Blog do Chico Maia

Acompanhe o Chico

A batalha de bastidores pelos direitos de transmissão do Brasileiro

Do site do ESPN:

* Briga por direitos do Brasileiro cresce e pode rachar Clube dos 13

A briga pela aquisição dos direitos do Campeonato Brasileiro entre 2012 e 2014 se acirra cada vez mais e pode acabar gerando um racha no Clube dos 13. Isto porque algumas agremiações pensam em negociar separadamente e não mais em grupo, com a entidade que representa os principais clubes do país à frente.

O maior problema é em relação à TV aberta, na qual Globo e Record são as principais concorrentes. Segundo o jornal “Folha de S. Paulo”, o lance mínino é de R$ 500 milhões – o valor pago anteriormente foi de R$ 280 milhões. E é justamente um dos maiores canalizadores de audiência que trabalha a favor da mudança na forma de discutir os valores.

No domingo, Andres Sanchez deixou claro que o Corinthians pensa na hipótese de deixar a entidade da qual faz parte desde seu início. “Simplesmente o Corinthians está incomodado e pensando seriamente em sair do Clube dos 13. É um direito nosso”, afirmou o presidente alvinegro, que acredita que o clube que dirige merece receber mais que os outros por ter mais apelo.

Já o presidente do Atlético-MG – outro integrante da entidade -, Alexandre Kalil, fala abertamente sobre a negociação dos direitos do principal campeonato do país e se diz contra as conversas individuais, o que, em sua opinião, seria muito negativo por décadas.

“Isso [negociação separada] vai causar um prejuízo ao futebol que não se recupera em 20 anos”, cravou o mandatário do time mineiro à “Folha”. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve publicar o edital de concorrência nesta semana.

Além de Corinthians e Atlético-MG, fazem parte do Clube dos 13 Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Goiás, Grêmio, Guarani, Internacional, Palmeiras, Portuguesa, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória. 

* http://espn.estadao.com.br/futebolnacional/noticia/177001_BRIGA+POR+DIREITOS+DO+BRASILEIRO+CRESCE+E+PODE+RACHAR+CLUBE+DOS+13#comentarioAba


» Comentar

Comentários:
16
  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Peraí…

    O Kalil tá chegando agora e já quer sentar na janela ?? rsrs

    Ele mesmo não disse que é um “pato novo” ??

    Teve um Atleticano que deixou um comentário aqui no Blog dias atrás, dizendo que o Atlético Mineiro nem consegue ir à LIBERTADORES, por causa da Globo… Dizendo que a Globo que é o “pé frio” do Atlético Mineiro e que o melhor mesmo, seria a mudança pra Record, que talvez daria mais sorte…

    No dia que li, eu achei que fosse mais uma pérola de algum torcedor lunático, mas num é que muitos outros Atleticanos parecem pensar da mesma forma ?? rsrs

  • Renato Joinville disse:

    Tom Vital, vc acha que a Globo nao passa a sacolinha tbem nao? hehehe, a camuflada criança esperança… a globo arrecada milhoes e nao se vê ninguem falar que foi beneficiado com o criança esperança!!! so sei que a globo vai rodar com galvao bueno e cia. eu acho é bom. mas eu gostaria da band ganhar essa… sou da epoca em q a band tinha esporte domingo o dia tdo, mas ela enfraqueceu com neto e cia.

  • Rômulo disse:

    Como disse o kalil sobre a transmissão do brasileirão 2012 – 2014: Quem pagar mais leva. Tem que pensar é no retorno para os clubes, refazer a distribuição dos valores. Corintihans e Flamengo puxa saco da globo pq a maioria dos jogos que transmite são dos dois. É um absurdo isso. A verdade é o seguinte: A globo paga atualmente 250 milhões, o clube dos 13 já disse que vai partir de 500 milhões para os proximos anos, a Record segundo informações vai vir em torno de 750 milhões a 1 bilhão de reais. Financeiramente a Globo não tem condições de cobrir. Portanto volto a dizer se não houver favorecimento a Globo vai dar Record mesmo.

    Vamos Aguardar.

  • Adrey M Lage disse:

    No brasil os direitos de TV deveriam ser igual do Campeonato Ingles *(Premier League) La são distribuídos de acordo com os seguintes critérios:

    – 56% dividido igualmente entre os 20 clubes;

    – 22% dividido de acordo com a performance técnica de cada um;

    – 22% dividido de acordo com a audiência alcançada e o número de jogos transmitidos.

  • Stefano Venuto Barbosa disse:

    Cada um por si e Deus contra a Globo. A Record tem mais poder de fogo que a Globo. Enquantoa Globo tem a CBF a seu lado a Record tem a IURD. Já falaram que Roberto Marinho era um Deus. Sinceramente, acho que a Globo vai levar a melhor, no final os pratrocinadores vão entrar na rodada e fazer com que os clubes se curvem à proposta da família Marinho. O Kalil está certo em por lenha da fogueira, porque força o leilão. O melhor disso vai ser a cobrança de direitos de quem nunca pagou, as rádios, internet e outras mídias. A Globo é mais competente, no final arruma um empréstimo do BNDS com juros anões e banca todo mundo, ficando MG, RS, BA, com uma fatia pequena e SP`e RJ com a fatia maior do bolo.

  • Emílio Melo Figueiredo - Sete Lagoas / MG disse:

    Kalil à frente das negociações? Do jeito que é pé frio, o valor da transmissão cai pela metade e teremos jogos na Rede Vida…

  • josé disse:

    Pessoal pode até ser que vocês não concordem, mas acho que está na hora da Rede Globo sair das transmissões do futebol e vou dizer porque. Aqui no Distrito federal o mesmo jogo que passa na Globo passa na Bandeirantes, isto é concorrência? acho horrível passar para o DF Murici x Flamengo, sendo que havia um jogo mais importante que era Cruzeiro x Estudiantes pela Libertadores. Não estou aqui defendendo A ou B, mas alguns torcedores e de times grandes só estão podendo ver seu time de coração pela TV paga. Isso é absurdo.

    JOSÉ – Distrito Federal

  • Fernando disse:

    Chico, gostaria muito que você mantivesse nos informando sobre o assunto e claro como representante da nossa imprensa ficasse de olho no que está por vir. Afinal na ultima vez que o Kalil iria fazer uma excelente negociação em pró o futebol mineiro e do sul foi traido e recebeu uma facada nas costas pelo cruzeiro e outros clubes e assim a Sul-Minas acabou. Hoje a máfia pode agir novamente, mas se a imprensa divulgar e ficar atenta tudo pode ser diferente.

  • Márcio disse:

    Caro Chico!
    Sou a favor de qualquer briga que acabe com jogos às 22 horas. Antes, era 21:50, porque se priorizava a novela. Agora, às 22 horas, porque há, também, mais 10 minutos do lixo chamado BBB. E o torcedor-trabalhador que quiser ir ao estádio que se dane com jogos acabando no dia seguinte. Quanto a valores, sei que existe um Clube dos 13, mas disputam 20 times que gastam como qualquer um. Hotel, transporte, alimentação e outras despesas não distinguem os 13 dos 7 restantes.Há que se encontrar uma saída para isto também. Para finalizar uma pergunta: Guarani e Portuguesa levam alguma coisa que os 7 não levam, mesmo não disputando a Série A já faz tempo?

  • Aldemário Filho disse:

    Máfia explorando máfia. Por essas e outras o futebol já não me empolga tanto.

  • tom vital disse:

    Digo: concorrente de peso…

  • tom vital disse:

    Chico ontem lendo a Coluna do Jaeci no EM cujo título era :”Por um futebol democrático.” Achei intrigante pois apesar do título do comentário
    ele acha que o Clube dos Treze deve vender os direitos à Globo mesmo essa pagando menos,e diz que a outra corrente de peso que está na briga,arrecada dinheiro passando a sacolinha,não paga impostos e não é bem vista no mercado..Eu hein!

  • Tiago Marques disse:

    Muita gente tem rabo preso com a Globo… Flamengo e Corinthians sempre foram beneficiados pela mesma e nao vao abandonor a queridinha.

  • Clayton Batista Coelho ( Claytinho - Só Boleiro do Nova Vista/BH ) disse:

    Só não entendi, se a “negociação separada” a que o Kalil se referiu, foi sobre a ideia de vender os direitos de transmissão do Brasileirão por frações ( TV aberta, TV paga, Pay-Per-View, Internet ), ou se seria pelo critério do Clube dos Treze, no repasse aos Clubes, das suas cotas.

    Porque, se ele acha que o Atlético Mineiro, assim como o próprio Cruzeiro, poderiam receber o mesmo valor do Corinthians e Flamengo por exemplo, pode esquecer… É ficar dando murro em ponta de faca.

    Isso é Business !!!

    MG pode se destacar esse ano na qualidade do seu futebol e algumas conquistas, mas comercialmente falando, o apelo é bem maior mesmo pros Clubes do eixo Rio-São Paulo.

    A verdade é que, seja com a Globo ( Que eu prefiro… ), ou com a Record, com certeza os Clubes deverão ter um aumento da cota no mínimo de 60%. Então, cabe ao Dirigiente saber realmente como aplicar a grana, administrar o Clube e saber fazer futebol !

    Quando o Cruzeiro conquistou a Tríplice Coroa, a coisa era desproporcional do mesmo jeito que é hoje… Então os Dirigentes não podem se proteger sempre com essa balela de que, não dá pra competir com times do Rio e São Paulo, porque a disparidade financeira é muito grande. Se pensam assim, por que ainda insistem em participar dos Campeonatos ??

  • rodrigo assis disse:

    Kalil ta liderando o que com certeza será bom para a maioria dos clubes, o meu medo é que na hora h a globo molha a mão dos insatisfeitos, arma do jeito que quer, e o atlético vai ficar sozinho, sendo retaliado depois

  • audisio disse:

    Acho que deveriam se associar para conseguir o máximo e depois dividir o bolo forme a gradução popular de cada equipe. Se cada um se achar o maior haverá uma divisão o que enfraquecerá os clubes no seu poder de barganha com qualquer quer que seja o grupo a negociar. Não há dúvida que alguns clubes tem mais pelo popular e representam mais do que outros, porém se esses assuntos forem tratados antes o total a ser negociado com as TV será menor. Primeiro se negociaria o valor total utilizando-se a força do bloco e depois internamente se reparte o bolo, o que de uma maneira ou outra acho que vai acabar em racha!
    No futuro cada clube terá sua própria geradora de transmissão dos seus jogos, e venderá seu jogo em paperview privado como um ingresso liberando o jogo ao seu torcedor, que fará parte do mando de campo. Ele mesmo negociará com seus patrocinadores. O clube dos treze sendo um mero orgão regulamentador destes detalhes. Os Clubes que não possuirem infra estrutura ( Ex: TV Galo ou TV Cruzeiro), poderão até terceirizar vendendo seus jogos para alguma emissora aberta. As pessoas não querem ver o campeonato. Elas querem ver o time delas jogar!