lagoas, eram fatores favoráveis aos seus donos que costumavam ganhar dos grandes da capital, utilizando-se da pressão da torcida e “montinhos artilheiros”. Hoje, nem pra isso servem mais!

 

O exemplo

 

O Atlético goleou o Guarani sem nenhuma dificuldade; o Cruzeiro ganhou do Villa em Nova Lima. O Duarte de Paiva virou um grande supermercado, sendo substituído pela Arena do Jacaré, que hoje, é a principal casa do futebol mineiro.

O exemplo de Sete Lagoas deveria ser seguido pelas demais que têm clubes de futebol profissional.

 

Grana própria

 

Ao contrário do que muita gente pensa, foi Democrata quem construiu, em 2005, e salvou os grandes da capital, já que o Independência não ficou pronto a tempo para substituir o Mineirão. Aí, o governo do estado teve que investir uma grana alta na Arena, que foi transformada em um dos melhores estádios do país. Mas para o Democrata ela já estava perfeita, com os seus 20 mil lugares.

 

Corda no pescoço

 

E o Democrata só correu atrás porque na época a FMF e os três grandes da Capital deram um prazo para o Jacaré se virar: arrumava um estádio decente; mandava seus jogos em outro local ou não disputava o Campeonato. O clube ainda deve quase R$ 500 mil a empreiteiros e fornecedores, mas se virou e graças a isso salvou o futebol mineiro de um mico maior ainda do que está passando.

 

Só na pressão

 

 

Econômica e socialmente, Sete Lagoas tem grandes semelhanças com Divinópolis, e uma população ligeiramente maior: 211.094 habitantes.

As lideranças de Montes Claros são outro exemplo ruim. A Capital do Norte tem 355.401 habitantes e, possivelmente, o pior estádio da primeira divisão de Minas Gerais.

Uberlândia tem estádio, é muito forte e 579.005 habitantes, mas não tem time na elite. Por falta de dirigentes competentes do Uberlândia.

 

Raposa e Coelho

 

América e Funorte começavam jogar quando tive que enviar a coluna, portanto, não deu tempo de falar sobre o jogo. No sábado o Cruzeiro, com um mistão, jogou pro gasto e ganhou fácil do Ipatinga. Thiago Ribeiro foi o nome da partida e certamente o técnico Cuca está pensando como fazer para voltá-lo à condição de titular. Wellington Paulista que abra os olhos, já que Walysson parece que não sai mais, com todos os méritos.

 

Bem e mal demais

 

No Farião, o árbitro Átila Magalhães errou ao apitar o pênalti que originou a abertura do placar pelo Atlético, mas o time massacrava o Guarani e o gol era questão de minutos. O Bugre foi muito mal e o time do Dorival Júnior, muito bem.

 

Mudou de guru

 

Como sempre, vale a pena ler a coluna do Fernando Rocha, no Jornal do Vale do Aço. Sábado, ele falou da repercussão da contratação do ex-atacante Guilherme para treinar o Ipatinga, e deu detalhes interessantes das negociações. A torcida se motivou com o nome do Guilherme.

E contou um fato curioso: o presidente ipatinguense, Itair Machado, adotou o estilo Kalil de anunciar coisas importantes do Atlético: através do twitter.

 

Mineiros com Minas

 

O leitor Marcos André Silva escreveu e suas observações merecem reflexão: “…gostaria que você intervisse junto aos seus companheiros da imprensa mineira, principalmente da  Capital, para que eles fossem unidos em defesa dos times  do  Estado. Por exemplo, em jogos contra times de outros estados e até mesmos países, várias pessoas da imprensa torcem claramente contra o Atlético, Cruzeiro ou América, e isto é muito feio e ridículo. No ano de 2010, ouvimos muita gente da imprensa torcendo para o Cruzeiro não ser campeão, para o Atlético ser rebaixado  e  para  o  América não  subir  para  a  série A (que vergonha!).

Outra coisa que a imprensa deveria exigir rapidamente da Federação e da CBF, é que os árbitros, após as partidas participassem também da coletiva com a imprensa…”

* Essas e outras notas estarão em minhas colunas de amanhã, no Super Notícia e no O Tempo, nas bancas!


» Comentar

Comentários:
14
  • Vladimir Rocha disse:

    É por essas e outras q eu peço: Acaba campeonato mineiro! Tem que haver so campeonato nacional e mesmo assim só deve entrar os times que tem o mínimo de infraestrutura! Quem quiser disputar que se capacite para tal. Esse pais é uma maravilha, os mesmo dirigentes que criticam estradas e outros serviços públicos oferecem estadios pífios. Tenho nojo dos campeonatos estaduais.

  • Fernando disse:

    Mineiros com Minas – Isto aí eu já entreguei os pontos, a imprensa mineiro para mim (com poucas exceções) está completamente parcial e no mínimo suspeita para o lado Azul, chega a ser descarado e nojento. Quer ver um exemplo: Por que ninguém fala sobre os mais de 15 anos de Perrela e suas contas? Por que até o momento não sabemos da súmula do ultimo clássico e isto não é cobrado? Por que as ameaças a publico do Perrela a imprensa não é repercutida? Por que o ibope o público em campo 10 vezes maior do Atlético não destacada (Em todos os jogos), por que erros a favor do Cruzeiro não são enfatizados? e por aí vai…

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    É verdade que teve mais um penalty maroto a favor do Atlético Mineiro ontém ??

    Quatro jogos, líder invicto, ajudinha do juiz nos quatro jogos…

    Tudo caminhando certinho… rsrs

  • William disse:

    Pra torcida de pijamas azuis qualquer pocilga com cinquenta lugares é grande.

  • Francisco Barbosa disse:

    Ontem fui a Poços de Caldas assistir Veterana 1 x 1 Zebu , nada a reclamar das instalações do Ronaldão o gramado então estava perfeito, mas bem que a Caldense poderia ter vencido o jogo.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    O Cruzeiro rejeitou a arena do Jacaré ano passado e provou que as tais pesquisas de torcidas, só existem dentro da cabeça do Zezé Perrela, teve que passar o vexame de ver as torcidas de São Paulo e Corinthians engolirem a do cruzeiro dentro de Minas Gerais, no caso Uberlândia.
    Na verdade o cruzeiro não precisa de um estádio com mais de 20 mil, porque em dois jogos importante, Galo e Estudiantes, levou 8 e 9 mil torcedores, para falar a verdade, acho que até o modesto estadinho do Leão do Bonfim daria conta da tal China azul.

  • Emílio MElo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    A Arena do Jacaré está realmente salvando os times da capital. Além de poder ser quem sabe, uma subsede para a Copa do Mundo. Mas fora isso, todos sabemos, que para o Democrata ela se tornará um elefante branco.

    Falar nisso hein CM. Fiquei sabendo que o campo do Ideal foi vendido. Já se foi o Jose Duarte de Paiva, agora o Ideal, ainda restam o campo do Bela Vista e América em Sete Lagoas. Ainda né…

    Jogo Sábado. Mais uma vez, burrice do Perrella em manter o ingresso a R$ 20,00 para o jogo do Camp. Mineiro. Um jogo feio, mas o que valeram foram os tres pontos. W Paulista mostra a cada jogo, que não passa por um bom momento. Cruzeiro precisa de um camisa 9, urgente!

  • rodrigo assis disse:

    #GALO líder e 100%

    sem mais comentários

  • Bruno Silva disse:

    Caro Chico,

    Normalmente concordo com suas colocações, sempre ponderadas. Mas “um dos melhores estádios do país” já é forçar a barra…

    A Arena está ajudando demais, mas está anos luz de estar a altura dos dois gdes da capital, principalmente ao Atlético que qdo o time ajuda, leva sempre bons públicos a campo.

  • lauro disse:

    O Kalil sempre muito ético nunca aceitou a roubalheira no futebol e sempre colocou a boca no trombone contras estas coisas mas nas duas últimas partidas o atletico teve dois penaltis criado a seu favor e dois penaltis contra ignorados pela arbitragem e o Kaili não fala nada? ele deve estar revoltado mas com certeza o problema provavelmente esta no twiter dele que não deve estar enviando as mensagens de sua indignação.

  • Márcio disse:

    Caro Chico!
    Realmente muito estranho que cidades como Nova Lima, Ituiutaba, Divinópolis, Teófilo Otoni e Montes Claros não tenham um estádio à altura para receber decentemente os jogos do Campeonato Mineiro. Por outro lado, ter Uberlândia, Varginha fora do campeonato é prejudicial, porque são cidades belíssimas e ricas com ótimos estádios. E os times pastando. Seria interessante para os times da capital que pelo menos o Vila tivesse um bom estádio.

    Vi o jogo Atlético X Guarani e gostei da atuação de um tal Luís Fernando. Olho nele!

  • Alexandre disse:

    E o caso Diego Souza?
    Estamos em março e ele ainda tá fora de forma?
    Pô! O cara é atleta, põe pra jogar!

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Cruzeiro e Atlético Mineiro, estão muito à frente dos times do interior de MG e até mesmo do América. Como o Atlético Mineiro venceu o clássico, é praticamente certo que terminará a fase de classificação na liderança, com o Cruzeiro em segundo lugar, isso se o América não chegar à frente do Cruzeiro até lá.

    Então, teremos tudo pra ter uma final quente… Aí eu espero que o Cuca entre com a melhor formação e que o Cruzeiro levante o caneco do Mineiro !

  • Rômulo disse:

    O Atlético fez um primeiro tempo perfeito. Quero ver como o Dorival vai fazer com o berola pq o homem está voando dentro de campo, como disse o cuca: Pedindo passagem. Outra questão é quando a zaga, estava torcendo pra ver Réver e Leonardo Silva juntos pois creio que será a zaga titular, mas o Werley tem jogado muita bola estes jogos do mineiro. Creio que será um reserva imediato.